Testes em animais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é a favor da realização de testes em animais?

Sim, em qualquer caso
11
35%
Sim, mas apenas para remédios
10
32%
Não
10
32%

Total de votos: 31

Carmen

Re: Re.: Testes em animais

Mensagem por Carmen »

Fernando Silva escreveu:
Carmen escreveu:P.S.: só encontrei "malabarismos", de "intelectuais", nada.

Talvez porque não haja uma resposta simples para a questão.
Talvez porque seja radicalismo escolher entre "sim" e "não". Talvez a resposta certa seja: "Depende do caso".

Fernando, as postagens a que me refiro (e creio, o Avatar idem) estão bem claras.

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

Fernando Silva escreveu:Como ficam as baratas, moscas, cupins, ratos de esgoto?
Devemos protegê-los também? Conviver numa boa com eles?

Fernando, em um tópico criado pelo Dante esse tema foi razoavelmente esmiuçado. Eu postaria aqui o link, se tivesse a mais mínima idéia de onde encontrar aquele tópico. Lamento...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Carmen escreveu:Como com o vegetarianismo. Minha meta é me abster 100% de produtos animais na alimentação. Gradualmente estou conseguindo, me mantendo fiel ao meu objetivo, hoje estou quase vegana.

Leite e ovos foram feitos para serem comidos. Não envolvem morte nem sofrimento.

Espero que você não chegue ao ponto de criticar o aleitamento materno, como algumas radicais já fizeram. :emoticon16:

Em si não. Mas se você soubesse o método como as galinhas poedeiras são criadas...
http://www.vegetarianismo.com.br/pqv/animais.html

Aves
Nos EUA, praticamente todas as aves de produção são criadas em fazendas-fábricas. Nessas condições estressantes e superpopulosas, as galinhas bicam-se umas às outras. Para impedir isso, os funcionários cortam até 2/3 dos bicos com uma lâmina quente, causando dor severa durante semanas.6 Algumas aves não conseguem comer depois de cortado o bico e morrem de fome. Em galpões pouco ventilados, os excrementos exalam vapores que causam infecções respiratórias, infecções nos olhos e outros danos.

Galinhas Poedeiras
Até seis galinhas poedeiras vivem em uma única gaiola cujo chão feito de grades de arame nao passa de 1,7 pés quadrados. Essas condições levam à debilidade, ossos quebradiços, osteoporose e fraqueza muscular.

Em 1888, as galinhas punham em média 100 ovos por ano;1 em 1998, a média era de 256. Ao final de seu ciclo de postura, as galinhas nos EUA são abatidas ou recebem um "choque biológico" que consiste em remover a ração e a água por vários dias para provocar outro ciclo de postura de ovos.

Imagem

É, Léo, a velha fórmula "moral" da maior pordutividade e menores custos. Viva a potencialização dos lucros!

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Samael escreveu:É, Léo, a velha fórmula "moral" da maior pordutividade e menores custos. Viva a potencialização dos lucros!

Apenas lembrando que isso não começa no empresário, começa no consumidor. Se o consumidor exigisse apenas leite e ovos criados em condições decentes, eles seriam produzidos. Só que os produtos assim gerados são mais caros, e o consumidor vai preferir o mais barato (independente de ser desumano) para maximizar seu poder de compra. Isso lhe dá mais conforto e status. Então o problema não é apenas a margem de lucro empresarial.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Nospheratu

Re.: Testes em animais

Mensagem por Nospheratu »

Á favor,precisamos deles para pesquisas científicas,e animais nascem e morrem todo dia na natureza,como disse o Capitão América.
Quem quiser me chamar de monstro,fique á vontade.

Flavio Costa
Contato:

Nospheratu escreveu:Á favor,precisamos deles para pesquisas científicas,e animais nascem e morrem todo dia na natureza,como disse o Capitão América.

É só uma questão de especismo, pois gente morre a todo momento também e nem por isso nos sentimos justificados para fazer experiências com seres humanos.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Todo mundo é especista. Quem não é com os animais, é com as plantas.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Flavio Costa escreveu:
Nospheratu escreveu:Á favor,precisamos deles para pesquisas científicas,e animais nascem e morrem todo dia na natureza,como disse o Capitão América.

É só uma questão de especismo, pois gente morre a todo momento também e nem por isso nos sentimos justificados para fazer experiências com seres humanos.

E o que é mais espantoso, Flávio, é que realmente existem pessoas que não conseguem perceber a lucidez e obviedade desse argumento. Queria ter a paciência do Fernando Silva para refutar discursos tão primários. Hoje, não...

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Na minha opinião, preservar os animais e ser cruel com plantas, fungos, bactérias e protozoários é puro especismo.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Parem de tomar remédios.
Bando de eco-chatos malas.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Aurelio Moraes escreveu:eco-chatos

Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:É, Léo, a velha fórmula "moral" da maior pordutividade e menores custos. Viva a potencialização dos lucros!

Apenas lembrando que isso não começa no empresário, começa no consumidor. Se o consumidor exigisse apenas leite e ovos criados em condições decentes, eles seriam produzidos. Só que os produtos assim gerados são mais caros, e o consumidor vai preferir o mais barato (independente de ser desumano) para maximizar seu poder de compra. Isso lhe dá mais conforto e status. Então o problema não é apenas a margem de lucro empresarial.

Exatamente, Flávio. Mas o sistema capitalista embasa uma ideologia de ganho que transcende às condições primárias de produtor e consumidor.

Além disso, a grande maioria da população está mais preocupada com problemas mais óbvios que o sofrimento de galinhas...

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Kramer escreveu:
Aurelio Moraes escreveu:eco-chatos

Imagem

Foi daí que surgiu a expressão, eu acho.
:emoticon12:

Nospheratu

Mensagem por Nospheratu »

Flavio Costa escreveu:

E o que é mais espantoso, Flávio, é que realmente existem pessoas que não conseguem perceber a lucidez e obviedade desse argumento. Queria ter a paciência do Fernando Silva para refutar discursos tão primários. Hoje, não...

Mais algum comentário absurdamente útil sobre minhas habilidades discussivas ?

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

Flavio Costa escreveu:

Os predadores na Natureza também praticam "especismo" (se assim deseja chamar) ao comerem suas presas (de outras espécies, salvo exceções) ainda vivas. O que os matadouros fazem é apenas o serviço que nós consumidores, predadores, faríamos: matar galinhas com os melhores requintes de crueldade.
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Capitão América

Viva!!!!
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Capitão América

King In Crimson escreveu:Todo mundo é especista. Quem não é com os animais, é com as plantas.

Exato. Pobres plantinhas, estão no início da cadeia alimentar! :emoticon11:

O correto é alimentar-se somente de luz...
[]'s

Imagem

Capitão América

Samael escreveu:Além disso, a grande maioria da população está mais preocupada com problemas mais óbvios que o sofrimento de galinhas...

Óbvio... E você, se preocupa? Se preocupa também com o sofrimento do ratinho do deserto, que é esfacelado e comido ainda vivo, por aves de rapina?
[]'s

Imagem

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

A União Europeia elaborou diversas legislações visando a proteção aos direitos dos animais, considerados seres sensiveis e por isso merecedores de proteção legal. Hoje este continente tem a mais avançada legislação de proteção a fauna existente no mundo.

Para saber mais sobre a legislação de proteção aos animais adotados pelos países europeus, visite esta página:
http://europa.eu.int/comm/research/leaf ... ex_pt.html

Alguns exemplos da legislação européia de proteção aos animais.

“Na definição e aplicação das políticas comunitárias nos domínios da agricultura, dos transportes, do mercado interno e da investigação, a Comunidade e os Estados-Membros terão plenamente em conta as exigências em matéria de bem-estar dos animais, respeitando simultaneamente as disposições legislativas e administrativas e os costumes dos Estados- Membros, nomeadamente em matéria de ritos religiosos, tradições culturais e património regional.”

Protocolo anexo ao Tratado CE, em vigor desde 1999

As regras da UE em matéria de bem-estar dos animais estabelecem que qualquer experiência científica num animal é contrária à lei quando exista um método científico alternativo. No que se refere à investigação financiada pela União, os ensaios em animais só são permitidos se os parceiros do projecto comprovarem de forma inequívoca que não existem alternativas à utilização de animais e que o benefício potencial resultante das experiências em animais se sobrepõe a qualquer sofrimento causado ao animal.

As gaiolas em bateria básicas para galinhas poedeiras pertencerão em breve ao passado na UE. As novas normas de bem-estar para galinhas poedeiras determinam que a partir de 2012 serão proibidas gaiolas com menos de 750 cm2 por galinha.

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Aminha experiência pessoal:

No meu curso temos algumas aulas práticas que exigem a dissecação de animais (ratinhos). Estive a falar com o meu professor, que é muito sensível a estas questões, e ele explicou que a vigilância em relação aos animais de laboratório está cada vez mais apertada.
É proibido fazer experiência em vertebrados selvagens, por exemplo (embora eu tenha que admitir que demos uma machadinha nesta lei ao usar uma rã como cobaia. Usámos uma cobaia por turma num total de quatro turmas, o que deu um total de quatro rãs por ano, capturadas numa zona onde existem às dezenas, sendo os danos para o ecossistema nulos).
Quanto aos ratinhos, eles têm que ser requisitados e cada requisição tem que ser fundamentada e justificada perante uma comissão de organização, constituída por cientistas, formadores e pessoas ligadas aos direitos dos animais. Cada ratinho é caríssimo, e é absolutamente proibida a criação destas cobais em laboratórios próprios (daí eles só venderem fêmeas).
Por ano, para a formação (não faço ideia em relação à investigação), são sacrificados cerca de dois ratinhos por turma, em cerca de 4-5 turmas, sendo que o total ronda os 8-12 ratinhos.

A rã foi sacrificada pelo professor que lhe inutilizou o sistema nervoso central (morte instantânea) e os ratinhos foram anestesiados com éter antes de lhes retirarmos o sangue, pelo que nunca chegaram a acordar.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

PS- eu não sou contra amorte de animais, mas contra o sofrimento inútil (que alguns matadouros são autênticos centros de torturas). Também sou contra o uso de animais em indústrias fúteis (cosmética) e principalmente contra o uso de peles de animais não domésticos.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Isso é uma estupidez...

Porque não se podem criar ratos em laboratório para experiências?

Daqui a pouco também têm direito a voto. Eu sou contra a crueldade contra animais, mas não estamos a falar de crueldade aqui.
Imagem

Flavio Costa
Contato:

Capitão América escreveu:Os predadores na Natureza também praticam "especismo" (se assim deseja chamar) ao comerem suas presas (de outras espécies, salvo exceções) ainda vivas.

É verdade, mas o fato de acontecer na natureza não quer dizer que é bom. Com um argumento mais sofisticado, poderia-se até dizer que é necessário, mas bom não.

Como você mesmo disse, na natureza em geral os animais comem os de outras espécies, mas às vezes comem da própria. Muitas tribos indígenas inclusive tinham esse costume. Isso por acaso nos justifica a cometer a antropofagia?

O ser humano produz tantas coisas artificiais justamente para não depender do que é natural.
- William Shakespeare
- William James

clara campos
Moderadora
Contato:

Flavio Costa escreveu:
Capitão América escreveu:Os predadores na Natureza também praticam "especismo" (se assim deseja chamar) ao comerem suas presas (de outras espécies, salvo exceções) ainda vivas.

É verdade, mas o fato de acontecer na natureza não quer dizer que é bom. Com um argumento mais sofisticado, poderia-se até dizer que é necessário, mas bom não.

Como você mesmo disse, na natureza em geral os animais comem os de outras espécies, mas às vezes comem da própria. Muitas tribos indígenas inclusive tinham esse costume. Isso por acaso nos justifica a cometer a antropofagia?

O ser humano produz tantas coisas artificiais justamente para não depender do que é natural.

o que entendem por especismo? da maneira como o tenho visto ser aplicado significa uma espécie de "racismo específico", ou seja, considerar que a nossa espécie é superior às outras. É portanto uma posição, um quadro de valores, uma atitude que não pode ser atribuida aos animais.

Flavio Costa
Contato:

clara campos escreveu:o que entendem por especismo? da maneira como o tenho visto ser aplicado significa uma espécie de "racismo específico", ou seja, considerar que a nossa espécie é superior às outras. É portanto uma posição, um quadro de valores, uma atitude que não pode ser atribuida aos animais.

Especismo é considerar aceitável fazer com outras espécies o que seria abominável se fosse feito com a nossa. Mas veja que o Major usou a palavra Especismo entre aspas.
- William Shakespeare
- William James

Trancado