Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny escreveu:Tá impio, mas estamos falando de sugestibilidade pela propaganda "marketing" e não a direta!. Essa é a questão, entendeu? Propaganda boca a boca é uma coisa e via midia é outra. Isso que esta enquete está tentando discutir.
"é outra coisa"?
Por que é outra coisa? Esse é o meu ponto, acho que é uma distinção artificial, é só de grau de influência, e não de algo essencial.
A menos que o cérebro tenha algum meio de ser afetado diferentemente por saber que algo está numa tv ou papel, mas não é isso que ocorre, tanto que filmes assustam, os homens gostam de olhar fotos de mulheres mesmo que sejam apenas papel, etc. Para o cérebro não é tão outra coisa.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Poindexter escreveu:Na minha opinião, propaganda nos lembra de coisas que já consumimos ou estamos já pensando em consumir, nos pode fazer testar outras marcas e variações desses produtos, pode até nos fazer aproveitar preços de ocasião para estocarmos grandes quantidades desses produtos, mas não nos pode fazer utilizar um produto que não temos vontade de consumir. Na minha opinião, salvo alguns poucos MUITO sugestionáveis e inocentes, não se passa a beber e fumar com propaganda. Mesmo para esses extremamente sugestionáveis penso que a porta de entrada para cigarros e bebidas são a curiosidade somada aos colegas de escola, ao maço de cigarro encima da mesa e à latinha de cerveja solta na geladeira de casa.
É isso que penso!. Queria sebar se isso é uma realidade ou seríamos realmente induzidos a pensar que as coisas acontecem porque os outros (midia) nos fazem ver e pensar assim?
Não vejo uma distinção tão fundamental na propaganda massificada e na pessoal para que a última seja a única capaz de "desvirginar" um hábito de consumo, e a primeira apenas atue apenas sobre esse hábito já criado.
O que ocorre é que simplesmente a propaganda massificada terá um poder maior sobre uma pessoa que já é consumidora do produto anunciado, mas não há essa "barreira cerebral" nos não-consumidores, existente apenas por que é algo que vem por meio impresso ou tv, mas inexistente quando é frente a frente com uma pessoa de verdade.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Johnny escreveu:Não pra mim Ateu. Lendo calmamente até podeira notar um ar "suspenso" em sua idéia mas a proposta aqui é exatamente de colocar ou melhor, expor de forma clara e objetiva como a midia (televisão, radio, jornais, revistas) podem ou não levar a uma pessoa (seja ela em sua infância ou até sua plenitude adulta) atingir graus de dependência ao ponto de por si só adquirir hábitos os quais ele ainda nunca teve uma referência biológica, como o alcool e o fumo por exemplo. Esqueçam por favor o consumismo de bens duráveis. O caso aqui é BEBIDA, ALCOOL e alguma outra coisa que faça parte deste gênero (se houver, claro).
Vou precisar fazer um desenho? Ou seria melhor gravar um jingle?
Calma Ateu
Coloquei este tópico exatamente por não ser absolutamente convicto de como o assunto (influência da propaganda) poderia realmente mudar, transformar a opinião de uma pessoa. Só isso!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Johnny escreveu:Você acha que as propagandas tem poder de influenciar uma pessoa a fumar ou beber?
Não só as propagandas, mas principalmente os filmes, novelas e também videoclipes musicais.
Oi Euzebio! Quanto tempo...
Mas vamos lá, me diga alguns exemplos em que sua idéia se baseia. Lembre-se que não estou falando em "merchandizing" e sim em influenciar uma pessoa que nunca bebeu, nunca fumou, nunca fez nada que não conhecesse por outra pessoa (amiga, colega, parente, presentemente, poderia até ser algio do tipo usar alguma ferramenta sexual).
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Najma escreveu:Propaganda é tudo coisa do demo. Falando nisso, logo logo eles implantam os "chips 666" não só nos cartões de banco e crédito mas também na pele.
Por enquanto a gente se contenta com o que tem à disposição...
[center] [/center]
Najinha, acho que precisamos tomar uns drinks...você anda meio tensa!
Johnny escreveu:Você acha que as propagandas tem poder de influenciar uma pessoa a fumar ou beber?
Não só as propagandas, mas principalmente os filmes, novelas e também videoclipes musicais.
Oi Euzebio! Quanto tempo...
Mas vamos lá, me diga alguns exemplos em que sua idéia se baseia. Lembre-se que não estou falando em "merchandizing" e sim em influenciar uma pessoa que nunca bebeu, nunca fumou, nunca fez nada que não conhecesse por outra pessoa (amiga, colega, parente, presentemente, poderia até ser algio do tipo usar alguma ferramenta sexual).
Olá, Johnny! Você quer exemplos? Basta assistir qualquer um desses programas que eu citei. Galãs de Hollywood fumando e bebendo desesperadamente na telona, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo! (e deve ser mesmo, sei lá). Isto pode influenciar qualquer um a querer beber ou fumar.
Johnny escreveu:Não pra mim Ateu. Lendo calmamente até podeira notar um ar "suspenso" em sua idéia mas a proposta aqui é exatamente de colocar ou melhor, expor de forma clara e objetiva como a midia (televisão, radio, jornais, revistas) podem ou não levar a uma pessoa (seja ela em sua infância ou até sua plenitude adulta) atingir graus de dependência ao ponto de por si só adquirir hábitos os quais ele ainda nunca teve uma referência biológica, como o alcool e o fumo por exemplo. Esqueçam por favor o consumismo de bens duráveis. O caso aqui é BEBIDA, ALCOOL e alguma outra coisa que faça parte deste gênero (se houver, claro).
Euzébio escreveu:Olá, Johnny! Você quer exemplos? Basta assistir qualquer um desses programas que eu citei. Galãs de Hollywood fumando e bebendo desesperadamente na telona, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo! (e deve ser mesmo, sei lá). Isto pode influenciar qualquer um a querer beber ou fumar.
Aí é que está. Entra nos exemplos que te dei. As pessoas que conheci e que passaram a fumar e beber sempre assistiram filmes (eu me incluo nisso) novelas e seja mais o que for e nem por isso foram estimuladas diretamente à fazer isso ou aquilo. Se for assim teremos sério problemas morais em futuro breve pois o que a TV anda passando de "novos conceitos morais" e outras futilidaes não está no gibi (essa é véia...). Mas vamos nos concentrar nos vícios. Você conhece ou conheceu alguém que disse que começou a fumar/beber porque achou legal ver um galã/artista fazendo isso e quis experimentar? Essa é a questão...
Abraços
você acha que uma pessoa só começa a fumar (ou algo mais) por influência de uma dada propaganda se disser isso, "bem, ao longo da minha vida eu assisti muitas propagandas disso, e isso me convenceu"?
Influenciar não é a mesma coisa que "estimular diretamente", a TV e anúncios são só imagens e sons, não abrem gavetas oferecendo os produtos que vem teletransportados. Aí simplesmente não tem como ser um "estímulo direto".
Proponho que se disseque, se decomponha os elementos de propaganda boca-a-boca e de propaganda em massa. Tem muita coisa em comum, então não são coisas fundamentalmente diferentes como normalmente é assumido desde o começo nesse assunto "propaganda versus influências pessoais". O contato pessoal não é algo mágico.
A diferença mais essencial do contato pessoal é que tem isso de poder oferecer diretamente o produto, e anúncios convencionais geralmente não. Mas tirando tudo em comum que tem entre a propaganda low-tech e a high-tech, a low-tech seria simplesmente um mané que você nunca viu na vida te oferecer do nada uma coisa que você nem sabe o que é nem nunca ouviu falar, sem nem explicar o que é.
Realmente impio, talvez se quem me influenciou ou sugeriu não tivesse de posse da "matéria prima", eu não tivesse sido "fisgado". Mas agora parando para pensar, sabe que tem uma coisa sim que leva muitas pessoas a experimentar? Aqueles apelos da IURD sobre as desgraças de cada um...
Johnny escreveu:Se for assim teremos sério problemas morais em futuro breve pois o que a TV anda passando de "novos conceitos morais" e outras futilidaes não está no gibi (essa é véia...).
A influência da mídia nos hábitos das pessoas é grande. Haja visto quantas mães têm recebido aparelhos celulares como presente em seu dia, heheheh...
Johnny escreveu:Mas vamos nos concentrar nos vícios. Você conhece ou conheceu alguém que disse que começou a fumar/beber porque achou legal ver um galã/artista fazendo isso e quis experimentar? Essa é a questão...
Abraços
Conheço poucos fumantes, mas é inegável que o galã fumante ou a musa fumante do cinema influenciam a decisão de muita gente fraca por aí.
Alguém aí já ouviu falar sobre propagandas subliminares. Aquelas que imagens vão direto para o cortex cerebral no meio de algum comercial, fazendo com que a pessoa fique com vontade de comprar, comer, beber ou fumar algo?
Depende da propaganda. Depende do consumidor. Mas, em geral, mentalidades (a noção historiográfica e sociológica do termo) são influenciadas a partir do uso comum do grupo. Noções estéticas e morais também.
E nisso, os meios de informação tem papel fuclral. Que o digam as propagandas de massa.
Lúcifer escreveu:Alguém aí já ouviu falar sobre propagandas subliminares. Aquelas que imagens vão direto para o cortex cerebral no meio de algum comercial, fazendo com que a pessoa fique com vontade de comprar, comer, beber ou fumar algo?
não se tem provas desse tipo de coisa... não como é divulgado... como se propagandas fossem nos fazer zumbis indo atrás de algum produto... o que acontece é que há técnicas de tornar uma propaganda mais sedutora, de mexer mais com o espectador... mas nada como uma "ordem direta" irresistível.
salgueiro escreveu: Propaganda alguma me influencia a comprar algo que não tenha interesse. Agora com criança pequena é um inferno
Bjs
Concordo!
Uma das coisas que mais me irritam na TV é aquele tal de "recadinho" que os imbecis dos apresentadores transmitem, interrompendo, quase sempre, um assunto que tem algum interesse.
Propaganda só influencia quem está sempre disposto a ser influenciado!
O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião.
Thomas Hobbes, Leviatã (1651)
Euzébio, quem não pode não fica frustrado ou então adiciona em sua área de sonho de consumo. Mas já vi que teimam na propaganda de mudança de gosto e não de influenciação. Na verdade eu não quis ser abrangente e quis ser direto mas achei que por muitos não terem vícios poderia o tópico ficar incompleto. O que eu queria realmente saber era se "A propaganda tem poder de influenciar alguém que nunca bebeu ou fumou a fazê-lo". Na minha opinião não tem. Existem muitos vícios por aí que nunca tiveram o aapoio da TV e estão aí fortes e se expandindo. Acho que cigarro e bebida vêm do berço. NOrmalmente os pais são "ótimos" exemplos para os filhos. Eu mesmo achava bonito ver meu pai fumando, meu tio, meu avô, meu bisavô...Agora bebida nem se fala. Tem muito pai/mãe que acha engraçado dar cerveja, vinho para crianças ou ainda porque acham que vão ficar com "vontade". Não sei onde vocês moram nem em que tipo de bairro mas a maioria das famílias que conheço de classe assalariada tem ainda esse pensamento e sinceramente nunca vi nenhuma midia mostrar essa realidade.
Ah, e propaganda de cerveja então? às vezes tenho a impressão de estar assistindo a um comercial de afrodisíaco, de tanta mulher pelada que aparece na telinha!