Evo nacionaliza gás e petróleo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Re: Re.: Evo nacionaliza gás e petróleo

Mensagem por rapha... »

Tranca-Ruas escreveu:"Estou seguro de que Fidel e Chávez são comandantes das forças libertárias da América para liberar a América e o mundo" afirmou Morales em entrevista dada em Havana em dezembro de 2005".

Que maravilha!

Hugo

Mensagem por Hugo »

rapha... escreveu:Pessoal, vamos dar um time nos assuntos sobre futebol, e nos concentrarmos na crise que abala nosso país.

Deixem para avacalhar os tópicos de usuários como "penna" ("carlos"), "Steve", "al", "Aurelio Morales" e "Vitor Moura".

:emoticon45:

Ming Lee

Mensagem por Ming Lee »

Kramer escreveu:Isso aí é Super Campões live action. Tsubasa faz tudo isso.

Aprendeu com os Monges... :emoticon12:

Ming Lee

Re.: Evo nacionaliza gás e petróleo

Mensagem por Ming Lee »

O Morales é um besta. Fim de discução...

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Ming Lee escreveu:O Morales é um besta. Fim de discução...

:emoticon5:

Ming Lee

Mensagem por Ming Lee »

rapha... escreveu:

ss - ç

Tranca

Mensagem por Tranca »

03 de maio de 2006

Lula reconhece direito à nacionalização. E recebe críticas dos governistas e oposição

Em conversa com o governo da Bolívia na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu caminho para uma negociação dos preços do gás natural fornecido pelo país e prometeu acionar as cortes de arbitragem internacionais para garantir que os contratos da Petrobras na nação vizinha sejam honrados. Apesar disso, acabou sendo criticado por governistas e pela oposição.

O motivo das críticas foi a posição do presidente em relação à decisão do líder boliviano Evo Morales de nacionalizar o gás e petróleo do país, ocupando os campos e refinarias com forças militares. No diálogo com Morales, Lula reconheceu o direito de "soberania" boliviano e disse entender a posição do colega, ainda que tenha avisado que o país sairá em busca das reparações.

"O governo agirá com firmeza e tranquilidade em todos os foros, no sentido de preservar os interesses da Petrobras, e levará adiante as negociações necessárias para garantir o relacionamento equilibrado e mutuamente proveitoso para os dois países", informou a nota emitida pela assessoria do Palácio do Planalto depois das reuniões no governo e da conversa entre os líderes.

Conforme reportagem da edição desta quarta-feira do jornal O Globo, o governo evitou entrar em conflito direto com a Bolívia porque avalia que o país depende dos investimentos da Petrobras e dos impostos pagos pela estatal brasileira. Assim, Lula foi à procura de Morales para viabilizar um acordo que garanta o fornecimento de gás natural e evite maior prejuízo à Petrobras.

Cobrança - Em Brasília, contudo, a postura de Lula foi criticada por muitos, inclusive dentro da base aliada no Congresso. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por exemplo, disse que Lula não pode ser "condescendente" com "esse desvario contra o nosso país". "E não há outro caminho senão sermos duros e firmes na defesa dos interesses nacionais e da Petrobras."

Na Câmara, o presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP) disse estudar o envio de uma delegação para atuar nas negociações. "O governo brasileiro tem de agir de forma a respeitar a soberania da Bolívia, mas também defender energicamente seus interesses. Lula deve adotar medidas de Estado", disse. Se os governistas cobraram o presidente, a oposição foi mais longe, batendo duro nele.

"A postura do presidente é omissa e até de certa maneira conivente em função de uma camaradagem que ele estabeleceu tentando fazer uma política internacional fracassada, personalista e que hoje desmantelou a América do Sul", atacou o presidente do PSDB, Tasso Jereissati. Para o tucano, o episódio mostra que Lula não cumpre o compromisso de defender os interesses do país.

Outro integrante do PSDB, o líder no Senado Arthur Virgílio (AM), condenou a aliança de Lula com Morales, que classificou de "bufão". Já o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) acusou Lula de se omitir. "A surpresa não foi a decisão de Morales, porque ele já prometia isso na campanha eleitoral. A surpresa foi a omissão do presidente, que deveria ter tomado as providências a tempo."

Fonte: Revista Veja On-Line

[center]Voa pulso fraco, voa![/center]
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Tranca

Mensagem por Tranca »

Ming Lee escreveu:
rapha... escreveu:

ss - ç

Como ousas açoitar a última flor do Lácio. :emoticon12:

Johnny

Mensagem por Johnny »

Providências à tempo? Como? Alguém aí tem idéia quanto tempo demora para construir e por para funcionar uma refinaria de petróleo e gás? Ah, dá licença meu...(Se PSDB fôsse bom, o Brasil já seria uma CHINA)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Não é este o ponto, Johnny.

Lula poderia ter articulado medidas para proteger o Brasil e evitar maiores prejuízos quando Evo anunciava o que faria ainda em campanha.

Lula apoiou-o e nada fez para que tal resultado danoso se concretizasse.

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

A Bolivia descumpriu o contrato que firmou com a Petrobrás. Oh! que horror! alguns dizem. Só que descumprir contrato é algo que acontece.

Em todos os contratos que são feitos, mesmo entre as pessoas físicas, há uma cláusula que estipula alguma multa para o caso de descumprimento do contrato por qualquer das partes. A Bolivia descumpriu o contrato e por isso irá pagar a multa estupulada.

Até mesmo nós podemos descuprir contratos. Imagina que um sujeito aluga uma casa e se compromete, em contrato, a aluga-la durante um ano. Só que surge algum imprevisto na vida da pessoa e ela tem que se mudar em menos de um ano. Dai, a pessoa irá pagar a multa que o mesmo contrato estipulou.

A Bolivia mudou. Por isso, ela não pode cumprir um acordo feito num governo passado cuja diretriz era totalmente diferente do governo atual. Ela irá pagar a multa devida e indenizações, inclusive.

O Governo da Bolivia quer ser ter o controle de todos os recursos naturais do país. É um direito deste governo. Se é ou não a melhor opção, não sei, mas este país esta exercendo sua soberania.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Ocupar uma indústria estrangeira é crime.
Isso não tem desculpa.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Claudio Loredo escreveu:
A Bolivia descumpriu o contrato que firmou com a Petrobrás. Oh! que horror! alguns dizem. Só que descumprir contrato é algo que acontece.

- Claro que acontece, faça um experimento prático, assine um contrato de aluguel e descumpra.

Claudio Loredo escreveu:
Em todos os contratos que são feitos, mesmo entre as pessoas físicas, há uma cláusula que estipula alguma multa para o caso de descumprimento do contrato por qualquer das partes. A Bolivia descumpriu o contrato e por isso irá pagar a multa estupulada.

- Cláudio, veja bem, eles confiscaram as usinas, as ocuparam militarmente e mudaram unilateralmente as regras do jogo e você acha que multas resolverão isso? - Se você aluga um apartamento e depois toma posse dele, basta pagar multas para resolver? - Se você aluga um carro e depois o destrói, basta pagar multas?

Claudio Loredo escreveu:
Até mesmo nós podemos descuprir contratos. Imagina que um sujeito aluga uma casa e se compromete, em contrato, a aluga-la durante um ano. Só que surge algum imprevisto na vida da pessoa e ela tem que se mudar em menos de um ano. Dai, a pessoa irá pagar a multa que o mesmo contrato estipulou.

- Se ele resolver que vai diminuir o aluguel em 50%, basta pagar a multa e pagar a metade mensalmente e tá tudo limpo ?!?!?! - Conta outra!!! :emoticon12: :emoticon12:

Claudio Loredo escreveu:
A Bolivia mudou. Por isso, ela não pode cumprir um acordo feito num governo passado cuja diretriz era totalmente diferente do governo atual. Ela irá pagar a multa devida e indenizações, inclusive.

- Então prá que expropriar e ocupar? - Não poderia ter feito isso de cara?

Claudio Loredo escreveu:
O Governo da Bolivia quer ser ter o controle de todos os recursos naturais do país. É um direito deste governo. Se é ou não a melhor opção, não sei, mas este país esta exercendo sua soberania.

- Exercer soberania sobre maquinário, investimento e tecnologia alheia é mole...

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Tranca

Mensagem por Tranca »

Claudio Loredo escreveu:A Bolivia descumpriu o contrato que firmou com a Petrobrás. Oh! que horror! alguns dizem. Só que descumprir contrato é algo que acontece.

Saudações, Claudio!

Sim, é um horror para os investidores internacionais, para a Petrobras e seus acionistas, para as demais empresas e a médio e longo prazo para o próprio povo da Bolívia, Estado que demorará muitos anos para conseguir alguma credibilidade no cenário internacional, após o atentado ao bom-senso cometido pelo Morales.

Até agora eu não lí uma única declaração vinda daquele governo que dissesse ter alguma intenção de pagar multas contratuais ou indenizar as empresas por eventuais (e certos) prejuízos.

Nem se sabe se a Bolívia tem a mínima condição de pagar as multas previstas nestes contratos.

Foi só o anúnicio da expropriação e as bravatas seguintes, sem se falar em multas ou indenizações às empresas prejudicadas.

Caso saiba de algum veículo de comunicação que tenha noticiado a intenção do Governo da Bolívia de arcar com multas e prejuízos das empresas expropriadas, favor postar.

Mas se o dono da casa for o "irmão-maior" do inquilino, conhecido por sua bunda-molice no trato de assuntos sérios, pode até resolver agir com camaradagem porquê o "irmãozinho-menor" é pobrezinho e seus filhos ranhentinhos estão sem leite, acabando por perdoar a dívida e deixar este último morando de graça, mesmo às custas do seu próprio prejuízo, dos seus filhos com fome e da falta de leite na sua geladeira...

A Bolivia mudou. Por isso, ela não pode cumprir um acordo feito num governo passado cuja diretriz era totalmente diferente do governo atual.

Isso é uma ótima desculpa.

A partir de hoje, posso deixar de pagar meus credores, pois "mudei", passei a exercitar outra diretriz que só me permite pagar aquilo que quero e da maneira que quero. Afinal, para que servem os contratos, as Leis, os Tratados Internacionais?

Ela irá pagar a multa devida e indenizações, inclusive.

Provas?

Fontes confiáveis?

Tem todo o direito, desde que cumpra com os contratos outrora estabelecidos ou arque totalmente com as conseqüências.

É muito fácil expropriar indústrias lucrativas e cuja infra-estrutura está muito bem montada, passando a auferir apenas os lucros quando não tomou parte nos investimentos necessários para elas estarem funcionando.

Maravilha!

Tomara que o Governo Lula tenha idéias assim também, depois que for re-eleito.
:emoticon13:
Editado pela última vez por Tranca em 03 Mai 2006, 17:50, em um total de 1 vez.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Claudio Loredo escreveu:
Imagina que um sujeito aluga uma casa e se compromete, em contrato, a aluga-la durante um ano. Só que surge algum imprevisto na vida da pessoa e ela tem que se mudar em menos de um ano.

A analogia mais adequada seria:
Eu alugo uma casa e pago dois anos adiantados. Depois de algum tempo, o senhorio invade minha casa armado, expulsa a mim e a minha família e fica com a casa e o dinheiro.

Isso não é quebra de contrato. É quebra das leis.

Claudio Loredo escreveu:
Dai, a pessoa irá pagar a multa que o mesmo contrato estipulou.
[/color]
E a Bolívia vai pagar. Sei.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Ming Lee escreveu:A sorte do Brasil é que o Monge no meu Avatar não vai participar no Mundial. Vcs conhecem o Shaolin Soccer? É imbatível... fenomenal...

Consegue ser melhor que Kung Fu Hustle e pior que Kung Pow.

Não que qualquer um dos três seja realmente bom, mas...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:"Estou seguro de que Fidel e Chávez são comandantes das forças libertárias da América para liberar a América e o mundo" afirmou Morales em entrevista dada em Havana em dezembro de 2005".

Que maravilha!

Coincidentemente, é o mesmo discurso que o "mundo livre" usou e que o Cabeça já se cansou de repetir.

Senhores, aí estão os dois lados da questão. Estamos fudidos em qualquer um deles. :emoticon12:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Claudio Loredo escreveu:

Caso Evo pague as indenizações, ele simplesmente estará sendo incoerente com seu discurso "revolucionário".

Claudio Loredo escreveu:

Um governo democrático é feito em segmentos, onde o líder deve fazer o máximo com o que tem em mãos, dando continuidade ao que o outro fez, e respeitando todo tipo de acordo e planejamento.

O que Evo fez é o que se passa na cabeça de todo tipo de pessoa que se acha acima do establishment da política e da economia, mesmo com um discurso e ideário de séculos atrás, que nunca deu certo. Um "revolucionariozinho" barato.

Claudio Loredo escreveu:

De forma populista, demagógica, e, sobretudo, ilegal.

Enfim, a Bolívia vai para um buraco mais fundo do que aquele em que já se encontra, e faria um grande favor se não nos levasse junto.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Samael escreveu:
rapha... escreveu:

Que maravilha!

Coincidentemente, é o mesmo discurso que o "mundo livre" usou e que o Cabeça já se cansou de repetir.

Senhores, aí estão os dois lados da questão. Estamos fudidos em qualquer um deles. :emoticon12:

Não sei sobre essa de "mundo livre". Mas caso alguém nos livre da tríade "Evo", "Cháves" e "Fidel", estará fazendo um grande feito para o mundo todo.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Tranca-Ruas escreveu:Não é este o ponto, Johnny.

Lula poderia ter articulado medidas para proteger o Brasil e evitar maiores prejuízos quando Evo anunciava o que faria ainda em campanha.

Então me dê um exemplo de como essa "precaução" poderia ter sido feita. Lembre-se que toda vez que Lula era "candidato", os boatos sobre a saída de recursos e investimentos corriam soltos. Quantas vêzes não ouvi ameaças por parte dos industriários sobre o que aconteceria se Lula ganhasse (desemprego, evasão de recursos, anarquia...). O pior caso foi na era Collor onde numa indústria onde eu trabalhava em SP fez uma "reunião" no pátio impondo votos para o Collor (claro que depois todo mundo caiu na gargalhada com o que aconteceu...). Então estar na oposição e falar coisas do tipo é fácil, como dizer que FHC aguentou duas crises mundiais e bla bla bla. Como saber se Lula não o faria? Bem, mas o caso não é esse e sim o que rege o tópico. Não tem como garantier algo tão imprevisto assim, e se assim o fôsse, os investidores estrangeiros daqui do BRasil teriam feito alguma coisa a tempos atrás.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Claudio Loredo escreveu:A Bolivia mudou. Por isso, ela não pode cumprir um acordo feito num governo passado cuja diretriz era totalmente diferente do governo atual. Ela irá pagar a multa devida e indenizações, inclusive.

Cláudio,
O contrato foi fechado entre Bolívia e Brasil, não entre 2 presidentes. Não importa quem esteja na função de presidente num dado momento. O contrato tem que ser honrado pelos 2 países.
Se alguma coisa acontecer que impeça isto, as duas partes se reúnem e rediscutem o contrato. Não pode haver rompimente unilateral.

O contrato não foi imposto. O rompimento sim, inclusive com tropas armadas.

E não adianta citar ideologias, direitos do "povo", nacionalismo, independência e outros conceitos vazios.
O que aconteceu foi o descumprimento de um compromisso livremente aceito e discutido entre as duas partes.
A ideologia não importa. Quem são os envolvidos não importa.

Morales vai passar e sumir no lixo da história. O prejuízo que ele causou a seu país vai ficar.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Johnny escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Não é este o ponto, Johnny.

Então me dê um exemplo de como essa "precaução" poderia ter sido feita. Lembre-se que toda vez que Lula era "candidato", os boatos sobre a saída de recursos e investimentos corriam soltos. Quantas vêzes não ouvi ameaças por parte dos industriários sobre o que aconteceria se Lula ganhasse (desemprego, evasão de recursos, anarquia...). O pior caso foi na era Collor onde numa indústria onde eu trabalhava em SP fez uma "reunião" no pátio impondo votos para o Collor (claro que depois todo mundo caiu na gargalhada com o que aconteceu...). Então estar na oposição e falar coisas do tipo é fácil, como dizer que FHC aguentou duas crises mundiais e bla bla bla. Como saber se Lula não o faria? Bem, mas o caso não é esse e sim o que rege o tópico. Não tem como garantier algo tão imprevisto assim, e se assim o fôsse, os investidores estrangeiros daqui do BRasil teriam feito alguma coisa a tempos atrás.

Johnny, desde a época da campanha para a presidência da Bolívia, Morales já levantava a bandeira da nacionalização*

Lula reuniu-se com Morales várias vezes, tendo tempo para negociar saídas de uma situação prevista. Preferiu olhar apenas para o lado ideológico - confundindo duas coisas distintas, que é o discurso ideológico e os interesses do país o qual está à frente - ao apoiá-lo, sem tomar precauções e condicionar seu apoio à uma proteção eficaz dos investimentos nacionais. Foi burro, frouxo, fraco.

Portanto, poderia sim ter se precavido.

Depois, mostrou mais frouxidão com a reação que teve. Chegará desarmado à reunião em Puerto Iguazu, pois declarou reconhecer o direito da Bolívia, sem ter previamente analisado todos os espectros da situação junto com o corpo diplomático.

E por quê raios aceitou que Hugo Chavez faça parte da reunião?

Está claro que Chavez e Morales estão juntos nesta - tanto que Chavez declarou que a estatal venezuelana treinará técnicos bolivianos para trabalhar na extração de petróleo e gás na Bolívia.

Ou seja, o Brasil tem uma reação fraca enquanto os dois ratos se refestelam com o produto do saque efetivado nas empresas expropriadas.

* que ocorreu de forma nada amistosa, em se tratando de uma expropriação levada a efeito com o apoio do exército, como se Morales estivesse libertando o povo boliviano do jugo das empresas estrangeiras estabelecidas no país. Enfim, Morales está errado tanto na forma quanto no fundo.

Ming Lee

Mensagem por Ming Lee »

Samael escreveu:
Ming Lee escreveu:A sorte do Brasil é que o Monge no meu Avatar não vai participar no Mundial. Vcs conhecem o Shaolin Soccer? É imbatível... fenomenal...

Consegue ser melhor que Kung Fu Hustle e pior que Kung Pow.

Não que qualquer um dos três seja realmente bom, mas...

Esses filmes são transcendentes. Estão para além do bom e do mau...

Tranca

Mensagem por Tranca »

Chavez já chegou à reunião mudando o foco principal do encontro.

http://www.estadao.com.br/ultimas/econo ... 04/137.htm

Roberto Campos

Trancado