Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Kramer escreveu:Caramba, qual a relação desse papo sobre cientistas com o que eu disse? Diabos, eu não falei que uma pessoa que segue uma religião é burra, eu só disse que ela tem menor liberdade de pensamento e ação. Isso é fato.
E a religião impediu que Darwin formulasse a teoria da evolução das espécies? A produção do conhecimento ciêntífico caminhou lado a lado com a religião. É fato que em determinados períodos históricos esta cerceou aquela, mas nunca em absoluto foi capaz de impedir a capacidade de pensar e agir do homem. Por isso, eu digo que é um absurdo isso que você está falando.
A sabedoria vem de escutar; de falar, vem o arrependimento.
clara campos escreveu:Acho que percebeste mal a minha posição. Eu não disse que a maiorira das pessoas não são religioas ou não são influenciadas por religião. O que eu queria dizer é que as pessoas não têm uma atitude crítica nem reflexiva em relação à sua própria religião, tão pouco se preocupam em manter uma posição intelectualmente coerente com a sua religião. Exemplos: -Os ataques terrorirstas islâmicos, na grande maioria das vezes,não são fundamentados pelo AlCorão. -Milhares de católicos divorciam-se todos os anos. -Milhares de cristãos praticam sexo pré-matrimonial. -Milhares de católicos usam contraceptivos. -Milhares de judeus masturbam-se (esta admito, é uma suposição... ) -Contam-se pelos dedos das mãos os católicos que ´conheço que leram a Bíblia toda -Muitos católicos (que conheço) acreditam no destino e na reencarnação ....
Ok, agora eu compreendi.
Kramer escreveu:Caramba, qual a relação desse papo sobre cientistas com o que eu disse? Diabos, eu não falei que uma pessoa que segue uma religião é burra, eu só disse que ela tem menor liberdade de pensamento e ação. Isso é fato.
E a religião impediu que Darwin formulasse a teoria da evolução das espécies? A produção do conhecimento ciêntífico caminhou lado a lado com a religião. É fato que em determinados períodos históricos esta cerceou aquela, mas nunca em absoluto foi capaz de impedir a capacidade de pensar e agir do homem. Por isso, eu digo que é um absurdo isso que você está falando.
A religião de Darwin quase o impediu de publicar sua teoria, ele a deixou engavetada durante anos, e nunca teve coragemd e contar a ninguém o que havia descoberto. Darwin só decide publicar a teoria quando a vê escrita nas linhas da carta do historiador Natural Alfred Wallace. Wallace chegava a mesma conclusão que Darwin, e talvez Darwin nunca o fizesse se Wallace não lhe tivesse pedido a opinião dele sobre suas idéias.
Agora, cá entre nós religião ciência nunca andaram lado a lado, ao contrário a religião sempre andou atrás da ciência enchendo o saco, e mais gravemente atrasando-a ou calando-a quando teve força para tal.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Deise Garcia escreveu:Quem paga dízimo eu não sei! Mas me parece que sua dúvida está em encontrar a fé entre os cientistas, poetas, artistas e filósofos. Dízimo não é sinônimo de fé, mas não se pode afirmar que nessas classes não haja qualquer pessoa que crê em Deus! De qualquer forma, com certeza nenhum deles divulgariam que contribuem com a igreja, o que desmerece resposta a sua pergunta!
Deise, tampouco acreditar em Deus quer dizer estar vinculado a uma religião, já que o tema do tópico é o papel da religião e não da fé.
Sim, mas é comum aqueles que não praticam nenhuma religião dizerem-se católicos!
Darwin não a publicou porque não pôde lidar, naquele momento, com o barulho que ela ia causar, e isso é natural, e nada tem a ver com a religião, pois ele sabia o quanto a sua teoria era revolucionária, por isso, esperou o tempo que ele achou necessário para faze-lo. Mas o que está em questão é o efeito que a religião desempenha na capacidade de pensar e agir, pois mesmo sendo religioso, Darwin foi capaz de formular a sua teoria, o fato dele não ter resolvido divulga-la de imediato é questão relacionada a sua subjetividade. Eu disse que a produção do conhecimenro ciêntífico e religião andam lado a lado não no sentido de uma ajudar a outra, mas que a despeito desta, aquela nunca parou.
Oh merda, quando foi que eu falei qualquer coisa relacionada com conhecimento científico?
Sansão Carrasco escreveu:Mentira. Ao longo da história da humanidade existiram vários cientistas, poetas, artistas e filósofos brilhantes que não necessáriamente se encaixam nesse quadro que você colocou.
Me diga quantos grandes cientistas, poetas, artistas e filósofos que pagam dízimo.
Quem paga dízimo eu não sei! Mas me parece que sua dúvida está em encontrar a fé entre os cientistas, poetas, artistas e filósofos. Dízimo não é sinônimo de fé, mas não se pode afirmar que nessas classes não haja qualquer pessoa que crê em Deus! De qualquer forma, com certeza nenhum deles divulgariam que contribuem com a igreja, o que desmerece resposta a sua pergunta!
Muitos dos pesquisadores que conheço acreditam em alguma coisa, muitos são ateus e agnósticos. Muitos dos que acreditam em alguma coisa não professam religião alguma pq acham religião um pé no saco. Uma pequena fração desses cientistas que acreditam em alguma coisa tem religião e a praticam, esses jamais escondem esse fato e deixam isso muito claro pra quem quer que seja, e ninguém dá a mínima pra religião do outro no meio, a menos que este pesquisador comece a misturar dogmas religiosos com seu trabalho científico.
Sim, mas o que estou tentando dizer é que quem colabora com o dízimo não divulga isso. O Flavio pergunta quantos cientistas, artistas ... o Sansão conhece que fazem doações e esta pergunta não tem o menor sentido.
Kramer escreveu:A religião corta a sua liberdade se agir e pensar.
Para eu desmintir isso, fiz uma associação com a produção do conhecimento ciêntífico, artístico, literário e filosófico pois se a religião cortasse mesmo a liberdade de agir e pensar, a produção desses conhecimentos ficaria estanque, mas ao contrário, mesmo muitos cientisticas, artistas, poetas e filósofos serem religiosos, eles ainda assim puderam contar com a sua liberdade de agir e pensar e contribuir para a humanidade com aquilo que foi produzido por eles.
Entendeu agora?
Sansão Carrasco escreveu:Darwin não a publicou porque não pôde lidar, naquele momento, com o barulho que ela ia causar, e isso é natural, e nada tem a ver com a religião, pois ele sabia o quanto a sua teoria era revolucionária, por isso, esperou o tempo que ele achou necessário para faze-lo. Mas o que está em questão é o efeito que a religião desempenha na capacidade de pensar e agir, pois mesmo sendo religioso, Darwin foi capaz de formular a sua teoria, o fato dele não ter resolvido divulga-la de imediato é questão relacionada a sua subjetividade. Eu disse que a produção do conhecimenro ciêntífico e religião andam lado a lado não no sentido de uma ajudar a outra, mas que a despeito desta, aquela nunca parou.
Você está errado! Darwin sofreu muito por que era de família católica e católico ferrenho e aquilo que descobriu ia de encontro com os postulados da igreja. O barulho causado por uma teoria é tudo que um cientista deseja, cientista é que nem artista querem sucesso e reconhecimento, se for em escala internacional e atingindo a mídia melhor ainda!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Kramer escreveu:A religião corta a sua liberdade se agir e pensar.
Para eu desmintir isso, fiz uma associação com a produção do conhecimento ciêntífico, artístico, literário e filosófico pois se a religião cortasse mesmo a liberdade de agir e pensar, a produção desses conhecimentos ficaria estanque, mas ao contrário, mesmo muitos cientisticas, artistas, poetas e filósofos serem religiosos, eles ainda assim puderam contar com a sua liberdade de agir e pensar e contribuir para a humanidade com aquilo que foi produzido por eles.
Entendeu agora?
Você fez foi um espantalho, meu caro. Eu não falei que a religião transforma as pessoas em zumbis sem mente, eu disse que ela diminui a liberdade de pensamento e ação. Se o termo que eu usei na primeira postagem, "cortar", lhe deu a entender que fiz a primeira assertiva, minhas sinceras desculpas!
Sansão Carrasco escreveu:Darwin não a publicou porque não pôde lidar, naquele momento, com o barulho que ela ia causar, e isso é natural, e nada tem a ver com a religião, pois ele sabia o quanto a sua teoria era revolucionária, por isso, esperou o tempo que ele achou necessário para faze-lo. Mas o que está em questão é o efeito que a religião desempenha na capacidade de pensar e agir, pois mesmo sendo religioso, Darwin foi capaz de formular a sua teoria, o fato dele não ter resolvido divulga-la de imediato é questão relacionada a sua subjetividade. Eu disse que a produção do conhecimenro ciêntífico e religião andam lado a lado não no sentido de uma ajudar a outra, mas que a despeito desta, aquela nunca parou.
Você está errado! Darwin sofreu muito por que era de família católica e católico ferrenho e aquilo que descobriu ia de encontro com os postulados da igreja. O barulho causado por uma teoria é tudo que um cientista deseja, cientista é que nem artista querem sucesso e reconhecimento, se for em escala internacional e atingindo a mídia melhor ainda!
Ué, eu não sei onde eu estou errado. Em nenhum momento disse que ele não sofreu com essa descoberta. Apenas disse que o fato dele não ter divulgado a teoria imediatamente é uma questão que envolve a subjetividade dele, e nisso não podemos nos meter, apenas tentar arranhar alguma coisa, como eu fiz. No mais eu concordo com você.
Sansão Carrasco escreveu:É, a religião diminuiu mesmo a liberdade de pensamento e ação de Darwin...
Sua comparação não faz sentido. Darwin questionou os dogmas da ICAR e a partir desse momento não era mais religioso.
Perfeito.
Demonstrou cabalmente que religião é veneno. Apenas exercitando o politicamente correto (argh) podemos fugir dessa conclusão.
Se Darwin fosse religioso "coerente", como citou a Clara, sequer questionaria a origem das espécies.
Não nenhuma manifestação das religiões que não seja contra o progresso, a ciência e a liberdade do indivíduo. Nenhuma que eu me lembre.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche
Washington escreveu:Não nenhuma manifestação das religiões que não seja contra o progresso, a ciência e a liberdade do indivíduo. Nenhuma que eu me lembre.
Washington escreveu:Não nenhuma manifestação das religiões que não seja contra o progresso, a ciência e a liberdade do indivíduo. Nenhuma que eu me lembre.
Que tal a oposição ao Comu*ismo?
O próprio comunismo é uma religião, com direito a profetas a escrituras sagradas. É natural que os outros credos se sintam ameaçados.
Bem lembrado. Neste caso, entretanto, havia o interesse próprio já que o comunismo era um inimigo a ser batido, e ele próprio, o comunismo, via nas religiões uma estrutura de poder a ser desmantelada para atingir seus objetivos.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche
O próprio comunismo é uma religião, com direito a profetas a escrituras sagradas. É natural que os outros credos se sintam ameaçados.
Excelente, Kramer.
Tem apenas 15 anos mesmos?
F. Nietzche
Excelente, Kramer.
Tem apenas 15 anos mesmos?
Sim.
O usuário "Megas" é muito mais genial e é bem mais novo.