Chega de impunidade!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Claudio Loredo
Contato:

Re: Re.: Chega de impunidade!

Mensagem por Claudio Loredo »

Lúcifer escreveu:Claudio, o problema aqui em São Paulo foi o maldito do governo do PSDB ter dado a bunda para a bandidagem e para a Comissão de Direitos Humanos.

Lucifer,

Não coloque a bandidagem e os defensores dos direitos humanos no mesmo barco.

A segurança no Brasil é precária simplesmente porque ela custa caro. Manter os presos em celas individuas, construir presidios de segurança máxima, pagar melhor os policiais, tudo isto sai caro.

Por causa disto, o governo investe pouco em segurança. Paga mal os policiais e amontoa os presos em pequenas celas. Por exemplo, numa cela do tamanha 5x5 metros ficam alojados pelo menos quinze presos.

O pior é que misturam ladrão de galinha, simples traficante de drogas, assaltante e assassinos tudo na mesma cela. É claro que quem entrou ruim só irá piorar.

Uma das lutas do pessoal dos direitos humanos é que pelo menos sejam separadas as pessoas segundo os crimes que cometeram. Assim, pode-se recuperar quem poder ser recuperado.

Mas, o mais importante de tudo. É ai que entra a principal luta dos defensores dos direitos humanos, é a prevenção do crime. Seja através de um policiamento preventivo ou seja através de investimentos em políticas sociais. Um estado policialesco é muito mais caro do que um estado social, que além de ser mais barato é mais eficiente no combate e prevenção a criminalidade.

Quanto a polícia poder ter o direito de matar a vontade qualquer pessoa que ela quiser. Devo dizer que a polícia de São Paulo é a polícia que mais mata no mundo. Só que o problema é que muitos dessas pessoas que são assassinadas pela polícia nas favelas, e até no asfalto, são pessoas inocentes. Se até a polícia londrina mata inocentes, imagina a polícia paulista.

Pense o seguinte: se dermos a polícia o poder dela sair matando quem ela quiser, amanhã poderá ser eu ou você os alvos. A polícia só deve matar em caso de confrontos com bandidos, não é necessário ela matar por encomenda. Para isto já existem os grupos de extermínio.

Rhyan

Re.: Chega de impunidade!

Mensagem por Rhyan »

Gosto dos textos do RC!
Ele sempre manda bem!

[]'s

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Poindexter escreveu:
clara campos escreveu:défice

Adaptação interessante... não a temos.

Assim como eles não têm "estocar", no sentido de "armazenar".
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Flavio Costa escreveu:Assim como eles não têm "estocar", no sentido de "armazenar".

Ah, é? Não sabia dessa também!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Chega de impunidade!

Mensagem por clara campos »

Avatar, efectivamente tens razão, eu sou uma desconhecedora da realidade brasileira, mas a crónica era burra por demais e fazia umas generalizações completamente absurdas que tentei desmascarar.

Seguem os meus comentários às tuas palavras, não comentarei as realidades cujo meu desconhecimento não me permite ter uma opinião formada.

As organizações que zelam pelos direitos humanos têm, por definição de humanos, apenas aqueles que vivem à margem da lei. Os cidadãos de bem, as pessoas comuns, aqueles que são as verdadeiras vítimas do crime, são totalmente esquecidos e menosprezados por essas entidades. Preocupam-se com os filhos dos detentos, mas ignoram por completo os órfãos do pai, cidadão e trabalhador, que esse detento exterminou.

Esta afirmação parece-me abusiva e injusta. Em todo o mundo existem dezenas de organizações humanitárias com missões diferentes. No brasil não existem associações de apoio às vítimas? de apoio às crianças, viúvas, e por aí fora?
Acho bem que as crianças filhas de criminosos tenham apoio especial, pois são um grupo de risco, e deve-se fazer de tudo para que não sigam as pisadas dos pais.Chama-se a isto prevenção.
Quanto aos direitos dos presos... enfim, eles ão seres humanos, loucos, psicopatas, crueis, não deixam de ser seres humanos. Embora eu ache que essa é uma luta social secundária.

Nossas leis dão aos jovens de 16 anos o direito de votar, de escolher o mandatário máximo da nação, de escolher os integrantes do Congresso Nacional, mas não permite que a um jovem seja imputada a responsabilidade por seus crimes. Alguns, crimes hediondos. Verdadeiros assassinos mirins, impunes, acobertados pela lei. Conheço casos que deixariam você horrorizada.

Você mencionou a quantidade de presidiários no Brasil. É verdade, são centenas de milhares. Mas você imagina quanto tempo esses marginais ficarão atrás das grades? No Brasil não há prisão perpétua. A pena máxima, para o pior crime que você possa imaginar, é 30 anos. O preso só precisa cumpri um sexto dessa pena para ter direito ao regime aberto, onde ele passaria o dia fora da cadeia e só precisaria dormir nas famosas casas de albergados. Após cumprir um terço da pena – 10 anos para quem pegou a pena máxima – ele já tem direito à liberdade condicional. Dez anos! E isso ainda não é tudo; eles possuem outros benefícios que podem antecipar sua liberdade.

Concordo quando dizes que se tem idade para votar, tem idade para ser responsabilizado pelas suas acções.
Em Portugal, p.e., só se pode votar aos 18, mas a partir dos 16 (se n estou em erro), já se é julgado praticamente como adulto.
(embora eu n concorde totalmente com isto e, talvez noutro tópico te explique porquê)
Quanto à prisão perpétua... enfim, eu não sou por princípio contra ela. E, mesmo em portugal, so a favor do aumento da pena mínima de muitos crimes (onde é que se admite que um pedífilo só vá dentro 3 anos?)

Já numa discussão anterior com o Poind, eu deixei bem claro que acho que os criminosos devem ser bem punidos e impedidos de voltar a cometer crimes, que me lembre, só nãoaceito tortura e pena e pena de morte.

Quanto a regalias como reduções de pena e visitas intímas... enfim, depende do crime, certamente que um ladrão ou dealer de maconha não devem ser punidos como um assassino ou esturpador, certo?

Quanto aos direitos dos presos, não vamos ser extremistas. Nem considerar que eles devem estar hospedados em hoteis cinco estrelas, nem considerar que devem ser tratados como lixo humano.

Há uma coisa que devem compreender. Quando eu sou contra a tortura e pena de morte, não é por achar que certas pessoas não o mereçam. Já aqui afirmei que, emocionalmente, acho que pedófilos mereciam sofrer agonias horríveis antes de morrer.
A grande questão moral, para mim, é alguém decidir e isso, e alguém executar isso. Eu não posso olhar para um agiota como um justiceiro. Ele será sempre alguém que ganha a vida magoando e matando, e o Estado não pode alinhar nem financiar uma coisa dessas. Uma pessoa a quem é legalmente permitido maltratar, será moralmente corrompida em breve (deves conhecer muitos casos de abuso de poder... eu que nunca lidei directamente com prisões conheço dezenas...).
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

Oi, Clara.

Existe um oceano entre nós, mas nossas opiniões não são tão diferentes assim. Vamos ver se conseguimos aproximá-las ainda mais.

clara campos escreveu:Avatar, efectivamente tens razão, eu sou uma desconhecedora da realidade brasileira, mas a crónica era burra por demais e fazia umas generalizações completamente absurdas que tentei desmascarar.

A generalização, por princípio, cai no absurdo. Mas não posso considerar, apesar disso, que a crônica era burra. Talvez, até por se tratar de uma realidade que você já aceitou não conhecer e que o autor do texto demonstrou conhecer profundamente – claro, ele é brasileiro – , concordo com a maior parte do que ele escreveu.
clara campos escreveu:Seguem os meus comentários às tuas palavras, não comentarei as realidades cujo meu desconhecimento não me permite ter uma opinião formada.

Aprecio tua sensatez.
clara campos escreveu:
As organizações que zelam pelos direitos humanos têm, por definição de humanos, apenas aqueles que vivem à margem da lei. Os cidadãos de bem, as pessoas comuns, aqueles que são as verdadeiras vítimas do crime, são totalmente esquecidos e menosprezados por essas entidades. Preocupam-se com os filhos dos detentos, mas ignoram por completo os órfãos do pai, cidadão e trabalhador, que esse detento exterminou.

Esta afirmação parece-me abusiva e injusta. Em todo o mundo existem dezenas de organizações humanitárias com missões diferentes. No brasil não existem associações de apoio às vítimas? de apoio às crianças, viúvas, e por aí fora?

Minha análise não foi assim tão abrangente, que pudesse ser considerada num cenário mundial. Como eu disse, são realidades diferentes e não posso duvidar da seriedade e responsabilidade social de entidades outras que atuam mundo afora. Falando especificamente do Brasil, corro o risco de dizer que tais organizações esforçam-se para mostrar a todos que seus interesses restringem-se ao bem estar e direitos excessivos aos delinqüentes. Se existem associações de apoio às vítimas eu desconheço. Se alguém tiver essa informação, fica aqui o pedido para que nos esclareça.
clara campos escreveu:Acho bem que as crianças filhas de criminosos tenham apoio especial, pois são um grupo de risco, e deve-se fazer de tudo para que não sigam as pisadas dos pais. Chama-se a isto prevenção.

É uma visão interessante, mas não creio que seja a visão dos nossos humanitários cá da terrinha. Até porque, isso exigiria um grau de envolvimento, capacitação e conhecimento pedagógico que não fazem parte dos nossos defensores do crime.
clara campos escreveu:Quanto aos direitos dos presos... enfim, eles ão seres humanos, loucos, psicopatas, crueis, não deixam de ser seres humanos. Embora eu ache que essa é uma luta social secundária.

Não há dúvidas que eles têm direitos. Eles só não podem ter mais direitos do que eu, que tento viver dentro dos princípios básicos que norteiam minha sociedade.
clara campos escreveu:Concordo quando dizes que se tem idade para votar, tem idade para ser responsabilizado pelas suas acções.
Em Portugal, p.e., só se pode votar aos 18, mas a partir dos 16 (se n estou em erro), já se é julgado praticamente como adulto.

Percebes? É exatamente o oposto do que ocorre aqui. No brasil, os jovens podem cortar a cabeça de alguém e usá-la como bola de futebol, podem queimar pessoas vivas no meio da rua, podem decepar o braço de donas de casa indefesas. Nenhum problema. Serão tratados como menores, que precisam dos cuidados do Estado, mesmo que tenham 17 anos e meio. Estes exemplos que eu apresentei não são fictícios. Todos ocorreram e continuarão ocorrendo.
clara campos escreveu:(embora eu n concorde totalmente com isto e, talvez noutro tópico te explique porquê)

Ok.
clara campos escreveu:Quanto à prisão perpétua... enfim, eu não sou por princípio contra ela. E, mesmo em portugal, so a favor do aumento da pena mínima de muitos crimes (onde é que se admite que um pedífilo só vá dentro 3 anos?)

A questão da justiça é muito interessante e é onde mais o ser humano comete erros. Na grande maioria das vezes, quando clamamos por justiça, na verdade queremos vingança. Não posso culpar ninguém por esse equívoco e nem vou emitir julgamento de valor. A questão, pura e simples, é que a prisão perpétua é necessária para aqueles que sabidamente não apresentam condições de retrocederem do caminho criminoso que iniciaram. Não se trata de punição nem de vingança, mas de não devolver às ruas alguém que sabemos que voltará a matar, estuprar ou traficar, por exemplo. Para mim, isso é lógico.
clara campos escreveu:Já numa discussão anterior com o Poind, eu deixei bem claro que acho que os criminosos devem ser bem punidos e impedidos de voltar a cometer crimes, que me lembre, só não aceito tortura e pena de morte.

Tudo bem. Estamos de acordo. Se as punições forem severas e exemplares, a pena de morte não será necessária.
clara campos escreveu:Quanto a regalias como reduções de pena e visitas intímas... enfim, depende do crime, certamente que um ladrão ou dealer de maconha não devem ser punidos como um assassino ou esturpador, certo?

Concordo totalmente.
clara campos escreveu:Quanto aos direitos dos presos, não vamos ser extremistas. Nem considerar que eles devem estar hospedados em hoteis cinco estrelas, nem considerar que devem ser tratados como lixo humano.

Como eu disse no outro tópico, durante minha passagem pela chefia da segurança do presídio, eles foram tratados com respeito e dignidade.
clara campos escreveu:Há uma coisa que devem compreender. Quando eu sou contra a tortura e pena de morte, não é por achar que certas pessoas não o mereçam. Já aqui afirmei que, emocionalmente, acho que pedófilos mereciam sofrer agonias horríveis antes de morrer.
A grande questão moral, para mim, é alguém decidir e isso, e alguém executar isso. Eu não posso olhar para um agiota como um justiceiro. Ele será sempre alguém que ganha a vida magoando e matando, e o Estado não pode alinhar nem financiar uma coisa dessas. Uma pessoa a quem é legalmente permitido maltratar, será moralmente corrompida em breve (deves conhecer muitos casos de abuso de poder... eu que nunca lidei directamente com prisões conheço dezenas...).

Cometendo um pequeno exagero no comentário que, nesse caso, é justificável: você está profundamente correta.

Um abraço.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Oi, Clara.

Existe um oceano entre nós, mas nossas opiniões não são tão diferentes assim. Vamos ver se conseguimos aproximá-las ainda mais.

Apesar de estarmos cada vez mais afastados fisicamente, afinal o Atlântico continua a abrir, creio que efectivamente não divergimos assim tanto de opinião.
Como tal, prossigo meus comentários, o que não comentar, assume que concordo, excepto o primeiro parágrafo que discordamos, mas já percebemos porquê, pelo que não vale a pena estar a bater na mesma tecla vezes sem conta.
Prosseguindo:

[color=yellow]
É uma visão interessante, mas não creio que seja a visão dos nossos humanitários cá da terrinha. Até porque, isso exigiria um grau de envolvimento, capacitação e conhecimento pedagógico que não fazem parte dos nossos defensores do crime.

Se isso é verdade é uma pena.

Por cá existem váias associações de apoio à vítima, e associações que procuram apoiar e insersir socialmente filhos de famílias problemáticas para que elas possam conhecer outras realidades, além daquelas que os pais e avós lhes oferecem.
É uma pena se isso não ocorre no Brasil (será mesmo), pois eu acredito sinceramente que a prevenção/educação é o melhor caminho para combater o crime.

Como eu disse no outro tópico, durante minha passagem pela chefia da segurança do presídio, eles foram tratados com respeito e dignidade.

perfeito, bons exemplos são sempre animadores pois são a prova de que é possível.

Como vês, já não tenho muito para comentar :emoticon4:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

clara campos escreveu:... Atlântico ...

Minha dúvida foi resolvida. Sim, em Portugal se usa o "^".
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Chega de impunidade!

Mensagem por Lúcifer »

É Claudio, e dar corda pra essa bandidagem foi muito melhor, né?
Antes de o governo do PSDB entrar, as ruas eram muito mais seguras. Podíamos andar um pouco mais sossegados à noite. E sabe por que? Porque bandido tinha medo da polícia. Quem era de bem, não precisava se preocupar. Hoje, temos uma inversão de valores. O povo está com medo de sair de casa. E a polícia agora é que está com medo dos bandidos.
Sinto muito mas, pra mim, bandido bom é aquele morto. Se fazem rebeliões nas penitenciarias porque elas estão muito cheias, deixa que a tropa de choque resolve isso rapidinho.

E esses malditos da Comissão dos Direitos dos Bandidos (leia-se Direitos Humanos) até agora não se pronunciou contra a ação dos bandidos e a favor dos policiais mortos. Por que será?

O Poin me chamou de nazista? Não, eu não sou nazista (eu sei que foi brincadeira viu, amijo) mas o que não suporto é ver a bandidagem agir dessa maneira. Você fala que o Estado não tem dinheiro? Quer ouvir soluções simples para se evitar essas merdas?

Para acabar com a entrada de celulares? Acabe-se com as visitas.
Diminua a verba da comida pra esses vagabundos e dê só angú, Em pouco tempo eles estarão subnutridos e não terão forças pra se pensar em nada.
Acabe com as visitas dos advogados e da ralé dos Direitos Humanos.
E, em grande parte, os policiais sim, sabem quem é bandido ou não. Eles podem cometer enganos? Claro que podem, HERRAR É UMANO! Mas veja, do jeito que muito desses caras se vestem, não dá pra pensar outra coisa. Não estou falando que as pessoas devam se vestir com terno e gravata que sei o preço que essas roupas custam mas, por que será que esses jovens insistem em se vestir como se fossem bandidos? Eles podem até ser do bem mas se vestem como malandros. É claro que eles vão ser interceptados mesmo.
E, sinto muito mas, quem não deve, não teme. Uma boa parte desses jovens que vão preso ou levam um tocos, por que acontece isso? Porque, quando a polícia dá a ordem de parada, esses merdas começam a correr pra fugir. É lógico que a polícia vai pensar que são bandidos pois gente direita não foge.
E, infelizmente, em confrontos armados, civis podem sim vir a perder a vida mas, por que acontece isso? Como já disse antes, a bandidagem perdeu o medo da polícia. Antes, os bandidos sabiam que se enfrentassem a polícia eles iam direto pro saco. Hoje, se o policial acertar um vagabundo, ele vai preso e o bandido ainda processa a polícia por exesso de autoridade e violência exessiva! Como se pode ter ordem nas ruas assim?
Sinto muito mas eu ainda mantenho a posição de polícia na rua e, se bandido atirar ou fazer rebelião, chumbo neles.
Só mais uma coisa. Espero que nunca aconteça em sua cidade, o que aconteceu aqui em sampa. Foi terrível o clima.
No mais, abraços!
Imagem

Rhyan

Mensagem por Rhyan »

Claudio Loredo escreveu:
Fonte: © 2006 MidiaSemMascara.org

:emoticon237:

Não generaliza, Claudio!

Procure ler os textos de Rodrigo Constantino e de Janer Cristaldo e verá o que digo.

Trancado