USP anuncia bônus no vestibular para escolas públicas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Ricardo escreveu:Ninguém além de mim acha que os pais vão simplesmente matricular os filhos em escolas públicas para terem maiores chance de passar no vestibular?

Sim, eu também acho isto. Concordo com você. No dia em que isto acontecer, no dia em que a classe média começar a colocar os filhos nas escolas públicas será bom demais. Isto porque estes pais irão lutar pela melhoria do ensino público, coisa que os mais pobres não fazem. Os alunos de classe média irão estudar muito mais e assim incentivar os alunos mais pobres a também seguirem seu exemplo. Ou seja, será uma mistura de classes maravilhosa que influenciará positivamente os mais pobres.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Claudio Loredo escreveu:
Sim, eu também acho isto. Concordo com você. No dia em que isto acontecer, no dia em que a classe média começar a colocar os filhos nas escolas públicas será bom demais. Isto porque estes pais irão lutar pela melhoria do ensino público, coisa que os mais pobres não fazem. Os alunos de classe média irão estudar muito mais e assim incentivar os alunos mais pobres a também seguirem seu exemplo. Ou seja, será uma mistura de classes maravilhosa que influenciará positivamente os mais pobres.

É nessa hora que Jesus chega, não é?

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Kramer escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

É nessa hora que Jesus chega, não é?

Vou ter que concordar. :emoticon16:

Ow Cláudio desculpa a pergunta , mas ... está tudo bem com vc?!
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Res Cogitans

Re.: USP anuncia bônus no vestibular para escolas públicas

Mensagem por Res Cogitans »

Independente do que vocês achem de bônus e quotas...

Acham que, em média, as escolas públicas são só 3% piores que as particulares?

A medida é um cala-boca demagogo para os grupos que defendem "ações afirmativas".
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Claudio Loredo
Contato:

Re: Re.: USP anuncia bônus no vestibular para escolas públic

Cris escreveu:Cláudio, Cláudio... isso não é verdade! Rs... isso é o que você gostaria, mas desculpa ter que dizer isso caro amigo, aterriza e põe teus pés no chão, isso tudo que você está pensando e dizendo, NÃO É O QUE A MAIORIA PENSA. Isso é síndrome de Bono Vox. De onde vc tirou que os professores vão se esforçar mais? Cláudio , isso simplesmente não existe, é o que VOCÊ GOSTARIA. Não o que condiz com a realidade. Os alunos não vão se esforçar, os pais não vão cobrar mais, e os professores sinto ter que dizer isso, não estão nem aí, e o governo também não Cláudio.

Poxa, Cris, se isto for realidade então este país não tem futuro algum. :emoticon15: O desenvolvimento de qualquer nação depende da educação. Se o povo não passar a dar mais valor a educação, então nenhum futuro teremos.

Penso que nas escolas públicas localizadas mais próxima dos centros das grandes cidades o nível seja bem melhor e dê para fazer um bom trabalho pelo menos nestas escolas e depois levar este trabalho para outras escolas situadas mais na periferia.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

A classe média não luta pela diminuição dos impostos, pelo fim da corrupção, porque lutaria pela qualidade do ensino público?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Flavio Costa
Contato:

Res Cogitans escreveu:A medida é um cala-boca demagogo para os grupos que defendem "ações afirmativas".

Que podem logo perceber isso e reivindicar bônus maior... mesmo nas grandes cidades, são poucas as escolas públicas com alguma qualidade.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Res Cogitans escreveu:Independente do que vocês achem de bônus e quotas...

Acham que, em média, as escolas públicas são só 3% piores que as particulares?

A medida é um cala-boca demagogo para os grupos que defendem "ações afirmativas".

Voce tem razão, Res. Sinceramente, eu tenho medo do que eles fariam se realmente quisessem nivelar os ensinos público e privado.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Claudio Loredo escreveu:

Parabéns a USP. Excelente iniciativa. :emoticon1: Agora os alunos de escolas públicas irão passar a exigir muito mais dos seus professores e da própria escola. Eles irão querer competir entre si, para passar num vestibular que agora eles tem a chance de superar.

Com esta oportunidade que a USP está dando aos mais pobres, o nível das escolas públicas irá subir, pois pais e alunos cobrarão muito mais. Uma vez que agora, estudar em escola pública é um passo para entrar nas melhores universidades.

Eu fiz meu curso de Ciências Contábeis na UERJ no Rio de Janeiro e digo que 90% dos alunos eram provenientes das classe média alta e alta, rarissimos eram os que vinham de escola pública. Espero que agora este panorama mude, para que a escola pública mude também.

Mais um motivo para exigirmos mais das escolas públicas. :emoticon4:

Boa parte dos meus amigos com situação financeira mais abastada estudaram no Pedro II, no CAP da UERJ ou no Colégio Militar.

As próprias escolas públicas que ainda mantém certo nível de qualidade possuem métodos meritocráticos que expurgam os alunos despreparados. E, contanto que serão esses os alunos de escola pública que tem alguma chance de passar num vestibular federal ou estadual, nem o pressuposto do projeto (que é a integração social) tem fundamento.

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Claudio Loredo escreveu:
Cris escreveu:Cláudio, Cláudio... isso não é verdade! Rs... isso é o que você gostaria, mas desculpa ter que dizer isso caro amigo, aterriza e põe teus pés no chão, isso tudo que você está pensando e dizendo, NÃO É O QUE A MAIORIA PENSA. Isso é síndrome de Bono Vox. De onde vc tirou que os professores vão se esforçar mais? Cláudio , isso simplesmente não existe, é o que VOCÊ GOSTARIA. Não o que condiz com a realidade. Os alunos não vão se esforçar, os pais não vão cobrar mais, e os professores sinto ter que dizer isso, não estão nem aí, e o governo também não Cláudio.

Poxa, Cris, se isto for realidade então este país não tem futuro algum. :emoticon15: O desenvolvimento de qualquer nação depende da educação. Se o povo não passar a dar mais valor a educação, então nenhum futuro teremos.

Penso que nas escolas públicas localizadas mais próxima dos centros das grandes cidades o nível seja bem melhor e dê para fazer um bom trabalho pelo menos nestas escolas e depois levar este trabalho para outras escolas situadas mais na periferia.

Cláudio, lamento informar mas esta é a realidade. Quando fui procurar escola para a May, visitei nada mais do que quinze escolas nas rendondezas, as duas melhores, eu tive que entrar na fila para conseguir vaga para a May. Uma foi no jardim de infância perto de casa, e outra foi a de ensino fundamental de 1ºa 4º Séries. Hoje, eu detesto a escola onde ela estuda, acho o ensino fraco, as notas foram divididas entre tarefas e o sistema não é de boa qualidade. O ano que vem, vou tirá-la de lá. E coloca-la num colégio onde ela tenha chances de competir para prestar uma UNB da vida, porque cá entre nós, na minha opinião Universidade pública é para quem tem um preparo maior.
Cris*

Claudio Loredo
Contato:

Flavio Costa escreveu:A classe média não luta pela diminuição dos impostos, pelo fim da corrupção, porque lutaria pela qualidade do ensino público?

Agora fiquei sem resposta. :emoticon15: Realmente, Flávio, a classe média não lutará pela melhoria do ensino público assim como ela não é capaz de lutar por nada que seja de interesse coletivo.

Res Cogitans

Samael escreveu:As próprias escolas públicas que ainda mantém certo nível de qualidade possuem métodos meritocráticos que expurgam os alunos despreparados. E, contanto que serão esses os alunos de escola pública que tem alguma chance de passar num vestibular federal ou estadual, nem o pressuposto do projeto (que é a integração social) tem fundamento.

Teria que fazer quota para o Pedro II, Colégio Militar...
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Claudio Loredo escreveu:
Flavio Costa escreveu:A classe média não luta pela diminuição dos impostos, pelo fim da corrupção, porque lutaria pela qualidade do ensino público?

Agora fiquei sem resposta. :emoticon15: Realmente, Flávio, a classe média não lutará pela melhoria do ensino público assim como ela não é capaz de lutar por nada que seja de interesse coletivo.

Eu disse, em um dos meus posts, que a sociedade de uma maneira geral, é egoísta e só olha para os próprios interesses. Isso, numa família, provavelmente o pai e a mãe, cuidará para que os filhos tenham chances de estudar numa escola particular, e competir para entrar numa universidade Federal. O ciclo da vida, desde muito cedo Cláudio, nos prepara para esquecermos questões sociais (desculpa quem acredita num mundo melhor aqui no fórum). Somos todos forçados a enfrentar coisas que não queremos, a aceitar coisas que não gostamos e a lutar por ter um espaço no mercado de trabalho, a ter que competir com tudo nesta vida, desde ter um bom emprego, e se conseguir, ter que competir no meu caso com o culto à beleza e por aí vai. Quer um exemplo, franco e aberto? Quando formamos na faculdade, depois de toda aquela festança, onde todos celebram a formatura, é bem capaz, de você encontrar um colega que estudou com você durante 4,5 anos na fila da entrevista disputando a mesma vaga com você. Tem algo na formatura que eu acho hipócrita, por exemplo, quando toca aquela música "Amigos para sempre". Aquilo, quando se está disputando uma mesma vaga no cenário profissional, soa tão falso, por isso que eu citei que os consultórios psiquiátricos estão lotados. Três profissões do futuro: Genética, informática, Psquiatria.
Cris*

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Res Cogitans escreveu:
Samael escreveu:As próprias escolas públicas que ainda mantém certo nível de qualidade possuem métodos meritocráticos que expurgam os alunos despreparados. E, contanto que serão esses os alunos de escola pública que tem alguma chance de passar num vestibular federal ou estadual, nem o pressuposto do projeto (que é a integração social) tem fundamento.

Eu acho que existe cota para o Pedro II.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Perseus

Mensagem por Perseus »

A curto prazo essa medida pode sim funcionar... irá conseguir aumentar a percentagem de alunos de escola pública estudando na USP.. ótimo!

Daqui a dois anos, estaremos todos lendo no jornal: "Indíce recorde de desistencia nas Universidades públicas".

Neguinho que não tem base não vai conseguir acompanhar curso nenhum, ainda mais na USP.
Talvez nessas fapopes e unip's da vida até conseguiriam.

Disseram acima que a educação no Brasil está fadada ao fracasso.
Está nada!
Ela já fracassou.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Pessoal, quem tiver paciência por favor responda-me às seguintes questões, para ver se eu percebo como é possivel estar ocorrendo (já escrevo no gerundio... :emoticon5: ) essa conversa (notem que as perguntas se direccionam para o ensino pré-universitário):

1º-Como são contractados os professores do ensino público (quais os critérios e processos de selecção)?
2º-Quanto recebe um professor do público em média (digam-me em %´de salários mínimos para eu poder compreender) e um do privado?
3º- A Lei permite que um professor leccione em várias escolas simultâneamente?
4º-É obrigatorio por lei os professores de ambos sistemas terem profissionalização (formação pedagógica específica e estágio)? Se sim, como/quem fornece essa formação?
5º- Como se dá progressão na carreira de ambos os sistemas ?
6º - os currículos das disciplinas obrigatórias são nacionais e iguais?
7º - Quantos anos tem o ensino básico obrigatório?
8º - o sistema público prevê ajudas sociais para as famílias mais pobres? (transporte, material, alimentação...)

agradecida
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Vou começar a responder a Clara

1. Através de concurso público. Antigamente bastava ter um curso técnico em magistério e adicionais. Hoje é exigido nível superior na área de atuação (história, geografia, etc.) ou licenciatura especial, no caso das séries iniciais.
2. Varia em cada região do país.
3.Sim
4. É obrigatória. Aqui onde moro, por exemplo, o governo estadual e municipal está financiando o curso superior para os professores mais antigos que não possuíam a devida formação.

Já já continuo... :emoticon1:
"Noite escura agora é manhã..."

Cezar Teixeira
Contato:

Mensagem por Cezar Teixeira »

Claudio Loredo escreveu:[b]

Os pais dos alunos das escolas particulares já são penalizados. Digamos que eles irão ser penalizados um pouco menos. Eu digo que os pais dos estudantes de escolas particulares são penalizados porque a classe média paga impostos para que o governo gaste, dentre outras coisas, com educação. Só que a educação que é paga pela classe média, a classe média não usa e coloca seus filhos em escolas particulares pagando portanto duas vezes mais em educação.

Bom Cláudio, e os pais da classe média-alta/alta? Eles já são penalizados, pois pagam impostos para que o governo gaste em educação e não usam (devido ao péssimo ensino), gastam dinheiro com escolas particulares (pagando duas vezes pela mesma educação) e ainda sim (depois desse esforço) seus filhos ficam na desvantagem em 3%. Faça-me o favor hein.
Cezar Teixeira
"Olha, você ou pode aceitar a ciência e encarar a realidade ou pode acreditar em anjos e viver num mundo infantil." Lisa Simpson

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

clara campos escreveu:Pessoal, quem tiver paciência por favor responda-me às seguintes questões, para ver se eu percebo como é possivel estar ocorrendo (já escrevo no gerundio... :emoticon5: ) essa conversa (notem que as perguntas se direccionam para o ensino pré-universitário):

1º-Como são contractados os professores do ensino público (quais os critérios e processos de selecção)?
2º-Quanto recebe um professor do público em média (digam-me em %´de salários mínimos para eu poder compreender) e um do privado?
3º- A Lei permite que um professor leccione em várias escolas simultâneamente?
4º-É obrigatorio por lei os professores de ambos sistemas terem profissionalização (formação pedagógica específica e estágio)? Se sim, como/quem fornece essa formação?
5º- Como se dá progressão na carreira de ambos os sistemas ?
6º - os currículos das disciplinas obrigatórias são nacionais e iguais?
7º - Quantos anos tem o ensino básico obrigatório?
8º - o sistema público prevê ajudas sociais para as famílias mais pobres? (transporte, material, alimentação...)

agradecida

Completarei o que ainda não foi respondido:

2- Depende de quantas escolas ele é professor. No setor público, acho que, em média, ganham uns 4 salários mínimos, que equivalem à uns 200 Big-Macs e, no privado, devem levar uns 50% a mais.

5- No privado, nunca ouvi falar de progressão. "Quer aumento? Então contrataremos um jovem que aceita trabahar por menos.". Já no público, entram avaliações e tempo de serviço. A progressão é incrível! Depois de umas 10 promoções, deve-se ganhar uns 50% a mais... :emoticon5:

6- Há um mínimo que o Ministério da Educação determina. Fora isso, as escolas inserem o que quiserem. As privadas são as melhores.

7- O Ensino Fundamental, obrigatório, é de 8 anos. O Ensino Médio, que vocês chamam de Liceu, dura 3 mas não sei se é obrigatório. Na prática, esse lance de obrigatório é balela, porque tá cheio de criança pedindo dinheiro nas ruas e os grupos de Direitos Humanos começam a armar a maior bagunça quando policiais chegam à menos de 500km de alguma delas.

8- Material, sim. Lanchinho, sim. Almoço, ou jantar, não. Transporte, não.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Flavio Costa
Contato:

Mais algumas informações. Isso só vale para o ensino fundamental e médio (dos 7 a 17 anos), já que a realidade universitária é completamente diferente.

1 - Vide a resposta do Alter-ego.

2.1 - O salário na rede pública, 4 salários mínimos, dá por volta de 1.400 reais. Para você ter uma noção, um tanque de combustível cheio custa R$ 120,00, uma promoção do McDonnald's R$ 12,00, a mensalidade de uma escola particular de qualidade entre R$ 600,00 e R$ 1.000, a mensalidade de uma universidade particular entre R$ 780 e R$ 1.200 (Medicina é bem mais caro), o aluguel de um apartamento 2 quartos bem localizado por volta de R$ 1.200. Preços de Brasília, você pode comparar com a realidade aí em Portugal. Não se esqueça que muita gente, em profissões menos qualificadas, ganham apenas um salário mínimo.

2.2 - Já o salário da rede privada varia bastante. Creio que os que ganham menos são professoras de crianças até os 10 anos, mas não sei qual é a faixa salarial. Os que ganham mais são os professores de escolas de renome e de cursos preparatórios para o vestibular, cujos salários podem estar entre R$ 5.000 e R$ 10.000. Para dar aula nesses cursos, é necessário ter bom humor (para relaxar os alunos que estão estressados por causa do vestibular), boa didática e reputação.

3 - Sim, mas os professores universitários podem optar pelo regime de dedicação exclusiva, no qual eles só trabalham em uma universidade e por isso ganham mais um pouco. Não sei como isso funciona no ensino pré-universitário.

4 - Sim, como disse o Alter-ego, licenciatura em sua área específica ou geral em Pedagogia.

5 - Na rede pública, é através de pequenos aumentos por tempo de serviço e por greves que geralmente não conseguem muita coisa. Na rede privada, como eu disse em 2.2, vai depender do mercado e da reputação que o professor for construindo.

6 - O mínimo exigido pelo Ministério inclui disciplinas como Português, Matemática, Geografia, Educação Física (prática desportiva), etc. As escolas públicas costumam incluir Filosofia ou Sociologia (geralmente muito mal ensinado). As escolas privadas complementam o básico do ensino médio com o preparo para passar no vestibular, os alunos têm orientação, fazem simulados, etc. A escola pública não prepara para o vestibular, pois dizem que estão "preparando para a vida": vida de lixeiro, garçon, faxineiro, vendedor...

7 - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que o governo é obrigado a oferecer o Ensino Fundamental gratuito. Tem gente que não vai à escola porque não acha vaga, mas a maioria que não vai é porque não quer ou porque não consegue ser aprovado e desiste dos estudos. O fornecimento do Ensino Médio e Superior não é obrigatório, embora o governo forneça também. E o único que tem qualidade é o Superior, que geralmente conta com um bom corpo de Doutores, muitas vezes formados em universidades americanas ou européias, ou nas melhores universidades brasileiras.

8 - Vide a resposta do Poindexter.
- William Shakespeare
- William James

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Muito obrigado pessoal, vou comparar esses dados com os nossos e formular uma opinião. qualquer informação que achem útil eu ter para compreender melhor a realidade educativa brasileira, por favor, transmitam-me.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Res Cogitans

clara campos escreveu:8º - o sistema público prevê ajudas sociais para as famílias mais pobres? (transporte, material, alimentação...)

agradecida

No Rio de Janeiro, alunos da rede pública tem acesso gratuito aos meios de transpote coletivos como: ônibus, metrô e trem.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

É verdade, clara. Tem isso: não há ônibus das escolas, mas os alunos da rede pública podem entrar nos ônibus comuns e no metrô de graça. Havia esquecido.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Flavio Costa
Contato:

Poindexter escreveu:É verdade, clara. Tem isso: não há ônibus das escolas, mas os alunos da rede pública podem entrar nos ônibus comuns e no metrô de graça. Havia esquecido.

Aqui em Brasília não é assim não, eles tem direito ao passe estudantil que custa um terço da tarifa integral, mas não é de graça. E o passe estudantil é unicamente para o trajeto entre a escola e a residência do estudante.

O transporte coletivo aqui é um lixo completo.
- William Shakespeare
- William James

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:

Apesar de tão estúpido quanto, seria muito mais eficaz do que as cotas universitárias, tendo em vista os "objetivos" dados...

Trancado