A pergunta de um empresário a um filósofo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Capitão América escreveu:O capitalismo é amoral, mais-valia não existe e Kant é medíocre.

À exceção da sua segunda assertiva, concordo com a sua postagem.

Dante, the Wicked

Re: A pergunta de um empresário a um filósofo

Mensagem por Dante, the Wicked »

Cabula escreveu:
Res Cogitans escreveu:Na obra "O Capitalismo é moral?", um empresário faz a seguinte pergunta ao filósofo André Comte-Sponville:

"Sou empresário, crio empregos. O senhor não acha isso moral?"

Qual a resposta de vocês?

Res Cogitans mais uma vez brincando com Filosofia Moral...

Moral pode até ser, mas a maioria dos empresários se houvesse máquina para fazer o trabalho do funcionário certamente trocaria porque assim ele teria mais lucro. Coisa que aconteceu logo com a vinda da revolução industrial

É. Mas se ninguém comprar máquinas, os funcionários das fábricas de máquinas perdem o emprego.
O fato é que estas expansões podem perder por um lado mas ganhar por outro.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Samael
Contato:

Re.: A pergunta de um empresário a um filósofo

Mensagem por Samael »

Quanto ao tópico, creio que o capitalismo é um modo-de-produção. Ele é desprovido de valor moral. Por mais que existam bases morais que justifiquem a sua utilização, elas foram dadas posteriormente à estabilização de tal sistema. A maioria, inclusive, visava conciliar a irracionalidade individualista com um "altruísmo moral" universal, como pretende a máxima liberal de Adam Smith postada pelo Vitor.

O ponto central, ao menos para mim, é que o capitalismo não é ético. Em nome do lucro, de uma vitória meramente pessoal, os indivíduos são induzidos a realizar inúmeros atos, alguns até conflitantes com seus padrões morais. Foi o que, em um debate, eu disse ao Cabeça: as leis proíbem a corrupção, mas a corrupção pode te enriquecer financeiramente. Não lhes parece uma contradição? À mim parece.

Dante, the Wicked

Re: Re.: A pergunta de um empresário a um filósofo

Samael escreveu:Quanto ao tópico, creio que o capitalismo é um modo-de-produção. Ele é desprovido de valor moral. Por mais que existam bases morais que justifiquem a sua utilização, elas foram dadas posteriormente à estabilização de tal sistema. A maioria, inclusive, visava conciliar a irracionalidade individualista com um "altruísmo moral" universal, como pretende a máxima liberal de Adam Smith postada pelo Vitor.

Pelo menos é um sistema que não depende da boa vontade de todo mundo para funcionar ou atingir suas pretensões.

Samael escreveu:O ponto central, ao menos para mim, é que o capitalismo não é ético. Em nome do lucro, de uma vitória meramente pessoal, os indivíduos são induzidos a realizar inúmeros atos, alguns até conflitantes com seus padrões morais. Foi o que, em um debate, eu disse ao Cabeça: as leis proíbem a corrupção, mas a corrupção pode te enriquecer financeiramente. Não lhes parece uma contradição? À mim parece.

Não, Rodrigo. No capitalismo você tem o direito de enriquecer desde que não descumpra lei alguma. Não há contradição nenhuma nisto.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Dante, the Wicked escreveu:Pelo menos é um sistema que não depende da boa vontade de todo mundo para funcionar ou atingir suas pretensões.

E por que é que você acha que, bem ou mal, eu concordo com ele?

Dante, the Wicked escreveu:Não, Rodrigo. No capitalismo você tem o direito de enriquecer desde que não descumpra lei alguma. Não há contradição nenhuma nisto.

Coloque frente a um cão um bife e diga que ele pode comer, mas não o bife inteiro, apenas a metade.

É basicamente isto: há uma determinação implícita que lhe deixa claro a existência de benefícios a quem se apropriar desse capital ilícito, mas isto poderia implodir o sistema. E isto não é, definitivamente, uma ação moral.

Daí resulta aquela que é, para mim, a contradição central do sistema: se pautar no individualismo mas não poder extremá-lo demais para não correr o risco de destruí-lo.

Dante, the Wicked

Samael escreveu:
Coloque frente a um cão um bife e diga que ele pode comer, mas não o bife inteiro, apenas a metade.

É basicamente isto: há uma determinação implícita que lhe deixa claro a existência de benefícios a quem se apropriar desse capital ilícito, mas isto poderia implodir o sistema. E isto não é, definitivamente, uma ação moral.

Daí resulta aquela que é, para mim, a contradição central do sistema: se pautar no individualismo mas não poder extremá-lo demais para não correr o risco de destruí-lo.

Isto não é uma contradição. É apenas um desafio a toda sociedade capitalista.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

[quote= "Fernando Silva"]O empresário não está necessariamente preocupado em criar empregos e sim em ganhar dinheiro, [/quote]
isto não está explícito no enunciado.
Juízo teu. :emoticon4:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Capitão América escreveu:O capitalismo é amoral

Aqui ok.

mais-valia não existe

Isso já é absurdo.

e Kant é medíocre.

Creio que o cara com nick de um dos heróis mais chinfrins da Marvel tenha uma contribuição maior a filosofia que Kant. Resta-nos saber qual seria esta contribuição.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Claudio Loredo escreveu:
Sim, é moral. Entrentanto, o melhor seria que não existisse essa relação empregado e empregador que é desgastante para ambos. O ideal é que as relações de trabalho se dêem igual como se dá a relação cliente e fornecedor, com total independencia entre ambos.

Empregado é um fornecedor de serviços.

E a dependência garante uma série de direitos ao empregado. Quem é independente não tem INSS, FGTS, vale-refeição, plano de saúde, 13º, férias etc.

Ou, quem sabe, os camelôs e biscateiros é que são felizes...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

[quote= "clara campos"][quote= "Fernando Silva"]O empresário não está necessariamente preocupado em criar empregos e sim em ganhar dinheiro, [/quote]
Juízo teu. :emoticon4:[/quote]
Não entendi...
Quais as opções?

W

Mensagem por W »

Capitão América escreveu:O capitalismo é amoral, mais-valia não existe e Kant é medíocre.

Sim. Mas os atos capitalistas são escolhas e todas as escolhas tem um valor e todo o valor tem uma natureza moral...

E não sei se Kant é mediocre. Nunca Li... porque não percebo o que ele escreve. Mas parece que esse mediocre mudou a filosofia. Antes havia empirismo e racionalismo. Kant fez uma sintese das duas tendências. Há uma filosofia depois de Kant e antes de Kant. Só Platão e Aristoteles superam Kant na sua influência na Filosofia. Acho eu...
Editado pela última vez por W em 17 Mai 2006, 13:00, em um total de 1 vez.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Dante, the Wicked escreveu:
Samael escreveu:

O desafio é somente não permitir que todas as ações sejam puramente egoistas.
Agir apenas em benefício de sí próprio é egoismo. Agir puramente em benefício dos outros é hipocrisia.
Quando usamos a racionalidade podemos ver claramente que temos impulsos egoistas mas que se exagerarmos neles, criaremos uma situação de insustentabilidade da ordem social.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

[quote= "Fernando Silva"][quote= "clara campos"][quote= "Fernando Silva"]O empresário não está necessariamente preocupado em criar empregos e sim em ganhar dinheiro, [/quote]
Juízo teu. :emoticon4:[/quote]
Não entendi...
Quais as opções?[/quote]
Acho que tens razão em quase todos os casos, mas também podem existir empresários com vontade de criar postos de emprego e que, pelo menos em determinados momentos, se preocupem até mais com isso do que fazer dinheiro.
Não achas que isto possa acontecer?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

W

Mensagem por W »

W escreveu:Pra mim agir por interesse não é um ato moral mesmo que beneficie alguém. Um ato moral segue um código que normalmente tem a ver com um grupo ou uma cultura. Por outro lado um ato moral não tem obrigatóriamente de ser bom para todos. Acho que a moral pode ser relativa exceto naquelas coisas mais ou menos comuns a todos que não dependem tanto da cultura...

Discordo. É muito simples definir moral ou ética como simplesmente o que que as pessoas acreditam ser certo ou errado acerca do agir. Aí é só uma questão de listar o que cada grupo social acha certo e especular sobre as causas disto.
Mas por que não pensar nas conseqüencias disto? Peguemos o caso do Brasil, onde o que prevalece é a lei de Gerson e o jeitinho brasileiro. Será que é a toa que este país tem altas taxas de corrupção ou mortalidade no transito?
Oras, podemos muito bem saber quais atitudes prestam um serviço ou desserviço à construção de um mundo menos miserável.

Mas eu disse que a moral não tem obrigatóriamente de Beneficiar todos. No extremo... pode arruinar todos.

Cabula

Mensagem por Cabula »

Cabula escreveu:
Res Cogitans escreveu:Na obra "O Capitalismo é moral?", um empresário faz a seguinte pergunta ao filósofo André Comte-Sponville:

"Sou empresário, crio empregos. O senhor não acha isso moral?"

Qual a resposta de vocês?

Res Cogitans mais uma vez brincando com Filosofia Moral...

Moral pode até ser, mas a maioria dos empresários se houvesse máquina para fazer o trabalho do funcionário certamente trocaria porque assim ele teria mais lucro. Coisa que aconteceu logo com a vinda da revolução industrial

É. Mas se ninguém comprar máquinas, os funcionários das fábricas de máquinas perdem o emprego.

Verdade mas o que eu disse aqui é que o lucro é mais importante do que qualquer relação em relação ao trabalho.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Dante the Wicked escreveu:É. Mas se ninguém comprar máquinas, os funcionários das fábricas de máquinas perdem o emprego.

A fartura que temos hoje em dia, que permite a existência de 6,5 bilhões de seres humanos (embora alguns vivam com pouco), só foi possível graças à revolução industrial.
Se não fossem as fábricas de tecidos, roupas ainda seriam produzidas por moças de família, usando o tecido que elas mesmas fizeram em casa a partir do algodão que a família produziu.
Tudo seria raro e caro, não descartável como é hoje.
O ideal, no futuro, é que as máquinas produzam tudo e tão barato que ninguém passe fome ou necessidade.
O emprego não é uma coisa boa, é uma coisa que temos que ter.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Fernando Silva escreveu:O emprego não é uma coisa boa

O emprego é uma necessidade, se é algo bom ou não vai depender de cada um.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Flavio Costa escreveu:O emprego é uma necessidade, se é algo bom ou não vai depender de cada um.

O ideal seria que ninguém tivesse que trabalhar para viver. Cada um se ocuparia do que lhe interessasse.
Isto não é novidade. Ao longo da história houve muita gente que não precisava trabalhar, por ser de família nobre e rica, e nem por isto deixou de ser útil à humanidade, contribuindo para as artes, a filosofia ou a ciência (enquanto que o povão apenas lutava para sobreviver, sem tempo nem conhecimentos para mais nada).
Hoje, tentamos combinar as duas coisas.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Rico ou bilionário (ou mais) o fato é que tais pessoas precisam de uma forma ou de outra trabalhar, administrar seus bens não deixa de ser um trabalho. Não trabalhar significa não ter de fazer nada o dia inteiro e muito pouca gente gosta disso. Se não houvessem outros tipos de tecidos, não haveria algodão sificiente no planeta pois a quantidade de tecido mundial é composta por tecidos de algodão, sintéticos e mistos. O algodão custa caro para a indústria têxtil além de poder ser vulnerável a pragas cumulativas (como foi com o cacau). Mesmo quem queira viver de seu próprio negócio não estará deixando de trabalhar, apenas estará deixando de ser empregado de uma única pessoa para ser de várias. Se ele não souber ser um bom profissional (autônomo ou não) fatalmente cairá na falência. Mesmo no feudalismo haviam pessoas que sustentavam os "vagabundos ricos" e trabalhavam de uma forma ou de outra, seja negociando ou explorando mão de obra.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Samael escreveu:

Esse desafio se pauta numa ideologia que se contradiz. Simples assim.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:
Capitão América escreveu:O capitalismo é amoral

Aqui ok.

mais-valia não existe

Isso já é absurdo.

e Kant é medíocre.

Creio que o cara com nick de um dos heróis mais chinfrins da Marvel tenha uma contribuição maior a filosofia que Kant. Resta-nos saber qual seria esta contribuição.

Kant é um homem de seu tempo. Foi influenciado pelo paradigma newtoniano na sua condição filosófica racionalista, mas não é que eu poderia chamar de "medíocre".

Só discordo da sua posição filosófica.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Kant escreveu:Kant é um homem de seu tempo.

Jura!?!
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Dante, the Wicked

Samael escreveu:Esse desafio se pauta numa ideologia que se contradiz. Simples assim.

Que contradição, Rodrigo?

"Todos tem o direito de acomular riquezas, desde que esteja de acordo com as leis"

Onde está a contradição nesta frase? Não vejo contradição alguma.

Existem muitas pessoas que acumulam riquezas e ainda assim seguem uma ética rígida. Ainda assim o sistema não depende da boa vontade das pessoas. Tem-se um sistema judicial que pune quem transgride as regras.

Rodrigo, segundo sua concepção distorcida de contradição, futebol também é contraditório. Afinal, o objetivo do jogo é levar a bola até o gol, mas não pode carregá-la na mão até lá.

Dante, the Wicked

Res Cogitans escreveu:

Jura!?!

O Rodrigo só quis dar um exemplo de juízo analítico a priori.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:

Jura!?!

"Homem de seu tempo" é um jargão comum dos construtivistas...

Trancado