Botanico escreveu:O ENCOSTO escreveu: Como se fosse a coisa mais natural do mundo. Veja a que nível chegamos. Ao que tudo indica, meu interlocutor deve espirrar ectoplasma até pelas orelhas todos os dias. Alias, qualquer um deve fazer. É a coisa mais natual do mundo.
E muito bem documentado, diga-se de passagem.
Na falta de argumento...
É o argumento. E não "falta de".
Tudo que você apresentou referente a ectoplasma, materializações, etc, é uma verdade só, e tão somente só, para quem segue ou nutre simpatia por religiões que ensinam tais coisas.
E isso é fato.
O ENCOSTO escreveu: E preciso dizer mais alguma coisa para alguém que não assume que Crookes foi enganado?
Por favor, volte atrás, reviste o fórum inteiro, este e o anterior, e me apresente UM ÚNICO TEXTO DE MINHA AUTORIA, onde eu diga com todas as letras que William Crookes ERA INFALÍVEL E JAMAIS PODERIA SE ENGANAR OU SER ENGANADO.
O fato de você tentar minimizar o caso Eva Fay evidencia isso. Não precisamos procurar mensagens de meses atras pois eu copiei e colei uma sua neste mesmo tópico.
O ENCOSTO escreveu: Ele foi enganado. Isso é fato. Não adianta você escrever um monte de abobrinhas para minimizar o ocorrido.
Que ele e seus colegas teriam sido enganados, até aí eu sei. E sei também que, por falta de bons argumentos, vocês céticos recorrem a coisas assim para provarem demais os seus argumentos. Então Crookes & Cia foram enganados por uma ILUSIONISTA (que nunca foi médium, embora se apresentasse como tal para atrair mais público).
Genial. Por falta de argumento, recorremos às falhas de Crookes e a descrição de seus testes toscos e primitivos passiveis de fraude, como ocorreram algumas vezes.
E isso não é argumento para você.
A propósito: Alguém ai conhece um Médium que faz questão de se apresentar como ILUSIONISTA??
O ENCOSTO escreveu: Com base em quê você afirma que Crookes iria descobrir algo se tivesse "estudado" Eva Fay por décadas?
Com base no seu achismo.
Bem, com base em que você acha que Crookes & Cia TERIAM SIDO ENGANADOS SEMPRE? Com base num ÚNICO experimento falho ou no seu achismo?
Veja que ao menos temos relatos de um experimento falho, que é inclusive reconhecido por você.
Se Eva não tivesse relatado isso e se a cadeira utilizada não fosse conservada em algum museu, Crookes teria mais um grande teste cientifico no seu curriculum, provando a mediunidade.
E você? Tem o quê para apresentar?
Os mesmos experimentos toscos feitos com pessoas que não estavam disposta a ridicularizar o boboca do Crookes e sim tirar proveito dele.
E mais nada.
É isso mesmo! Crookes & Cia foram enganados pois só fizeram um experimento, NÃO TIVERAM CHANCE DE FAZER OUTROS TESTES (lógico que não: ela ia se boba de se deixar examinar mais e aí ser pêga em fraude?).
E se ela tivesse dado para o Crookes e ficado 3 anos sendo examinada?
SE Crookes tivesse encontrado uma falha no terceiro ano, aposto que você diria que a tal Eva Fay deu uma de Otilia Diogo: Era uma verdadeira medium só que depois resolveu, sem mais nem menos, enganar as pessoas e foi desmascarada.
Essa é boa, não?
Agora papel ridículo mesmo está fazendo você, que acha ter descoberto a América só porque achou um engano em Crookes. UM ENGANO em centenas de experimentos variados, com vários médiuns e com diversas medidas de cautela, contra os quais os céticos NADA APRESENTARAM DE CONSISTENTE QUE PUDESSEM SER REFUTADOS. É muito grave!
Continue acreditando no HOMEM DO RÁÁÁÁ também.
Afinal, quem aqui pode provar que o cara realmente era uma fraude?
Quem aqui pode afirmar que ele passou a fraudar só depois que perdeu o jeito da coisa?