Poindexter escreveu:Por quê um macaco teria uma importância moral maior que a de um pepino?
Vamos ver...
Por que é errado por fogo em um mendigo?
Pode parecer uma pergunta boba.. mas se lembram do caso dos estudantes de Brasília que queimaram um índio?
Eles pensavam que era um mendigo. Quando questionados “Por que vocês colocaram fogo no índio?”, uns responderam: “Pensamos que era um mendigo.”
Mas afinal qual diferença de relevância moral nessa questão?
Por que eles pensaram que seria menos errado queimar um mendigo que um índio?
Se queimar alguém é tão divertido, porque não queimaram uns aos outros?
Por que queimar alguém vivo é errado?
Simples: causa dor, causa sofrimento. Essa é a justificativa que nos impede de sairmos queimando pessoas por aí.
Se essa é justificativa para não queimarmos pessoas. Por que os jovens acharam que queimar um índio é menos ruim que queimar um mendigo?
Oras... como disse anteriormente:
A justificativa que nos impede de sairmos queimando pessoas por aí, é que elas sentem dor.
Não tenho motivo para valorar a dor do mendigo acima da dor dos índios. Não existe diferença moral relevante para que um jovem brasiliense ache melhor queimar um mendigo que um índio.
Vamos aos macacos e pepinos:
Pegamos um macaco vivo, pegamos um pepino vivo.
Pegamos um pouco de combustível e jogamos em cima dos 2.
Ateamos fogo.
Você considera que as duas ações equivalentes moralmente?
Macacos tem sistema nervoso central. Pepinos não.
Quando queimamos macacos eles sofrem. Pepinos não.
Então se não queimamos pessoas pq elas sentem dor, então não podemos queimar macacos já q eles tb sentem dor, mas podemos queimar um monte de pepinos pq eles não sentem dor.
Aqui temos uma diferença de relevância moral. Pepinos NÃO sentem dor. Macacos sim.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.