Pong escreveu:Marcio... isso é história. Existe antropologia religiosa que diz com a religião nasceu e a sua ligação á moral. Contudo, isso não invalida a ideia de que há Deus ou outro mundo. Falar das origens da religião ou da moral é só falar das origens da religião e da moral.
E o universo é amoral? Claro... as pedras são amorais... concerteza. E são parte do Universo. Mas o ser humano é moral e também é parte do universo. Mas o fato do universo ser amoral... não nega que haja um sentido. Aliás os físicos sabém que o Universo é extremamente amigável á existência de vida e mente tal como a conhecemos. Se as constantes da natureza fossem um pouco diferentes o universo seria amorfo.
Sim, mas veja bem, há deuses e deuses, a grande maioria deles,senão todos, deriva de uma necessidade moral humana, ainda que ela seja subjetiva, seria como um exemplo de super-humano-infalível, mas construído mentalmente.
Poderíamos até cogitar da existência de um deus com sua própria moral, suas vontades, e poder suficiente para impo-las aos seres inferiores. Entretanto seria uma mente qualquer, tal qual a minha ou a sua, diferindo apenas na capacidade do exercício do poder. Se os insetos tivessem uma mínima capacidade de pensamento racional, talvez nos considerassem como deuses.
O Universo parece seguir seu curso segundo um sentido determinado sem importar muito para o que consideramos certo ou errado, moral ou não, justamente porque não há moral verdadeira nele, talvez apenas uma lógica pura de um sistema mecânico que pode ser interpretado por cada mente da forma que ela quizer, criando todo um conceito moral particular.
O que eu nego veementemente é a figura do deus que está em algum lugar brincando conosco. Assim como meninos travessos brincam com pequenos insetos. Eu nego pra mim mesmo, porque se tal ser existir seria apenas uma versão maior de nós mesmos e não um deus.