penna escreveu:Clara, por aí existe muitos saudosistas do Salazarismo?
sim, naturalmente.
´Muitas pessoas antigas deixam de vez em quando soltar um "no tempo de salazar não havia nada disto", geralmente referindo-se a crimes, "promiscuidade", falata de respeito para com os velhos etc.
Ainda assim, este discurso enquadra-se muitas vezes no sentimento típico de quem envelhece "antigamente/no meu tempo é que era bom".
Existem de qualquer maneira entidades e pessoas, de maior consciência política, que defendeu antónio Oliveira Salazar.
http://www.geocities.com/capitolhill/lo ... ducao.html
Para quem conhece a história de portugal e comprende o profundo sentimento nostálgico que os portugueses experiementam por vezes, é bem clara esta simpatia por salazar.
Já ouviram valar no mito sebastianista? quem já leu fernando pessoa certamente recordar-se-á.
no séc XVII um jovem rei português perdeu a vida numa batalha m alcácer-quibir, o seu corpo jamais foi encontrado e reza a lenda que voltará para salvar a pátria numa manhã de nevoeiro, montado num cavalo branco...
Salazar soube encarnar esse mito, muitíssimo bem, e envolveu o país numa ilusão de que tinhamos finalmente alcançado o quinto i´mpério, e que o império prtuguês retornaria aos seus tempos de glória, dos inesquecíveis descobrimentos.
Usando de uma tremenda publicidade, e manipulando o sofrimento e confusão do povo acabado de sair duma ditadura militar, antecida pela conturbada primeira república, salazar apelou ao nacionalismo, e instaurou o estado novo.
A sua sagrada triologia: deus pátria e família, ajudou a criar a "atmosfera romantizada" da mulher-esposa e mãe, e do pai-trabalhador ou soldado.
http://www.esfcastro.pt:8079/users/fran ... lazar.html

existem muitas essoas saudosistas destes tempos, mas na verdade, é tudo a um nível quase "poético", já que no seu quotidiano são incapazes de levar uma vida de acordo com os ideiais fascistas.
A minha avó por exemplo, que não sendo analfabeta, tem somente a terceira classe, várias vezes já me disse "no tempo de salazar isto não era assim", por outro lado adora e incentivou as netas a ir para a universidade, usa calças, vai votar, refila com o dono da quinta se lhe pagam menos que aos homens, e por aí fora.