Deus Tá Vendo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Deus Tá Vendo

Mensagem por Acauan »

Deus Tá Vendo
Postado originalmente em 4/8/2005 20:24:15

Por Acauan

Uma frase muito comum vinda de religiosos é "Deus tá vendo!", assim mesmo, com exclamação e tudo.

Um resposta não tão comum, mas muito cabível, seria "E daí?".

Antes que os pios gritem BLASFÊMIA!!!, com três exclamações e caracteres maiúsculos como viram, deveriam considerar que é uma dúvida teológica pertinente.

Deus teoricamente tá vendo tudo, mas quais as implicações disto?

Os religiosos em geral defendem que a onipresença divina tem propósitos mais sublimes que simplesmente voyeurismo e bisbilhotagem.

Mas aí este Índio não catequizado e chato insiste, que objetivos seriam estes?

A partir deste ponto os religiosos se dividem.

Os românticos vem com aquela conversinha mole do Paizão celeste que se preocupa com suas ovelhas e está sempre atento a elas, vigiando as vidas e os atos bons e maus de cada um para prover a ajuda ou conforto necessário e a recompensa ou castigo merecido, nesta vida e na próxima, per omnia secula seculorum, amém.

E tem aquela turma do outro extremo, que acha que Deus fica de olho em tudo e em todos, para fazer chover fogo e enxofre do céu sobre os ímpios que fazem coisas como escrever textos como este, pesando sua mão sobre o maldito no máximo cinco minutos depois de concretizada a ação pecaminosa.

Daqui a cinco minutos continuo.

...

Bem..., não foi desta vez.

Continuando, o fato é que se Deus tá vendo tudo que acontece por aí desde o princípio da História, ou ele olha e não faz absolutamente nada (pelo menos neste único plano da existência que todos estão de acordo que de fato existe) ou age segundo critérios e prioridades muito esquisitas.

Todo mundo já deve ter lido aquele texto sobre pegadas na areia, piegas a mais não poder, sobre o Deus que carregou o protagonista no colinho durante os momentos mais difíceis da vida dele.
Este é o resumo de como os religiosos românticos esperam que sejam as intervenções divinas no cotidiano. Pieguice inclusa.

Meno male. Crêem eles que Deus tá vendo tudo e dá apoio espiritual e emocional a quem precisa, sem intervir diretamente nos acontecimentos, que seguem seu curso doa a quem doer, como disse há muito tempo o presidente de um certo país, em um idioma até hoje não identificado pelos lingüistas.
Como não há meios objetivos de aferir se alguém foi espiritual e emocionalmente confortado por uma entidade externa, vale o que a pessoa diz. Se ela se sentiu confortada, acabou o assunto, não vamos enveredar por aí.

O Índio aqui é chato mas nem tanto, como vêem.

Mas o bicho pega do lado de quem trombeteia aos quatro ventos a idéia do Deus bicho papão, principalmente aquela gente que lambe os beiços quando ouve notícias sobre algum cataclismo natural em algum lugar no mundo, feliz da vida de poder sair por aí contando que o Deus dele matou alguns milhares que ousaram não professar a sua religião, que, claro, é a única verdadeira, destinada aos eleitos e santos etc, etc, etc...

O problema é que nestes milhares de mortos por cataclismos que seriam castigos de Deus aos ímpios, tá sempre cheio de criancinhas, os mais vulneráveis a este tipo de tragédia.
Neste ponto, ou os religiosos linha-dura encerram a conversa – quando há – destilando imprecações doutrinárias contra a dureza de coração do interlocutor, ou desfiam aquele corolário de explicações ensaiadas sobre como os propósitos divinos podem incluir a morte de crianças em agonia e ainda assim serem absolutamente maravilhosos.

Para cima de mim não violão, eu nem discuto este tipo de hipótese idiota.

Mas para quem tem saco para tais mumunhas, vale a pena colocar mais uma pergunta.
Por que este tipo de religioso acredita em um Deus sempre disposto a matar crianças em desastres naturais, por conta de alguma impiedade cometida pelos pais delas (leia-se não acreditar no mesmo livro sagrado que ele), enquanto Josef Stalin morreu velho, na cama, no auge do poder, após oprimir, escravizar e matar milhões e (o que para aquele tipo de religioso é muito pior) reprimir violentamente a religião impondo uma ideologia materialista a metade do planeta?

Se Deus tá vendo, viu o Guia Genial dos Povos (este título é de lascar...) assinar cada uma das ordens de deportação, requisição de colheitas ou execução que levaram milhões ao desespero, fome e morte. Também o viu transformar igrejas centenárias em salas de concerto, os porões das igrejas em salas de tortura e os clérigos responsáveis em picolé, autorizando-os a pregar o que quisessem, desde que fosse nas partes mais longínquas da Sibéria (como se houvesse alguma parte não longínqua naquele fim de mundo).

Voltando ao princípio, Deus tá Vendo e daí?
Fez o que?

DEUS FAZ O QUE QUER!!! Responderá a turminha do fogo e enxofre com três exclamações e caracteres maiúsculos.
E acabarão a conversa aí, às vezes com um tá amarrado fechando o desconjuro ao escarnecedor, ou se embrenharão mais no lodaçal de tentativas de explicar a sabedoria de intervir para matar crianças enquanto Josef Stalin desfrutou do bem-bom do poder supremo até o fim.
Alguns lembrarão que as criancinhas irão para o Céu enquanto o Homem de Aço (o cara se achava mesmo...) pode ter morrido em sua confortável cama no comando absoluto de um império que ia de Bering à Berlim, mas logo após a morte foi para o inferno queimar por toda a eternidade.

Grande coisa.
Na opinião de quem professa estas doutrinas todo mundo (fora eles, claro) irá para o inferno mesmo. O Stalin, pelo menos, pode se conformar em ter feito por merecer. Nosotros nem isto.

Mas o ponto não é este, quem vai para onde depois de morrer (que não a Terra dos Pés Juntos onde se come capim pela raiz, sobre a qual não há dúvidas de que pra lá todo mundo vai), mas os critérios e prioridade do Deus que tá vendo para materializar sua ira aqui e não ali, sendo que o que foi feito ali era muito mais grave. No caso do cara do exemplo, bota mais grave nisto.

Faz parte do folclore daquele meio as histórias contadas por pregadores de algumas destas igrejas ultra-conservadoras, relatando casos como o da mulher da congregação que foi à cabeleireira aparar dois dedos das madeixas (coisa proibida em algumas seitas) e como castigo Deus fez cair todos os fios de sua cabeça, deixando-a completamente careca...

Tem uma frase bíblica que fala sobre coar mosquitos e engolir camelos que é bem aplicável para quem não vê nada de errado em o mesmo juiz punir prontamente quem corta cabelo acima da altura da bunda e fazer vista grossa para assassinos em massa.
Estes podem citar Hebreus 12, que fala de um Deus que açoita a todo filho a quem recebe (tem gente que odeia quando este Índio não catequizado cita a Bíblia).
Tudo bem, desde que concordem que os não recebidos tão fora do relho.
Como dificilmente vão concordar, fica a pergunta: mas, e o Stalin?

Deus tava vendo.

E DAÍ???

Com três interrogações e caracteres maiúsculos.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

RCAdeBH

Re.: Deus Tá Vendo

Mensagem por RCAdeBH »

Acauan,
Realmente seu raciocínio tem bastante lógica.
Porem, um dia pensando nestas mesmas coisas, resolvi que se existisse um mínmo de justiça neste mundo, e que se a figura de Deus fosse absolutamente perfeita como dizem, a volta a carne dos oprimidos e opressores se faz necessaria para se reestabelecer algum equilibrio.
" ...I'm running to stand still... "

O ENCOSTO
Contato:

Re: Re.: Deus Tá Vendo

Mensagem por O ENCOSTO »

RCAdeBH escreveu:Acauan,
Porem, um dia pensando nestas mesmas coisas, resolvi que se existisse um mínmo de justiça neste mundo, e que se a figura de Deus fosse absolutamente perfeita como dizem, a volta a carne dos oprimidos e opressores se faz necessaria para se reestabelecer algum equilibrio.

os evangélicos não concordam com você.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Isso me lembra o argumento da justiça:

-Se Deus não existisse não haveria justiça.
-Eu prefiro que exista justiça.
-Portanto, deus existe.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

A discussão destes assuntos está tão esgotada no fórum que está sendo necessário se fazer reloads...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Tb pudera né...vê qtos anos cada um tem de Rev...
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Poindexter

Res Cogitans escreveu:Tb pudera né...vê qtos anos cada um tem de Rev...

É.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Wing Zero

Mensagem por Wing Zero »

Tá na hora de partir para outra?

carlo

Mensagem por carlo »

Wing Zero escreveu:Tá na hora de partir para outra?

Tá. Tá na hora de encher isto aqui de crentes para as discussões ficarem mais interessantes.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

A meu ver, se existisse esse deus "bíblico" ou alcorâncio" ele devia ser odiado e ignorado, e não amado ou respeitado. :emoticon9:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

A proposição que concilia com mais coerência a existência do mal com a existência de Deus é a calvinista, que diz que Deus pouco se lixa para qualquer coisa que não seja sua própria vontade e tudo que acontece, inclusive o mal, acontece porque Deus quis assim e fim de papo.

Só que este Deus é dificil de engolir até para a grande maioria dos protestantes, que se apegaram às proposições Arminianas que lhes oferece uma divindade mais tragável, mas que só se justifica perante a existência do mal mediante desculpas teológicas esfarrapadas derivadas do conceito de livre arbítrio.

Esta é a mesma falha da proposta espírita, segundo a qual o mal é consequência do livre arbítrio e deve ser expiado pela reencarnação que inverteria o papel dos oprimidos e opressores e levaria ambos ao aprendizado.
Só que a conta não fecha, pois cada expiação produziria necessariamente uma nova injustiça.

Além do que, a tese da reencarnação se baseia na idéia de que há um aprendizado evolutivo em sofrer o mesmo mal que praticou.
Não há evidências que sustentem a veracidade disto, uma vez que a experiência mostra que o ladrão que é roubado ou o homem violento que toma uma surra não necessariamente se torna mais honesto ou pacífico por causa disto.

No mais, uma justiça absoluta divina deveria se demonstrar em si mesma, sem precisar de milagrosos esquemas cósmicos para se explicar.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Não creio em que algum deus vigie o que eu como ou deixo de comer e quando. Ou que
registre a cada momento se eu tive pensamentos "proibidos", se me humilhei diante dele
ou se duvidei de sua existência. Ou se fui à igreja e se fui nos dias certos. Se rezei ou
deixei de rezar e se usei as palavras certas. Não creio em que algum deus fique feliz com
meu sofrimento ou meu jejum, autoimposto ou não, mas me proíba ou limite o prazer.
Se houver um deus, creio em que ele registrará o bem que eu fizer a meus semelhantes e
fará com que eu lhes pague, ainda neste mundo, pelo mal que eu lhes fizer. Mas não vejo
nada disto acontecer. Não há justiça neste mundo a não ser a justiça dos homens. Não
tenho motivos para crer em um deus.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Acauan escreveu:Esta é a mesma falha da proposta espírita, segundo a qual o mal é consequência do livre arbítrio e deve ser expiado pela reencarnação que inverteria o papel dos oprimidos e opressores e levaria ambos ao aprendizado.
Só que a conta não fecha, pois cada expiação produziria necessariamente uma nova injustiça.

Nem sempre. Em nosso trato diário com uma grande diversidade de pessoas , encontramos algumas que já atingiram um grau de elevaçao tal que ela própria seria incapaz de se desfavorecer perante seu proprio livre arbitrio. E isso independe da sua religião ou crença (inclusive ateus) .Simples constataçao.

Acauan escreveu:Além do que, a tese da reencarnação se baseia na idéia de que há um aprendizado evolutivo em sofrer o mesmo mal que praticou.

Não. Nada é absoluto. Pode-se aprender uma liçao de várias formas.

Acauan escreveu:Não há evidências que sustentem a veracidade disto, uma vez que a experiência mostra que o ladrão que é roubado ou o homem violento que toma uma surra não necessariamente se torna mais honesto ou pacífico por causa disto.

Complementando acima, o homem violento pode aprender que sua violência é inútil e estúpida quando um filho amado parte para os seus mesmos costumes descabidos pelo seu próprio exemplo e sofre com isso e etc... Nada é absoluto. Veja que em nosso meio há pessoas que tem todas as possibidades de levar uma vida desonesta e leviana não o fazem. Por que?

Acauan escreveu:No mais, uma justiça absoluta divina deveria se demonstrar em si mesma, sem precisar de milagrosos esquemas cósmicos para se explicar.

Quando pensamos neste estado transitório que vivemos, que seria um piscar de olhos perante a eternidade do espirito, somos bastante imediatistas quanto a demonstraçao de alguma lógica na justiça de Deus ou até mesmo em demonstraçoes de alguma evoluçao humana. O que é impossivel explicar se acharmos que tudo se acaba perante a morte.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Poindexter escreveu:A discussão destes assuntos está tão esgotada no fórum que está sendo necessário se fazer reloads...

Dar reloads de quando em quando de textos e discussões interessantes, polêmicas, engraçadas ou que de alguma forma marcaram o fórum sempre foi comum no RV.

Quando entrei aqui isso já era comum.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Acauan e RCA. :emoticon45:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Poindexter

Tranca-Ruas escreveu:
Poindexter escreveu:A discussão destes assuntos está tão esgotada no fórum que está sendo necessário se fazer reloads...

Dar reloads de quando em quando de textos e discussões interessantes, polêmicas, engraçadas ou que de alguma forma marcaram o fórum sempre foi comum no RV.

Quando entrei aqui isso já era comum.

Na época os tópicos antigos eram deletados pelo ForumNow. Agora, não estamos mais lá.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Poindexter escreveu:Na época os tópicos antigos eram deletados pelo ForumNow. Agora, não estamos mais lá.

A função do reload agora é chamar atenção para o texto e deixar que novos leitores o conheçam, não mais impedir sua exclusão.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Poindexter

Flavio Costa escreveu:A função do reload agora é chamar atenção para o texto e deixar que novos leitores o conheçam, não mais impedir sua exclusão.

Volto, então, à minha primeira mensagem no tópico.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

RCAdeBH escreveu:Quando pensamos neste estado transitório que vivemos, que seria um piscar de olhos perante a eternidade do espirito, somos bastante imediatistas quanto a demonstraçao de alguma lógica na justiça de Deus ou até mesmo em demonstraçoes de alguma evoluçao humana. O que é impossivel explicar se acharmos que tudo se acaba perante a morte.

Não precisa haver uma explicação além do acaso.
Se houver, ainda não apareceu (não considero hipóteses humanas como explicação).

E nada impede que tudo se acabe perante a morte.
O fato de não gostarmos da idéia não muda nada.

Aquilo que não entendemos, também não podemos saber se é bom. Se não sabemos se é bom, não devemos aceitar cegamente.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Fernando Silva escreveu:Aquilo que não entendemos, também não podemos saber se é bom. Se não sabemos se é bom, não devemos aceitar cegamente.

Tambem não devemos negar cegamente...

Hugo

Mensagem por Hugo »

Vida após a morte é uma assertiva, e como tal deve ser justificada.
Senão, a opção mais lógica é não acreditar.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Kramer escreveu:Vida após a morte é uma assertiva

Perdoe a minha ignorância mas que merda é essa?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu: Esta é a mesma falha da proposta espírita, segundo a qual o mal é consequência do livre arbítrio e deve ser expiado pela reencarnação que inverteria o papel dos oprimidos e opressores e levaria ambos ao aprendizado.

Nem sempre. Em nosso trato diário com uma grande diversidade de pessoas , encontramos algumas que já atingiram um grau de elevaçao tal que ela própria seria incapaz de se desfavorecer perante seu proprio livre arbitrio. E isso independe da sua religião ou crença (inclusive ateus) .Simples constataçao.

Mas Segundo a doutrina espírita, tal grau de elevação só seria atingido após inúmeras reecarnações. Defender que o livre arbítrio direcionado ao bem é produto de uma evolução espiritual implica que, segundo o espiritismo, o homem só faz bom uso pleno de seu livre arbítrio após passar por um processo cósmico de depuração.
Frigidos os ovos, não é muito diferente da doutrina evangélica do homem caído, que depende da redenção para se reconciliar com o bem.

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu:Além do que, a tese da reencarnação se baseia na idéia de que há um aprendizado evolutivo em sofrer o mesmo mal que praticou. Não há evidências que sustentem a veracidade disto, uma vez que a experiência mostra que o ladrão que é roubado ou o homem violento que toma uma surra não necessariamente se torna mais honesto ou pacífico por causa disto.

Não. Nada é absoluto. Pode-se aprender uma liçao de várias formas. Complementando acima, o homem violento pode aprender que sua violência é inútil e estúpida quando um filho amado parte para os seus mesmos costumes descabidos pelo seu próprio exemplo e sofre com isso e etc... Nada é absoluto. Veja que em nosso meio há pessoas que tem todas as possibidades de levar uma vida desonesta e leviana não o fazem. Por que?

É difícil entender como um esquema cósmico que regeria toda a vida inteligente do universo não seria absoluto.
Se o espiritismo se baseia em um determinismo que correlaciona evolução e reencarnação, deve ser capaz de demonstrar os mecanismo deste determinismo.
Não fazendo isto, a doutrina não se explica satisfatoriamente.

RCAdeBH escreveu:
Acauan escreveu:No mais, uma justiça absoluta divina deveria se demonstrar em si mesma, sem precisar de milagrosos esquemas cósmicos para se explicar.

Quando pensamos neste estado transitório que vivemos, que seria um piscar de olhos perante a eternidade do espirito, somos bastante imediatistas quanto a demonstraçao de alguma lógica na justiça de Deus ou até mesmo em demonstraçoes de alguma evoluçao humana. O que é impossivel explicar se acharmos que tudo se acaba perante a morte.

Disse que uma justiça absoluta divina deveria se demonstrar em si mesma, sem precisar de milagrosos esquemas cósmicos para se explicar.
O que é fato.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

RCAdeBH escreveu:
Kramer escreveu:Vida após a morte é uma assertiva

Perdoe a minha ignorância mas que merda é essa?

Uma afirmação.

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Acauan escreveu:Mas Segundo a doutrina espírita, tal grau de elevação só seria atingido após inúmeras reecarnações. Defender que o livre arbítrio direcionado ao bem é produto de uma evolução espiritual implica que, segundo o espiritismo, o homem só faz bom uso pleno de seu livre arbítrio após passar por um processo cósmico de depuração.
Frigidos os ovos, não é muito diferente da doutrina evangélica do homem caído, que depende da redenção para se reconciliar com o bem.

Sim. O efeito é igual, porem os meios são completamente diferentes. Nas denominaçoes evangélicas somente é necessário um "arrependimento" perante Jesus do "meliante" e sua devida inserçao nas práticas da igreja para sua total e completa "salvaçao" (ou seja, gloria eterna e desfrute das maravilhas de um confuso paraiso perene), isso independente do que ele tenha feito antes da "conversão" . No Kardecismo somente após a total remissão dos sentimentos baixos, ou melhor me explicando, quando a pessoa aprender que o que faz ou fez não é correto, seja isso feito com uma ou dez encarnaçoes, sofrendo ou não, lhe é desnecessário novas encarnaçoes na terra. O que não significa que este se encontrará em um paraiso após isso... a escala evolutiva do espirito é infinita assim como o universo.

Acauan escreveu:Disse que uma justiça absoluta divina deveria se demonstrar em si mesma, sem precisar de milagrosos esquemas cósmicos para se explicar.
O que é fato.

Não ha nada de milagroso na justiça divina. O que me referi acima é uma lei universal e imutável: a causa e o efeito. Esta lei é bem demonstrada inclusive em nosso cotidiano. Um soco na parede produzirá alguns arranhoes na pintura, porem tambem produzirá lesões nos dedos variando de grau conforme a força do soco. É simples.

Trancado