Temor à Deus: O princípio da sabedoria.
- Res Cogitans
Re.: Temor à Deus: O princípio da sabedoria.
Que isso Tranca-Rua? Algum crente de uma igreja que escreve em línguas?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Re: Re.: Temor à Deus: O princípio da sabedoria.
Res Cogitans escreveu:Que isso Tranca-Rua? Algum crente de uma igreja que escreve em línguas?
Não sei o que tem me acontecido, Res...
Tenho incorporado crentes porcaria ultimamente.
Nem me lembro que tinha escrito esse negócio aí em cima.

- clara campos
- Moderadora
- Contato:

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Flavio Costa
- Contato:
Já tá na hora de liberar o videomaker, né? É até bom para variar os assuntos, largar da política e voltar um pouco para as religiões.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
Flávio, este comsntário seu não era para o tópico "Discussões Políticas"?
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Temor à Deus: O princípio da sabedoria.
Tranca-Ruas escreveu:quote="Márcio"]Temor à Deus: O princípio da sabedoria.
O temor ao Senhor é o princípio da Sabedoria! Não adianta possuir conhecimento se não souber respeitar a Deus. Nem todo o dinheiro e nem toda a inteligêmcia podem salvar a alma do homem se ele não tiver no coração o temor a Deus, pois só desse modo procurará evitar tudo aquilo que desagrada ao Senhor.
No livro de provérbios (Cap. 1.7) está escrito que o temor é o começo de uma vida plena com Deus: '' O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.'' O temor descrito nesse versículo refere-se à reverência a Deus e pode ser considerado como um temor positivo.
A bíblia ensina que devemos lançar fora nossos temores, pois, quando negativos, suscitam ansiedade, medo, dúvida e trazem fraqueza à alma. Já o temor positivo é o temor ao senhor, que não é medo, mas um profundo respeito. Por causa desse temor, evita-se toda sorte de males. Esse princípio abre o nosso entendimento para aprendermos ainda mais da sabedoria presente na palavra de Deus. (...)
Portanto, devemos vigiar todos os dias de nossas vidas e buscar continuamente a sabedoria de Deus. Sua vontade jamais nos será apresentada como uma imposição, Ele apenas deixará claro o Seu querer. Aquele, porém, que seguir os desejos da carne e que aceitar a vontade do diabo, colherá, então, as consequências dessa desobediência.
O temor do Senhor é o verdadeiro princípio da sabedoria e esse saber jamais será alcançado nas universidades, nem nos institutos de pesquisa, pois o conhecimento que vem do Senhor produz vida para toda a eternidade.
(Texto retirado da Folha Universal , nº 735 , de 7 a 13 de maio de 2006.)
Sei que o assunto é batido, mas ...
O cerne do texto seria: A ignorância do mundo, a sabedoria divina. Ou vice-versa.
[b]MERCADORES DE AUMAS!!!!!!!1
OS PASTORES DA UNIVERÇAL E OS ATEUS DA MICROÇOFT CENTIRAM A MÃO DO SENHOR NO DIA DO JUISO
A JUSTISSA DIVINA CAIRÁ DOS CÉUS COMO UMA RAIO E DESTRUIRÁ TODA A INICUIDADE, POIS O SENHOR ÇONDA OS CORASSÕES E CONHESSE AS VONTADES DO CERUMANO.
PORTANTO VIJIAI...[/b[/quote]
ALELUIA, IRMÃO, ALELUIA!!

- Márcio
- Contato:
Wing Zero escreveu:Márcio escreveu:Wing Zero escreveu:O Temor é importante, na sabedoria. Quem vive na base de um Vulcao percebe melhor isto...
E o texto tem lógica para quem cre... já que o Deus Biblico tem o temperamento de um vulcao...
O temor ou medo, é importante na vida, pois nos mantém longe do perigo. E isso é aprendido.
Esse temor também é usado como poderosa ferramenta de contrôle por váriadas instituições humanas (inclusive na nossa própria casa), a religião é apenas uma delas.
No entanto devemos ter um pouco de capacidade e sabedoria para examinar o temor que temos ou nos é imposto, e assim saber quando a causa é imaginária ou real.
Não é justo viver com medo de algo que sequer existe, seria como um entrave na vida.
Há outras formas de condicionamento mais fortes que o temor. A ideia do Temor a Deus pode até ser muito incomoda para quem manda, porque quem teme Deus costuma ser individualista. O controlo através do edonismo é muito mais poderoso. Porque com o temor evita-se, com o prazer procura-se...
Para a maioria das instituições religiosas o prazer em geral, principalmente o sexual, é considerado maléfico, sendo um tabu, isso porque todo prazer parece ser gerado pelos instintos mais básicos do ser animal, como se fosse uma recompensa ao se realizar um ato essencial, comer gera prazer, sexo gera prazer, etc..
Entretanto muitas religiões parecem querer desligar o homem da sua parte animal-irracional, ligando-o a um deus pretensamente super-racional, é como se o homem não se aceitasse como animal que é, dominado pelos instintos.
O Hedonismo prega que a finalidade da vida seria o prazer em si, seitas baseadas nessa suposição podem ter também um controle bastante eficaz sobre seus adeptos, isso é inegável.
Eu acho que uma doutrina baseada no temor e prazer, tipo ''bate-assopra'' teria uma eficácia quase satânica no controle dos seus adeptos.
Quem teme a um deus, deveria temer também a organização religiosa que o propaga, pois são indissolúveis, a parafernália toda que se pratica e é ensinada dentro dessas instituições, leva à isso, leva a um controle sistemático dos fiéis, pelo temor as vezes disfarçado de amor.
A IURD, por exemplo, usa desse artifícios muito bem, promete bens materiais (prazer) em troca de sacrifícios financeiros (dar o seu tudo, mesmo que seja quase nada, como prova de confiança em deus).
E ficam sempre martelando na cabeça dos pobres coitados:''... se não está conosco, está com o demônio e queimará no fogo eterno.'' (temor)
E há aquilo que chamam de ''amor de deus'', condicionado claro ao cumprimento de regras várias, deus te ama, desde que sigas seus desígnios. (amor condicionado ao temor)
Enfim...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
- Márcio
- Contato:
Flavio Costa escreveu:Já tá na hora de liberar o videomaker, né? É até bom para variar os assuntos, largar da política e voltar um pouco para as religiões.
Ou mude-se o nome do Fórum para ''Política é Veneno''.

- Flavio Costa
- Contato:
Tranca-Ruas escreveu:Flávio, este comsntário seu não era para o tópico "Discussões Políticas"?
Naum, essi comentariu é pra aqui mesmu.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
- William James
- William Shakespeare
- William James
- Joao Valle
A humildade e não o medo é o princípio da sabedoria.
"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos."
(Mateus 11:25)
"O yôgi não deve tornar-se orgulhoso pelo tratamento lisonjeiro que lhe devotarem, pois daí poderá advir uma recaída no indesejável"
(YôgaSutra-Pátañjáli 3:51)
"Que se libertem da ilusão do egoísmo, vençam o pecado dos apegos e residam sempre no Eu. Então abandonarão os objetos sensórios e com eles desaparecerão os opostos conhecidos como prazer e dor. Contemplarão vivamente o Eu e assim atingirão a meta imutável"
(Bhagavad Gita 15:5)
"O grande Tao está em tudo e a sua potência irradia-se em todas as direções.
Os dez mil seres dele dependem para nascer e viver.
Quando o trabalho é realizado, ele não apregoa que foi seu autor.
Cobre tudo com um manto e não faz valer sua posição de senhor.
Poderá, entretanto, nas menores coisas ser encontrado.
Todos os seres retornam a sua raiz e desaparecem sem saber quem preside seus destinos.
Ele pode ser encontrado nas grandes coisas.
Eis por que o sábio pode realizar grandes conquistas:
é não se fazendo grande que consegue realizá-las."
(Tao Te King:34)
"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos."
"O yôgi não deve tornar-se orgulhoso pelo tratamento lisonjeiro que lhe devotarem, pois daí poderá advir uma recaída no indesejável"
"Que se libertem da ilusão do egoísmo, vençam o pecado dos apegos e residam sempre no Eu. Então abandonarão os objetos sensórios e com eles desaparecerão os opostos conhecidos como prazer e dor. Contemplarão vivamente o Eu e assim atingirão a meta imutável"
Todos os seres retornam a sua raiz e desaparecem sem saber quem preside seus destinos.
- Márcio
- Contato:
Joao Valle escreveu:A humildade e não o medo é o princípio da sabedoria.
Humildade sem liberdade não leva à nenhuma sabedoria mais universal.
Liberdade para se procurar aquilo que se deseja saber, sem temores infundados, mesmo porque a mente é livre, embora muitos tentem aprisiona-la pela imposição de verdades próprias, usando o medo como ferramenta.
Não entendo isso. Por que os sábios e entendidos seriam menos merecedores de saber '' estas coisas'' do que qualquer outra pessoa?
Talvez porque os ''pequeninos'' sejam mais fáceis de convencer, como se fossem ''depósitos'' vazios, que tudo aceitam.
- Joao Valle
Antes de tudo, humildade não é sinônimo de submissão. E a compreensão do tamanho da nossa ignorância é um dos elementos fundamentais do pensamento liberal.
Não exatamente. Vamos dizer que através da humildade se altera a percepção. O horgulho cria barreiras cognitivas, e o preconceito, a superstição, o dogmatismo e o fanatismo são evidências desta falência cognitiva.
Deste ponto de vista, materialistas tendem a ser mais humildes, justamente porque questionam sempre e não negam o animal neles. Entretanto muitos caem num dogmatismo "as avessas", filtrando qualquer tipo de percepção que não esteja de acordo com seu materialismo.
“Quem se transforma em minhoca não deve queixar-se, depois, de ser pisado”, escreve Kant. Mas quem se transforma em estátua de glória, torna-se surdo, insensível e arrogante. E isto inibe a capacidade cognitiva.
Assim, conforme o provérbio popular :"Havendo orgulho, haverá confusão, havendo humildade, haverá sabedoria"
Não entendo isso. Por que os sábios e entendidos seriam menos merecedores de saber '' estas coisas'' do que qualquer outra pessoa?
Talvez porque os ''pequeninos'' sejam mais fáceis de convencer, como se fossem ''depósitos'' vazios, que tudo aceitam.
Não exatamente. Vamos dizer que através da humildade se altera a percepção. O horgulho cria barreiras cognitivas, e o preconceito, a superstição, o dogmatismo e o fanatismo são evidências desta falência cognitiva.
Deste ponto de vista, materialistas tendem a ser mais humildes, justamente porque questionam sempre e não negam o animal neles. Entretanto muitos caem num dogmatismo "as avessas", filtrando qualquer tipo de percepção que não esteja de acordo com seu materialismo.
“Quem se transforma em minhoca não deve queixar-se, depois, de ser pisado”, escreve Kant. Mas quem se transforma em estátua de glória, torna-se surdo, insensível e arrogante. E isto inibe a capacidade cognitiva.
Assim, conforme o provérbio popular :"Havendo orgulho, haverá confusão, havendo humildade, haverá sabedoria"
- Márcio
- Contato:
Antes de tudo, humildade não é sinônimo de submissão. E a compreensão do tamanho da nossa ignorância é um dos elementos fundamentais do pensamento liberal.
Sim, sabemos disso, entretanto eu me referia à essa humildade pregada pela religiosidade cristã, dentre outras, perceba que é mais uma submissão disfarçada de humildade, tipo: ''Seja humilde, aceite a verdade divina, não conteste, nosso caminho é o único e verdadeiro...''. Isso me parece submissão exigida em nome de uma humildade. Nesse caso eu acho que se prega a humildade para se tentar aprisionar a razão.
Uma verdadeira humildade talvez levasse à uma liberdade plena do ser que pensa, pois ele perceberia que jamais poderia saber tudo, jamais seria capaz de chegar ao topo do conhecimento e que os caminhos estão sempre abertos a quem quiser percorre-los, mesmo que sejam caminhos obscuros.
Há que se ter também uma certa dose de humildade para decidir retornar de um caminho que se percebeu errado depois de uma longa caminhada.
Wing Zero escreveu:O Temor é importante, na sabedoria. Quem vive na base de um Vulcao percebe melhor isto...
E o texto tem lógica para quem cre... já que o Deus Biblico tem o temperamento de um vulcao...
O temor não é o princípio da sabedoria, e sim, a expressão da ignorância.
O princípio da sabedoria é o livre pensar e o temor limita, quando não elimina, a liberdade.
O medo, portanto, pelo contrário, é a negação das condições de um pensar correto e lúcido e, sem elas, a sabedoria está fora de cogitação.
- Mussolim Bucetê
Catedrais, procissões, cânticos, desenhos, filmes, rituais, escrituras, repetições de frases pedindo ou agradecendo algo (geralmente repetidas de tal forma e tantas vezes, que chega a ser incrível a submissão), palavras de uma pessoa em posição maior (papa, bispo, padre, pastor, pai, mãe e etc.), esse processo de nunca e jamais questionar a Deus e suas atitudes sobre hipótese alguma. Eu acho que isso deve gerar algum medinho...
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”