Fantástico Vs Charlatanismo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Joao Valle

Re: Re.: Fantástico Vs Charlatanismo?

Mensagem por Joao Valle »

Vitor Moura escreveu:
Kramer escreveu:Jesus disse que não veio para mudar a lei e que ninguém deve fazê-lo.
A lei proíbe comunicação com os mortos.
Logo...

Jesus revogou a lei no momento em que subiu no alto do Tabor e conversou com os espíritos de Moisés e Elias.

Mat 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

Mat 7:12 - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

A "lei e os profetas" não foi revogada, mas reafirmada. Esta "lei e os profetas" referem-se a partes específicas do Torá, que foi resumida por Jesus na "lei de ouro" ou "lei da reciprocidade" (golden rule).
http://www.religioustolerance.org/reciproc.htm

Esta "lei ética" é citada em quase 21 religiões do mundo, e está diretamente ligada com a "empatia", um sentimento que até mesmo alguns ateus (assim como os símios e outros animais inferiores :emoticon12:) são capazes de ter.

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Kramer escreveu:
Deise Garcia escreveu:Tudo bem Kramer! Quando você crescer, entenderá! Terei cuidado com as pedras, não se preocupe! :emoticon12:
Mas me diga bichim ... este seu avatar está parecendo mais o Retrato de Dorian Grey. Acertei?

Deise, o que eu falei é verdade. Se um determinado credo se diz cristão, deve tentar seguir tudo o que Jesus disse, senão é hipocrisia pura. Eu teria muito mais respeito pelo espiritismo se ele não fizesse isso.

Entendo o que você quer dizer e penso que a responsabilidade é do próprio cristão quando tenta passar a imagem de estar acima das imperfeições.
Eu também pensaria assim se não fosse espírita e enxergasse o ser humano imperfeito dentro dessa fase evolutiva em que estamos.

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Kramer escreveu:
Deise Garcia escreveu:Tudo bem Kramer! Quando você crescer, entenderá! Terei cuidado com as pedras, não se preocupe! :emoticon12:
Mas me diga bichim ... este seu avatar está parecendo mais o Retrato de Dorian Grey. Acertei?

Deise, o que eu falei é verdade. Se um determinado credo se diz cristão, deve tentar seguir tudo o que Jesus disse, senão é hipocrisia pura. Eu teria muito mais respeito pelo espiritismo se ele não fizesse isso.

O retrato é do Kramer, personagem da série Seinfeld.

Parece o 'Ross' de 'Friends'.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Vitor Moura escreveu:

Espero que você não tenha que fazer nenhum retrato falado.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Vitor Moura

Res Cogitans escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Espero que você não tenha que fazer nenhum retrato falado.

Não parece não? Aurelio, por favor, coloque o Ross e o Kramer lado a lado.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Vi a reportagem.

Pareceu com um programa exibido no People & Arts, de um medium que faz contato com parentes mortos da platéia.

Mas nesse caso, o cara fez apenas sugestões vagas sobre a personalidade de cada um, e eles engoliram numa boa.

Natural, uma platéia de gente que acredita em espiritismo e mediunidade não é difícil de se convencer.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Vitor Moura

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Vi a reportagem.

Pareceu com um programa exibido no People & Arts, de um medium que faz contato com parentes mortos da platéia.

Mas nesse caso, o cara fez apenas sugestões vagas sobre a personalidade de cada um, e eles engoliram numa boa.

Natural, uma platéia de gente que acredita em espiritismo e mediunidade não é difícil de se convencer.

Vi a reportagem também, achei que tem qualidade, e 9 das 9 pessoas testadas saíram convencidas , dando 10 para o sensitivo (embora eu achasse que devessem ter perguntado a nota que dariam para o sensitivo para as demais pessoas também)! Foi legal.

Um abraço,
Vitor

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Fantástico Vs Charlatanismo?

Mensagem por O ENCOSTO »

O próximo programa poderia ser uma simulação de DESGARREGOS, como os que ocorrem na Univer$al.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Joao Valle escreveu:Esta "lei ética" é citada em quase 21 religiões do mundo, e está diretamente ligada com a "empatia", um sentimento que até mesmo alguns ateus (assim como os símios e outros animais inferiores :emoticon12:) são capazes de ter.

"Até mesmo alguns ateus" ?!
Agora você me ofendeu :emoticon2:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... 45,00.html

Ao fim da experiência, os produtores do Fantástico esclareceram: o sigilo sobre a identidade de Ângelo era necessário para que o teste fosse realizado com base científica. Consultados em seguida, todos no auditório concordaram em continuar na experiência. O psicólogo e o mágico explicaram como o ator foi treinado para se passar por um vidente. Mesmo assim, Fernanda continuou acreditando que Osvaldo era de fato um paranormal.

Tipico comportamento de kardecistas e evangélicos.

Kardecistas devem acreditar que ao menos por alguns segundos o cara realmente teve contato com o "além". :emoticon16:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fernando Silva
Administrador
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Mesmo assim, Fernanda continuou acreditando que Osvaldo era de fato um paranormal.

Já aconteceu em muitos outros casos no mundo inteiro. Mesmo depois que o falso vidente revelou a fraude, muitos continuaram acreditando que ele era vidente, só que não percebia.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Gostaria que eles estudassem o que o Chico fez em vida.
Ele continua sendo a pedra no sapato...
" ...I'm running to stand still... "

Anna

Mensagem por Anna »

Deise Garcia escreveu:
Aurelio Moraes escreveu:Não falei que vinha mais merda da Deise?

Mr Donkey Moraes, eu sempre ouvi dizer que quando um burro fala o outro abaixa a orelha. Mas não é o que acontece por aqui. Quando você fala os outros aplaudem!
Existe sempre o mérito da questão e este consiste em convencer o maior número de donkeys usando o sistema de repetição.
Essa parte você faz bem, e utiliza para você aquilo que critica nas igrejas.
A única coisa que lamento é sua crítica acirrada, e dos seus comandados, com relação a DE. É lógico que nenhum de vocês sabem nada sobre espiritismo porque se soubessem saberiam diferenciar as doutrinas orientais das ocidentais. A DE não absorveu as interpretações criadas pelas crenças e doutrinas reencarnacionaistas, mas faz justamente um movimento em contrário porque parte da observação direta dos fatos e oferece subsídios que permitem a essas crenças rever conceitos, superar superstições e resolver diferenças proporcionando a tolerância religiosa.
Eu jamais vou esperar que você compreenda isso, apenas quis fazer constar.

Parte da observação direta eliminando os dados que não lhe convém, cria termos escalafobéticos (pseudocientíficos) para explicar de forma tosca e distorcida o que é explicável através d ramos da ciência, principalmente as cognitivas. E ainda se julga científico. Bah! :emoticon15:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

RCAdeBH escreveu:Gostaria que eles estudassem o que o Chico fez em vida.

Quando um mágico explica como se faz um truque, deixo de acreditar em gente que fez a mesma coisa e diz que usou poderes sobrenaturais ou paranormais.
Não que eu acreditasse antes. Posso até acreditar no fenômeno, mas não na explicação.
Provar o fenômeno é diferente de provar a explicação.

CX só continua sendo a pedra no sapato do ponto de vista de quem acredita em seus poderes.

Anna

Mensagem por Anna »

Logicamente o herói espiritamente não se submeteria ao exame críitico de cientistas e ilusionistas. Esse argumento de que o médium não se prestaria a fazer uma coisa dessas, ou de que muitos fenômenos não se manifestam fora das condições vibracionais necessárias para tal, foi inventado exatamente para proteger a ilusão que se instala em nossas cabeças quando seguimos o espiritismo.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Não gostei tanto da experiência, as técnicas eram muito bobinhas. Só gostei de ver que isso era suficiente para enganar aquela gente toda.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Exatamente. Foi feita uma leitura fria meio amadoresca, dessas que são feitas em centro-espíritas de quinta categoria. Existem técnicas bem mais avançadas, que envolvem programação neuro-lingüística, hipnose e sugestão, falsa pergunta. Algumas vezes o grau de refinamento da técnica permite fazer assertivas totalmente específicas e impressionantes apenas com um pequeno conjunto de dados coletados, assertivas inclusive sobre pessoas não presentes, mas que são conhecidas do interpelado pelo medium.

E também a velha conhecida abordagem heurística, na qual o medium percebe a reação da pessoa enquanto lança dados vagos e dispersos, e quanto mais se aproxima de uma resposta positiva, mais adentra no tema específico.

O ator não era ruim, era apenas inexperiente.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Anna escreveu:

Logicamente o herói espiritamente não se submeteria ao exame críitico de cientistas e ilusionistas. Esse argumento de que o médium não se prestaria a fazer uma coisa dessas, ou de que muitos fenômenos não se manifestam fora das condições vibracionais necessárias para tal, foi inventado exatamente para proteger a ilusão que se instala em nossas cabeças quando seguimos o espiritismo.

Ele se submeteu a exames durante a vida toda. Reporteres e cientistas que formam a Uberaba especialmente para "desmascarar" o Chico voltavam sempre sem explicaçao.
Lanço o desafio novamente:
Me expliquem como ele fazia aquelas "mágicas"
PS: Mas por favor, não me falem que ele era "débil mental" como o encosto. É no mínimo ridículo.

Hugo

Mensagem por Hugo »

RCAdeBH escreveu:
Anna escreveu:

Ele se submeteu a exames durante a vida toda. Reporteres e cientistas que formam a Uberaba especialmente para "desmascarar" o Chico voltavam sempre sem explicaçao.
Lanço o desafio novamente:
Me expliquem como ele fazia aquelas "mágicas"
PS: Mas por favor, não me falem que ele era "débil mental" como o encosto. É no mínimo ridículo.

Repórteres e cientistas, mas quantos mágicos profissionais?

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Kramer escreveu:

Durante seus mais de 50 anos de trabalho é impossivel que algum mágico ou ilusionista não tivesse ido até ele para "desmascara-lo".
Devem ter voltado decepcionados. E calados...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Kramer escreveu:
RCAdeBH escreveu:Ele se submeteu a exames durante a vida toda. Reporteres e cientistas que formam a Uberaba especialmente para "desmascarar" o Chico voltavam sempre sem explicaçao.

Repórteres estão sempre à procura de notícias espetaculares.
Cientistas não são treinados para detectar fraudes. Aliás, eles tendem a confiar uns nos outros e podem ser mais facilmente enganados que um mágico profissional, treinado justamente para enganar.

Quantos desses cientistas tinham tendências céticas, já tinham estudado o assunto do ponto de vista cético e fizeram testes em condições controladas?

Hugo

Mensagem por Hugo »

RCAdeBH escreveu:
Kramer escreveu:

Durante seus mais de 50 anos de trabalho é impossivel que algum mágico ou ilusionista não tivesse ido até ele para "desmascara-lo".

Provas?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

RCAdeBH escreveu:Durante seus mais de 50 anos de trabalho é impossivel que algum mágico ou ilusionista não tivesse ido até ele para "desmascara-lo".

Um pouco vaga sua resposta. Devem ter? Quem exatamente?

Serve o sujeito que pediu para o CX contactar o espírito de uma pessoa ainda viva e ele transmitiu as "mensagens" do "falecido"?

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Creio eu que ficou bastante evidente a necessidade do pensamento crítico e um boa dose de ceticismo.
Eu achei tambem muito amadoristica a "demonstração"... fiquei surpreso com a facilidade que as pessoas cairam na "labia" do ator. Aposto que 99,9% dos foristas do RV não ficariam nem um pouco impressionado com a representação. Mas a produção escolheu a dedo os participantes, imagino que todos ja eram pré-condicionados a crer.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Nunca subestime a capacidade humana de acreditar em coisas.

O espiritismo vive apenas dessa capacidade assombrosa que as pessoas tem de contrariar a razão, a lógica e a moralidade para crer naquilo que desejam crer, não importando quão irracional, inconsistente e imoral for. No caso do kardecismo, é muito das tres coisas.

Trancado