Calendário das Paradas GLBT de 2006

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Tranca
Gênero: Masculino

Re: Re.: Calendário das Paradas GLBT de 2006

Mensagem por Tranca »

O ENCOSTO escreveu:A verdade é que o Claudio passou dos limites. Ninguém é obrigado a sair na rua levando a bandeira gay e se vestindo de Drag Queen só para mostrar que é um cara "sem preconceito".

Eu continuo acreditando (e defendendo) que os viados devem ter os mesmos direitos que um casal hetero.

Claro que há temas muito polemicos, como a questão da adoção. Isso realmente precisa ser discutido. Mas creio que deva ser possível assegurar os direitos, como herança em caso de morte, aos casais gays. E acho que hoje isso não é legalmente possível.

Sintetizou bem a coisa, O Encosto.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Tranca-Ruas escreveu:
O ENCOSTO escreveu:A verdade é que o Claudio passou dos limites. Ninguém é obrigado a sair na rua levando a bandeira gay e se vestindo de Drag Queen só para mostrar que é um cara "sem preconceito".

Eu continuo acreditando (e defendendo) que os viados devem ter os mesmos direitos que um casal hetero.

Claro que há temas muito polemicos, como a questão da adoção. Isso realmente precisa ser discutido. Mas creio que deva ser possível assegurar os direitos, como herança em caso de morte, aos casais gays. E acho que hoje isso não é legalmente possível.

Sintetizou bem a coisa, O Encosto.

Exato. E pra ser sincero acho essas paradas GLBT uma coisa que só aumenta o preconceito.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Najma escreveu:Claudio...

Eu pensava sim que você era liberal mas houve momentos em que se mostrou ultra-conservador e eu mesma tive o desprazer de presenciar isso porque foi em relação a mim diretamente. Como você faz para ser conservador e libertário ao mesmo tempo? :emoticon15:

Lígia,

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros. Ser libertário é muito mais difícil do que ser conservador. Ser conservador é fácil, basta defender o status quo e se conformar com o sistema. Já ser libertário é muito mais difícil porque significa ir contra muita coisa. Digamos que eu procuro ser libertário, mas estou sujeito a falhas pela dificuldade que esta postura muitas vezes exige.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

rapha... escreveu:
Lúcifer escreveu:(...) o que mais se tem no teatro é homossexual (...)

:emoticon5:

Rapha, me deu a impressão de que você ficou surpreso com o que eu disse.
Se você não acredita, pode acreditar. Só para citar um exemplo: na escola de teatro do Wolf Maya, pelo menos 95% dos alunos é homossexual.
Mas fique tranquilo que a maioria dos homossexuais são da parte masculina.

Agora, nem tudo são trevas. O legal de se fazer teatro é a troca de roupa. Nem sempre tem camarim ou banheiro pra gente se trocar e a mulherada se troca na nossa frente. É uma coisa maravilhosa. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Claudio Loredo
Contato:

Kramer escreveu:Exato. E pra ser sincero acho essas paradas GLBT uma coisa que só aumenta o preconceito.

Você diz isto porque nunca participou de uma parada do orgulho gay. Sugiro que você faça isto. Pelo menos, observe a parada. Veja que 99% das pessoas estão vestidas normamente e só uma pequena parte vai travestida. Isto porque os travestis também fazem parte do universo GLBT e precisam ser representados.

Nessas passeatas as pessoas vão cantando músicas, dançando e se confrantenizando. É tudo muito ordeiro.

Ao sair do armario, se assumir e mostrar que sentem orgulho por serem diferentes, os gays diminuem o preconceito. Eu lembro que quando era criança a homofobia era muito maior e hoje, felizmente, a vejo diminuir cada vez mais. Graças principalmente ao ativismo GLBT.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Claudio Loredo escreveu:
Kramer escreveu:Exato. E pra ser sincero acho essas paradas GLBT uma coisa que só aumenta o preconceito.

Você diz isto porque nunca participou de uma parada do orgulho gay. Sugiro que você faça isto. Pelo menos, observe a parada. Veja que 99% das pessoas estão vestidas normamente e só uma pequena parte vai travestida.

É tudo muito ordeiro.

Vivenciamos experiências diferentes.

As que observei não foram assim.

Claudio Loredo
Contato:

Re.: Calendário das Paradas GLBT de 2006

Tranca, foi uma parada do orgulho gay que você viu ou foi um desfile de carnaval? Acho que você viu um desfile de carnaval e está confundindo as coisas. Todas as paradas GLBT que tenho notícia são ordeiras, festivas, mas ordeiras. Não existe apelos sexuais nelas. Só mesmo o desejo de exercer a cidadania.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Claudio Loredo escreveu:

Tranca, foi uma parada do orgulho gay que você viu ou foi um desfile de carnaval? Acho que você viu um desfile de carnaval e está confundindo as coisas. Todas as paradas GLBT que tenho notícia são ordeiras, festivas, mas ordeiras. Não existe apelos sexuais nelas. Só mesmo o desejo de exercer a cidadania.

Não foi carnaval não, pois no carnaval não saio de casa para ver qualquer desfile.

De qualquer forma, olhe só a quantidade de paradas que você listou.

Pode apostar que nem todas são ordeiras.

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Folha de S.Paulo

O dicionário sai do armário

"Aurélia", livro que cataloga termos do mundo gay, é lançado em São Paulo; família de Aurélio Buarque de Holanda e editora Positivo rejeitam a "homenagem"

NINA LEMOS
COLUNISTA DA FOLHA

Será lançada amanhã, em meio a polêmicas, a livra "Aurélia, A Dicionária da Língua Afiada" (143 págs., R$ 24), pela Editora da Bispa. A frase acima está escrita na forma preferida de comunicação entre alguns dos integrantes do mundo gay, sempre colocando as palavras no feminino.
Isso, segundo os (ou as) autores do primeiro dicionário de expressões gays do Brasil, o jornalista Victor Ângelo, 38, que assina com o codinome de Ângelo Vip, e Fred Libi, que prefere não se identificar e é descrito na obra como um "gay de nascença que refugiou-se nos estudos para entender o mundo que o hostilizava". De acordo com eles, o que era "o",vira "a" entre os homossexuais (leia ao lado).
O título é uma alusão ao famoso "Aurélio", de Aurélio Buarque de Holanda, um dos maiores lexicógrafos do Brasil, morto em 1989. "Aurélia" contém 1.300 verbetes, todos descritos, na forma, como em um dicionário tradicional.
"O nome é uma homenagem ao Aurélio. Ele é pop. Tanto que quando você fala em um Aurélio, se refere a um dicionário. Seria muito feio se fosse Houaissa [referência ao autor do "Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa", de Antonio Houaiss]. A prova de que é uma homenagem é que não chamamos o livro de "Houaissa'", explica Victor Ângelo.

Homenagem dispensada
A tal "homenagem" não agradou a família do dicionarista nem a editora Positivo, que detém os direitos sobre as edições e comercialização do "Aurélio" desde 2003. O diretor de marketing do grupo Positivo, André Caldeira, afirmou que "tomaria todas as medidas judiciais cabíveis para defender a marca".
"Quero deixar claro que não é uma prática de homofobia. É proteção a uma marca", disse. Segundo Caldeira, "Aurélia" seria uma "deturpação do nome". "Estão pegando carona em uma instituição muito importante."
O advogado José Pinheiro, um dos proprietários da Editora do Bispo, discorda. "A própria Lei dos Direitos Autorais diz que são livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra original nem lhe impliquem descrédito. É o caso do "Aurélia", que além de não desobedecer a lei, acaba prestando uma homenagem."
A viúva de Aurélio Buarque de Holanda, a também lexicógrafa Marina Baird Ferreira, 83, afirmou, por e-mail, que a família "dispensa a homenagem". "A família em nome do falecido autor declara-se contrária a qualquer demonstração de homofobia, mas dispensa essa "homenagem" ao dicionário." De acordo com Ivan Junqueira, membro da Academia Brasileira de Letras, "é interessante que exista no Brasil um dicionário de expressões gays". "Só acho que eles pegaram pesado com a brincadeira e erraram na mão. O Aurélio é uma instituição brasileira."
Longe das polêmicas, o autor Victor Ângelo afirma que prefere chamar o livro de "dicionária" e que acha que a catalogação das expressões gays é importante. "Além disso, o livro pode ser usado para que os pais entendam o que os filhos falam. E também para que bofes (heterossexuais masculinos) compreendam melhor as frases de suas namoradas, já que muitas mulheres falam como os gays."

Código dos travestis
De acordo com ele, o livro foi feito por pesquisas realizadas por ele e Fred Lip há cerca de dez anos. "Começamos a perguntar para amiguinhos e amiguinhas. Conversamos com gente do Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará e também com amigos portugueses. E também entrevistei travestis", explica Ângelo.
Os travestis são os responsáveis, de acordo com ele, por boa parte dos termos. "O bajubá [linguagem usada pelos travestis] é muito interessante, pois antes era um código entre eles. Quando dizem, por exemplo, "aqüenda o alibã", querem dizer cuidado com a polícia."
O tom de "Aurélia" é bastante politicamente incorreto. Na primeira página, eles já avisam: "Este dicionário não tem a pretensão de ser politicamente correto. Muitos termos são chulos e pejorativos, podendo ser ofensivos para determinadas pessoas ou grupos. Nesse caso, recomendamos a interrupção imediata da leitura".
"Não teria graça alguma fazer um livro gay politicamente correto. E também, que coisa chata ter que ser chamado de gay. É viado, é bicha. Muitos grupos ficam com essa coisa de chamar de "homossexualidade", o que é uma chatice."
Apesar de escrito por dois homossexuais, o livro várias vezes tira sarro dos próprios gays. No verbete "piti", por exemplo, eles explicam: "Nervosismo, histeria, ataque de bichice".
Apesar de tão "incorreto politicamente", parte da renda obtida será doada a instituições de apoio a soropositivos.
A noite de autógrafos é amanhã, às 18h30, na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, av. Paulista, 2.073, em São Paulo.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Tranca

Mensagem por Tranca »

Aurélio é um nome bem gay mesmo. Tudo a ver.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Hugo

Mensagem por Hugo »

Os gays tinham que fazer justamente o contrário. Em vez de ficarem farendo paradas exaltando a homossexualidade, tinham que mostrar que seu comportamento sexual não os torna pessoas diferentes e que são apenas membros normais e produtivos da sociedade.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Pessoal, às vezes é preciso abusar um pouco para chamar a atenção. Muitas sociedades tendem a ignorar tacitamente a homossexualidade, o que sabota discussões sobre o assunto, cria-se um clima tabu. Essas paradas, que podem ou não ser abusivas, bem como outras demonstrações, servem muitas vezes como grito "eu existo!". Foi assim em quae todas as revoluções sociais, e o método tem-se mostrado realtivamente eficiente, pelo menos tendo em conta o objectivo primordial: obrigar a sociedade a reconhecer a existência de um problema, neste caso a discriminação pela orientação sexual.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Washington

Mensagem por Washington »

Tranca-Ruas escreveu:Aurélio é um nome bem gay mesmo. Tudo a ver.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

clara campos escreveu:Pessoal, às vezes é preciso abusar um pouco para chamar a atenção.

Abuso é abuso. Se uns odem dar uma abusadinha, por quê outros também não poderiam?
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

clara campos
Moderadora
Contato:

Poindexter escreveu:
clara campos escreveu:Pessoal, às vezes é preciso abusar um pouco para chamar a atenção.

Abuso é abuso. Se uns odem dar uma abusadinha, por quê outros também não poderiam?

Poind... vamos abusar então, 'bora organizar uma parada orgulho hetero???? pelos mesmos direitos que os homossexuais?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

O ENCOSTO escreveu:
A verdade é que o Claudio passou dos limites. Ninguém é obrigado a sair na rua levando a bandeira gay e se vestindo de Drag Queen só para mostrar que é um cara "sem preconceito".

oras encosto! tanto quanto vi o cláudio apenas convidou! o pessoal é que começou a gozar com o convite. Quem não quer ir não vai, mas para quê gozar com quem enderessou um convite e divulgou um~acontecimento que podeia ser do interesse de alguns foristas?

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

clara campos escreveu:Poind... vamos abusar então, 'bora organizar uma parada orgulho hetero???? pelos mesmos direitos que os homossexuais?

Pelos mesmos direitos, não, pois penso que heterossexuais devem ter primazia na adoção. "Orgulho Hétero", pura e simplesmente.

No mais, seria uma boa, dado que existe a do orgulho gay.

Não sei como seria aí em Portugal, mas aqui seríamos tachados de "nazistas", "faCHistas", "reacionários", "TFPs"*...

* TFP = Tradição, Família e Propriedade, organização conservadora que se diz católica, famosa por seu conservadorismo. Sofreu um cisma e está dividida em ala velha e ala nova ("Arautos do Evangelho").
Editado pela última vez por Poindexter em 30 Mai 2006, 16:45, em um total de 1 vez.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Tranca

Mensagem por Tranca »

clara campos escreveu:Poind... vamos abusar então, 'bora organizar uma parada orgulho hetero???? pelos mesmos direitos que os homossexuais?

Hétero que é hetero não organiza parada do "orgulho hétero" pelo simples motivo de que manifestação ostensiva de afirmação orientação sexual é coisa de viado.

PS - Manifestação hétero é churrasco com cerveja e suas variantes regionais.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Tranca-Ruas escreveu:
Najma escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Lúcifer escreveu:O Claudio depois que leu aquele livro sobre prostitutas, hã, quer dizer, meninas que pegam no trabalho duro, ficou tãããããõooooo liberal.
Tô estranhando. :emoticon12: :emoticon12:

Eu sempre fui liberal e sempre estive do lado das prostitutas e dos homossexuais. :emoticon10:

O que me assusta é que até bem pouco tempo atrás todos os participantes deste fórum eram a favor do homossexualimo e um tópico como este trazia discussões sérias sobre o assunto e ninguém jamais teria a coragem de ficar avacalhando. Infelizmente, vejo as trevas da ignorância preconceituosa ganhando espaço.

É... pois é, pois é... é o mal que assola o RéV mostrando sua face sombria com toda a força... :emoticon15:

Oi, Najma!

Poderia ser mais específica?

Oi Tranca,

O RV mudou de uns tempos para cá. Antes, como o Claudio comenta, as opiniões não divergiam tanto e as discussões sobre temas como homossexualismo eram mais voltadas à compreensão do problema gerado pelo preconceito antes de tentativas de ridicularizar, ou mesmo de imputar "doenças" mentais ou físicas aos gays.

Mas os tempos mudaram... Eu vi suas postagens e ri muito porque você tem senso de humor e mesmo não querendo nem discutir sobre o tema, age de forma tal a deixar o ambiente da discussão mais leve, mesmo falando mal... :emoticon16: Já outros pegam mais pesado contra a idéia de defesa dos gays na sociedade. E foi a isso que chamei de "face sombria"... :emoticon15:

Beijos
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Bem, Ligia, eu também expus minha opiniões nos tópicos referentes ao tema e é evidente que não tenho todo o preconceito que uma ou outra piada possa transparecer. :emoticon16:

O que acontece é que não consigo - e não sei por quê deveria - vestir a carapuça do "politicamente correto" para tratar de temas assim, vez que não a visto quando trato de religião ou outros temas polêmicos e espinhosos. Não vejo porquê assumir esta postura, seja para agradar, manter a assepsia verbal ou outra coisa do tipo, nestas discussões.

Aquilo que não gosto ou acho intragável no comportamento de quem quer que seja, procuro ignorar, desde que não me incomode pessoalmente. Tem funcionado com os crentes fundamentalistas também. Quando fazem lá as deles, estou pouco me lixando. Quando vêm para o meu lado, breco seu avanço no limite do meu espaço.

Nunca tive convivência como homossexuais que não fossem enrustidos (e foram bem poucos) e somente tomei conhecimento de que o eram tempos depois desta convivência ter acabado (pessoas na escola, locais de trabalho, parentes e amigos de outros parentes e amigos, etc). Logo, como não tenho conhecimento de fato de determinadas particularidades do assunto, transito entre o óbvio (que eles tem direitos, deveres e devem ser tratados como qualquer cidadão comum) e as ironias, as quais não passo um dia sem. :emoticon16:

Beijos.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Realmente não faz sentido nenhum ter que criar leis para proteger minorias, deve haver leis para proteger os cidadãos e qualquer um que se sentir privado ou diminuido em seus direitos deve acionar a lei. Fora as leis contra racismo e contra a discriminação sexual e sim à Constituição que afirma que todos são iguais perante a lei! Se o gay for discriminado, que seja amparado pela lei, um direito que todos devem ter.

Eu nunca participaria de uma passeata do orgulho gay, mas também não me oporia caso não estivesse causando perturbação na cidade. A melhor coisa a fazer com uma passeata dessa é ignorar e a melhor maneira de defender a dignidade homossexual é criticando aqueles que passam do limite do simplesmente "não gosto".
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Hugo

Mensagem por Hugo »

Flavio Costa escreveu:Realmente não faz sentido nenhum ter que criar leis para proteger minorias, deve haver leis para proteger os cidadãos e qualquer um que se sentir privado ou diminuido em seus direitos deve acionar a lei. Fora as leis contra racismo e contra a discriminação sexual e sim à Constituição que afirma que todos são iguais perante a lei! Se o gay for discriminado, que seja amparado pela lei, um direito que todos devem ter.

Eu nunca participaria de uma passeata do orgulho gay, mas também não me oporia caso não estivesse causando perturbação na cidade. A melhor coisa a fazer com uma passeata dessa é ignorar e a melhor maneira de defender a dignidade homossexual é criticando aqueles que passam do limite do simplesmente "não gosto".

Eis a milenar sabedoria budista!:emoticon145:
Concordo em tudo com o Flávio.

Tranca

Mensagem por Tranca »

O Flavio mandou bem mesmo.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Kramer escreveu:
Flavio Costa escreveu:Realmente não faz sentido nenhum ter que criar leis para proteger minorias, deve haver leis para proteger os cidadãos e qualquer um que se sentir privado ou diminuido em seus direitos deve acionar a lei. Fora as leis contra racismo e contra a discriminação sexual e sim à Constituição que afirma que todos são iguais perante a lei! Se o gay for discriminado, que seja amparado pela lei, um direito que todos devem ter.

Eis a milenar sabedoria budista!:emoticon145:
Concordo em tudo com o Flávio.

:emoticon45: :emoticon45:
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Tranca-Ruas escreveu:O Flavio mandou bem mesmo.

Flávio calmamente explicando suas idéias no RV, com a aprovação de todos:
Imagem

Trancado