heterossexuais comportamentais
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
heterossexuais comportamentais
O homossexualismo é uma grande incógnita para mim.
Intuitivamente sou capaz de compreender algumas motivações para o amor homossexual, afinal, as relações hetero são muitas vezes apanhadas no emio da turbulenta "guerra dos sexos", pois somos irremediavelmente diferentes, e algumas vezes pode ser que o companheirismo entre homens, ou entre mulheres, ganhe contornos amorosos.
Mas depois entra aí um factor que me baralha o sistema nervoso, e macacos me mordam se ainda não hei-de estudar o assunto de forma científica.
Por norma, num casal homossexual, existem aquilo a que chamarei dois polos. Um polo feminino e outro masculino, e não falo somente na aparência, mas também na personalidade. Há geralmente um membro do casal que apresenta características psicológicas mais masculinas, e o outro mais femininas.
Assim sendo, na verdade existe uma "heterossexualidade comportamental", e é isto que eu não entendo!!!
Como pode um homem, que gosta de homens, atrair-se por uma homem que, na sua essência, é uma mulher? Uma mulher gostar de outra mulher, que em tudo é homem?
Porque não é o "homossexualismo sexual" acompanhado por "homossexualismo comportamental", não faria mais sentido que um travesti se apaixonasse por mulheres? Ou que um gay másculo se apaixonasse por um homem viril?
enfim...os gays com quem falei não me souberam responder, remetem-se a um "não sei explicar", ou qualquer coisa do género!!..
Intuitivamente sou capaz de compreender algumas motivações para o amor homossexual, afinal, as relações hetero são muitas vezes apanhadas no emio da turbulenta "guerra dos sexos", pois somos irremediavelmente diferentes, e algumas vezes pode ser que o companheirismo entre homens, ou entre mulheres, ganhe contornos amorosos.
Mas depois entra aí um factor que me baralha o sistema nervoso, e macacos me mordam se ainda não hei-de estudar o assunto de forma científica.
Por norma, num casal homossexual, existem aquilo a que chamarei dois polos. Um polo feminino e outro masculino, e não falo somente na aparência, mas também na personalidade. Há geralmente um membro do casal que apresenta características psicológicas mais masculinas, e o outro mais femininas.
Assim sendo, na verdade existe uma "heterossexualidade comportamental", e é isto que eu não entendo!!!
Como pode um homem, que gosta de homens, atrair-se por uma homem que, na sua essência, é uma mulher? Uma mulher gostar de outra mulher, que em tudo é homem?
Porque não é o "homossexualismo sexual" acompanhado por "homossexualismo comportamental", não faria mais sentido que um travesti se apaixonasse por mulheres? Ou que um gay másculo se apaixonasse por um homem viril?
enfim...os gays com quem falei não me souberam responder, remetem-se a um "não sei explicar", ou qualquer coisa do género!!..
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- King In Crimson
Re.: heterossexuais comportamentais
Já me peguei pensando nisso... no porquê de existirem "dykes".
O gosto pela vagina também não explica, pois a maioria esmagadora usa consolos e semelhantes.
O gosto pela vagina também não explica, pois a maioria esmagadora usa consolos e semelhantes.
"A vida é uma fábula contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada" Shakespeare
No caso de humanos, eu creio ser uma estratégia para aumentar a poligenia ( maior razão mulher/homem ) mas não sei exatamente que vantagens adaptativas existiram nisso. Uma evidência muito interessante é o fato de homossexuais terem com grande frequência irmãos homens mais velhos.
Antes eu era mais simpático à hipótese da seleção por parentesco ( o "tio gay" ) só que ela só faria sentido se o parente homossexual ajudasse a cuidar de mais de quatro sobrinhos de primeiro grau ( é o que corresponde ao seu patrimônio genético ). Mas não descarto a possibilidade de aumentar o cimento social de forma significativa, só acho que isso por si só não explica por que o comportamento sempre se manifestou, mesmo antes da permissividade socio-cultural.
Antes eu era mais simpático à hipótese da seleção por parentesco ( o "tio gay" ) só que ela só faria sentido se o parente homossexual ajudasse a cuidar de mais de quatro sobrinhos de primeiro grau ( é o que corresponde ao seu patrimônio genético ). Mas não descarto a possibilidade de aumentar o cimento social de forma significativa, só acho que isso por si só não explica por que o comportamento sempre se manifestou, mesmo antes da permissividade socio-cultural.
- Flavio Costa
- Contato:
Vários fatores podem estar em jogo. Primeiro, as relações humanas são pautadas por inúmeros jogos de interesses que causam conflitos. O estabelecimento de relações de hierarquia podem ajudar a amenizar esse conflito, já que aí surge uma tendência a uma das partes ter maior influência sobre a outra ao invés de permitir que o conflito perdure. Também vemos isso em casais heterossexuais, às vezes o homem se torna submisso e a mulher manda. É algo que também funciona.
Outra hipótese (complementar) para essa tendência é que o homossexual tem o viés psicológico para o mesmo sexo, mas o viés sociológico para o sexo oposto. Enquanto algumas experiências de vida podem ter despertado o interesse pelo mesmo sexo, a sociedade lhe diz a todo momento que o oposto que é bom. Aí ele pode buscar em sua relação homo um pouco da diversidade hetero.
Outra hipótese (complementar) para essa tendência é que o homossexual tem o viés psicológico para o mesmo sexo, mas o viés sociológico para o sexo oposto. Enquanto algumas experiências de vida podem ter despertado o interesse pelo mesmo sexo, a sociedade lhe diz a todo momento que o oposto que é bom. Aí ele pode buscar em sua relação homo um pouco da diversidade hetero.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
Re: heterossexuais comportamentais
clara campos escreveu:O homossexualismo é uma grande incógnita para mim.
Pra mim é burrice apenas. Burrice ou mau gosto, nada mais!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!
clara campos escreveu:Por norma, num casal homossexual, existem aquilo a que chamarei dois polos. Um polo feminino e outro masculino, e não falo somente na aparência, mas também na personalidade. Há geralmente um membro do casal que apresenta características psicológicas mais masculinas, e o outro mais femininas.
Bem, segundo o que eu li, relacionamentos butch/femme são mais uma exceção do que uma regra.
A regra é o mau gosto
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Re: Re.: heterossexuais comportamentais
Flavio Costa escreveu:Vários fatores podem estar em jogo. Primeiro, as relações humanas são pautadas por inúmeros jogos de interesses que causam conflitos. O estabelecimento de relações de hierarquia podem ajudar a amenizar esse conflito, já que aí surge uma tendência a uma das partes ter maior influência sobre a outra ao invés de permitir que o conflito perdure. Também vemos isso em casais heterossexuais, às vezes o homem se torna submisso e a mulher manda. É algo que também funciona.
perspectiva interessante... mas como explicar o "homossexualismo comportamental", ou seja, mulher que goste de homens femininos e homens interessados por mulheres mais viris? darias a explicação inversa?
talvez freud considerasse isto uma sublimação da homossexualidade...?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Bá, acho que o tipo de personalidade pelo qual você se sente atraído pouco tem a ver com sua orientação sexual.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Talvez...mas poderia ser uma sublimação, pelo menos em alguns casos, ou não?
PS-estou obviamente a entrar no campo da especulação... please não interpretem isto como uma afitrmação categórica, tou somente a partilhar uma das minhas infinitas "dúvidas existenciais" convosco..
PS-estou obviamente a entrar no campo da especulação... please não interpretem isto como uma afitrmação categórica, tou somente a partilhar uma das minhas infinitas "dúvidas existenciais" convosco..
-
King In Crimson escreveu:Já me peguei pensando nisso...

Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
- King In Crimson
Veja que eu me referi às lésbicas.Dante, the Wicked escreveu:King In Crimson escreveu:Já me peguei pensando nisso...
-
clara campos escreveu:perspectiva interessante... mas como explicar o "homossexualismo comportamental", ou seja, mulher que goste de homens femininos e homens interessados por mulheres mais viris? darias a explicação inversa?
Sou obrigado a concordar com o Kramer e discordar de você, Clara. Principalmente se você apelar para essa pseudo-ciência do freudianismo.
Minha opinião acerca desta questão é a seguinte: boa parte do que é considerado "feminino" e "masculino" é cultural (claro que boa parte é biológica). Portanto, o que pode parecer "feminilidade" para uns, para outros seria "frescura e afetação". Assim como o que seria "masculinidade" para uns, para outros seria "chauvinismo".
Ou seja, não é porque uma mulher sente-se atraída por um rapazote sensível escritor de poemas, que ela no fundo gostaria mesmo é meter a língua na vagina de outra mulher. E não é porque um homem goste de uma mulher alta, forte, que trabalha numa oficina mecânica ou seja militar, e ainda tome a iniciativa na relação sexual; que o que ele queria mesmo é ser sodomizado por homens.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Dante, the Wicked escreveu:
Sou obrigado a concordar com o Kramer e discordar de você, Clara. Principalmente se você apelar para essa pseudo-ciência do freudianismo.
Minha opinião acerca desta questão é a seguinte: boa parte do que é considerado "feminino" e "masculino" é cultural (claro que boa parte é biológica). Portanto, o que pode parecer "feminilidade" para uns, para outros seria "frescura e afetação". Assim como o que seria "masculinidade" para uns, para outros seria "chauvinismo".
Ou seja, não é porque uma mulher sente-se atraída por um rapazote sensível escritor de poemas, que ela no fundo gostaria mesmo é meter a língua na vagina de outra mulher. E não é porque um homem goste de uma mulher alta, forte, que trabalha numa oficina mecânica ou seja militar, e ainda tome a iniciativa na relação sexual; que o que ele queria mesmo é ser sodomizado por homens.
Sem dúvida que tens razão Dante, mas tenho alguma dificuldade em pôr tudo no mesmo saco.
Esse "gostaria mesmo" é que para mim não é tão óbvio assim. Pessoalmente deixo-me facilmente fascinar pela imensa complexidade da mente humana, e ainda estamos para descobrir se a psicanálise é pseudo-ciência mesmo. Sei que no Brasil há uma tradição psicanalítica diferente da de portugal (onde é praticamente nula), mas enfim, não vou defender a psicanálise, muito menos a freudiana, já que sou tão ignorante no assunto que não saberia nem como defender uma posição. Mas a sublimação é um fenómeno que, bem ou mal, reconheço várias vezes nas pessoas.
- Flavio Costa
- Contato:
clara campos escreveu:perspectiva interessante... mas como explicar o "homossexualismo comportamental", ou seja, mulher que goste de homens femininos e homens interessados por mulheres mais viris? darias a explicação inversa?
Sim, pode ser a explicação inversa. Mas é apenas uma hipótese, elucubrações... quando a mulher tem personalidade dominadora, pode se harmonizar mais com um homem submisso, de forma a reduzir os conflitos na relação.
clara campos escreveu:Bá, acho que o tipo de personalidade pelo qual você se sente atraído pouco tem a ver com sua orientação sexual.
Acho que tanto não tem a ver que existe o que a Clara chamou de "homossexualismo comportamental", por exemplo, na mulher que gosta de homem submisso, mas é homem.
Se formos juntar isso com a perspectiva levantada pelo Dante da valoração cultural, enquanto a homossexualidade é um comportamento particularmente sexual, a busca de parceiros submissos ou parceiras dominadoras pode ser apenas uma maneira de harmonização de pessoas que não se enquadram nos moldes estabelecidos pela sociedade.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
Re: heterossexuais comportamentais
clara campos escreveu:O homossexualismo é uma grande incógnita para mim.
Não sei, acho que é algo principalmente superficial mesmo. Acho que "amor" não é igual a atração, aí isso que você diz poderia perfeitamente existir sem implicar em homossexualismo.
E principalmente, explica o porque as pessoas são homossexuais apesar do "heterossexualismo comportamental"; porque não é a personalidade nesse nível que importa.
Não sei se há tanto isso com a aparência (uns aí acima disseram que não mesmo, sei lá quais as fontes ou se é observação pessoal), mas acredito que possa haver algo assim com personalidade.
Mas não acho que se tratam de personalidades "essencialmente" femininas ou masculinas, acho que são partes da personalidade mais ou menos "isoladas" que vão se moldando durante a vida das pessoas. Algumas acabam se enquadrando mais no que está chamando de "masculino" e outras no que está chamando de "feminino". Talvez por razões culturais ou uma espécie de inércia biologica, as mulheres sejam mais tipicamente "femininas" e homens mais "masculinos".
Mas acho que na veradade se tratam de personalidades mais "ativas" e "passivas" (sem conotação sexual). Vendo por essa lado, simplesmente é mais provável que pessoas passivas acabem ficando com pessoas ativas, porque se depende de dois passivos, não acontece nada. Quanto a duas pessoas ativas, talvez entre algo de submissão, e as pessoas ativas prefiram sempre passivas, e as coisas não dando bem certo quando são as duas assim...
E isso deve valer para homossexuais e heterossexuais, diferindo que no caso de heterossexuais na maior parte do tempo as mulheres são passivas, talvez por inércia biológica e condenação cultural, enquanto que os homens são estimulados a ser ativos.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções