Somos espíritos?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Somos espíritos?

Mensagem por Johnny »

Ovos também. E baba ovos...e espiritóides babões, claro :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

o pensador

Re: Somos espíritos?

Mensagem por o pensador »

Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:
discordo.Nâo existe esta dependência.Se o sistema nervoso central realmente tivesse a funçâo de caracterizar nosso senso de personalidade,isto significaria em termos bioquímicos que toda energia potencial para gerar funçôes biológicas está inserida naturalmente no SNC.De onde se conclui que no instante da morte esta carga de energia intrinseca ao SNC deveria se transformar puramente em energia,ou seja,deveria haver uma reduçâo do tecido biológico à energia pura.O que nunca foi observado.

A nâo ser que se presuma que a lei de conservaçâo de energia possa ser violada declaradamente no aspecto macro.

Em português sem “firulas”, pra mim você está dizendo que um conjunto de filtros de ondas eletromagnéticas deveriam sofrer um decréscimo de massa quando deixa de receber as ondas. Lógico que isso seria uma piada!
Abç
Leo

Um conjunto de partículas perde massa.Mas eu nem mesmo toquei na questâo do princípio da conservaçâo de massa e sim no princípio da conservaçâo de energia,que nâo envolve necessariamente massa.

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

o pensador escreveu:Um conjunto de partículas perde massa.Mas eu nem mesmo toquei na questâo do princípio da conservaçâo de massa e sim no princípio da conservaçâo de energia,que nâo envolve necessariamente massa.

Continua fora de contexto, uma vez que eu fiz uma comparação com um conjunto de filtros. Este não perde massa ou viola o princípio de conservação de energia ao deixarem de receber o sinal de sua fonte.
Abç
Leo

o pensador

Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:Um conjunto de partículas perde massa.Mas eu nem mesmo toquei na questâo do princípio da conservaçâo de massa e sim no princípio da conservaçâo de energia,que nâo envolve necessariamente massa.

Continua fora de contexto, uma vez que eu fiz uma comparação com um conjunto de filtros. Este não perde massa ou viola o princípio de conservação de energia ao deixarem de receber o sinal de sua fonte.
Abç
Leo

Qual é sua fonte?

Nâo importa a nomenclatura que concedam à sua fonte,se ele exerçe os efeitos metabólicos no organismo,e se se cnstitui numa parcela de energia,vc corrobora com minha assertiva de que esta energia aproveitável sobrevive à morte em pleno estado de integralidade.

Pelo menos concordamos que existe uma fonte extracorpórea para o funcionamento biológico.

Acho que vc dirá,sâo as ondas eletromagnáticas.benditas ondasd eletromagnéticas cuja frequência é tâo complexa e acentuada que se identifica com uma Consciência pensante.

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

o pensador escreveu:
Qual é sua fonte?

Nâo importa a nomenclatura que concedam à sua fonte,se ele exerçe os efeitos metabólicos no organismo,e se se cnstitui numa parcela de energia,vc corrobora com minha assertiva de que esta energia aproveitável sobrevive à morte em pleno estado de integralidade.

Pelo menos concordamos que existe uma fonte extracorpórea para o funcionamento biológico.

Acho que vc dirá,sâo as ondas eletromagnáticas.benditas ondasd eletromagnéticas cuja frequência é tâo complexa e acentuada que se identifica com uma Consciência pensante.

A fonte é o que chamo de alma. Se são ondas eletromagnéticas? Possivelmente não.
Porém nada disso significa que o princípio de conservação de energia foi violado.
Abç

Hugo

Re: Re.: Somos espíritos?

Mensagem por Hugo »

Fernando Silva escreveu:
Flavio Costa escreveu:Qual é a moral da história da Chapeuzinho Vermelho?

Não sei, mas na história original, francesa, havia uma versão em que o lobo transava com ela.

Quem escreveu isso? O Marquês de Sade?

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Kramer escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Não sei, mas na história original, francesa, havia uma versão em que o lobo transava com ela.

Boccaccio :emoticon12:

Ahura-Mazda

Mensagem por Ahura-Mazda »

Kramer escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Como se trata de uma historia folclorica, não se sabe quem inventou. mas o primeiro a registrar foi um cara chamado Perrault. Mas ele não transa, ele a come literalmente (pelo menos eu acho).
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

o pensador

Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:
Qual é sua fonte?

A fonte é o que chamo de alma. Se são ondas eletromagnéticas? Possivelmente não.
Porém nada disso significa que o princípio de conservação de energia foi violado.
Abç

A Lei de conservaçâo de energia só nâo é violada quando a energia mecânica responsável pelas funçôes vitais do corpo nâo é associada inerentemente com o próprio organismo material.

Partindo desta premissa certamente nâo há violaçâo da Lei,e certamente esta energia sobrevive à morte completamente intacta e invariável.

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

o pensador escreveu:
Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:
Qual é sua fonte?

Abç

A Lei de conservaçâo de energia só nâo é violada quando a energia mecânica responsável pelas funçôes vitais do corpo nâo é associada inerentemente com o próprio organismo material.

Partindo desta premissa certamente nâo há violaçâo da Lei,e certamente esta energia sobrevive à morte completamente intacta e invariável.

Isso é o que pessoas como nós, teísta, acreditamos. Mas é uma crença.
Abç
Leo

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Leonardo escreveu:
Res Cogitans escreveu:A pergunta para todos que acreditam em alma/espírito é:

Nossos espíritos se confundem com nossa identidade pessoal?

Sim.
Não.

Em última instância, não. Sob minha ótica, o sistema nervoso central funciona como um banco de filtros que delineia cada um de nós, nosso sentimento de individualidade ou aquilo que definimos como “eu”.
Abç
Leo

Você é uma pessoa? Seu espírito é uma pessoa?
Vou tomar como pessoa qualquer ser que experimente a sensação de ser dono dos pensamentos, emoções e sentimentos que lhe são acessíveis a consciência.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

Re.: Somos espíritos?

Mensagem por Res Cogitans »

clara campos escreveu:

Sim.
Não.

Talvez se existir alguma especie de entidade trascendental, ela se confunda com a nossa identidade pessoal, contudo não se limita a ela. Supondo que a identidade é o todo, talvez a "alma" seja parte dela, subordinada... subordinando... como todas as outras partes do nosso "Ser".

Vamos lá, você deve concordar que A=A, ok?

Admitamos que você tenha espírito, admitamos que seu espírito tenha identidade pessoal, agora admitamos que você Clara Campos é uma pessoa também.

Quando você pensa: "Eu sou Clara Campos". Quem está pensando?

As ações que você executa são feitas por quem?

Se você, Clara Campos, é idêntica ao seu espírito, no sentido de serem a mesma pessoa, então a experiência pessoal de Clara Campos é a mesma do espírito de Clara Campos, a ponto de que Clara Campos e espírito de Clara Campos sejam só maneiras diferentes de falar da mesma pessoa. Da mesma maneira que 2+2 e 4 são maneiras diferentes de representar a mesma quantia.

Ao menos enquanto você estiver viva a ação do seu espírito tem que ser a sua ação, ou vocês não são a mesma pessoa.

continua.... ou não.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

o pensador

Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:
Leonardo escreveu:
o pensador escreveu:
Qual é sua fonte?

Abç

Isso é o que pessoas como nós, teísta, acreditamos. Mas é uma crença.
Abç
Leo

Isto é primeira Lei caro Leo,pura e simplesmente primeira Lei.

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

Res Cogitans escreveu:
Leonardo escreveu:

Sim.
Não.

Em última instância, não. Sob minha ótica, o sistema nervoso central funciona como um banco de filtros que delineia cada um de nós, nosso sentimento de individualidade ou aquilo que definimos como “eu”.
Abç
Leo

Você é uma pessoa? Seu espírito é uma pessoa?
Vou tomar como pessoa qualquer ser que experimente a sensação de ser dono dos pensamentos, emoções e sentimentos que lhe são acessíveis a consciência.

Vou tentar ser objetivo: minhas pesquisas apontam para uma só alma/mente universal (não é Deus): esta tem consciência de si e é a fonte da sensação que chamamos de “eu”. Sob minha ótica, penso que cada conjunto vivo é um “banco de filtros” que é capaz de interagis com esta fonte. Somos uma fração e, em conseqüência, gozamos da sensação que vc definiu como “pessoa”.
Abç
Leo

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

o pensador escreveu:
Isto é primeira Lei caro Leo,pura e simplesmente primeira Lei.

1º lei???? Do que vc está falando? Crença?
Abç
Leo

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Fernando Silva escreveu:Não sei, mas na história original, francesa, havia uma versão em que o lobo transava com ela. Em outra, a história terminava com ela sendo devorada. Ponto final.
Ao chegar à Alemanha, incluíram um final feliz.

E até hoje Hollywood continua a tradição de mascarar a realidade...
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

- A mãe de chapeuzinho diz para ela ir pela estrada, pois a floresta é perigosa, mas mesmo assim chapeuzinho vai pela floresta para cortar o caminho e acaba vítima do lobo.

- A moral é: "Obedeça seus pais", só que esta moral ficava bem melhor na história original quando chapeuzinho morria no fim...

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Trancado