A propaganda subliminar, que causou pânico nos anos 1950 e 1960 antes de ser descartada por ser considerada fraude, realmente funciona, segundo um novo estudo que será publicado na edição de sábado do semanário científico britânico New Scientist.
Em 1957, o empreendedor de marketing James Vicary lançou o conceito de propaganda subliminar, ao alegar que os freqüentadores de salas de cinema expostos a comerciais de Coca-Cola e pipoca na tela com duração de apenas três milésimos de segundo correriam para comprar estes produtos.
No entanto, a comunidade científica não conseguiu verificar seus resultados e Vicary admitiu, em 1962, que sua pesquisa havia sido forjada. Na época, a afronta levou muitos países a banir mensagens subconscientes na TV e no cinema.
Agora, no entanto, uma equipe de cientistas da Universidade de Nijmegen, na Holanda, chefiada por Johan Karremans, resgatou a propaganda subliminar e descobriu que, em condições adequadas, ela realmente pode promover uma marca com sucesso.
Em um primeiro estudo, a equipe de cientistas pediu a 61 voluntários para realizarem uma tarefa aparentemente sem sentido: contar uma fileira de letras B na tela, enquanto uma mensagem de 23 milissegundos piscava na mesma tela.
Uma parte do grupo captou a mensagem "Lipton Ice", uma tradicional marca de chá, enquanto outra parte, denominada grupo de controle, captou a mensagem sem sentido "Nipeic Tol".
Depois deste trabalho, os pesquisadores pediram que as cobaias determinassem o nível de sede que sentiam e que bebida escolheriam entre Lipton Ice e uma marca popular de água mineral, Spa Rood, se estivessem em uma cafeteria. Aqueles que disseram sentir sede tenderam a escolher Lipton Ice, mas apenas os que foram capazes de receber a mensagem subliminar.
Em um segundo estudo, a equipe recrutou 105 voluntários e fez com que a metade deles comesse um doce misturado com sal antes de ser submetidos ao mesmo teste. Oito por cento daqueles que disseram sentir sede e que receberam a mensagem Lipton Ice escolheram este produto. Comparativamente, apenas 20% daqueles que se disseram sedentos e que estavam no grupo de controle escolheram o Lipton Ice.
Além disso, quanto mais sede o voluntário dizia sentir, mais propenso ele ou ela se revelaram em escolher Lipton Ice.
O próximo passo da equipe será verificar quão duradouros são os efeitos da propaganda subliminar.
A íntegra do artigo será publicada no Jornal de Psicologia Social Experimental.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 27,00.html
Comprovada a eficácia da propaganda subliminar
- Ricardo Braida
- Mensagens: 247
- Registrado em: 02 Dez 2005, 00:15
- Localização: Santa Maria - RS
- Contato:
- Res Cogitans
- Mensagens: 5575
- Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
- Localização: Hell de Janeiro
Re.: Comprovada a eficácia da propaganda subliminar
Oito por cento daqueles que disseram sentir sede e que receberam a mensagem Lipton Ice escolheram este produto. Comparativamente, apenas 20% daqueles que se disseram sedentos e que estavam no grupo de controle escolheram o Lipton Ice.
Isso tá errado, como vou comprovar que a mensagem do Lipton Ice funcionou se 8% dos que receberam a msg escolhem este produto e 20% dos que estavam no grupo de controle escolhem este produto? Acredito que na verdade sejam 80% ao invés de 8%.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Re.: Comprovada a eficácia da propaganda subliminar
Eu escolheria Coca-Cola.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos