Religião é Veneno?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
carlo
Gênero: Masculino

Re: Re.: Religião é Veneno?

Mensagem por carlo »

Sansão Carrasco escreveu:
Kramer escreveu:
Sansão Carrasco escreveu:Mas ele ainda era católico enquanto formulou a teoria.

Não, não era.

Então Darwin deixou de ser católico logo assim que começou a trabalhar na sua teoria?

Perfeitamente. E além de deixar de lado a religiao e credos, foram vários anos de insônia e calafrios. Dizia que o que descobriu era como confessar um crime. Morreu completamente ateu.

carlo

Mensagem por carlo »

Kramer escreveu:
Kramer escreveu:Caramba, qual a relação desse papo sobre cientistas com o que eu disse?
Diabos, eu não falei que uma pessoa que segue uma religião é burra, eu só disse que ela tem menor liberdade de pensamento e ação. Isso é fato.

E a religião impediu que Darwin formulasse a teoria da evolução das espécies? A produção do conhecimento ciêntífico caminhou lado a lado com a religião. É fato que em determinados períodos históricos esta cerceou aquela, mas nunca em absoluto foi capaz de impedir a capacidade de pensar e agir do homem. Por isso, eu digo que é um absurdo isso que você está falando.

Oh merda, quando foi que eu falei qualquer coisa relacionada com conhecimento científico?

Religião no mundo ocidental e civilizado não tem poder para barrar ou proibir porra nenhuma. Mas quando esta merda de religião teve poder no ocidente, ela proibiu, barrou, atrasou e matou. Ainda bem que elas não mandam em nada mais e nós estamos nos lixando para elas. Ademais as sociedades da parte ocidental do planeta, evoluiram e religiões baseiam-se em livrinhos tido como sagrados, escritos a milhares de anos por uma população atrasada e sem o conhecimento científico de hoje.

Claudio Loredo
Contato:

Re.: Religião é Veneno?

Mensagem por Claudio Loredo »

A religião é veneno porque ela coloca o ser humano de joelhos ou até mesmo de quatro. Ela ensina as pessoas a serem submissas e andarem com espinha dobrada. A religião é responsável pela apatia do povo diante das injustiças. Ela é responsável pelo medo que as pessoas sentem de verem tudo piorar cada vez mais caso elas não obdeçam a ordem instituida.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Claudio Loredo escreveu:

A religião é veneno porque ela coloca o ser humano de joelhos ou até mesmo de quatro. Ela ensina as pessoas a serem submissas e andarem com espinha dobrada. A religião é responsável pela apatia do povo diante das injustiças. Ela é responsável pelo medo que as pessoas sentem de verem tudo piorar cada vez mais caso elas não obdeçam a ordem instituida.

A maioria das pessoas passam mais tempo de joelhos ou de quatro por qualquer outra razão que considere justa, menos religião.
Já se foi o tempo em que a religião oprimia o povo, exceto por alguns poucos fanáticos que falam mais alto do que os pacíficos. A verdade é que as pessoas gostam de se sentir coitadas e são alimentadas nesse sentimento por aqueles que manipulam o poder e a religião não tem mais o mesmo poder. Se você falar que o brasileiro é comodista e covarde eu concordo, mas jamais vou concordar que ele teme o inferno.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Deise Garcia escreveu:A maioria das pessoas passam mais tempo de joelhos ou de quatro por qualquer outra razão que considere justa, menos religião.
Já se foi o tempo em que a religião oprimia o povo, exceto por alguns poucos fanáticos que falam mais alto do que os pacíficos. A verdade é que as pessoas gostam de se sentir coitadas e são alimentadas nesse sentimento por aqueles que manipulam o poder e a religião não tem mais o mesmo poder. Se você falar que o brasileiro é comodista e covarde eu concordo, mas jamais vou concordar que ele teme o inferno.

Concordo Deise, a religião não é a única desgraça que existe no mundo atual. Existe muita gente que não segue religião alguma e vive dobrando o joelho para outras coisas. Como já foi dito neste fórum o problema não é a religião, o problema é o ser humano, mas que a religião atrapalha, atrapalha e impede o desenvolvimento humano.

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Claudio Loredo escreveu:
Deise Garcia escreveu:A maioria das pessoas passam mais tempo de joelhos ou de quatro por qualquer outra razão que considere justa, menos religião.

Concordo Deise, a religião não é a única desgraça que existe no mundo atual. Existe muita gente que não segue religião alguma e vive dobrando o joelho para outras coisas. Como já foi dito neste fórum o problema não é a religião, o problema é o ser humano, mas que a religião atrapalha, atrapalha e impede o desenvolvimento humano.

Claudinho, quem se deixa manipular, se não for pela religião, será por outra situação. Pessoas fracas não conseguem conduzir suas próprias vidas e a religião sai na frente conduzindo essas pessoas. Se a religião atrapalha é tão somente por isso, e ainda penso que nos dias atuais é melhor que sejam conduzidas pela religião, pelo menos no ocidente, do que por um partido político.

Sansão Carrasco

Mensagem por Sansão Carrasco »

Claudio Loredo escreveu:

Frequentemente algumas pessoas ficam de quatro por outros motivos, creio eu. E culpar o fanatismo religioso pela apatia pode até fazer algum sentido. Algumas práticas prezam mesmo pela genuflexão, masss, como já disse aqui, não se pode generalizar. Esse caminho não é o único percorrido por todos que se enveredam pelos meandros da fé. É preciso ser ponderado na hora de tratar dessa questão, algo que você não foi.
A sabedoria vem de escutar; de falar, vem o arrependimento.

Provérbio italiano

Washington

Mensagem por Washington »

Concordo com o Loredo.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Anna

Mensagem por Anna »

Kramer escreveu:

Não, não era.

Então Darwin deixou de ser católico logo assim que começou a trabalhar na sua teoria?

Sim. Enquanto viajava no Beagle ele ainda defendia a biblia, etc. Mas ao longo de sua viagem quadno entrou em contato com pessoas de outras culturas, principalmenet consideradas primitivas e começou a vislumbrar sua descoberta foi deixando pouco a pouco de crer até se tornar agnóstico.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Claudio Loredo escreveu:

Só posso bater palmas, perfeita sua colocação!

Anna

Mensagem por Anna »

Deise Garcia escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Claudinho, quem se deixa manipular, se não for pela religião, será por outra situação. Pessoas fracas não conseguem conduzir suas próprias vidas e a religião sai na frente conduzindo essas pessoas. Se a religião atrapalha é tão somente por isso, e ainda penso que nos dias atuais é melhor que sejam conduzidas pela religião, pelo menos no ocidente, do que por um partido político.

Eu acho que dá no mesmo, a religião hoje em dia, em sua maioria, não difere de um partido político.

Anna

Mensagem por Anna »

Claudio Loredo escreveu:

Frequentemente algumas pessoas ficam de quatro por outros motivos, creio eu. E culpar o fanatismo religioso pela apatia pode até fazer algum sentido. Algumas práticas prezam mesmo pela genuflexão, masss, como já disse aqui, não se pode generalizar. Esse caminho não é o único percorrido por todos que se enveredam pelos meandros da fé. É preciso ser ponderado na hora de tratar dessa questão, algo que você não foi.

Eu acho que não são apenas os fanáticos religiosos que agem com apatia, acho que a religião ensina essa apatia, a medida que tem como base a aceitação do sofrimento, injustiças etc. A justiça é feita por um ser supremo e é nas mãoes dele que devemos deixar isso. Essa idéia é péssima!

Ming Lee

Mensagem por Ming Lee »

carlo escreveu:
Kramer escreveu:

Não, não era.

Perfeitamente. E além de deixar de lado a religiao e credos, foram vários anos de insônia e calafrios. Dizia que o que descobriu era como confessar um crime. Morreu completamente ateu.

Por acaso leram a autobiografia de Darwin? Ele não era Ateu. Nem morreu ateu. Perdeu a fé em muitos Dogmas, mas quanto a Deus... sempre o manteve de reserva.
Ao pensar sobre o fim de tudo ele achava absurdo a existência de um processo evolutivo num universo destinado a acabar (como a termodinâmica diz).

carlo

Mensagem por carlo »

Darwin sempre se declarava agnóstico. Era muito conviniente. De quando em quando Eu também declaro que sou agnóstico, não choca tanto as pessoas como declarar-se ateu.
Editado pela última vez por carlo em 04 Mai 2006, 13:45, em um total de 1 vez.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Eu sou agnóstica por convicção e não por conveniência e se ser ateu choca a rebanhada... azarinho, a mim também me choca a religiosidade insana que prolifera por aí como ervas daninhas..
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Ming Lee

Mensagem por Ming Lee »

carlo escreveu:Darwin sempre se declarava agnóstico. Era muito conviniente. De quando em quando Eu também declaro que sou agnóstico, não choca tanto as pessoas como declarar-se ateu.

Oh. O que importa é que Darwin nunca se disse ateu... nem sequer em cartas com amigos que foram publicadas depois da sua morte pelo filho. Essa coisa de dizer que na verdade ele era Ateu apesar de nunca o ter dito é como aquela história de que na hora da morte certos ateus viraram crentes. HOAX!!!

Johnny

Mensagem por Johnny »

QUando eu morrer juro que largarei o fumo e o alchool e isso é uma apromessa que vou cumprir
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Ming Lee

Mensagem por Ming Lee »

Johnny escreveu:QUando eu morrer juro que largarei o fumo e o alchool e isso é uma apromessa que vou cumprir

Uma apromessa é a negação da promessa... :emoticon16:

Trancado