Libertando-se do medo da direita e da esquerda

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Claudio Loredo
Contato:

Libertando-se do medo da direita e da esquerda

Mensagem por Claudio Loredo »

Ultimamente temos discutido bastante política aqui no RV. Só que essas discussões tem me incomodado por colocarem as pessoas em lados opostos.

O fato das pessoas terem opiniões diferentes é saudável. O problema é quando um lado passa a ver o outro como o mal e é isto que eu tenho visto acontecer nas dicussões do tipo direita versus esquerda.

Mas afinal, por que existe esta antipatia, ou até raiva, da direita contra a esquerda e vice-versa?

No caso da raiva, eu arrisco dizer que ela reside no medo. O medo leva ao sofrimento e o sofrimento leva a raiva.

Quem se define de esquerda tem medo de um regime dito direitista onde as pessoas sejam obrigadas a trabalharem 16 horas por dia, nas piores condições, em troca de um prato de comida. Igual como era no inicio da revolução industrial. Esta pessoa tem medo da opressão, do desemprego, da humilhação e da exclusão. Esta pessoa sente raiva ao ver alguns serem privilegiados enquando a maioria passa fome.

Já quem se define como de direita tem medo de um regime dito esquerdista onde a miséria seja distribuida para todos. Tem medo de perder suas liberdades. Tem medo de não poder progredir na vida, mas seu maior medo é tornar-se pobre e ter que passar necessidades. Esta pessoa sente raiva ao ver um governo opressor que não permite que as pessoas possam buscar sua individualidade.

Cada um tem os seus medos. De acordo com seu passado e experiência de vida, alguns sentem mais medo do cenário de extrema direita, outros sentem mais medo do cenário de extrema esquerda. É claro que cada um dos grupos não quer ver o governo se aproximando do cenário do qual tem mais medo.

O que temos que fazer é superar este medo. Construir uma sociedade onde estes dois cenários catastróficos não existam. Não podemos ver uma outra pessoa como má só porque ela é de uma opinião política que representa nosso pesadelo. Também não podemos querer impor a outros uma ideologia política só porque ela fica bem longe daquilo que mais sentimos medo.

Os ideais são conciliáveis. Podemos ter um governo que respeite a propriedade privada, incentive o lucro, respeita a individualidade das pessoas, e ao mesmo tempo elimine o desemprego, proteja os trabalhadores da exploração, promova a justiça social e implante a democracia participativa. Não há a necessidade dos extremos. Há a necessidade sim de atender as aspirações individuais que levam as aspirações coletivas.

Azathoth

Re: Libertando-se do medo da direita e da esquerda

Mensagem por Azathoth »

Claudio Loredo escreveu:
No caso da raiva, eu arrisco dizer que ela reside no medo. O medo leva ao sofrimento e o sofrimento leva a raiva.

Imagem

Fear leads to anger... Anger leads to hate...

Hate... leads to suffering!

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

Me desculpe a sinceridade, mas... Que visão ingênua das coisas. "Esquerda tem medo da opressão, Direita tem medo de ficar pobre"... Desculpe o linguajar chulo, mas...

PORRA!

E pensar que 90% da população nacional segue o mesmo caminho do Cláudio... A cada dia estou mais certo de que estamos perdidos, não há mais saída (exceto Galeão ou Cumbica).
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Capitão América

Re.: Libertando-se do medo da direita e da esquerda

E não, a esquerda não é conciliável com a Liberdade. A esquerda prega o estatismo, a intervenção estatal no âmbito privado e a demonização da liberdade de troca de mercadorias/serviços entre indivíduos. A esquerda pretende que os indivíduos tenham suas vontades reguladas pelo Estado, como se fossem suas pecinhas em um jogo de xadrez. Nada há de mais tirano do que a ideologia esquerdista.
Editado pela última vez por Capitão América em 13 Mai 2006, 11:57, em um total de 2 vezes.
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

O fato das pessoas terem opiniões diferentes

Imagem

O problema é quando um lado passa a ver o outro como o mal

Imagem

dicussões do tipo direita versus esquerda.

Imagem

Imagem

Tem medo de não poder progredir na vida, mas seu maior medo é tornar-se pobre e ter que passar necessidades.

Imagem

Esta pessoa sente raiva ao ver um governo opressor que não permite que as pessoas possam buscar sua individualidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Cada um tem os seus medos.

Imagem

O que temos que fazer é superar este medo.

Imagem

Construir uma sociedade onde estes dois cenários catastróficos não existam.

Imagem

Imagem

Os ideais são conciliáveis.

Imagem

Podemos ter um governo que respeite a propriedade privada, incentive o lucro, respeita a individualidade das pessoas, e ao mesmo tempo elimine o desemprego, proteja os trabalhadores da exploração, promova a justiça social e implante a democracia participativa. Não há a necessidade dos extremos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

. Há a necessidade sim de atender as aspirações individuais que levam as aspirações coletivas.

Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Caminho do Cláudio:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

carlo
Gênero: Masculino

Re: Re.: Libertando-se do medo da direita e da esquerda

Mensagem por carlo »

Capitão América escreveu:E não, a esquerda não é conciliável com a Liberdade. A esquerda prega o estatismo, a intervenção estatal no âmbito privado e a demonização da liberdade de troca de mercadorias/serviços entre indivíduos. A esquerda pretende que os indivíduos tenham suas vontades reguladas pelo Estado, como se fossem suas pecinhas em um jogo de xadrez. Nada há de mais tirano do que a ideologia esquerdista.

Não existe governos que não intervenha no âmbito privado, é ingenuidade pensar assim também.

Capitão América

carlo escreveu:
Capitão América escreveu:E não, a esquerda não é conciliável com a Liberdade. A esquerda prega o estatismo, a intervenção estatal no âmbito privado e a demonização da liberdade de troca de mercadorias/serviços entre indivíduos. A esquerda pretende que os indivíduos tenham suas vontades reguladas pelo Estado, como se fossem suas pecinhas em um jogo de xadrez. Nada há de mais tirano do que a ideologia esquerdista.

Não existe governos que não intervenha no âmbito privado, é ingenuidade pensar assim também.

Não abordei o grau de intervenção, é óbvio que total isenção significa anarquia generalizada... Mas existem vários países onde a intervenção é mínima e, olha só, são os países com melhores índices de desenvolvimento econômico, progresso e avanços sociais. Quando digo sobre a esquerda e a intervenção, me refiro ao fato da esquerda não colocar limites à intervenção e nem ao menos defender a questão privada. Muito pelo contrário, acreditam no Estado como sendo um engenheiro da realidade social. Ou melhor, um "transformador" da realidade social.
[]'s

Imagem

Hugo

Mensagem por Hugo »

Vamos parar de palhaçada. O Cláudio tem razão, sectarismo não leva a nada.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

E depois da mensagem do Cláudio eu leio essa...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Kramer escreveu:Vamos parar de palhaçada. O Cláudio tem razão, sectarismo não leva a nada.

O ReV se dividiu entre uma "esquerda hippie" e uma "direita liberal demonizadora da esquerda".

Hugo

Mensagem por Hugo »

Imagem

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Azathoth escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Imagem

Fear leads to anger... Anger leads to hate...

Hate... leads to suffering!

hate... leads to new-metal lyrics and cries
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

carlo

Mensagem por carlo »

Concordo com o Cap América em termos. Os países que atualmente são menos intervencionista na economia, são mais desenvolvidos. Porém mesmo nestas economia em certas épocas houveram intervenções pesadas do Estado, vejam o que o Yankes gastaram do dinheiro público, na Depressão do final dos anos 20 e começo dos 30, o presidente FDR foi taxado até de comunista, em 3 anos ele tirou milhões da miséria. Os subsídios da agricultura da europa, dos estados unidos, A grana do bom amigo BNDES no suposto salvamento da VARIG, 1 Bilhão agora para agicultores que não economizaram quando a soja teve preço recorde e eles faturaram Horrores. Ao invés de guardarem grana para tempos difíceis, sairam a comprar sua camionetes de luxo e apartamentos idem, agora vão no nosso dinheiro da viuva e créu!

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Claudio Loredo escreveu:

Ultimamente temos discutido bastante política aqui no RV. Só que essas discussões tem me incomodado por colocarem as pessoas em lados opostos.

O fato das pessoas terem opiniões diferentes é saudável. O problema é quando um lado passa a ver o outro como o mal e é isto que eu tenho visto acontecer nas dicussões do tipo direita versus esquerda.

Mas afinal, por que existe esta antipatia, ou até raiva, da direita contra a esquerda e vice-versa?

Quem se define de esquerda tem medo de um regime dito direitista onde as pessoas sejam obrigadas a trabalharem 16 horas por dia, nas piores condições, em troca de um prato de comida. Igual como era no inicio da revolução industrial. Esta pessoa tem medo da opressão, do desemprego, da humilhação e da exclusão. Esta pessoa sente raiva ao ver alguns serem privilegiados enquando a maioria passa fome.

Já quem se define como de direita tem medo de um regime dito esquerdista onde a miséria seja distribuida para todos. Tem medo de perder suas liberdades. Tem medo de não poder progredir na vida, mas seu maior medo é tornar-se pobre e ter que passar necessidades. Esta pessoa sente raiva ao ver um governo opressor que não permite que as pessoas possam buscar sua individualidade.

Cada um tem os seus medos. De acordo com seu passado e experiência de vida, alguns sentem mais medo do cenário de extrema direita, outros sentem mais medo do cenário de extrema esquerda. É claro que cada um dos grupos não quer ver o governo se aproximando do cenário do qual tem mais medo.

O que temos que fazer é superar este medo. Construir uma sociedade onde estes dois cenários catastróficos não existam. Não podemos ver uma outra pessoa como má só porque ela é de uma opinião política que representa nosso pesadelo. Também não podemos querer impor a outros uma ideologia política só porque ela fica bem longe daquilo que mais sentimos medo.

Os ideais são conciliáveis. Podemos ter um governo que respeite a propriedade privada, incentive o lucro, respeita a individualidade das pessoas, e ao mesmo tempo elimine o desemprego, proteja os trabalhadores da exploração, promova a justiça social e implante a democracia participativa. Não há a necessidade dos extremos. Há a necessidade sim de atender as aspirações individuais que levam as aspirações coletivas.

Legal. Se isso for de coração, então pensa duas vezes antes de dizer que o que eu posto é ofensivo às pessoas e que, por isso, quando sou alvo de mensagens insultuosas eu estou "colhendo o que plantei", ou antes de dizer que me falta nacionalismo ou que me falta Humanismo.

Seria interessante também pensar duas vezes antes de continuar cometendo contra mim a pior discriminação possível dentro deste fórum, que é a religiosa, ao dizer que não sou agnóstico, mesmo eu dizendo que sou, pelo simples fato de eu ser pro-life.

Senão, este teu texto serão apenas meras palavras "olha como sou bonzinho" soltas ao vento.

Aliás, engraçado você vir com este discurso conciliatório justo agora que estás levando "surra atrás de surra" nos tópicos políticos aqui do RV e que está ficando cada vez mais difícil e humilhante continuar defendendo teus ídolos Chavez e Morales.

Enfim, vejamos...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Perseus

Mensagem por Perseus »

Parabéns pelo texto Claúdio. Continue sempre assim. Nào é todo mundo que consegue tratar deste assunto de forma clara e concisa, deixando os assuntos pessoais de lado e se atendo apenas nas idéias.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

zencem

Mensagem por zencem »

Samael escreveu:
Kramer escreveu:Vamos parar de palhaçada. O Cláudio tem razão, sectarismo não leva a nada.

O ReV se dividiu entre uma "esquerda hippie" e uma "direita liberal demonizadora da esquerda".

Não é bem assim, Sama!

Os debates sobre religião, me parece, tem evoluido a nossa capacidade de reflexão e de ver as coisas.

Penso que a religião começa a ser vista pela maioria de nós, por extensão, da mesma forma como vemos a política e sendo assim, isto tem desaguado na percepção de que ambas são, na verdade, irmãs gêmeas.

Podemos ser considerados de direita, neo-liberais e outros apelidos, por aqueles que ainda não absorveram o fato de que, por deixarmos de ser alguma coisa, não precisamos ser a sua antagonista.

Aliás, o Petismo tem usado muito deste maniqueismo, e por isto demonizar a oposição, tachando-a de direita, neo-liberal, etc... é uma forma descarada de desmemorizar e ocultar o óbvio, recém acontecido, do ALULALÁ E OS QUARENTA LADRÕES, para reapresentar um petismo limpo, que não existe.

Errado! Apesar de estarmos sendo impulsionados para essa opção dualista, muitos de nós manifesta apenas a sua liberdade.

Queremos a liberdade porque sabemos que, sendo livres, poderá surgir uma humanidade menos hipócrita e mais sincera do que esta da nossa época.

Francamente, esta posição do Cláudio, que, como fundador do Fórum, goza do nosso prestigio e consideração, presta um enorme desserviço à causa que tem por objetivo lutar contra as formas de opressão e alienação do ser humano.

Olha só o Mote do Religião é Veneno:

Religião é Veneno
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Abraços!

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Ué, aqui tinha o post do Perseus e do Poindexter se declarando um para o outro. :emoticon12:

Pelo visto, eles fizeram um acordo e os excluíram. Coisa boa que foi feita.
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

Claudio Loredo escreveu:

Os ideais são conciliáveis.Podemos ter um governo que respeite a propriedade privada, incentive o lucro, respeita a individualidade das pessoas, e ao mesmo tempo elimine o desemprego, proteja os trabalhadores da exploração, promova a justiça social e implante a democracia participativa. Não há a necessidade dos extremos. Há a necessidade sim de atender as aspirações individuais que levam as aspirações coletivas.

Tá de saca?

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Elremosh Deff escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Os ideais são conciliáveis.Podemos ter um governo que respeite a propriedade privada, incentive o lucro, respeita a individualidade das pessoas, e ao mesmo tempo elimine o desemprego, proteja os trabalhadores da exploração, promova a justiça social e implante a democracia participativa. Não há a necessidade dos extremos. Há a necessidade sim de atender as aspirações individuais que levam as aspirações coletivas.

Tá de saca?

Sinceramente... desde o tópico da Bruna Surfistinha eu acho que sim: o Claudio tá de sacanagem com a gente... :emoticon15:
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:
Elremosh Deff escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Tá de saca?

Sinceramente... desde o tópico da Bruna Surfistinha eu acho que sim: o Claudio tá de sacanagem com a gente... :emoticon15:

O Claudio, às vezes, me faz lembrar esses pequenos empresários, geralmente espíritas, que pensam poder resolver todos os problemas com os empregados distribuindo pequenos presentes e promovendo churrascos de vez em quando...
:emoticon131:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

zencem escreveu:
Samael escreveu:

Não é bem assim, Sama!

Os debates sobre religião, me parece, tem evoluido a nossa capacidade de reflexão e de ver as coisas.

Penso que a religião começa a ser vista pela maioria de nós, por extensão, da mesma forma como vemos a política e sendo assim, isto tem desaguado na percepção de que ambas são, na verdade, irmãs gêmeas.

Podemos ser considerados de direita, neo-liberais e outros apelidos, por aqueles que ainda não absorveram o fato de que, por deixarmos de ser alguma coisa, não precisamos ser a sua antagonista.

Aliás, o Petismo tem usado muito deste maniqueismo, e por isto demonizar a oposição, tachando-a de direita, neo-liberal, etc... é uma forma descarada de desmemorizar e ocultar o óbvio, recém acontecido, do ALULALÁ E OS QUARENTA LADRÕES, para reapresentar um petismo limpo, que não existe.

Errado! Apesar de estarmos sendo impulsionados para essa opção dualista, muitos de nós manifesta apenas a sua liberdade.

Queremos a liberdade porque sabemos que, sendo livres, poderá surgir uma humanidade menos hipócrita e mais sincera do que esta da nossa época.

Francamente, esta posição do Cláudio, que, como fundador do Fórum, goza do nosso prestigio e consideração, presta um enorme desserviço à causa que tem por objetivo lutar contra as formas de opressão e alienação do ser humano.

Religião é Veneno

Abraços!

:emoticon45:
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

zencem

Mensagem por zencem »

Elremosh Deff escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Tá de saca?

Que ideais, Cláudio?
O de mentir?
O de esconder?
O do caixa 2?
O de não saber de nada?
O de não punir?
Que coisa Cláudio?!!!

O de abrir sigilo do caseiro?
O de evitar, a qualquer custo, o sigilo do Okamoto?

A justiça social do Lula tem tanto valôr, quanto o que o seu mensalinho rende de votos, junto aos miseráveis.

Ele, sobre esses miseráveis, antes de ter o poder da caneta, simplesmente nunca externou algum ato de sacrifício que significasse algum sentimento por suas misérias, e que a sua bravatice não fosse maior.

Sem falar que a relativa bonança de nossa economia, devemos mais as condições favoráveis oferecidas pelo momento mundial do que a eficiência de seu governo.

Mas isso não é o problema.
O problema foi o aniquilamento da Oposição, o despotismo, as cartilhas com propósitos ocultos, contra a imprensa, a liberdade e o Ministério Público, enquanto punha em execução o mais sórdido plano de corrupção que "este país" já viveu.

O problema foi ser ele o responsável por manter um ambiente de palanque, de beligerância e de confronto, apesar de ter sido esta definhada oposição, a que lhe deu os votos para as reformas que restabeleceram a credibilidade externa do seu governo.
Foi, ou não foi?

Editado pela última vez por zencem em 14 Mai 2006, 07:54, em um total de 1 vez.

Aurelio Moraes
Contato:

Repetindo:
Alguém aqui leva as mensagens do Claudio a sério?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

zencem escreveu:
Samael escreveu:

Não é bem assim, Sama!

Religião é Veneno

Abraços!

Oi Zencem!

Me refiro estritamente aos mais politizados, que se levam a debater política e filosofia política.

Não acho mesmo que o nível do ReV caiu, só penso que o pensamento político está polarizado e radicalizado.

Abraços!

Trancado