25 de Abril de 1974
25 de Abril de 1974
Num forum onde existem amantes da ditadura, e contra todas as formas de ditadura,
Decidi fazer uma singela homenagem ao dia 25 de Abril, dia que viu a liberdade vencer a tirania.
A imortal canção de Zeca Afonso é a melhor das homenagens aos amantes da liberdade.
Para ouvir
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade
Decidi fazer uma singela homenagem ao dia 25 de Abril, dia que viu a liberdade vencer a tirania.
A imortal canção de Zeca Afonso é a melhor das homenagens aos amantes da liberdade.
Para ouvir
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Grândola a tua vontade
Editado pela última vez por Pug em 25 Abr 2006, 05:19, em um total de 1 vez.
Impossível falar na revolução sem os capitães de Abril.
O mais carismático dos capitães de Abril, O Capitão Salgueiro Maia
Para saber mais
O mais carismático dos capitães de Abril, O Capitão Salgueiro Maia

Para saber mais
- O ENCOSTO
- Contato:
Re.: 25 de Abril
Grande Salgueiro Maia. Quem não o conhece?
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
-
Quem?
25 de abril é o dia do contabilista.

25 de abril é o dia do contabilista.

"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche
Marilena Chauí, filósofa da USP.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche
Re: Re.: 25 de Abril
O ENCOSTO escreveu:Grande Salgueiro Maia. Quem não o conhece?
eu nao conheço

JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic
Hrrr escreveu:O ENCOSTO escreveu:Grande Salgueiro Maia. Quem não o conhece?
eu nao conheço
Você não conhece porque é um usuário novo por aqui. Salgueiro Maia é forista do RV já há algum tempo. Veja o seu perfil abaixo:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/profile.php?mode=viewprofile&u=8
Re: 25 de Abril
Pug escreveu:Num forum onde existem amantes da ditadura, e contra todas as formas de ditadura,
Para ouvir
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Dentro de ti, ó cidade
Dentro de ti, ó cidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Grândola a tua vontade
A versão punk da banda brasileira 365 para esta música é legal.
Tenho o disco.
- Poindexter
Pug, clara campos e ForbiddeN, poderiam explicar melhor Salazar e a Rev. dos Cravos?
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
grandola vila morena é, para qualquer potuguês um hino à liberdade!!!!!!!! sempre que ouço vem aquela lagrimazinha ao canto do olho...... viva Zeca Afonso!!!!!!viva a liberdade!!!!!!!! viva a revolução dos cravos!!!!!!!!!!!!! viva o 25 de abril!!!!!!!!
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Aurelio Moraes
- Contato:
O ENCOSTO escreveu:Grande Salgueiro Maia. Quem não o conhece?

Eu tenho um diplomazinho em Salazarismo, por assistir a uma série de palestras em relação ao tema. Mas nada que eu tenha aproveitado muito...
- Aurelio Moraes
- Contato:
clara campos escreveu: viva Zeca Afonso
- clara campos
- Moderadora
- Contato:

A Revolução Portuguesa de 25 de Abril
Há vinte anos, em vésperas do 25 de Abril, Portugal era um país anacrónico. Último império colonial do mundo ocidental, travava uma guerra em três frentes africanas solidamente apoiadas pelo Terceiro Mundo e fazia face a sucessivas condenações nas Nações Unidas e à incomodidade dos seus tradicionais aliados.
Para os jovens de hoje será talvez difícil imaginar o que era viver neste Portugal de há vinte anos, onde era rara a família que não tinha alguém a combater em África, o serviço militar durava quatro anos, a expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censório e policial, os partidos e movimentos políticos se encontravam proibidos, as prisões políticas cheias, os líderes oposicionistas exilados, os sindicatos fortemente controlados, a greve interdita, o despedimento facilitado, a vida cultural apertadamente vigiada.
A anestesia a que o povo português esteve sujeito décadas a fio, mau grado os esforços denodados das elites oposicionistas, a par das injustiças sociais agravadas e do persistente atraso económico e cultural, num contexto que contribuía para a identificação entre o regime ditatorial e o próprio modelo de desenvolvimento capitalista, são em grande parte responsáveis pela euforia revolucionária que se viveu a seguir ao 25 de Abril, durante a qual Portugal tentou viver as décadas da história europeia de que se vira privado pelo regime ditatorial.
António Reis - Portugal 20 Anos de Democracia
22 de Fevereiro
Publicação do livro Portugal e o Futuro do General António de Spínola, em que este defende que a solução para a guerra colonial deverá ser política e não militar.
5 de Março
Nova reunião da Comissão Coordenadora do MFA. É lido e decidido pôr a circular no seio do Movimento dos Capitães o primeiro documento do Movimento contra o regime e a Guerra Colonial: intitulava-se "Os Militares, as Forças Armadas e a Nação" e foi elaborado por Melo Antunes
14 de Março
O Governo demite os Generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Chefe e Vice-Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, alegando falta de comparência na cerimónia de solidariedade com o regime, levada a cabo pelos três ramos das Forças Armadas. Essa cerimónia de solidariedade será ironicamente baptizada nos meios ligados à oposição ao regime como "Brigada do Reumático" nome pelo qual ainda hoje é muitas vezes referenciada. A demissão dos dois generais virá a ser determinante na aceleração das operações militares contra o regime.
16 de Março
Tentativa de golpe militar contra o regime. Só o Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha marcha sobre Lisboa. O golpe falhou. São presos cerca de 200 militares.
24 de Março
Última reunião clandestina da Comissão Coordenadora do MFA, na qual foi decidido o derrube do regime e o golpe militar.
23 de Abril
Otelo Saraiva de Carvalho entrega, a capitães mensageiros, sobrescritos fechados contendo as instruções para as acções a desencadear na noite de 24 para 25 e um exemplar do jornal a Época, como identificação, destinada às unidades participantes.
24 de Abril
O jornal República, em breve notícia, chama a atenção dos seus leitores para a emissão do programa Limite dessa noite, na Rádio Renascença .
24 de Abril - 22:00 horas
Otelo Saraiva de Carvalho e outros cinco oficiais ligados ao MFA já estão no Regimento de Engenharia 1 na Pontinha onde, desde a véspera, fora clandestinamente preparado o Posto de Comando do Movimento. Será ele a comandar as operações militares contra o regime.
24 de Abril - 22:55 horas
A transmissão da canção " E depois do Adeus ", interpretada por Paulo de Carvalho, aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, marca o início das operações militares contra o regime.
25 de Abril - 00:20 horas
A transmissão da canção " Grândola Vila Morena " de José Afonso, no programa Limite da Rádio Renancença, é a senha escolhida pelo MFA, como sinal confirmativo de que as operações militares estão em marcha e são irreversíveis.
25 de Abril - Das 00:30 às 16:00 horas
Ocupação de pontos estratégicos considerados fundamentais ( RTP, Emissora Nacional, Rádio Clube Português, Aeroporto de Lisboa, Quartel General, Estado Maior do Exército, Ministério do Exército, Banco de Portugal e Marconi).
Primeiro Comunicado do MFA difundido pelo Rádio Clube Português
Forças da Escola Prática de Cavalaria de Santarém estacionam no Terreiro do Paço.
As forças paramilitares leais ao regime começam a render-se: a Legião Portuguesa é a primeira.
Desde a primeira hora o povo vem para a rua para expressar a sua alegria.
Início do cerco ao Quartel do Carmo, chefiado por Salgueiro Maia, entre milhares de pessoas que apoiavam os militares revoltosos. Dentro do Quartel estão refugiados Marcelo Caetano e mais dois ministros do seu Gabinete.
25 de Abril - 16:30 horas
Expirado o prazo inicial para a rendição anunciado por megafone pelo Capitão Salgueiro Maia, e após algumas diligências feitas por mediadores civis, Marcelo Caetano faz saber que está disposto a render-se e pede a comparência no Quartel do Carmo de um oficial do MFA de patente não inferior a coronel.
25 de Abril - 17:45 horas
Spínola, mandatado pelo MFA entra no Quartel do Carmo para negociar a rendição do Governo.
O Quartel do Carmo hasteia a bandeira branca.
25 de Abril - 19:30 horas
Rendição de Marcelo Caetano. A chaimite BULA entra no Quartel para retirar o ex-presidente do Conselho e os ministros que o acompanhavam, levando-os, à guarda do MFA para o Posto de Comando do Movimento no Quartel da Pontinha.
25 de Abril - 20:00 horas
Disparos de elementos da PIDE/DGS sobre manifestantes que começavam a afluir à sede daquela polícia na Rua António Maria Cardoso, fazem quatro mortos e 45 feridos.
26 de Abril
A PIDE/DGS rende-se após conversa telefónica entre o General Spínola e Silva Pais director daquela corporação.
Apresentação da Junta de Salvação Nacional ao país, perante as câmaras da RTP.
Por ordem do MFA, Marcelo Caetano, Américo Tomás, César Moreira Baptista e outros elementos afectos ao antigo regime, são enviados para a Madeira.
O General Spínola é designado Presidente da República.
Libertação dos presos políticos de Caxias e Peniche.
http://www.minerva.uevora.pt/aventuras/ ... abril.html
tou até emocionada........
Bendito 25 abril e bem aventurados aqueles que arriscaram as suas vidas para que todos os portugueses pudessem viver em liberdade. Apesar de ter sido um golpe militar provocado mais pelo cansaço da guerra do ultramar, do que por ideologias, a verdade é que portugal mudou completamente, foi uma volta de 360º.
Salazar: http://www.citi.pt/cultura/politica/25_ ... lazar.html
o seu lema era: Deus, Pátria e Família, criou o Estado Novo, um estado fascista, embora relativamente mais suave do que os restantes que existiram na europa, mas onde existia uma polícia política (PIDE), censura, uma forte presença da ICAR e segregação dos sexos, já para não falar na pobreza extrema. Grande parte dos portugueses tem familiares que foram presos ou perseguidos pela PIDE.
Zeca Afonso era um músico português que fazia música de intervenção, criticando severamente o regime fascista, as suas múscias foram censuradas e chegou a ser preso, mas jamais desistiu, escrevendo muitas vezes de forma "velada". Exemplo:
Os Vampiros:
No céu cinzento Sob o astro mudo
Batendo as asas Pela noite calada
Vêm em bandos Com pés veludo
Chupar o sangue Fresco da manada
Se alguém se engana Com seu ar sisudo
E lhes franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada [Bis]
A toda a parte Chegam os vampiros
Poisam nos prédios Poisam nas calçadas
Trazem no ventre Despojos antigos
Mas nada os prende Às vidas acabadas
São os mordomos Do universo todo
Senhores à força Mandadores sem lei
Enchem as tulhas Bebem vinho novo
Dançam a ronda No pinhal do rei
Eles comem tudo E não deixam nada
No chão do medo Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos Na noite abafada
Jazem nos fossos Vítimas dum credo
E não se esgota O sangue da manada
Se alguém se engana Com seu ar sisudo
E lhe franqueia As portas à chegada
enfim... 25 abril é o motivo pelo qual as pessoas se podem divorciar, fazer greve, expressar livremente, unir-se de facto, associar-se, sair à noite, ler todo o tipo de livros, beber coca-cola, namorar na rua etc etc etc...
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- King In Crimson
Tanto mar
Chico Buarque
1975
(primeira versão)*
Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim
* Letra original,vetada pela censura; gravação editada apenas em Portugal, em 1975.
1978
(segunda versão)
Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim
Tanto mar, tanto mar
Navegar, navegar
Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
http://radio.terra.com.br/busca/musicas ... anto%20Mar
Chico Buarque
1975
(primeira versão)*
Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim
Tanto mar, tanto mar
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
* Letra original,vetada pela censura; gravação editada apenas em Portugal, em 1975.
1978
(segunda versão)
Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim
Tanto mar, tanto mar
Navegar, navegar
Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
http://radio.terra.com.br/busca/musicas ... anto%20Mar
Um pequeno comentário sobre algumas intervenções.
Quando são abertos tópicos sobre história do Brasil, jamais vim a terreiro correr dizer quem é o tipo. Tenho o hábito saudável da curiosidade e gosto pelo conhecimento e cultura geral nunca foi fez mal a ninguém. Quando desconheço investigo, acreditem o google pode fazer milagres.
Sei no entanto que nem todos são dados a apreender conhecimento, seria bom ao menos que fossem dar uma volta ao bilhhar grande...
Quando são abertos tópicos sobre história do Brasil, jamais vim a terreiro correr dizer quem é o tipo. Tenho o hábito saudável da curiosidade e gosto pelo conhecimento e cultura geral nunca foi fez mal a ninguém. Quando desconheço investigo, acreditem o google pode fazer milagres.
Sei no entanto que nem todos são dados a apreender conhecimento, seria bom ao menos que fossem dar uma volta ao bilhhar grande...
Poindexter,
Salazar já não era poder desde 1968 e em 1970 faleceu...
O Marcelo Caetano foi demasiado lento na sua "continuidade" rumo á democracia e a longa guerra em Africa acabou por geral o descontentamento fatal ao regime que perdurou durante 48 anos.
Salazar já não era poder desde 1968 e em 1970 faleceu...
O Marcelo Caetano foi demasiado lento na sua "continuidade" rumo á democracia e a longa guerra em Africa acabou por geral o descontentamento fatal ao regime que perdurou durante 48 anos.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Lembrar um general que muito antes do 25 de abril de 1974 fez sonhar o país.
General Humberto Delgado
Pagou com a morte ousar dizer: «obviamente demito-o!»
Fonte
Nota: Mesmo não sendo uma ocorrência directa com a revolução dos cravos, não podia deixar de lembrar...
General Humberto Delgado

Pagou com a morte ousar dizer: «obviamente demito-o!»
Sob a aparente imutabilidade de um regime que, no auge da Guerra Fria retoma o discurso ultraconservador, a sociedade portuguesa do anos 50 iniciava importantes transformações. A industrialização, a terciarização e a urbanização geravam novas realidades e tensões sem possibilidade de expressão na situação vigente.
Também o mundo político mudava. No interior do regime reforçava-se, em torno de Marcelo Caetano, o sector reformista, articulado com o novo Presidente da República, Craveiro Lopes, sendo indisfarçável o seu conflito com a corrente ultramontana - donde se destaca Santos Costa - partidária da conservação a todo o transe do regime e do seu chefe.
No campo anti-situacionista emergia, sob a égide de Cunha Leal e António Sérgio, uma oposição liberal, em pública ruptura com o PCP e os seus aliados do MND, partidária de um entendimento com os seus dissidentes do regime com vista a uma transição controlada. Estratégia a que, sob os ventos da desestalinização, a partir de 1956, o próprio PCP transitoriamente aderirá. E a corrente socialista, em redor de Mário Soares, começa a dar os primeiros passos para se reorganizar.
Lançada por personalidades de oposição conservadora, a «candidatura independente» do general Humberto Delgado às eleições presidenciais de 1958 fará despoletar as tensões silenciosamente acumuladas. O carisma de Delgado - um general saído das fileiras do regime -, a sua coragem, o seu «obviamente demito-o!» lançado contra Salazar, incendeiam o país de norte a sul num movimento de protesto sem precedentes, levando a candidatura de Arlindo Vicente, apoiada pelo PCP, a desistir em seu favor. Delgado seria vencido nas urnas por manifesta fraude eleitoral. Os protestos populares e a agitação política, no entanto, vão prolongar-se não só por esse ano, mas, qual onda de choque, pelos seguintes.
A «Carta do Bispo do Porto», logo após o acto eleitoral, constituirá o sinal para a ruptura histórica de parte do catolicismo com o Estado Novo.
Fernando Rosas, exposição
“Século XX português: Os Caminhos da Democracia João Soares / Mário Soares”
da Casa-Museu Centro Cultural João Soares
Fonte
Nota: Mesmo não sendo uma ocorrência directa com a revolução dos cravos, não podia deixar de lembrar...
Editado pela última vez por Pug em 25 Abr 2006, 05:22, em um total de 1 vez.
Hrrr escreveu:O ENCOSTO escreveu:Grande Salgueiro Maia. Quem não o conhece?
eu nao conheço
Através dos links, tem uma oportunidade para mudar isso...
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Tão bom!!!!!!!!!!!! talvez os nossos colegas brasileiros não se apercebam do que esta data significa para nós... é verdade que já "murcharam a nossa festa" mas também sobreviveram "sementes"...
sem dúvida é a minha data perferida, um dia para nos lembrarmos da incrível sorte que temos em termos nascido agora, e também a nossa obrigação moral de lutar pela democracia que tanto sangue suor e lágrimas custou aos nossos ancestrais. É óbvio que não ficou melhor para todos, e que alguns (como o nosso querido ditador doméstico João Alberto Jardim) se recusam a admirar, mas enfim...
Venham mais cinco
Venham mais cinco
Duma assentada
Que eu pago já
Do branco ou tinto
Se o velho estica
Eu fico por cá
Se tem má pinta
Dá-lhe um apito
E põe-no a andar
De espada à cinta
Já crê que é rei
Dàquém e Dàlém Mar
Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar
A gente ajuda
Havemos de ser mais
Eu bem sei
Mas há quem queira
Deitar abaixo
O que eu levantei
A bucha é dura
Mais dura é a razão
Que a sustem
Só nesta rusga
Não há lugar
Pr'ós filhos da mãe
Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar
Bem me diziam
Bem me avisavam
Como era a lei
Na minha terra
Quem trepa
No coqueiro
É o rei
...
Tnho ainda que fazer um grande homenagem à simples Catarina Eufémia, mas quem, melhor do que Zeca no Cantar Alentejano para o fazer????
Chamava-se Catarina
O Alentejo a viu nascer
Serranas viram-na em vida
Baleizão a viu morrer
Ceifeiras na manhã fria
Flores na campa lhe vão pôr
Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou
Acalma o furor campina
Que o teu pranto não findou
Quem viu morrer Catarina
Não perdoa a quem matou
Aquela pomba tão branca
Todos a querem p'ra si
Ó Alentejo queimado
Ninguém se lembra de ti
Aquela andorinha negra
Bate as asas p'ra voar
Ó Alentejo esquecido
Inda um dia hás-de cantar
Uma ceifeira alenteja, de 29 anos, com três filhos, foi assasinada pelas autoridades na sequência de uma greve em que reinvidicavam melhores salários
sem dúvida é a minha data perferida, um dia para nos lembrarmos da incrível sorte que temos em termos nascido agora, e também a nossa obrigação moral de lutar pela democracia que tanto sangue suor e lágrimas custou aos nossos ancestrais. É óbvio que não ficou melhor para todos, e que alguns (como o nosso querido ditador doméstico João Alberto Jardim) se recusam a admirar, mas enfim...

Venham mais cinco
Venham mais cinco
Duma assentada
Que eu pago já
Do branco ou tinto
Se o velho estica
Eu fico por cá
Se tem má pinta
Dá-lhe um apito
E põe-no a andar
De espada à cinta
Já crê que é rei
Dàquém e Dàlém Mar
Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar
A gente ajuda
Havemos de ser mais
Eu bem sei
Mas há quem queira
Deitar abaixo
O que eu levantei
A bucha é dura
Mais dura é a razão
Que a sustem
Só nesta rusga
Não há lugar
Pr'ós filhos da mãe
Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar
Bem me diziam
Bem me avisavam
Como era a lei
Na minha terra
Quem trepa
No coqueiro
É o rei
...
Tnho ainda que fazer um grande homenagem à simples Catarina Eufémia, mas quem, melhor do que Zeca no Cantar Alentejano para o fazer????
Chamava-se Catarina
O Alentejo a viu nascer
Serranas viram-na em vida
Baleizão a viu morrer
Ceifeiras na manhã fria
Flores na campa lhe vão pôr
Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou

Acalma o furor campina
Que o teu pranto não findou
Quem viu morrer Catarina
Não perdoa a quem matou
Aquela pomba tão branca
Todos a querem p'ra si
Ó Alentejo queimado
Ninguém se lembra de ti
Aquela andorinha negra
Bate as asas p'ra voar
Ó Alentejo esquecido
Inda um dia hás-de cantar
Uma ceifeira alenteja, de 29 anos, com três filhos, foi assasinada pelas autoridades na sequência de uma greve em que reinvidicavam melhores salários
Re.: 25 de Abril de 1974
Clara, por aí existe muitos saudosistas do Salazarismo?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- Poindexter
Re.: 25 de Abril de 1974
Hoje à noite darei impressões sobre esta ocorrência.
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
Re: Re.: 25 de Abril de 1974
Poindexter escreveu:Hoje à noite darei impressões sobre esta ocorrência.

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- Poindexter
Re: Re.: 25 de Abril de 1974
penna escreveu:
Não se deve esperar grande coisa... eu não manjo praticamente nada de História Portuguesa depois de 1822.
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...