A vida em outros planetas segundo Kardec, o Karduco
Re.: A vida em outros planetas segundo Kardec, o Karduco
Vamos tentar errar a canela dos foristas Botânico. ;)
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
a constituição física dos habitantes difere de mundo a mundo, embora a forma corpórea, em todos os mundos seja a mesma da do homem terrestre, com menor ou maior embelezamento e perfeição, segundo a condição moral dos habitantes;
Quer dizer que pessoas belas são invariavelmente mais evoluídas do que as menos belas? Interessante isso. Onde está o padrão que regula a beleza? Quem é mais belo ? Qual o padrão correto? As fofinhas do Renoir e Tolouse Loutrec ou as magrelas de hoje em dia?
Lenha na fogueira:
Revista Espírita - Março/1858
Marte: vida inferior à da Terra (Obs.: esse registro corrobora a longa “nota de rodapé” inserta na questão n° 188 de O Livro dos Espíritos, de Abril/1857);
Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres;
Júpiter: o mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes:
* corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;
* deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);
* na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;
* alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;
* expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);
* infância: dura apenas alguns dos nossos meses;
* linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);
* ocupações: puramente intelectuais;
* vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;
* animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;
* arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.
Revista Espírita - Maio/1859
* Chopin está residindo em um dos mundos atribuídos a espíritos errantes; esses mundos assemelham-se aos acampamentos terrenos, destinados a repouso temporário; os habitantes desses mundos podem deles se afastar, quando queiram.
Revista Espírita - Outubro/1860
* Marte é a primeira encarnação dos demônios mais grosseiros; são seres rudimentares; sua vida é curta; não são canibais, mas sua vida beira a vida da “idade da pedra”, da Terra; lá, os mares são “furiosos” e não permitem a navegação (Obs.: Vemos aqui outra nota corroborando a questão 188 de O Livro dos Espíritos).
Revista Espírita - Agosto/1862
“O planeta Vênus” é um ditado mediúnico espontâneo, do espírito Georges, o qual comparece em vários números da Revista Espírita. Disse ele sobre Vênus:
* ar: sutil, como o das altas montanhas terrenas; impróprio para os terrestres; mar profundo e calmo; divisões, querelas e guerras são desconhecidas; artes sublimes substituem a indústria terrestre;
* habitantes: semelhantes aos da Terra; têm adoração constante e ativa ao Ser Supremo, sem cultos;
* alimentação: à base de frutas e de lacticínios; ignoram nutrição por carne; não existem doenças;
* expectativa de vida: infinitamente mais longa do que não o é a prova terrestre; a velhice é o apogeu da dignidade humana;
* vestes: uniformes, grandes túnicas brancas.
http://www.espirito.org.br/portal/publi ... undos.html
DarkWings escreveu:a constituição física dos habitantes difere de mundo a mundo, embora a forma corpórea, em todos os mundos seja a mesma da do homem terrestre, com menor ou maior embelezamento e perfeição, segundo a condição moral dos habitantes;
Quer dizer que pessoas belas são invariavelmente mais evoluídas do que as menos belas? Interessante isso. Onde está o padrão que regula a beleza? Quem é mais belo ? Qual o padrão correto? As fofinhas do Renoir e Tolouse Loutrec ou as magrelas de hoje em dia?
Lenha na fogueira:Revista Espírita - Março/1858
Marte: vida inferior à da Terra (Obs.: esse registro corrobora a longa “nota de rodapé” inserta na questão n° 188 de O Livro dos Espíritos, de Abril/1857);
Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres;
Júpiter: o mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes:
* corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;
* deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);
* na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;
* alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;
* expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);
* infância: dura apenas alguns dos nossos meses;
* linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);
* ocupações: puramente intelectuais;
* vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;
* animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;
* arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.
Revista Espírita - Maio/1859
* Chopin está residindo em um dos mundos atribuídos a espíritos errantes; esses mundos assemelham-se aos acampamentos terrenos, destinados a repouso temporário; os habitantes desses mundos podem deles se afastar, quando queiram.
Revista Espírita - Outubro/1860
* Marte é a primeira encarnação dos demônios mais grosseiros; são seres rudimentares; sua vida é curta; não são canibais, mas sua vida beira a vida da “idade da pedra”, da Terra; lá, os mares são “furiosos” e não permitem a navegação (Obs.: Vemos aqui outra nota corroborando a questão 188 de O Livro dos Espíritos).
Revista Espírita - Agosto/1862
“O planeta Vênus” é um ditado mediúnico espontâneo, do espírito Georges, o qual comparece em vários números da Revista Espírita. Disse ele sobre Vênus:
* ar: sutil, como o das altas montanhas terrenas; impróprio para os terrestres; mar profundo e calmo; divisões, querelas e guerras são desconhecidas; artes sublimes substituem a indústria terrestre;
* habitantes: semelhantes aos da Terra; têm adoração constante e ativa ao Ser Supremo, sem cultos;
* alimentação: à base de frutas e de lacticínios; ignoram nutrição por carne; não existem doenças;
* expectativa de vida: infinitamente mais longa do que não o é a prova terrestre; a velhice é o apogeu da dignidade humana;
* vestes: uniformes, grandes túnicas brancas.
http://www.espirito.org.br/portal/publi ... undos.html
E daí? Qual o problema em espíritos contarem estorinhas ou darem descrições pessoais sobre outros mundos, certas ou erradas?
E daí? Qual o problema em espíritos contarem estorinhas ou darem descrições pessoais sobre outros mundos, certas ou erradas?
Nenhum problema, além de me fazer concluir que não existe espírito nenhum e tudo não passa de viagem na maionese do pretenso médium.
Veja bem, onde está a prova da existência desses espectros? Eles não antecipam nenhuma descoberta científica, não trazem nenhum ensinamento novo, não dizem onde está o Osama Bin Laden... Sei lá, não vejo necessidade de acreditar que algo sobrenatural ditou esse nonsense todo...
Re: Re.: A vida em outros planetas segundo Kardec, o Karduco
DarkWings escreveu:E daí? Qual o problema em espíritos contarem estorinhas ou darem descrições pessoais sobre outros mundos, certas ou erradas?
Nenhum problema, além de me fazer concluir que não existe espírito nenhum e tudo não passa de viagem na maionese do pretenso médium.
Veja bem, onde está a prova da existência desses espectros? Eles não antecipam nenhuma descoberta científica, não trazem nenhum ensinamento novo, não dizem onde está o Osama Bin Laden... Sei lá, não vejo necessidade de acreditar que algo sobrenatural ditou esse nonsense todo...
1) Por que deveriam antecipar descobertas científicas? Afinal, o que é uma DESCOBERTA CIENTÍFICA? E além disso, como vâo antecipá-las? Vá viu os aderroques que comentei com o APÔ sobre isso?
2) Conhecimentos novos? Bem, trouxeram alguns, mas não interessam a vocês céticos, certo?
3) Não dizem onde está o Big Beng, mas por que deveriam? Deixe-me adivinhar: como todo bom desconhecedor do assunto, você acha que os espíritos são vigiando a gente o tempo todo e sabem de tudo a respeito de nossas vidas, certo?
Errou, meu caro!
4) O que NOS INTERESSA (a nós espíritas, é claro e não a vocês céticos), é o que prova a nossa continuidade espiritual após a extinção do corpo físico. O resto é perfumaria ou programa humorístico que só agrada aos espíritos que fizeram os trouxas acreditarem nas bobagens que falaram. Kardec Karduco já dizia isso desde o começo.
Botanico escreveu:DarkWings escreveu:E daí? Qual o problema em espíritos contarem estorinhas ou darem descrições pessoais sobre outros mundos, certas ou erradas?
1) Por que deveriam antecipar descobertas científicas? Afinal, o que é uma DESCOBERTA CIENTÍFICA? E além disso, como vâo antecipá-las? Vá viu os aderroques que comentei com o APÔ sobre isso?
2) Conhecimentos novos? Bem, trouxeram alguns, mas não interessam a vocês céticos, certo?
3) Não dizem onde está o Big Beng, mas por que deveriam? Deixe-me adivinhar: como todo bom desconhecedor do assunto, você acha que os espíritos são vigiando a gente o tempo todo e sabem de tudo a respeito de nossas vidas, certo?
Errou, meu caro!
4) O que NOS INTERESSA (a nós espíritas, é claro e não a vocês céticos), é o que prova a nossa continuidade espiritual após a extinção do corpo físico. O resto é perfumaria ou programa humorístico que só agrada aos espíritos que fizeram os trouxas acreditarem nas bobagens que falaram. Kardec Karduco já dizia isso desde o começo.
Por que ditar conhecimentos novos LEGÌTIMOS ? Seria uma prova da existência de algo sobrenatural se eles nos dessem a receita para a cura do câncer por exemplo.
Como só falam abobrinhas concluo que não passam de uma fraude ou simples ilusão, que é a hipótese mais racional.
DarkWings escreveu:Botanico escreveu:DarkWings escreveu:E daí? Qual o problema em espíritos contarem estorinhas ou darem descrições pessoais sobre outros mundos, certas ou erradas?
Errou, meu caro!
4) O que NOS INTERESSA (a nós espíritas, é claro e não a vocês céticos), é o que prova a nossa continuidade espiritual após a extinção do corpo físico. O resto é perfumaria ou programa humorístico que só agrada aos espíritos que fizeram os trouxas acreditarem nas bobagens que falaram. Kardec Karduco já dizia isso desde o começo.DarkWings escreveu: Por que ditar conhecimentos novos LEGÌTIMOS ? Seria uma prova da existência de algo sobrenatural se eles nos dessem a receita para a cura do câncer por exemplo.
Chame o Zangari e o Vitor Moura outros com a mesma linha de idéias e eles lhe desfiarão todo um rosário de reivindicações PSI, PES, PKs, Pcapas, Ptêtas e outras siglas de partidos políticos que lhe provarão por que conhecimentos novos e legítimos podem ser obtidos sem o concurso de qualquer ação sobrenatural (bem, para nós espíritas o sobrenatural não existe _ os espíritos e o mundo espiritual e o contato com eles são coisas muito naturais, apenas não funcionam como os naturalistas desejam...).DarkWings escreveu: Como só falam abobrinhas concluo que não passam de uma fraude ou simples ilusão, que é a hipótese mais racional.
Quando só nos restringimos ao que nos agrada ou ao que prova o nosso ponto de vista e descartamos todo o resto, o resultado inevitável é que chegamos à conclusão que nos agrada. Certo?
Quando só nos restringimos ao que nos agrada ou ao que prova o nosso ponto de vista e descartamos todo o resto, o resultado inevitável é que chegamos à conclusão que nos agrada. Certo?
Quem acredita no que quer acreditar é você. Eu bem que gostaria que existisse vida após a morte. Ou acha que sou trouxa de querer que não haja? Querer que exista vida eu quero, mas por outro lado não acredito.
* Chopin está residindo em um dos mundos atribuídos a espíritos errantes; esses mundos assemelham-se aos acampamentos terrenos, destinados a repouso temporário; os habitantes desses mundos podem deles se afastar, quando queiram
Aham... eu acredito! (Melhor não contrariar!)
DarkWings escreveu:Quando só nos restringimos ao que nos agrada ou ao que prova o nosso ponto de vista e descartamos todo o resto, o resultado inevitável é que chegamos à conclusão que nos agrada. Certo?DarkWings escreveu:Quem acredita no que quer acreditar é você. Eu bem que gostaria que existisse vida após a morte. Ou acha que sou trouxa de querer que não haja? Querer que exista vida eu quero, mas por outro lado não acredito.
Meu caro Down, CRER exige RAZÃO: só se crê numa coisa se você tiver algum motivo racional para crer nela. A sua crença na não existência em continuidade espiritual após a extinção do corpo físico tem seus motivos racionais. É só apresentá-los para partilhá-los conosco.
Meu caro Down, CRER exige RAZÃO: só se crê numa coisa se você tiver algum motivo racional para crer nela. A sua crença na não existência em continuidade espiritual após a extinção do corpo físico tem seus motivos racionais. É só apresentá-los para partilhá-los conosco.
Alguns motivos:
--------------
1- Falta de evidências e provas. Impossibilidade de detectar com aparelhos e em condições controladas os tais fenômenos espirituais, que sempre teimam a sumirem quando estudados de forma séria.
2- Dificuldade de aceitar uma 'energia' inteligente e livre o que contraria as leis da física. Não existe energia solta no espaço. Energia é cinética, térmica, mecânica, elétrica, potencial, química.... Que tipo de energia são os espíritos? Do que eles se alimentam?
3- Contra-provas: toda vez que analisamos fenômenos 'mediúnicos' de maneira desapaixonada invariavelmente topamos com fraudes e/ou incogruências. Além disso os ditos espíritos se negam a fazer algo simples e eficiente como por exemplo darem alguma informação verificável de que existem, ao invés das já batidas e isípídas mensagens de 'amor' e 'bla bla bla'. Chopin, Einsten e Camões stão no além? Então digam alguma coisa útil e incomum! Algo que ninguém pudesse replicar.
4- Humildade: é preciso aceitar que tudo que está vivo morre. Não há razão especial para continuarmos eternamente, a não ser simplesmente nosso desejo irracional de querer viver para sempre a soberba de que somos feitos 'à imagem de um deus perfeito´, quando na verdade fomos nós que inventamos o tal deus.
É por aí....
Agora eu gostaria de que você expusesse a racionalidade do seu ponto de vista, pois eu realmente não consigo vê-la.
DarkWings escreveu:Meu caro Down, CRER exige RAZÃO: só se crê numa coisa se você tiver algum motivo racional para crer nela. A sua crença na não existência em continuidade espiritual após a extinção do corpo físico tem seus motivos racionais. É só apresentá-los para partilhá-los conosco.
Alguns motivos:
--------------DarkWings escreveu:1- Falta de evidências e provas. Impossibilidade de detectar com aparelhos e em condições controladas os tais fenômenos espirituais, que sempre teimam a sumirem quando estudados de forma séria.
Down, eu já rebati tantas vezes esse argumento, que não perder meu tempo de dizer as mesmas coisas outra vez. Durante mais de 80 anos, centenas de cientistas, fazendo milhares de experimentos e com dezenas de médiuns, chegaram a resultados semelhantes. E até hoje TODOS OS CÉTICOS QUE OUVI SE PRONUNCIAREM SOBRE O ASSUNTO foram incapazes de me demonstrar a incompetência e a falta de seriedade desses cientistas e a insuficência dos controles por eles adotados. Tudo o que vi até agora é o que vocês chamam de ataque ADEHOMEM ou repetições falhas, tolas e infantis dos experimentos passados ou a proposição de teorias céticas alternativas, AS QUAIS OS PRÓPRIOS CÉTICOS RECUSAM-SE TESTAR.DarkWings escreveu: 2- Dificuldade de aceitar uma 'energia' inteligente e livre o que contraria as leis da física. Não existe energia solta no espaço. Energia é cinética, térmica, mecânica, elétrica, potencial, química.... Que tipo de energia são os espíritos? Do que eles se alimentam?
Ufa! Ainda bem que sou botânico, pois se fosse um físico e lesse uma coisa dessas eu talvez resolvesse ser vendedor de pipoca. Então já conhecemos TODAS as leis da física, já conhecemos TODOS OS TIPOS DE ENERGIA, já conhecemos TODAS AS DIMENSÕES DO UNIVERSO... JÁ CONHECEMOS TUDO SOBRE FÍSICA. Escuta, Física ainda tem futuro?DarkWings escreveu:3- Contra-provas: toda vez que analisamos fenômenos 'mediúnicos' de maneira desapaixonada invariavelmente topamos com fraudes e/ou incogruências.
Quem está fazendo essa análise, quem está sendo investigado, quais fenômenos estão sendo analisados, quando, onde e como?DarkWings escreveu: Além disso os ditos espíritos se negam a fazer algo simples e eficiente como por exemplo darem alguma informação verificável de que existem, ao invés das já batidas e isípídas mensagens de 'amor' e 'bla bla bla'. Chopin, Einsten e Camões stão no além? Então digam alguma coisa útil e incomum! Algo que ninguém pudesse replicar.
O que você sugere como informação verificável de que existem? Esse tipo de informação, até onde sei, só tem caráter pessoal. Eu posso saber que é o meu pai quem está falando através de um médium, pois eu sei de coisas que o médium não sabe e só eu e meu pai sabíamos. Se as respostas forem corretas, então deve ser o espírito de meu pai. Se, melhor ainda, ele me passa informações de coisas que nem eu sei, mas comprovam que estão exatas, então a coisa fica ainda mais confiável.
Exemplos como esses temos às dezenas na literatura espírita, contudo vocês céticos aplicam o raciocínio alicerçado na fé: se o relato diz algo que nos agrada, então É VERDADEIRO; se nos desagrada, É FALSO. Acertei?DarkWings escreveu:4- Humildade: é preciso aceitar que tudo que está vivo morre. Não há razão especial para continuarmos eternamente, a não ser simplesmente nosso desejo irracional de querer viver para sempre a soberba de que somos feitos 'à imagem de um deus perfeito´, quando na verdade fomos nós que inventamos o tal deus.
É por aí....
Bem, no meu caso, como espírita, não tenho esse problema: o que me faz aceitar a continuidade da existência após a morte do corpo é a manifestação de personalidades que animaram aqueles corpos e que ainda dão mostras de se conservarem em termos de raciocínio e moralidade.
Não dependo, portanto, dos textos sagrados ou do Deus inventado pelos homens.DarkWings escreveu: Agora eu gostaria de que você expusesse a racionalidade do seu ponto de vista, pois eu realmente não consigo vê-la.
Down, eu sinto muito, mas agora estou numa época de muita atividade e só dou umas olhadinhas neste fórum de vez em quando e o Vitor Moura mesmo está se queixando comigo pois não concluo o debate com ele sobre os partidos políticos (PSI, PES, PK, P...). Estou agora procurando ser o mais curto e grosso possível.
Não estou muito a fins de expor os meus argumentos, pois eles já foram expostos tantas vezes e a minha decepção quanto aos céticos é que eles têm a mesma seletividade racional dos evangélicos, crédulos, etc e tal. Isso é o que me fez perder o interesse, afora minhas ocupações do momento.
Fica para uma outra ocasião.
Um abraço
Marcos.
...seletividade racional dos evangélicos, crédulos, etc e tal. Isso é o que me fez perder o interesse, afora minhas ocupações do momento.
Não vejo como colocar os céticos na mesma vala comum dos demais citados por ti.
O cético não é seletivo ao seu bel prazer. Ele simplesmente descarta o que não tem comprovação.
Como eu já disse antes, ninguém mais do que eu gostaria de poder continuar vivo após a morte. Quantas pessoas que amei já se foram e não tenho mais perto de mim? Acha que eu não gostaria de ve-los novamente?
Querer que algo seja verdade e descartar todas as contra-provas é uma coisa, acreditar em algo que vai contra teus próprios anseios e medos é algo bem diferente.[/quote]
DarkWings escreveu:...seletividade racional dos evangélicos, crédulos, etc e tal. Isso é o que me fez perder o interesse, afora minhas ocupações do momento.DarkWings escreveu:Não vejo como colocar os céticos na mesma vala comum dos demais citados por ti.
O cético não é seletivo ao seu bel prazer. Ele simplesmente descarta o que não tem comprovação.
Não diga! Então me explica uma coisa: como é que na hora de questionar os mais de 200 cientistas e milhares de experimentos feitos a respeito, os céticos acham suficiente argumentar que são RELATOS, QUE ESSES CIENTISTAS E OS MÉDIUNS PODERIAM ENGANAR OU MENTIR, ETC E TAL.
Agora quando uma médium, como a Margareth Fox, confessa que fez fraudes estalando artelhos e que se fez uma demonstração num teatro... Neste caso, os céticos ACREDITAM PIAMENTE na palavra da médium e no relato dos jornais. ESTES RELATOS VALEM! A médium, os jornalistas, as testemunhas, segundo os céticos, JAMAIS PODERIAM MENTIR E ENGANAR EM COISAS ASSIM.
Não é isso uma credulidade seletiva? Milhares de relatos concordantes feitos por centenas de cientistas nas mais diversas condições, inclusive naquelas muito bem controladas, NADA PROVAM. Mas UM relato, que a bem da verdade NÃO PROVOU nada sobre os fenômenos produzidos (ela só estalou os artelhos, mas não demonstrou como advinhava coisas, nem como produzia os sons à distância, nada de nada), para os céticos PROVA TUDO.
Portanto os céticos estão a mesma vala comum dos crédulos... Aliás, até agora nunca os vi saírem de lá.DarkWings escreveu: Como eu já disse antes, ninguém mais do que eu gostaria de poder continuar vivo após a morte. Quantas pessoas que amei já se foram e não tenho mais perto de mim? Acha que eu não gostaria de ve-los novamente?
Então vá atrás coisa, pois os únicos que oferecem fé a domicílio são os tais Testemunhas de Jeová; os mesmos que disseram que o Mundo ia acabar em 1975, que mudam e desmudam seus pontos doutrinários, mas ai de você se ousar perguntar a respeito, etc e tal.DarkWings escreveu: Querer que algo seja verdade e descartar todas as contra-provas é uma coisa, acreditar em algo que vai contra teus próprios anseios e medos é algo bem diferente.
O problema das contra-provas é que ninguém apresentou um contra-prova e, quando se lida com material humano, não é a mesma coisa que dissolver sal em água, que sempre acontece e nunca falha. No livro À Margem do Espiritismo, de Carlos Imbassahy, ele próprio dá um testemunho de que só obteve uma prova pessoal da realidade do fenômeno quando falou com sua avó, falecida 30 anos antes. E ele já era espírita já havia vários anos.
Continuo não vendo envidência concreta e plausível dos tais fenômenos mediúnicos. Pra mim continua tudo sendo achismo, chute e superstição.
- Vitor Moura
DarkWings escreveu:Continuo não vendo envidência concreta e plausível dos tais fenômenos mediúnicos. Pra mim continua tudo sendo achismo, chute e superstição.
O pior cego é aquele que não quer ver

Curando-te da catarata materialista:
http://br.geocities.com/existem_espirit ... nicos.html
http://br.geocities.com/existem_espiritos/hafstexp.html
http://br.geocities.com/existem_espiritos/dedos
http://br.geocities.com/existem_espiritos/sabios
Boa leitura!
DarkWings escreveu:Continuo não vendo envidência concreta e plausível dos tais fenômenos mediúnicos. Pra mim continua tudo sendo achismo, chute e superstição.
Só pra saber: quando disso você investigou pessoalmente? Quanto você já leu a respeito do assunto, mas LEU PONDERANDO, ou seja, colocando-se no lugar das testemunhas, checando as variáveis, as possibilidades de fraude (sabe, os céticos têm chorado comigo de que já depois de tanto tempo, não têm como saber como as fraudes ocorreram). Leu com os olhos e a mente.
Sim, pois ler com a mente fechada é como ler com uma venda. Você só vê o que acredita estar vendo.
Essa pobreza de conhecimento sobre o assunto parece ser um ponto comum na comunidade cética. É como eu tenho visto nos livros evangélicos e católicos contra o Espiritismo. Eu até sei quando o autor não passa de um copista grosseiro de seus colegas (e comete até o crime de plágio) para economizar tempo e trabalho. Para dar a impressão de que fez um bom trabalho de pesquisa, ele passa toda uma lista de referências bibliográficas, mas eu sei que ele não as leu pois repete as mesmas coisas erradas que os outros disseram.
Lembra-me Natanael Rinaldi (grande? apologista cristão) que me falou do livro de Conan-Doyle, História do Espiritismo, citando isto e aquilo, mas foi só ele dizer que a "Anna Klackwell disse que...", para eu sacar que ele não leu o livro coisa nenhuma. O nome certo é Anna Blackwell, mas o autor cristão Júlio de Andrade, em seu livro Espiritismo, uma avaliação, cometeu esse erro tipográfico (aliás acho que o cara tinha problema de dislexia: Zilda Gama, por exemplo, ele chamou de Zelda Gema...).
Os céticos parecem seguir o mesmo esquema: pegam o que seus colegas já disseram sobre o assunto e reapresentam várias vezes as mesmas coisas, crendo ser a absoluta verdade.
É, meu caro. Pode continuar na vala comum dos crédulos. Vocês céticos e eles se merecem.
Já li e muito. Mas esses textos do "Existem Espíritos" sempre se baseiam na premissa de que "fulano não poderia mentir".... Isso não é nada científico.
- Vitor Moura
DarkWings escreveu:Já li e muito. Mas esses textos do "Existem Espíritos" sempre se baseiam na premissa de que "fulano não poderia mentir".... Isso não é nada científico.
Vc agora deu todas as provas de que vc não leu os textos.
DarkWings escreveu:Já li e muito. Mas esses textos do "Existem Espíritos" sempre se baseiam na premissa de que "fulano não poderia mentir".... Isso não é nada científico.
Mas Down, temos de adaptar o PROCESSO (NÃO NECESSARIAMENTE O MÉTODO) CIENTÍFICO ao fenômeno e não o inverso. Se o fenômeno é HUMANO, é o observado e registrado por humanos e esses humanos, como todos os bons e maus humanos têm vida curta e portanto os novos humanos que surgem não são necessariamente capazes das mesmas coisas, então nós temos de fazer o processo científico funcionar como se estuda a História. Dirá que você que História não é ciência? Não se utiliza de métodos de investigação científicos? Dirá então que a História é inútil, pois se base na premissa de que "não poderiam mentir..."?
Veja só quanta coisa vai se jogar fora com esse tipo de pensamento.
Se o cético julga que o problema está na POSSIBILIDADE DE GENTE PODER MENTIR, também deve considerar a POSSIBILIDADE DE DIZEREM A VERDADE. Mas pelo que tenho visto, os céticos só querem saber da primeira possibilidade; a segunda SIMPLESMENTE NÃO EXISTE para vocês céticos, certo?
Tanto não existe, que os céticos nem mesmo procuram justificar seus pontos de vista. Apenas afirmam, dizem, supõe, julgam, acham... Mas vocês céticos podem! Nosotros non!
Uma pena.
Cara, eu estou disposto a discutir essas questões que me propusestes em um outro tópico, e em embora o desvio da nossa discussão tenha servido para manter este tópico vivo, eu gostaria de voltar às questões originais e perguntar mais uma vez: Onde está a vida em marte. Onde está a vida em júpter e onde está vida em vênus e saturno....?
DarkWings escreveu:Cara, eu estou disposto a discutir essas questões que me propusestes em um outro tópico, e em embora o desvio da nossa discussão tenha servido para manter este tópico vivo, eu gostaria de voltar às questões originais e perguntar mais uma vez: Onde está a vida em marte. Onde está a vida em júpter e onde está vida em vênus e saturno....?
Então vou lhe responder isso de forma honesta e assim podemos pedir aos administradores para mandarem esse tópico para a última página.
Resposta: NÃO SABEMOS.
O que Kardec, Hercílio Maes, Chico Xavier & Cia Bela receberam foram DECLARAÇÕES, SEM QUALQUER BASE OU POSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO, de espíritos nos quais confiaram por um motivo ou outro. Digamos assim que deram um cochilo (ou vários) e deixaram passar coisas as quais deveriam ter descartado.
Acho que o que incomoda a vocês céticos é que enquanto o evangélico insiste em tolices científicas bíblicas porque estas são revelações divinas, nós espíritas descartamos a pretensão de sermos infalíveis e de termos recebido revelações infalíveis. Se há revelações que se provaram erradas, descartam-se as ditas revelações, mas fazer o que quando VOCÊS CÉTICOS é que ficam apegados a elas?
Essas declarações de espíritos não são mais válidas do que aquela série que apareceu no Discovery Channel ou National Geographic mostrando como seriam supostamente a vida de ETs em planetas perto de anãs vermelhas ou outras estrelas. Bela computação gráfica, belos ambientes exóticos, belas cadeias alimentares... Tudo muito bonito, mas ainda assim ficção apenas.
Lembra-me, quando as sondas Vinkings ainda não haviam chegado a Marte, Isac Azimov foi entrevistado. O entrevistador perguntou-lhe se os leitores do romance que ele escreveu falando de vida em Marte e em marcianos inteligentes ficariam decepcionados se formas de vida assim não fossem encontradas lá. A resposta de Azimov foi mais ou menos esta:
_ Se ficarem, não deveriam, pois sabiam o que o que estavam lendo era só um ROMANCE.
Talvez este tenha sido o grande erro de marketing do Espiritismo, que no Brasil foi em parte corrigido: ao invés de escrever na forma de entrevista, tipo perguntas e respostas, ou escrever livros dando a entender que a realidade teria sido assim ou assado, o que os espíritos deveriam ter feito era colocar as revelações em forma de romance.
Podia ser até o Espiritismo não fosse levado tão a sério, mas vocês céticos ficariam completamente desarmados. Afinal o Carl Sagan ou outra figuraça cética criticou Azimov pelo seu romance que falava dos marcianos e de vida em Marte?
Não lembro o nome do autor, mas em 1898 um inglês escreveu um romance sobre um enorme e moderníssimo transatlântico, com quatro chaminés e três potentes hélices que lhe davam grande velocidade. Seu nome era Titan. Mas o romance descrevia uma lamentável tragédia com esse belo navio: ele fazia uma viagem pelo Atlântico, entre Nova Iorque e Liverpool e colidiu com um enorme iceberg. Essa colisão provocou um rombo grande em seu casco e o navio afundou, levando à morte muitos passageiros e tripulantes.
Esse romance não fez sucesso algum. Todos acharam que era uma estória fantástica demais. Era mesmo: afinal, alguém aqui ouviu falar de algum navio com três hélices e quatro chaminés que houvesse colidido com iceberg e afundado no meio do Atlântico e ainda com centenas de mortos?
O que Kardec, Hercílio Maes, Chico Xavier & Cia Bela receberam foram DECLARAÇÕES, SEM QUALQUER BASE OU POSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO, de espíritos nos quais confiaram por um motivo ou outro. Digamos assim que deram um cochilo (ou vários) e deixaram passar coisas as quais deveriam ter descartado.
E agora que verificamos e concluímos que não existe vida nesses orbes celestes, as declarações desses supostos espíritos não ficam sob cheque?
- Vitor Moura
DarkWings escreveu:O que Kardec, Hercílio Maes, Chico Xavier & Cia Bela receberam foram DECLARAÇÕES, SEM QUALQUER BASE OU POSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO, de espíritos nos quais confiaram por um motivo ou outro. Digamos assim que deram um cochilo (ou vários) e deixaram passar coisas as quais deveriam ter descartado.
E agora que verificamos e concluímos que não existe vida nesses orbes celestes, as declarações desses supostos espíritos não ficam sob cheque?
Ficam, claro, mas sob "xeque", e não "cheque" como vc escreveu.
Vitor Moura escreveu:DarkWings escreveu:O que Kardec, Hercílio Maes, Chico Xavier & Cia Bela receberam foram DECLARAÇÕES, SEM QUALQUER BASE OU POSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO, de espíritos nos quais confiaram por um motivo ou outro. Digamos assim que deram um cochilo (ou vários) e deixaram passar coisas as quais deveriam ter descartado.
Ficam, claro, mas sob "xeque", e não "cheque" como vc escreveu.
Ad Gramaticalum!