rapha: Opção de Lula pelo software livre atrasa o país

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Re: Re.: rapha: Opção de Lula pelo software livre atrasa o p

Mensagem por Aurelio Moraes »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:O pessoal da BR-Linux está preparando respostas para a Veja.

Creio que eles são mais maduros que eu no assunto e responderão de forma concisa.

Mas, pelo que li até agora, foi o que disse acima, muito mais uma crítica ao governo petista e a forma como ele empregou a metodologia, do que ao free software.

Que engraçado... uando é com o Windoews, a culpa é da Microsoft... quando é com o Lixux, a culpa é dos usuários... :emoticon12:

O rapha está parecendo estes espíritas do RV. Continuam resmungando um tempão.

King In Crimson

Re.: rapha: Opção de Lula pelo software livre atrasa o país

Mensagem por King In Crimson »

Já me hospedei num hotel que tinha apraelho de TV com Windows... travou duas vezes.

Sobre a notícia... estranho. uma dia desses li que o projeto do software livre estava enfrentando várias barreiras pra ser implantado, que a verba tinha sido cortada pela metade, etc.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Ateu Tímido escreveu:
Poindexter escreveu:Viva a Microsoft!

Viva a Bill Gates!

Bill Gates é um conhecido apoiador do Partido Democrata... :emoticon1:

De acordo com esse site , ele doou quantias comparativamente equivalentes para os dois partidos, um pouco mais para os republicanos, na verdade.

Não sei até que ponto essa fonte é confiável, mas foi a única que encontrei mostrando dados comparativos.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

A reportagem não critica o software livre em si, mas a dificuldade operacional de migrar de um sistema para o outro.

Para isso, foi necessária a contratação de técnicos que sairam mais caro que as licenças dos softwares pagos, além dos problemas de compatibilidade característicos, e do fato dos usuários finais não estarem acostumados com o sistema.

Ou seja, no final, gasta-se toda uma verba com migração, treinamento, suporte técnico para se perceber que o resultado final não valeu à pena e se voltar atrás para os "famigerados" softwares proprietários capitalistas selvagens.

É uma conspiração!
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:Deve estar se referindo ao sistema operacional Linux.

Em qual parte da reportagem está escrito o substantivo "Linux"?

Nenhuma.

Ah, sim, claro! O software livre que o Estado Brasileiro adotou quase nunca foi o Lixux, mas sim quase sempre um SO montado pela minha tia-avó no laboratório do Beakman e que ficou pronto num dia 30 de fevereiro... que tonteira a minha! :emoticon12:

Free software se extende a uma gama enorme de aplicativos.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:

Creio que eles são mais maduros que eu no assunto e responderão de forma concisa.

Mas, pelo que li até agora, foi o que disse acima, muito mais uma crítica ao governo petista e a forma como ele empregou a metodologia, do que ao free software.

Que engraçado... uando é com o Windows, a culpa é da Microsoft... quando é com o Lixux, a culpa é dos usuários... :emoticon12:

?

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:O cliente não quer saber a espécie do problema, ele quer as coisas funcionando perfeitamente.

Por isso mesmo que ele prefere Windows.

Talvez.

Em minha modesta experiência na área de computação, considero o sistema operacional Linux o melhor, por ter me satisfeito plenamente.

A despeito de não ter absolutamente nada contra o software proprietário, tanto que pagaria pela licença de determinado produto, se assim convier, tenho muito prazer em não ter de pagar pelos produtos que uso e poder modificá-los ao meu bel prazer.

Não me vejo usando nenhum outro sistema que não o GNU/Linux. Talvez um Mac OS X, paralelamente.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Vito Álvaro escreveu:Viva Microsoft!

Vitão, tua licença de uso do sistema operacional Microsoft Windows está em dia? E a do Microsoft Office? Parece que são mais de mil reais.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Esta notícia é interessante, a despeito de ser um pouco velha:

IDG Now escreveu:Governo da Suíça migra para Linux
Quarta-feira, 14 dezembro de 2005 - 17:56
IDG Now!

O governo da Suíça avisou que migrará mais de 300 servidores de setores públicos para SUSE Linux, da Novell, e deixará de operar com o Windows, da Microsoft, e distribuições UNIX da IBM, Sun e Hewlett-Packard (HP).

Nesta quarta-feira (14/12), o Chief Information Officer (CIO) da administração federal suíça Jürg Römer relatou que a decisão de qual sistema operacional o governo usaria em seus servidores ficou entre duas opções de Linux, a da Red Hat e a da Novell, mas que, "no final, a posição foi tomada porque o Suse era um pouco melhor".

O custo não foi um fator decisivo, diz ele, já que as duas opções criariam gastos similares. Neste caso, a economia de recursos virá no treinamento dos empregados, que precisam dominar apenas uma distribuição de Linux para trabalhar.

Com mais de dez mil diferentes aplicações rodando em seus servidores, o governo suíço estima que a mudança será terminada em "alguns anos".

Römer, contudo, evitou falar no custo total da operação, já que serão necessários anos de migração com diversas situações diferenciadas para terminar o serviço.

A adoção de aplicações de código aberto por governos ao redor do mundo está sendo vigiado de perto pelos fabricantes de softwares proprietários.

Administrações federais têm escolhido assumir os supostos riscos de conversão ao software livre por expectativa de economizar recursos antes destinados ao pagamento de licenças.

Segundo Römer, entretanto, o governo suíço procura dar as mesmas chances para livres e proprietários na hora da compra, sendo que as decisões entre escolher um ou outro nada têm a ver com política.

"Estamos analisando o custo total de posse", finalizou ele.
Jeremy Kirk - IDG News Service, Inglaterra

:emoticon1:

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

rapha... escreveu:Talvez.

Em minha modesta experiência na área de computação, considero o sistema operacional Linux o melhor, por ter me satisfeito plenamente.

A despeito de não ter absolutamente nada contra o software proprietário, tanto que pagaria pela licença de determinado produto, se assim convier, tenho muito prazer em não ter de pagar pelos produtos que uso e poder modificá-los ao meu bel prazer.

Não me vejo usando nenhum outro sistema que não o GNU/Linux. Talvez um Mac OS X, paralelamente.

"Modesta" nada! Se fosse modesta, ñão estarias usando Linux!

Aliás, você é um típico exemplo de usuário de Linux: um sujeito que fuça prá caramba, investe bastante tempo no mundo na Informática... és administrador de site, sabes programar (ao menos algum conhecimento nisso é óbvio que você tem)...

SÓ QUE ESMAGADORA MAIORIA DOS USUÁRIOS NÃO É ASSIM! Não tem o conhecimento, o talento e o tempo que você tem! Bill Gates abençoou estas pessoas com o Windows, e a ele elas serão gratas! Desta forma, Gates, "informatizou o mundo", enquanto o Linux ficou se preocupando com questões nerds.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:Talvez.

"Modesta" nada! Se fosse modesta, ñão estarias usando Linux!

Aliás, você é um típico exemplo de usuário de Linux: um sujeito que fuça prá caramba, investe bastante tempo no mundo na Informática... és administrador de site, sabes programar (ao menos algum conhecimento nisso é óbvio que você tem)...

SÓ QUE ESMAGADORA MAIORIA DOS USUÁRIOS NÃO É ASSIM! Não tem o conhecimento, o talento e o tempo que você tem! Bill Gates abençoou estas pessoas com o Windows, e a ele elas serão gratas! Desta forma, Gates, "informatizou o mundo", enquanto o Linux ficou se preocupando com questões nerds.

Obrigado pelos elogios, Pointch!

E não nego que usar Windows é mais fácil que descascar banana. :emoticon7:

Porém, algumas distribuições GNU/Linux estão diretamente focadas neste problema (SuSe, Mandriva, Ubuntu, et cetera) e, aos poucos, como deve ser, resolvendo-o. Uma ótima sacada foi as live-distro que rodam diretamente de um CD, não precisando nem instalar.

Um dia estará usando GNU/Linux, tenho certeza. :emoticon12:

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Tudo tem seu preço. Tudo vai depender do que realmente precisar e de onde quer chegar. Você pode comprar um monitor 15p, ficar bastante satisfeito. Sim, é difícil suportar que fica visto muito tempo doendo os olhos e tela pequena. Se isso não for um problema para você, então o monitor que estar serve para você. Sim, concordo que você pode trocar um monitor 17p depois.

Relação custo-benefício e satisfação dos usuários. :emoticon19: :emoticon12:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Aurelio Moraes
Contato:

Pensamento do usuário linux:
"É bom pra mim, logo é bom pra todo mundo". :emoticon19:

Aurelio Moraes
Contato:

rapha... escreveu:
Poindexter escreveu:

Que engraçado... uando é com o Windows, a culpa é da Microsoft... quando é com o Lixux, a culpa é dos usuários... :emoticon12:

?

Não deprima você não é o primeiro a desistir e nem será o último HOOOOOOOLMES!
Meus amigos linuxistas morreriam de vergonha de você.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Eu achava que o serviço publico usava oque tinha de melhor. Não acredito que, por pura questão ideologica, resolveram adotar esta tecnologia de guri nerd e punheteiro.

Puta merda.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

Não é novidade alguma que Lulla tenha adotado uma medida por motivos ideológicos, mesmo que essa prejudique o país. Nunca esteve mais claro isso, principalmente agora depois do episódio com a Bolívia.

Agora, a Veja erra completamente ao afirmar que a política do software livre é contra o livre mercado. A ação do governo em intervir onde não deve é de responsabilidade exclusiva do próprio... A idéia do software livre, em si, nada tem a ver com as patifarias da esquerdalha petista.

É até irônico a esquerdalha, em sua maioria, abraçar a idéia do software livre como ferramenta ideológica. Como se fosse uma afronta à propriedade, à liberdade e ao livre mercado. Devido sua ignorância habitual, possuem uma visão ingênua da coisa... Talvez por sua cegueira marxista, não entendam como funciona o setor de serviços.

Inclusive, isso explica bem esse episódio. Esquerda burra. Software livre NÃO é software gratuito, implementar um sistema com o argumento de que "não há custos, é gratuito" é de uma burrice fenomenal.
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Todo mundo usa software livre sem perceber. O Google funciona todo com software livre. A Internet toda usa software livre. Dê uma pesquisada por aí e veja quantos sites usam Apache e quantos usam o equivalente da Microsoft.
Dê uma olhada nos emails que a sua firma recebe e veja quantos vieram de servidores Sendmail, Qmail ou Postfix, que são livres, e quantos vieram do Exchange, da MS.
As Casas Bahia só usam Linux. Idem a Livraria Saraiva. E há muitos outros exemplos.

O que está faltando é o computador pessoal. Como o Linux foi criado por nerds, para ser usado por nerds, ninguém se preocupou muito, no início, com o usuário típico, que mal sabe onde fica o botão de ligar. Hoje, já há versões do Linux muito parecidas com o Windows. Se você não disser para o usuário que é Linux, arrisca de ele não perceber.

De qualquer modo, acho que vocês não perceberam ainda que, hoje em dia, o computador pessoal é apenas um periférico de alguma rede. Quem critica o software livre e diz que é coisa de nerd, na verdade está falando apenas do computador que está em cima de sua mesa, esquecendo-se da rede da firma e da Internet. Não importa se uma firma usa Windows ou Linux, o departamento de informática vai ter que contratar nerds. E eles vão ter que saber usar tudo o que pintar na frente deles, portanto o argumento de que "é muito complicado" não vale.

Acho que o Lula não serve de referência para nada. Não deu certo? Gastou-se mais? Muita coisa não deu certo e se gastou mais com o Lula. Não se pode provar nem desprovar nada neste caso usando-o como exemplo.

Acho que gastar fortunas comprando Office 2003 para parlamentares frescos (e suspeitos) é um roubo do meu dinheiro. O Open Office é mais do que suficiente. Eu não tenho MS Office em casa nem no computador do trabalho. Aliás, a próxima versão do MS Office vai incluir várias coisas que já existem no Open Office, inclusive o formato XML para os arquivos, que está sendo padronizado em todo o mundo.

Entendo que a transição de um sistema para outro dê trabalho e custe algum dinheiro, mas no longo prazo compensa.

Alguém já leu o que vem escrito nas licenças OEM do MS Office e do Windows? Em resumo: "Você não pode tirar este software deste computador e instalar em outro computador. Instalou, já era. O software morre com o computador. Não pode ser usado em mais lugar nenhum".

Isto é inaceitável.
Claro que isto não faz sentido para vocês que pirateiam tudo e não estão nem aí...

Snake

Mensagem por Snake »

Fernando Silva escreveu:Todo mundo usa software livre sem perceber. O Google funciona todo com software livre. A Internet toda usa software livre. Dê uma pesquisada por aí e veja quantos sites usam Apache e quantos usam o equivalente da Microsoft.

A Veja, por exemplo, usa Apache e Linux.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Imagem

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Depender de mim software livre mofará na gaveta... não uso, não gosto e não recomendo... e falam sério, OpenOffice?!?!? Usar esta suíte é fim de carreira... software bom é software rápido... o OpenOffice é pessimamente desenvolvido, isso fica nítido no tempo de resposta durante a inicialização!!! Não me recordo quais, mas existem procedimento no OpenOffice que necessitam de 256 processos para ser executado contra 4 do Office!!! Ah!!! Mas o Office é da Microsoft, claro que será mais rápido!!! Isso é desculpa... o PageMaker da Adobe que é bem mais complexo e mais barato que o Office... consome os mesmos 4 processos para executar operações basicas!!! Software livre é bom e útil para companhias que pensam com o bolso... e tem muito sensacionalismo por trás disso, o software livre hoje representa pouco mais de 8% em todo o mundo... sem contar que o que a Microsoft gera de receita para o cofre do país em um mês... empresas que vivem do software livre mal chegam a metade desse faturamento por ano!!! E esses 8% preocupam taaaanto a Microsoft... que ela é até solidária com a concorrência!!! :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Software livre :emoticon44: e vida longa a Microsoft

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Shanaista escreveu:E esses 8% preocupam taaaanto a Microsoft... que ela é até solidária com a concorrência!!! :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Por que será que a MS vem publicando tantos anúncios para falar mal do software livre, inclusive em revistas especializadas em Linux? Por que será que ela criou departamentos para melhorar a interface de seus programas com o Linux?
Por que será que o Internet Explorer 7 copiou o Firefox?
Por que será que agora é a MS que copiou o OpenOffice no Office 2007? Suas "novidades" já são velhas conhecidas de quem usa software livre.
Por que será que apenas uma minoria de sites no mundo inteiro usa o IIS, da MS, em vez do Apache?
Por que será que cada vez mais firmas usam o software livre em seus servidores?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Imagem

Software livre não é o mesmo que software gratuito. Você pode vender software livre. O que você NÃO PODE é:

-Controlar o que o comprador vai fazer com a cópia dele. Você não pode impedir que ele faça as cópias que quiser, que as revenda ou que instale o software em quantos computadores quiser.

-Tornar proprietário um software desenvolvido com base em software livre. Você pode aperfeiçoá-lo, simplificá-lo ou modificá-lo do jeito que quiser, mas ele continuará sendo livre.

Por outro lado, você não compra software proprietário, compra apenas uma licença para usá-lo, cheia de restrições e ameaças. O software continua sendo propriedade do fabricante.

Isto não tem nenhuma importância para os piratas, é claro. E são tantas as restrições que os fabricantes impõem que a maioria das pessoas, sem perceber, infringe uma ou mais cláusulas do contrato que elas aceitaram sem ler.

Pong

Mensagem por Pong »

Não percebo nada de Linux... já experimentei e o meu computador teve uma indigestão. PQP...

Pong

Mensagem por Pong »

A google está a fazer um sistema para competir com o Windows. Alguém sabe pormenores?

Pong

Mensagem por Pong »

Software livre não é contra o mercado. Pelo contrário. O custo zero é o mais livre que pode existir.´Mas não há custo zero, porque quem saca software da net paga para ter internet e depois há a Publicidade... e tipos como Linus (o inventor do Linux) são podre de ricos. Acho que o Software livre é um estimulo á expansão da Net... e por isso beneficia o mercado.

Trancado