rapha: Opção de Lula pelo software livre atrasa o país

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: rapha: Opção de Lula pelo software livre atrasa o p

Mensagem por Fernando Silva »

Pong escreveu:A google está a fazer um sistema para competir com o Windows. Alguém sabe pormenores?

O Google usa Linux. O que eles estão desenvolvendo é uma versão do OpenOffice para ser usada online, ou seja, você não instala no seu computador. O programa roda lá nos servidores do Google e depois você salva o resultado lá ou no seu PC.

Pong

Re.: rapha: Opção de Lula pelo software livre atrasa o país

Mensagem por Pong »

Caraca... de repente lembrei-me do Big Brother. Com o Windows eu tenho a certeza que ninguém pode aceder... mas se o meu Office paira no cyberespaço... é com uma conta de e-mail. Se o Governo quiser pode aceder.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Pong escreveu:Caraca... de repente lembrei-me do Big Brother. Com o Windows eu tenho a certeza que ninguém pode aceder... mas se o meu Office paira no cyberespaço... é com uma conta de e-mail. Se o Governo quiser pode aceder.

Por que você tem tanta certeza de que seu computador é inacessível?

É por a MS não abrir o seu código que o governo da China adotou o Linux, ou seja, por medo de que possam ser espionados.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Shanaista escreveu:Depender de mim software livre mofará na gaveta... não uso, não gosto e não recomendo... e falam sério, OpenOffice?!?!? Usar esta suíte é fim de carreira... software bom é software rápido... o OpenOffice é pessimamente desenvolvido, isso fica nítido no tempo de resposta durante a inicialização!!! Não me recordo quais, mas existem procedimento no OpenOffice que necessitam de 256 processos para ser executado contra 4 do Office!!! Ah!!! Mas o Office é da Microsoft, claro que será mais rápido!!! Isso é desculpa... o PageMaker da Adobe que é bem mais complexo e mais barato que o Office... consome os mesmos 4 processos para executar operações basicas!!! Software livre é bom e útil para companhias que pensam com o bolso... e tem muito sensacionalismo por trás disso, o software livre hoje representa pouco mais de 8% em todo o mundo... sem contar que o que a Microsoft gera de receita para o cofre do país em um mês... empresas que vivem do software livre mal chegam a metade desse faturamento por ano!!! E esses 8% preocupam taaaanto a Microsoft... que ela é até solidária com a concorrência!!! :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Software livre :emoticon44: e vida longa a Microsoft

Talvez o OpenOffice seja tão pesado por ter sido baseado num aplicativo não-livre.

E o OpenOffice não é representativo ao software livre como um todo. Existem inúmeras suítes de escritório livres, como os aplicativos para Gnome ou o KOffice, que é espetacularmente rápido, mas não é tão completo e robusto quanto o OpenOffice.

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Fernando Silva escreveu:Por que será que a MS vem publicando tantos anúncios para falar mal do software livre, inclusive em revistas especializadas em Linux?

Porque tocar o dedo na ferida da concorrencia ainda é uma ferramenta de marketing muito utilizada... o Linux pode ser customizado de várias maneiras, mas para isso ainda se precisa de pessoas que saibam como fazer... o que torna a migração do Linux, a grosso modo, um barato que sai caro!!!

Fernando Silva escreveu:Por que será que ela criou departamentos para melhorar a interface de seus programas com o Linux?

Porque quanto mais se cerca um concorrente... mais dificil fica para ele expandir as próprias fronteiras.

Fernando Silva escreveu:Por que será que o Internet Explorer 7 copiou o Firefox?

Porque o IE também é uma aplicação voltada para usuário final e a grande maioria dos usuários finais se deixam levar muito fácil com matérias do tipo esse tem... aquele não tem!!! Foi dessa forma que a Microsoft desbancou o Netscape... se já tenho um navegador que faz o que o outro faz... a quantidade de pessoas que irão procurar baixar um Firefox será bem menor se o recurso não tivesse sido copiado!!! E quanto mais recursos de navegação e interação presentes no IE... melhor também para empresas que passaram a utilizar o IE como ferramenta de interface... como a SAP, Microsiga, Siebel entre outras... que dependem do IE para processar telas de acesso a base de dados, consultas etc daqueles sistemas!!! Há empresas de equipamentos de rede que possuem interface de gerenciamento gráficos via web e compativeis somente com o IE 5/6 e algumas versões mais recentes do Netscape... Cisco, 3Com, Enterasys e outras... Vixe... o leque de razões de copiar é muito vasta, principalmente quando envolve milhões de notas verdes!!!

Fernando Silva escreveu:Por que será que agora é a MS que copiou o OpenOffice no Office 2007? Suas "novidades" já são velhas conhecidas de quem usa software livre.

Algo parecido com o navegador... só que um pouco além... como por exemplo, o Office 2007 faz tudo o que os outros fazem, mas os outros não fazem o que o Office 2007 faz... como isso, isso, isso, etc... só que para usufruir dos benefícios extras custos serão envolvidos!!!

Fernando Silva escreveu:Por que será que apenas uma minoria de sites no mundo inteiro usa o IIS, da MS, em vez do Apache?
Por que será que cada vez mais firmas usam o software livre em seus servidores?

Porque o Apache se tornou uma excelente opção para criação de servidores Web como outros sistemas para funções específicas também... é essa a diferença!!! Para rodar um IIS é preciso de um NOS e um NOS da Microsoft não é tããão barato quanto um XP... outro detalhe é que ao criar um servidor Apache se pode customizar todos softwares e outros recursos de maquina... o que barateia demais a implementação do servidor!!! Já com a plataforma Microsoft isso não é possível... e quando operacionais, tanto um quanto outro terão desempenhos parecidos e os profissionais de ambas plataformas são do mesmo gabarito... então o Apache se torna bem mais atrativo que o IIS...

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Pong escreveu:Não percebo nada de Linux... já experimentei e o meu computador teve uma indigestão. PQP...

Calma, pong!

É muito fácil resolver o teu problema com o Linux!

É só você fazer uns programas em C++ que servirão como drivers. Depois, é só digitar:

user bin data source -rwtxkniodihjfhdkjfhjk
compile xdata -rrwwllhejkhjhjkghsdgfgfdf
tool complex +jhfklhjhdsjhdgfdjkkyybivyuttentiyjbnlknjhjkegtukegviueykrybgybvuiybvugby...

:emoticon12:
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Mesmo sendo um ignorante em informática, depois que passei a usar o opera, nunca mais tive problemas.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

o anátema

Mensagem por o anátema »

acho impressionante o avanço do linux em tão pouco tempo de existência, e com recursos consideravelmente mais limitados que a MS
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Johnny

Mensagem por Johnny »

Poindexter escreveu:
Pong escreveu:Não percebo nada de Linux... já experimentei e o meu computador teve uma indigestão. PQP...

Calma, pong!

É muito fácil resolver o teu problema com o Linux!

É só você fazer uns programas em C++ que servirão como drivers. Depois, é só digitar:

user bin data source -rwtxkniodihjfhdkjfhjk
compile xdata -rrwwllhejkhjhjkghsdgfgfdf
tool complex +jhfklhjhdsjhdgfdjkkyybivyuttentiyjbnlknjhjkegtukegviueykrybgybvuiybvugby...

:emoticon12:

Putz, essa foi na ferida... Ficava P da vida quando tinha que fazer isso e aquilo para TENTAR fazer meu modem funcionar (MODEM mesmo). Daí quando consegui, tinha de ter provilégios de root para conectar com a internet. Fora a impressora que não imprimia em colorido e não tinha como usar o Scanner da paralela. Soulução: Fdisk, Format c, Install WinXP and go live...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Shanaista escreveu:o que torna a migração do Linux, a grosso modo, um barato que sai caro!!!

Pode ser complicado para o usuário comum, para usar em casa ou no escritório (ou, pelo menos, era), mas servidores, mesmo antes da invenção do Windows, já usavam variantes do Unix.

Quem trabalha com TI e servidores tem que conhecer Unix. Quem só sabe usar Windows não arranja emprego tão facilmente. Dizer que é complicado não é desculpa. Se você monta um servidor com Windows, também vai ter que fazer configurações complicadas.
Shanaista escreveu:Foi dessa forma que a Microsoft desbancou o Netscape... se já tenho um navegador que faz o que o outro faz...

Exatamente. Quando poucos conheciam a Internet e a MS não tinha um navegador, o Netscape era o preferido porque era o melhor. Quando chegou o Windows 95 com o IE, foi também a época em que a Internet deixou de ser coisa de nerds e todos começaram a usar computadores. E era gente que queria apenas ligar e usar, sem querer saber como funcionava e se havia opções. O Netscape foi superado não porque fosse pior, mas porque o Windows já vinha com o IE. Mas ele não morreu e está de volta no Firefox.

De certa forma, é como as pessoas que compram um carro e só querem dirigir, sem saber nem onde está o motor, enquanto outras querem todos os detalhes, querem comparar.
Shanaista escreveu:Há empresas de equipamentos de rede que possuem interface de gerenciamento gráficos via web e compativeis somente com o IE 5/6 e algumas versões mais recentes do Netscape...

Este é outro problema. Há uma norma internacional para navegadores. Desde o início, a MS nunca a respeitou e procurou tornar o IE incompatível com os outros (da mesma forma que faz com o MS Office). Também fez isto com o Java, só que, neste caso, quebrou a cara porque a Sun, dona do Java, a obrigou a retirar seu MS Java do Windows.
Shanaista escreveu:o Office 2007 faz tudo o que os outros fazem, mas os outros não fazem o que o Office 2007 faz... como isso, isso, isso, etc... só que para usufruir dos benefícios extras custos serão envolvidos!!!

A minha experiência com o Office 2003 é que ele é muito pesado e trava muito (cuido de 60 computadores). Quando eu vejo que a pessoa não precisa de nada muito complicado, instalo o OpenOffice e ela para de me encher o saco.

Não que não dê para fazer coisas complicadas com o OpenOffice. O problema é que a MS faz questão de ser incompatível e algumas formatações e macros não ficam boas em outros Offices (e não apenas o OpenOffice).

Shanaista escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por que será que apenas uma minoria de sites no mundo inteiro usa o IIS, da MS, em vez do Apache?
Por que será que cada vez mais firmas usam o software livre em seus servidores?
Para rodar um IIS é preciso de um NOS e um NOS da Microsoft não é tããão barato quanto um XP... outro detalhe é que ao criar um servidor Apache se pode customizar todos softwares e outros recursos de maquina... o que barateia demais a implementação do servidor!!! Já com a plataforma Microsoft isso não é possível...

Exatamente! Você tem que trocar suas velhas máquinas por máquinas novas e caríssimas, pagar por licenças caríssimas e, no fim, ter uma "caixa preta" que não dá para configurar direito.

Como eu já disse em outro tópico, durante 4 anos minha firma usou um 486-33MHz como servidor de email, com Linux. Peguei a máquina da sucata. Imagine o custo para usar o Exchange!

Snake

Mensagem por Snake »

Johnny escreveu:Putz, essa foi na ferida... Ficava P da vida quando tinha que fazer isso e aquilo para TENTAR fazer meu modem funcionar (MODEM mesmo). Daí quando consegui, tinha de ter provilégios de root para conectar com a internet. Fora a impressora que não imprimia em colorido e não tinha como usar o Scanner da paralela. Soulução: Fdisk, Format c, Install WinXP and go live...

Se seu modem era winmodem, é realmente difícil fazê-lo funcionar, porque boa parte deles dependem da MS e ela não está nem um pouco interessada em ajudar o Linux.

Quanto a conectar à internet, é claro que é necessário ser root, mas você pode conectar automaticamente no momento do boot e evitar perder tempo.

E sua impressora deve ser bem desconhecida, porque o suporte a impressoras no Linux é bem grande e completo.

Pergunta: que distribuição você usou, e em que época?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Snake escreveu:Se seu modem era winmodem, é realmente difícil fazê-lo funcionar, porque boa parte deles dependem da MS e ela não está nem um pouco interessada em ajudar o Linux.

O Kurumin já vem com drivers para um monte de winmodems.
Snake escreveu:Quanto a conectar à internet, é claro que é necessário ser root, mas você pode conectar automaticamente no momento do boot e evitar perder tempo.

Não é preciso ser root, basta que o acesso à Internet esteja liberado para usuários comuns.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Quando ainda usava winmodem, e, na mesmo época, usava Slackware, após ler um simples tutorial, mesmo sendo um piá, consegui fazer o modem desenvolvido para Microsoft Windows funcionar perfeitamente num típico GNU/Linux.

E esse argumento da dificuldade já não é mais válido.

As distribuições GNU/Linux estão tão fãceis (as que são focadas à facilidade) quanto o grande concorrente, ou, em certos casos, até mais fáceis, como na instalação de aplicativos nas distribuições que usam do APT-GET. Na maioria delas, atualmente, o reconhecimento do hardware é todo automatizado, e o usuário final não precisa nem escolher a melhor resolução de vídeo.

O maior problema de uma migração já não é mais a dificuldade, e os argumentos que o Poindexter usou, são inválidos. A grande dificuldade é na adapatação a um sistema diferente, e isso aconteceria até numa migração de um Microsoft Windows '98 para um Mac OS X 10.4.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Fernando Silva escreveu:
Snake escreveu:Se seu modem era winmodem, é realmente difícil fazê-lo funcionar, porque boa parte deles dependem da MS e ela não está nem um pouco interessada em ajudar o Linux.

O Kurumin já vem com drivers para um monte de winmodems.

O fato é que fazer um hardware y que, em tese, só funcione no sistema x, é uma grande idiotice, e mostra o atraso de certas empresas.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Fernando Silva escreveu:
Snake escreveu:Quanto a conectar à internet, é claro que é necessário ser root, mas você pode conectar automaticamente no momento do boot e evitar perder tempo.

Não é preciso ser root, basta que o acesso à Internet esteja liberado para usuários comuns.

Qualquer distribuição major já vem com isso por default.

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Fernando Silva escreveu:Quem trabalha com TI e servidores tem que conhecer Unix. Quem só sabe usar Windows não arranja emprego tão facilmente.

Hoje eu acho que conhecer o Unix é um diferencial no curriculum... mas conhecer o Linux parece ter mais peso!!! O mercado absorveu muito rápido o Linux... ao mesmo tempo que a nova geração de administradores também... agora não sei se quem sabe de Linux se vira bem no Unix.

Fernando Silva escreveu:O Netscape foi superado não porque fosse pior, mas porque o Windows já vinha com o IE. Mas ele não morreu e está de volta no Firefox.

Acho que duas coisa ajudou o Netscape perder mercado... uma foi a vinda do IE embutida no Windows... e outra é que até a versão 3 do Netscape a única aplicação gratuíta era o navegador... o pacote full era pago!!! Foi a partir da versão 4 que ele passou a ter editor de email, editor HTML e outras aplicações gratuitas, coisas que já eram oferecidas com o IE... mas quando isso aconteceu, o IE já estava com quase 50% do mercado e também na versão 4... foi dessa versão em diante que o IE passou a ser tão bom quanto o Netscape... mas quando o gigante acordou...

Fernando Silva escreveu:Há uma norma internacional para navegadores. Desde o início, a MS nunca a respeitou e procurou tornar o IE incompatível com os outros

Problemas para uns... estratégias para outros!!! Acho que o motivo disso foi consolidar outras ferramentas da Microsoft... a Netscape tinha o editor HTML dela, mas era preciso saber HTML para criar páginas HTML... já com o FrontPage Express era só arrastar, soltar, salvar e publicar... aplicar um efeito aqui, outro ali... que só eram executados no??? Internet Explorer...

Fernando Silva escreveu:Como eu já disse em outro tópico, durante 4 anos minha firma usou um 486-33MHz como servidor de email, com Linux. Peguei a máquina da sucata. Imagine o custo para usar o Exchange!

Com certeza... alguns bons mil reais!!! :emoticon16:

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Jornal do Commercio

Linux x Microsoft?
Publicado em 31.05.2006

Foi movimentado o primeiro LinuxWorld brasileiro. Mas dois personagens roubaram a cena. De um lado, o guru do software livre John “Maddog” Hall. Do outro, Bill Hilf, da Microsoft, conversando tranqüilamente, como se atuassem no mesmo lado. No evento, o representante de Bill Gates falou dos planos da empesa para software livre. Sinal dos tempos...

JACQUES WALLER

Especial para o JC

SÃO PAULO – Três dias de quiosques, novidades, lançamentos, debates e palestras sobre o sistema operacional Linux e os caminhos futuros do movimento pelo software livre não foram maiores que os 45 minutos da palestra da Microsoft durante o I LinuxWorld Brasil, semana passada, em São Paulo. Ao microfone, o diretor do laboratório de Software Livre da Microsoft, o norte-americano Bill Hilf, discursou sobre os interesses e planos da mega-empresa no mundo do código aberto, dando a entender que a criadora do Windows simpatiza com a causa. A palestra, no último dia, foi logo em seguida à fala de alguém que sempre chama a atenção, o presidente da Linux International e guru do movimento software livre, o também norte-americano John “Maddog” Hall. Sentado na primeira fila do auditório, Maddog ouviu, com a mão na barba, e com clara expressão de descrença, a fala de Hilf. Ao fim da palestra, Maddog se aproximou de Hilf e, disse, quase ao pé do ouvido: “Quero conversar com você depois. Tirar algumas dúvidas”.

A conversa aconteceu lá mesmo. O conteúdo não foi divulgado, mas a cena em si demonstra algo impensável até então: Microsoft e comunidade de software livre dialogando. E o discurso dos dois foi até alinhado. Maddog continuou a defender os benefícios do código aberto e atacou o software proprietário, comparando cópias de teste à primeira dose oferecida por um traficante. “A primeira dose é de graça, garoto. Depois você vai ter que pagar”, brincou, arrancando risadas da platéia. Mesmo assim, o veterano não citou a Microsoft diretamente, abrandando o discurso, geralmente bastante inflamado. Já Hilf, que citou Maddog em sua fala, como que pedindo o aval do “colega”, defendeu o software livre como incentivador de concorrência e preços mais baixos.

Ele falou sobre alguns produtos Microsoft já disponíveis em código aberto, como o Wix. Trata-se do mecanismo de instalação de programas do Windows. “Vocês conhecem. É aquele que pergunta: você tem certeza que quer instalar esse programa? E você clica sim, sim, sim, sim”, também brincou Hilf. Mas o que o executivo mais defendeu foi o conceito de comunidade.

“O melhor sobre a idéia de código aberto não são os programas, mas a comunidade. Nossos programas podem ser muito melhorados pela comunidade. Já entrei em projetos de código aberto cujo objetivo era dar vantagem a um único grupo e esses nunca deram certo”, testemunhou Hilf, que trabalhou com Linux na IBM antes de entrar para a Microsoft. Bill Hilf aproveitou para apresentar o blog do laboratório que dirige. O site Port25, um verdadeiro portal da Microsoft sobre software livre, deve ganhar versão em português em dois meses, devendo se chamar Porta25.

Maddog também defendeu o valor da comunidade no processo de desenvolvimento de programas em código aberto, mas destacou que esse elemento deve ser adicionado ao valor total de um produto. “Software livre não tem só a ver com redução de custos, mas com valor total”, comentou Maddog, que falou ainda das iniciativas do Brasil em software livre. “O Brasil tem liderado o Linux e o movimento de código aberto há anos e é muito interessante a adoção do modelo de software livre pelo governo”, finalizou.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Que Linux nada!
Meu negócio agora é BSD. :emoticon16:

Flavio Costa
Contato:

Re: rapha: Opção de Lula pelo software livre atrasa o país

Mensagem por Flavio Costa »

Aurelio Moraes escreveu:Em vez de emprestar algumas poucas urnas para fazer propaganda, o governo Lula decidiu bancar as eleições alheias. Só para o Paraguai foram emprestadas 15.000 urnas para as eleições de 2005 e 2006. A empresa Vesta, de São Paulo, deixou de vender softwares de compras públicas on-line para a Bolívia porque Lula, em seu primeiro ano no poder, resolveu oferecer ao país, de graça, um programa com a mesma função.

Que jumento esse Lula.

Porém, o problema não é do software livre, não é de natureza técnica, e sim da ingenuidade do nosso governo quanto à complexidade de uma migração dessa natureza.

Não lamento que o Lula tenha sido eleito, pode ter sido bom para o amadurecimento político do brasileiro, mas espero que não seja reeleito.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Errr... não existe winmodem. Existe é softmodem.
Mas que fabrica modem esta c..ando e andando para o Bill Gates. Se alguem quiser comprar modens para colocar em uma geladeira, melhor para os fabricantes, mais eles vendem.

Este argumento cheira mais a MITO!

O que ocorre é que 99,5% do pessoal que se envolve com a programação do Linux são programadores de software e não de hardware.

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Porra Aurélio, na real o Software Livre vai gerar empregos para gente da área de informática aqui invés de gerar no vale do silício.
Software livre SIM!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Spitfire escreveu:Errr... não existe winmodem. Existe é softmodem.
Mas que fabrica modem esta c..ando e andando para o Bill Gates.

Os softmodems são programas que rodam na CPU em vez de rodar num processador dedicado. E esses programas são escritos para rodar no Windows.

Para que rodem no Linux, é preciso escrever uma versão própria, o que costuma exigir engenharia reversa, já que os fabricantes não gostam de fornecer o código fonte de seus programas.

Trancado