Cof-cof.

Elremosh Deff escreveu:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u107464.shtml
Cof-cof.
user f.k.a. Cabeção escreveu:
1. A propriedade alheia foi invadida a força por unidades armadas. Isso torna a analogia procedente, independente de idiossincrasias e contingências especiais.
2. O que Morales está fazendo que não 'nacionalizar a exploração'? Está praticamente expulsando empresas estrangeiras que geriam a exploração e tomando essa tarefa para si, ou então transformando essas empresas em meras prestadoras de serviço. O problema todo está aí, em 'nacionalizar a exploração', pois não era isso que estava previsto quando investimentos bilionários naquele país, pagos tanto pelos impostos que pagamos quanto pelo preço abusivo da gasolina que temos que arcar, e nisso tanto eu quanto você perdemos.
3. Não se trata de um mero contrato de aluguel, Sama. Não pode ser resolvido apenas com multas. Investimentos bilionários foram feitos para serem saqueados por um meliante nacionalista que governa um país sem dinheiro até para pagar os ponchos que o presidente usa.
4. Não se trata de "mito liberal", Samael. Se trata de honrar contratos, respeitar a propriedade privada e acordos internacionais, além de ter um comportamento menos agressivo com relação a países aliados.
Ming Lee escreveu:E que se f*** os accionistas da Petrobras...
Espero que ninguém aqui seja accionista da Pertobras...
Samael escreveu:Sou apenas eu que estou achando que a mídia está mais preocupada em julgar os fatos a partir de seu viés político do que apresentá-los?
Samael escreveu:Que o diga aquele estrupício humano chamado "Miriam Leitão"...
user f.k.a. Cabeção escreveu:[b]5. Samael, nem toda a esquerda é composta por defensores do Welfare escandinavo. Para que existam esquerdas assim, muito do malévolo "imperialismo capitalista" precisa existir, para que suas políticas sejam sustentáveis a partir do capital gerado pela produtividade e pelo lucro da economia de mercado livre.
Samael escreveu:É, mas de você eu gosto, Bigode!
Fernando Silva escreveu:Samael escreveu:É, mas de você eu gosto, Bigode!
Êpa, tô fora! Tá me estranhando?
Samael escreveu:1- A analogia parece improcedente para mim. Se trata dum estabelecimento comercial estatal instalado em território alheio. É uma questão diplomática nacional e, como tal, deve ser resolvida. E eu retaliaria, com certeza. Da mesma forma que os nobres retaliaram os bolcheviques, da mesma forma que várias classes dominantes retaliaram seus dominados.
Fernando Silva escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:[b]5. Samael, nem toda a esquerda é composta por defensores do Welfare escandinavo. Para que existam esquerdas assim, muito do malévolo "imperialismo capitalista" precisa existir, para que suas políticas sejam sustentáveis a partir do capital gerado pela produtividade e pelo lucro da economia de mercado livre.
Marx disse: primeiro se atinge a prosperidade econômica. Só então acabam-se as diferenças de classe e os meios de produção tornam-se de propriedade de todos.
Nenhum país fez isto até hoje. Os que se disseram comunistas apenas socializaram a miséria (exceto por uma nomenklatura que se dizia "mais igual que os outros" e governava com poderes ditatoriais e desfrutava de todos os luxos (ver "Fazenda dos Animais", de George Orwell).
Fernando Silva escreveu:Samael escreveu:1- A analogia parece improcedente para mim. Se trata dum estabelecimento comercial estatal instalado em território alheio. É uma questão diplomática nacional e, como tal, deve ser resolvida. E eu retaliaria, com certeza. Da mesma forma que os nobres retaliaram os bolcheviques, da mesma forma que várias classes dominantes retaliaram seus dominados.
Não é uma boa analogia. Os nobres estavam lutando por sua sobrevivência, certamente, e certamente achavam que tinham direito à riqueza enquanto o povão morria de fome, mas eu entendo a revolução francesa e a revolução russa. Foram a reação dos explorados.
Não é o caso das relações Brasil/Bolívia. O acordo entre os dois países foi fechado livremente, não imposto, ao contrário da exploração na Rússia e na França. Os nobres, nos dois casos, deveriam ter feito as mudanças de cima para baixo, em vez de serem surpreendidos pelo estouro da boiada de baixo para cima.
Estouros da boiada sempre destróem muita coisa boa antes que um novo estado de equilíbrio seja atingido. Não é à toa que o período logo após a revolução francesa foi chamado "O Grande Terror".
Elremosh Deff escreveu:Corrigindo: O fato de você estar olhando para o seu umbigo não tem nenhuma correlação com o evento, visto que você não é acionista da Petrobras, portanto, trata-se somente da reprodução da estupidez conservadoristinha.
Samael escreveu:Concordo, Fernando! Mas você não deve ter reparado que a minha analogia foi referente "aos marginais invadindo a minha casa", colocada pelo Cabeção. Ela é improcedente em relação ao caso Brasil/Bolívia mesmo.
Ming Lee escreveu:O Moshe arrebentou. Nao tinha pensado nisso. Na verdade, vcs estao mesmo cagando e andando para o que possa acontecer á Bolívia. O Mais grave nao é a ofensa ao Brasil (que existe mas é relativa) O mais grave é o que vai acontecer ao Povo Boliviano que vai empobrecer porque o Investimento estrangeiro vai fugir...
clara campos escreveu:Porque continuam as pessoas a achar que os fins justificam os meios????????????