Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha frente

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dante, the Wicked

Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha frente

Mensagem por Dante, the Wicked »

Como se verifica a onipotência?
Não há como distinguir um ato de uma entidade super-poderosa de um ato de uma entidade realmente onipotente.
Se Deus aparecesse na minha frente e começasse a efetuar um monte de milagres, que garantias eu teria que o que eu vejo são atos de um ser onipotente ou de apenas de uma entidade super-poderosa, mas limitada a ponto de poder haver outra entidade que está para ela assim como eu estou para um inseto?

Imagem
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Uma definição para deus:

Simplesmente aquele ou aquilo que tem mais poder acima de você. Se ele pode te esmagar, creia, ele é deus.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Flavio Costa
Contato:

Re.: Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha frente

Mensagem por Flavio Costa »

É completamente impossível provar que o Deus de Israel possui os atributos oni- da teologia católica, mas ele ou outros deuses poderiam se fazer ver ainda que não sejam onitudo.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Pong

Mensagem por Pong »

Eu sou menos exigente. Se Deus fizesse a Lua falar muito sem dizer nada como o Lula... eu aceitava a prova. De resto, aceitar ou não não faria diferença...

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Se alguma coisa parecida com um ser sobrenatural aparecesse na minha frente, procuraria um psiquiatra.

Pong

Mensagem por Pong »

Eu não... os psiquiatras é que nos põem malucos...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Não se pode aceitar a existência de deuses sem antes se ter uma definição para o que é ser um deus.
Sem isto, podemos estar diante de deuses sem sabê-lo ou aceitar como deuses aqueles que não o são.

Pong

Mensagem por Pong »

Tem de ser sobrenatural. Estar Acima da natureza. Caso contrário é apenas um Super-Homem que não pode quebrar as Leis da Natureza.

Dante, the Wicked

Re: Re.: Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha fre

Flavio Costa escreveu:É completamente impossível provar que o Deus de Israel possui os atributos oni- da teologia católica, mas ele ou outros deuses poderiam se fazer ver ainda que não sejam onitudo.

Isso salvaria Deus (ou os deuses) do problema do mal. Ele não seria onipotente, mas faz o melhor que pode.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Dante, the Wicked

Pong escreveu:Tem de ser sobrenatural. Estar Acima da natureza. Caso contrário é apenas um Super-Homem que não pode quebrar as Leis da Natureza.

A questão é que não haveria evidências disto. Como distinguir um fenômeno sobrenatural de um fenômeno natural exótico? Não há como!

Hugo

Mensagem por Hugo »

Dante, the Wicked escreveu:
Pong escreveu:Tem de ser sobrenatural. Estar Acima da natureza. Caso contrário é apenas um Super-Homem que não pode quebrar as Leis da Natureza.

A questão é que não haveria evidências disto. Como distinguir um fenômeno sobrenatural de um fenômeno natural exótico? Não há como!

Eu realmente nunca entendi o termo sobrenatural.
Ora, se existe como parte da natureza, não é natural?

o pensador

Re: Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha frente

Mensagem por o pensador »

Dante, the Wicked escreveu:Como se verifica a onipotência?
Não há como distinguir um ato de uma entidade super-poderosa de um ato de uma entidade realmente onipotente.
Se Deus aparecesse na minha frente e começasse a efetuar um monte de milagres, que garantias eu teria que o que eu vejo são atos de um ser onipotente ou de apenas de uma entidade super-poderosa, mas limitada a ponto de poder haver outra entidade que está para ela assim como eu estou para um inseto?

A onipotência é um conceito que se deduz diretamente da grandeza de um ser.Um ser infinito é necessariamente onipotente pois pode efetuar uma soma infinita de efeitos e seu poder nâo tem paralelos nem precedentes em outros seres.

Entâo eu penso que a onipotência nâo pode ser verificada diretamente por um silogismo.Ela é uma implicaçâo natural do caráter infinito de um ser e logo basta comprovar a existência de um ser infinito para se ter conjntamente a comprovaçâo de sua onipotência.E creio ser possível provar a existência de um ser infinito..

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

o pensador escreveu:A onipotência é um conceito que se deduz diretamente da grandeza de um ser.Um ser infinito é necessariamente onipotente pois pode efetuar uma soma infinita de efeitos e seu poder nâo tem paralelos nem precedentes em outros seres.

Entâo eu penso que a onipotência nâo pode ser verificada diretamente por um silogismo.Ela é uma implicaçâo natural do caráter infinito de um ser e logo basta comprovar a existência de um ser infinito para se ter conjntamente a comprovaçâo de sua onipotência.E creio ser possível provar a existência de um ser infinito..

De volta à ativa. :emoticon13:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Dante, the Wicked

o pensador escreveu:
A onipotência é um conceito que se deduz diretamente da grandeza de um ser.Um ser infinito é necessariamente onipotente pois pode efetuar uma soma infinita de efeitos e seu poder nâo tem paralelos nem precedentes em outros seres.

Ou seja:

国中国中国中国中国中国中国中国中西亜露西亜  樺
国中国中国中国中国中国中国中国中亜露西亜露   樺太    
中国中国中国中国中国中国中国中国露西亜露              カエセ
国中国中国中国中国中国中国中国露西亜露西      北      カエセ
中国中国中国中国中国中国中露西亜露西亜        海道  カエセ
国中国中国中国中国中国中国中露西亜露         北道北道
中国中国中国中国中国中国中国西
Настава у Математичкој гимназији се одвија у малим одељењима, половину предавача стручних предмета чине универзитетски наставници, а до сада (2005) је око 250 некадашњих ученика стекло звање доктора 위키백과에 오신 것을 환영합니다!

위키백과는 전세계 200여개 언어로 만들어 가는 인터넷 백과사전으로, 누구나 함께 할 수 있습니다. 2002년 10월에 시작한 한국어 위키백과에는 지금
Α α, Β β, Γ γ, Δ δ, Ε ε, Ζ ζ, Η η, Θ θ, Ι ι, Κ κ, Λ λ, Μ μ, Ν ν, Ξ ξ, Ο ο, Π π, Ρ ρ, Σ σ ς

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:
Dante, the Wicked escreveu:Como se verifica a onipotência?

Ah Pensadorrr! queria te dizer que eu A - D - O - R - E - I o seu livro. Apesar de ter saído meio salgado para um livro de 100 páginas (se bem que eu comprei na Livraria Saraiva.. la tudo é caro..) ele é muito bom, portugues claro, conciso e direto!

Lúcifer
Contato:

Re: Re.: Não acreditaria em Deus nem se o visse na minha fre

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:Não se pode aceitar a existência de deuses sem antes se ter uma definição para o que é ser um deus.
Sem isto, podemos estar diante de deuses sem sabê-lo ou aceitar como deuses aqueles que não o são.

EXEMPLOS DE DEUSES

Jimmy Hendrix - Deus da Guitarra
Elvis Presley - Deus do Rock and Roll
The Betlles - Deuses do ye-ye-ye
Imagem

Trancado