Testes em animais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é a favor da realização de testes em animais?

Sim, em qualquer caso
11
35%
Sim, mas apenas para remédios
10
32%
Não
10
32%

Total de votos: 31

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Re: Re.: Testes em animais

Mensagem por Ayyavazhi »

Kramer escreveu:
Washington escreveu:Se o problema é o sofrimento dos animais, podem comer carne tranquilos. Os animais não sofrem nada ou muito pouco. Com certeza sofreriam mais se tivessem uma morte "natural" se livres na natureza.

Pelo que já observei nos processos de abate de aves, suínos e bovinos, o abate é rápido, preciso e efetivo. O animal não sofre nada ou quase nada.

Cara, você viu o que o Res postou?

Legal, Kramer. Parece que você não gostou do que viu. Como eu disse, isso é só uma pequena amostra. Procure com mais atenção e você descobrirá coisas muito piores.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Washington escreveu:
Flavio Costa escreveu:Mas o maior sofrimento não está no abate, está nas condições de criação.

Fiquem mais tranquilos ainda. As condições de criação são ótimas. Melhor que a de muitos humanos. Nutrição com base científica, assistencia à saúde, segurança, conforto, etc.

No manejo de galinhas matrizes e frango de corte, que acompanho relativamente de perto, esforços adicionais são impostos aos funcionários que cuidam do manejo para que não estressem os animais.

Este é um artigo de avicultura industrial:
http://www.aviculturaindustrial.com.br/ ... ria=manejo

Bem, Avatar e Carmem devem ter coisas melhores.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Poindexter escreveu:
Carmen escreveu:PD, não sei se fico honrada ou assustada...
Voce me coloca como se eu tivesse autoridade na questão animal...sou só uma enxerida com amor pela causa e com dificuldade em expôr meus pensamentos claramente.
O que ficou óbvio pela maneira que voce "me citou" acima.

PD escreveu:Ficou impreciso, Carmen? Não foi minha intenção, mesmo. Quem sabe se você tem ou não dificuldade para expor tuas idéias é você, mas, a mim, nunca pareceu que você tivesse essa dificuldade.

Disfarço bem, então. Sério, morro de inveja quando leio as postagens dos colegas (não citarei nomes para não ser injusta).
As idéias parecem que fluem com uma facilidade...tudo conectado...fazendo sentido...ai,ai,ai.

PD escreveu:Eu te considero, de certa forma, uma autoridade no assunto, sim. Podes não estar ao nível dos grandes pensadores sobre o assunto, mas te considero uma autoridade, sim.

Dessa não vou esquecer nunca. :emoticon12: :emoticon16:

PD escreveu:Se não foi isto que quisestes dizer, poderias dizer de novo?

Pela maneira como voce "me citou" :)) ficou parecendo que falei que concordava que "experiências horripilantes" fossem feitas em cobaias animais. E não concordo, não. Se o animal vai sofrer dores atrozes, sou contra, nada justifica isso. Que se usem outros meios ou se abstenham de fazer. Concordei que ainda vai levar um tempo para poder parar totalmente com o uso de cobaias, mas que seja em experimentos onde elas estejam anestesiadas, e sejam sacrificadas antes de acordarem.
E sei que não foi intenção sua "me distorcer" :)) mas então use minhas palavras literalmente... :emoticon16:

:emoticon12: Quem pariu Mateus que o embale...(é assim que se diz ?)... :emoticon12:

Me aguente !

Washington

Mensagem por Washington »

Flavio Costa escreveu:
Washington escreveu:Fiquem mais tranquilos ainda. As condições de criação são ótimas. Melhor que a de muitos humanos. Nutrição com base científica, assistencia à saúde, segurança, conforto, etc.

Melhores assim?

Imagem

São galinhas poedeiras. Não são matrize, muito menos frangos de corte.

Continua valendo a afirmação.

Próximo!

:emoticon12:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Carmen

Mensagem por Carmen »

Washington escreveu:
Kramer escreveu:
Washington escreveu:Se o problema é o sofrimento dos animais, podem comer carne tranquilos. Os animais não sofrem nada ou muito pouco. Com certeza sofreriam mais se tivessem uma morte "natural" se livres na natureza.

Pelo que já observei nos processos de abate de aves, suínos e bovinos, o abate é rápido, preciso e efetivo. O animal não sofre nada ou quase nada.

Sim.

O que eu postei refere-se ao abate industrial que representa, no chute, uns 99% da carne que consumimos.

O que o Res postou refere-se ao consumo de alguns muito ricos.

Washington, pelo jeito visitamos matadouros em planetas diferentes.

Ou voce está brincando ?

Washington

Res Cogitans escreveu:
Washington escreveu:
Flavio Costa escreveu:Mas o maior sofrimento não está no abate, está nas condições de criação.

Fiquem mais tranquilos ainda. As condições de criação são ótimas. Melhor que a de muitos humanos. Nutrição com base científica, assistencia à saúde, segurança, conforto, etc.

No manejo de galinhas matrizes e frango de corte, que acompanho relativamente de perto, esforços adicionais são impostos aos funcionários que cuidam do manejo para que não estressem os animais.

Este é um artigo de avicultura industrial:
http://www.aviculturaindustrial.com.br/ ... ria=manejo

Bem, Avatar e Carmem devem ter coisas melhores.

Excelente site.

Não tenho contato com o manejo de poedeiras, mas no manejo de matrizes de frango de corte também é feita a debicagem. Esta ocorre nas primeiras semanas de vida das aves. Não traumático, nem estressante e garante, para as mesmas, uma melhor qualidade de vida.

As matrizes são especialmente caras e todo esforço é empreendido para que elas tenham um ótimo desenvolvimento no período de criação/crescimento e posteriormente de produção.

Próximo.

:emoticon16:

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Washington escreveu:São galinhas poedeiras. Não são matrize, muito menos frangos de corte.

O frango de corte pode viver assim:

Imagem

É melhor que na gaiola, mas há de se duvidar do bem-estar das aves. Frango criado em galpão não precisa ser debicado?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Washington escreveu:Não tenho contato com o manejo de poedeiras, mas no manejo de matrizes de frango de corte também é feita a debicagem. Esta ocorre nas primeiras semanas de vida das aves. Não traumático, nem estressante e garante, para as mesmas, uma melhor qualidade de vida.

Bem, você já respondeu. Mas o "garante, para as mesmas, uma melhor qualidade de vida" quer dizer "elas não vão se matar umas às outras". Acho que uma galinha precisa de uma boa dose de estresse para praticar o canibalismo, não?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Washington

Carmen escreveu:Washington, pelo jeito visitamos matadouros em planetas diferentes.

Ou voce está brincando ?

Não estou brincando. Trabalho em uma grande empresa de alimentos que abate milhares de suínos e centenas de milhares de aves ao dia. Sempre de acordo com a melhor técnica e não sofrimento ou estresse para os animais, muito pelo contrário.

Livres na natureza, teriam uma vida difícil e uma morte muito sofrida.

F. Nietzche

Washington

Flavio Costa escreveu:
Washington escreveu:São galinhas poedeiras. Não são matrize, muito menos frangos de corte.

O frango de corte pode viver assim:

Imagem

É melhor que na gaiola, mas há de se duvidar do bem-estar das aves. Frango criado em galpão não precisa ser debicado?

Não.

F. Nietzche

Washington

Flavio Costa escreveu:
Washington escreveu:Não tenho contato com o manejo de poedeiras, mas no manejo de matrizes de frango de corte também é feita a debicagem. Esta ocorre nas primeiras semanas de vida das aves. Não traumático, nem estressante e garante, para as mesmas, uma melhor qualidade de vida.

Bem, você já respondeu. Mas o "garante, para as mesmas, uma melhor qualidade de vida" quer dizer "elas não vão se matar umas às outras". Acho que uma galinha precisa de uma boa dose de estresse para praticar o canibalismo, não?

A debicagem é para evitar o canibalismo, mas não quer dizer que haja necessariamente. Há todo um controle e estudo para o melhor desenvolvimento da ave, tudo que possa vir a ser bom, para este, é tentado. O estresse no crescimento é evitado a todo custo.

Há ainda outro fato. Se for feita a muda forçada das matrizes aí sim haverá canibalismo e a debicagem terá um grande efeito.

F. Nietzche

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Farei como tu, e ao que não responder é porque estou de acordo.

É essa parte que eu ainda não entendi (e considerei absurda). Por que você acha que faria mal à natureza uma mudança em escala mundial (utopia, eu sei) nos hábitos alimentares?

Tenho a sensação empírica (prometi a mim mesma que um dia faria uma investigação científica séria para ver se tenho não) de que seriam necessários terrenos cultiváveis muito mais extensos se todos fóssemos vegetarianos (fica à vontade para contestar, eu estou mesmo à prcura de informação :emoticon4: ). Pergunto-me ainda até que ponto esta mudança não seria o deleite dos defensores dos OGM's (seria grande a tentação de "melhorar" as propriedades nutritivas dos vegetais por forma a colmatar os défices de uma dieta 100% vegetariana), e ainda me deparo com a realidade de que somos biologicamente omnívoros, pelo que não faz sentido, do ponto de vista evolucionista, que uma dieta vegetariana seja a mais adequada ao nosso organismo (não é por acaso que é desaconselhada a crianças, grávidas e idosos e que requer algum acompanhamento clínico bem como suplementos).

Em relação à índia, a maioria da população não é vegetariana segundo esta fonte: http://www.european-vegetarian.org/lang ... owmany.php, simplesmente não comem carne com frequência (isso sim era o que todos deveríamos fazer).
Por outro lado, existem vários problemas na índia devido à proibição religiosa em matar animais considerados sagrados, como por exemplo os ratos que são uma autêntica peste, e provocam diversas doenças.

Talvez essas informações não estejam muito fiéis à verdade. Eu, por exemplo, raramente como soja (embora goste) e todos os meus amigos e parentes vegetarianos, idem. Meu irmão, vegetariano convicto, nunca come soja. E com relação à amazônia, garanto-lhe que a realidade é bem diferente do que a mídia mundial vem divulgando há tanto tempo. É uma campanha desonesta com finalidade mais do que conhecida do governo brasileiro que, bundão como é – não me deixa mentir o ótimo texto do Acauan – nada faz e ainda assina embaixo.

Por acaso tinha mesmo essa ideia, pelo menos em portugal nunca conheci um vegetariano que não comesse soja aos quilos. Mas está feita a correção.
Não percebo o que dizes em relação à amazónia... não é verdade que as plantações de soja aumentam constantemente?

Concordo totalmente com você. E acho que a morte de um animal para satisfazer meus caprichos de saborear um churrasco de final de semana, é um sofrimento atroz desnecessário.

ok. Aqui já é uma difereça de opinião/valores.
Se a morte e vida do animal não forem pejadas de sofrimento, para mim não há problema.

(ps-devo contudo dizer que sou a favor da utilização de cobaias nas situações que já explanei, mesmo implicando sofrimento)
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Capitão América escreveu:
Samael escreveu:
Capitão América escreveu:
Samael escreveu:Além disso, a grande maioria da população está mais preocupada com problemas mais óbvios que o sofrimento de galinhas...

Óbvio... E você, se preocupa? Se preocupa também com o sofrimento do ratinho do deserto, que é esfacelado e comido ainda vivo, por aves de rapina?

Não me preocupo não. Está longe dos meus olhos. Mas não deixa de ser hipocrisia da minha parte.

Lembrando quando formos nós as "galinhas sofredoras" presos e abatidos num sistema de produção compulsório e irracional de outra espécie qualquer, a sua opinião certamente irá mudar...

Apelo à emoção...

E não, minha opinião não mudaria. Não dependo da minha situação pessoal para emitir minhas opiniões. Isso seria muita desonestidade.

O apelo à emoção é essencial nesse caso. :emoticon4:

Bom saber que sua opinião não mudaria, mas se somos, senão determinados, mas ao menos extremamente influenciados pelo meio, creio que seja besteira sua dizer que "não depende da sua situação pessoal para emitir opiniões". Todos dependemos.

O que não muda, entretanto, algumas ações imorais do homem em relação aos animais. Se matar para se alimentar pode ser algo desprovido de valor moral, torturar para melhorar o sabor não.

clara campos
Moderadora
Contato:

Pergunta hipotética:

Se se vier a demosntrar cientificamente que as plantas possuem sistemas sensíveis, que posição tomariam os vegetarianos? Ou seja, qual o vosso critério para definir dor ou sofrimento psicológico perante a morte? O sistema nervoso central? desenvolvido a que ponto?

Se o ponto fulcral é o direito à vida, que critérios determinam que a vida de um animal é mais importante que a de uma planta? A consciência?

(nota-quero apenas saber mesmo a vossa opinião, se é que alguma vez pensaram nisto)
Editado pela última vez por clara campos em 11 Mai 2006, 18:10, em um total de 1 vez.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Washington escreveu:
Kramer escreveu:

Sim.

O que eu postei refere-se ao abate industrial que representa, no chute, uns 99% da carne que consumimos.

O que o Res postou refere-se ao consumo de alguns muito ricos.

Cara, eu como Vitela. Cara, eu não sou rico...

Hugo

Re.: Testes em animais

Mensagem por Hugo »

Não consigo parar de comer carne e muito menos de beber leite.
Podem até dizer que é imoral, mas eu já estou acostumado demais...

Carmen

Mensagem por Carmen »

Washington escreveu:
Carmen escreveu:Washington, pelo jeito visitamos matadouros em planetas diferentes.

Ou voce está brincando ?

Não estou brincando. Trabalho em uma grande empresa de alimentos que abate milhares de suínos e centenas de milhares de aves ao dia. Sempre de acordo com a melhor técnica e não sofrimento ou estresse para os animais, muito pelo contrário.

Livres na natureza, teriam uma vida difícil e uma morte muito sofrida.

Tá explicado.

(O grifo na citação é meu)

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:
Res Cogitans escreveu:Bem, eu só conheço:
moral, imoral e amoral.

Bem, e qual seria a diferença real entre uma ação moral e uma ação amoral (moralmente neutra)?

É a primeira vez que estou ao lado do Res num debate abordando a questão sob um escopo diferente.

Poindexter

Re.: Testes em animais

Mensagem por Poindexter »

Carmen... você está dizendo que o Washington está defendendo o abate por interesses financeiros, isto é, que as opiniões dele "estão à venda"?
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Kramer escreveu:Não consigo parar de comer carne e muito menos de beber leite.
Podem até dizer que é imoral, mas eu já estou acostumado demais...

Alguns dizem, outros não. Particularmente eu, que não defendo um padrão moral absoluto, considero imoral. Mas o fato dessa ser uma valoração particular minha não torna isso um imperativo universal. :emoticon1:

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Res Cogitans escreveu:
Capitão América escreveu:Não sabem??? Quase ninguém sabe da existência dos matadouros, e da sua forma de funcionamento?? Por favor!

Que carne é cadáver de animal todos sabem, mas não sabem que que é cadáver de animal torturado, não apenas morto.

Que foie gras é patê de fígado de ganso, muita gente sabe mas não sabe que eles são alimentados exaustivamente até que desenvolvam uma doença no fígado. Que são enfiados tubos para forçar o animal a ingerir o alimento.

Imagem
Imagem
Imagem

a imagem abaixo compara um fígado saudável com o de um ganso submetido a engorda exaustiva:

Imagem

Que vitela é carne de bezerro muita gente sabe, mas sabe que são criados nestas condições?:

Sua carne deve ser branca e macia. Para isso é necessário que os músculos dos animais não se tornem avermelhados, como os tecidos de vacas adultas. A técnica de produção da vitela mostra que é preciso evitar a atividade muscular para impedir a oxigenação dos músculos. Para isso, os animais devem ser mantidos em pequenas celas que impeçam seus movimentos. Depois de um tempo, os animais são forçados a permanecer em pequenos currais individuais onde somente conseguem ficar de pé com o pescoço virado para a direita ou para a esquerda. Em dias alternados, funcionários mudam a cabeça do animal cada dia para um lado. Raramente têm a cabeça voltada para frente com o pescoço esticado, pois isso permitiria a movimentação dos músculos do pescoço. Esse processo é mais comum algumas semanas depois do nascimento.

Alimentação
Ainda para evitar o tingimento dos músculos, os bebês são forçados a uma dieta completamente isenta de ferro, o que lhes provoca uma fraqueza profunda. A ausência do mineral em seus corpos produz uma grande ansiedade por tudo aquilo que possa conter ferro, mas até a água que lhes é fornecida é desmineralizada, Por isso os animais lambem pregos e material metálico das celas e até mesmo sua própria urina.

Nossa, agora entendi porque minhas irmãs que fazem nutrição, são vegatarianas e carne para elas, só de soja... pensando bem, Carmem... acho que vou acabar aderindo às folhas... e a proteína de soja. E aqui em São Paulo, hj eu comi salada com carpaccio, principalmente depois que eu li o que estava escrito aí em cima.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

clara campos
Moderadora
Contato:

Carmen escreveu:Sobre o impacto das áreas desmatadas para o plantio de soja, convém lembrar que, ao contrário do que foi dito, ela é usada quase toda na alimentação animal. É o consumo de carne que provoca essa destruição, porque a soja diretamente para uso humano é uma pequena fração.

Gracias pela correcção.
Podes-me indicar alguma fonte que eu possa consultar?
ps-a que tipo de animais se fornece soja?

Carmen

Mensagem por Carmen »

Poindexter escreveu:Carmen... você está dizendo que o Washington está defendendo o abate por interesses financeiros, isto é, que as opiniões dele "estão à venda"?

Se eu disser que não pensei que o emprego dele pesou na forma como ele escreveu, estarei mentindo. Agora, da maneira que voce colocou, soa bem ofensivo e minha intenção não foi esta.

Talvez ele não esteja consciente do que os animais passam.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

clara campos escreveu:
Carmen escreveu:Sobre o impacto das áreas desmatadas para o plantio de soja, convém lembrar que, ao contrário do que foi dito, ela é usada quase toda na alimentação animal. É o consumo de carne que provoca essa destruição, porque a soja diretamente para uso humano é uma pequena fração.

Gracias pela correcção.

Oi, Clara.

Apenas complementando o que a Carmen já expôs, a própria fazenda de criação de bovinos ocupa uma área gigantesca, além de provocar a implementação do plantio de soja para a alimentação desses animais. Tanto espaço, se utilizado para o cultivo de milho, trigo e outros cereais de extremo valor nutritivo, poderia alimentar, com qualidade, uma quantidade muito maior de pessoas sem derramar uma gota de sangue. Agora, tente imaginar quantas gigantescas fazendas de criação de animais para abate (bovinos, suínos, caprinos, etc) existem no mundo.

Carmen

Mensagem por Carmen »

clara campos escreveu:

Gracias pela correcção.

Até onde sei, a soja entra em rações para todos os animais "de corte" e leiteiros, Clara, mas vou verificar melhor e passo amanhã para voce, junto com os endereços que conseguir sobre a soja, está bem ?

Trancado