FANTÁSTICO - Dez mandamentos do Kardecista Médium Charlatão

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Washington

Re: Re.: FANTÁSTICO - Dez mandamentos do Kardecista Médium C

Mensagem por Washington »

Fernando Silva escreveu:
Pong escreveu:
O ENCOSTO escreveu:E você é o protagonista de todas as piadas de portugues.

Que eu desconheço...
Mas que devem existir por causa de algum complexo de inferioridade...

Os portugueses que vieram para o Brasil durante o século XX eram gente pobre e ignorante. Não primavam pela educação e pela cultura, e tinham uma lógica peculiar que fazia rir aos brasileiros.

A bem da verdade, vinham dispostos a trabalhar e grande parte deles se tornava dono de botequins e mercearias. Há uma velha canção em que uma mulher diz ao amante "Vou largar você e arranjar um português", ou seja, "vou largar um vagabundo e ficar com um homem rico".

Trabalhei numa empresa com milhares de funcionários que foi criada por um imigrante português. Veio para o Brasil com 19 anos e muita coragem e vontade, e só.

:emoticon262:

Viva os portugueses!

:emoticon262:

Viva a imigração!

:emoticon262: :emoticon262:

Viva o liberalismo!

:emoticon262::emoticon262::emoticon262:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

O ENCOSTO escreveu:Qualquer dia desses, vou entrar num centro espirita. É evidente que NINGUÉM me conhece por lá. Então, vou entrar, não vou falar NADA além de dizer que quero falar com um médium. Se me perguntarem oque desejo com ele, direi que NÃO INTERESSA (só para evitar fornecer qualquer informação). Vou para numa fila, vai chegar a minha vez e direi o seguinte: Fale, meu chapa.

Ei ENCOSTO, e se ele for um espírito mudo?! :emoticon19: :emoticon12: :emoticon12:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Botanico

Re: FANTÁSTICO - Dez mandamentos do Kardecista Médium Charla

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Qualquer dia desses, vou entrar num centro espirita. É evidente que NINGUÉM me conhece por lá. Então, vou entrar, não vou falar NADA além de dizer que quero falar com um médium. Se me perguntarem oque desejo com ele, direi que NÃO INTERESSA (só para evitar fornecer qualquer informação). Vou para numa fila, vai chegar a minha vez e direi o seguinte: Fale, meu chapa.

Assim mesmo, seco.

Boa sorte. Não vou comentar nada, nem sugerir nada.

O ENCOSTO escreveu: E deve ter sido EXATAMENTE isso que a sua cunhada fez. Você (que é kardecista e a acompanhou) também é um cara que entra no centro espirita e fica encolhido num canto, de cara fechada, sem falar com ninguém. Aposto que sim.

Não era minha cunhada: era minha prima. E eu NÃO ESTAVA JUNTO, o que estou relatando é o testemunho dela. O negócio foi como eu disse: ela deixou o nome do pai, Orlando Arduin, querendo saber se poderia ter alguma informação dele. DEPOIS, em reunião PARTICULAR com o médium, a coisa rolou como eu disse.
Bem, o ator lá NO MEIO DE UM MONTE DE GENTE, fala que sentiu a presença de uma pessoa chamada Fernando. E comovido alguém lá disse que teve um filho de nome Fernando... Só que estavam apenas minha prima e o médium cara-a-cara. Não dava para ele chutar nomes ao acaso e minha prima confirmar um acerto, no meio de tantos errados (Lembra a cena da Woopi Goldberg no filme Ghost? Onde ela vai falando uma série de nome até acertar um?). Não foi nada disso: o médium já de cara falou o nome completo do pai dela, SEM QUE ISSO TIVESSE SIDO DITO A NINGUÉM ALI NO CENTRO. Falou também o nome do meu pai e da minha mãe QUE TAMBÉM NÃO TINHAM SIDO DITOS.

Portanto NADA DISSO SE PARECE COM O SHOW BOLA DE CRISTAL. Fim de papo quanto a isso.

O ENCOSTO escreveu: Mas, voltando ao assunto, você não tem como provar.

Por isso mesmo lhe perguntei o que seria válido como prova. PARA VOCÊS CÉTICOS NADA VALE COMO PROVA. Assim então, o meu comportamento diante dos céticos, quando pedem provas, é rir na cara deles.

O ENCOSTO escreveu: E eu garanto a você que não sou do tipo de pessoa que pede para mostrar a costura no lençol da irmã josefa e depois fica dizendo que o "ectoplasma toma exatamente a forma de costura, portanto agora mudei de idéia e não quero mais ver costuras."

Fique tranquilo. Não sou tão tapado assim.

Não, é só igual aos outros.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:Você falou em provas? Que tipo de provas quer e como eu teria de apresentá-las? Provas tem se tornado uma palavra mágica entre os céticos: na falta de argumentos, apelam para a apresentação de provas. Provas não se sabe de que jeito, de que forma e, obviamente, o cético JAMAIS assume o compromisso de, se apresentada a prova exigida, calar a boca e admitir que estava enganado. Você é assim, certo?

Fernando Silva escreveu: Não tenho motivos para duvidar do seu testemunho. Suponho que você esteja dizendo exatamente o que viu e ouviu. Ainda assim, não é uma prova, é apenas o seu testemunho.

Fernando, o problema com os céticos é que eles querem ver coisas desse tipo fucionando como se fossem um teorema matemático, todo preciso, exato, infalível e que se chega sempre no mesmo resultado.
ESTAMOS LIDANDO COM PESSOAS e portanto tal exigência é IMPOSSÍVEL DE SER ATENDIDA. Cada caso é um caso. Não dá para se reproduzir: tem que ser colhido de passagem.

Por motivos de fé, os céticos sabem que a exigência a la teorema matemático nunca poderá ser satisfeita e então se apegam a isso para avacalhar com tudo e dizer que tais fenômenos não passam de balela pura. É o mesmo sistema usado pelos evangélicos, que se apegam aos textos bíblicos, para dizer que o Espiritismo é diabólico. É o mesmo sistema e o mesmo raciocínio; só mudam as amostras e os envolvidos.

Fernando Silva escreveu: O "fenômeno" teria que ser reproduzido de forma controlada. Isto não ocorreu.

É, não aconteceu e em outras ocasiões em que aconteceu, vem o cético dizer que não vale porque é relato, é passível de falsificação, as pessoas podem mentir, os pesquisadores podem ser incompetentes... Não foi o George Price, lá na Nature de 1953 que disse que TODOS os pesquisadores envolvidos eram burros e/ou incompetentes?

Fernando Silva escreveu: Quanto aos céticos, tudo o que eles podem fazer é pedir provas, já que o seu relato fala de coisas que contrariam a ciência. Diante delas, a atitude mais racional é duvidar. Se é para acreditar com base em testemunhos, teremos que acreditar em tudo o que pessoas sinceras nos disserem.

Tudo o que os céticos podem fazer (e têm feito) é encher o saco. Esses casos só encontram resistência porque, como você disse CONTRARIAM A CIÊNCIA (A SAGRADA CIÊNCIA). Se um pilantra fizer um trabalho científico fajuto, porém plausível e dentro do que é esperado pela Ciência, então ele pode até ser publicado e ficar valendo indefinidamente até que, por acaso, alguém descubra a fraude.
Muito que bem, tem-se UM relato estranho que contraria a Ciência. É muito racional duvidar e concordo plenamente. Mas se temos dezenas de relatos favoráveis, experimentos feitos por cientistas, testemunhos independentes, não há interesses financeiros ou de fama envolvidos... eu acho que agora seria um atitude IRRACIONAL duvidar de todos os relatos, considerando que TODOS seriam mentirosos, que TODOS os cientistas seriam burros e incapazes de descobrir a fraude. Mas não é o que se vê na comunidade cética: ela acha isso MUITO RACIONAL. O único motivo pelo qual eu entendo tal postura é a mesma que vejo no Quevedo, nos pastores evangélicos, nos testemunhas de jeová, etc: FÉ.

Fernando Silva escreveu: E não se esqueça: se o fenômeno ocorreu, a explicação pode não ser aquela em que você acredita.

Pode não ser, mas até agora não me apresentaram nenhuma melhor.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: FANTÁSTICO - Dez mandamentos do Kardecista Médium Charl

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Não era minha cunhada: era minha prima. E eu NÃO ESTAVA JUNTO, o que estou relatando é o testemunho dela. O negócio foi como eu disse: ela deixou o nome do pai, Orlando Arduin, querendo saber se poderia ter alguma informação dele. DEPOIS, em reunião PARTICULAR com o médium, a coisa rolou como eu disse.

Piorou. Testemunho de segunda mão. E não houve testemunhas do que ocorreu. Só temos o relato da sua prima. Não estou duvidando da sinceridade dela, mas ela pode ter se deixado enrolar pelo médium.

Além disto, ela deixou o nome do pai com antecedência. E não era um nome comum. Dava tempo de se fazer uma pesquisa na Internet, por exemplo. Não é a mesma coisa que chegar lá, uma total desconhecida, e ver alguém adivinhar coisas do nada, diante de testemunhas.
Em resumo, suas evidências são muito nebulosas.
Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:E não se esqueça: se o fenômeno ocorreu, a explicação pode não ser aquela em que você acredita.

Então fique sem explicação.
Botanico escreveu:Tudo o que os céticos podem fazer (e têm feito) é encher o saco.

E estão cobertos de razão. Basta ver o caso divulgado ontem, sobre a carta psicografada aceita num julgamento no RS, e que inocentava uma suspeita de matar o marido. Isto tem que ser combatido. É um absurdo. E não é o primeiro caso.
Botanico escreveu:Esses casos só encontram resistência porque, como você disse CONTRARIAM A CIÊNCIA (A SAGRADA CIÊNCIA).

A ciência é o conjunto das coisas testadas e aceitas segundo o método científico. Todo o resto é chute e especulação. E nem mesmo a ciência se considera a verdade definitiva.
Botanico escreveu:Se um pilantra fizer um trabalho científico fajuto, porém plausível e dentro do que é esperado pela Ciência, então ele pode até ser publicado e ficar valendo indefinidamente até que, por acaso, alguém descubra a fraude.

Exatamente. A ciência não é perfeita e os cientistas muito menos, mas há um mecanismo de autocorreção que funciona, ainda que demore, em alguns casos.

Não há nenhum mecanismo de autocorreção nas religiões, que se baseiam na fé e em dogmas imutáveis, embora esses dogmas vivam sendo modificados à medida em que surgem novas seitas com novas interpretações (que passam a coexistir com os velhos dogmas). Ou seja, não há uma única "verdade", como na ciência, mas várias, conflitantes. Baseadas em nada.

Você pode até dizer que o espiritismo também evolui e que nada é dogmático (o que não é bem o caso...), mas o fato é que, sendo uma religião, implica em a pessoa assumir um conjunto de valores morais que norteiam sua vida. Isto é bem mais sério que simplesmente preferir esta ou aquela explicação para algum fenômeno científico ainda em discussão, sem mudar de vida.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:Não era minha cunhada: era minha prima. E eu NÃO ESTAVA JUNTO, o que estou relatando é o testemunho dela. O negócio foi como eu disse: ela deixou o nome do pai, Orlando Arduin, querendo saber se poderia ter alguma informação dele. DEPOIS, em reunião PARTICULAR com o médium, a coisa rolou como eu disse.

Fernando Silva escreveu: Piorou. Testemunho de segunda mão. E não houve testemunhas do que ocorreu. Só temos o relato da sua prima. Não estou duvidando da sinceridade dela, mas ela pode ter se deixado enrolar pelo médium.

Bem, o ator lá mostrou como se enrola, mas pelo que pude ver, os truques deles só funcionam se tiver uma multidão a quem falar, pois aí sempre aparece um panaca que tem algo em comum com a fala do "médium", mas cara-a-cara com uma pessoa, não dá para aplicar aqueles truques na mesma escala. O cara vai cometer tantos erros, que só alguém muito fragilizado acabaria acreditando.
Só que este não era o caso da minha prima, pois meu tio e meu pai já haviam falecido havia anos. Veja só a diferença no caso dela, comparado com aquele ator: o médium deu nomes completos e de forma direta: não ficou chutando até acertar.
É muito diferente.

Fernando Silva escreveu: Além disto, ela deixou o nome do pai com antecedência. E não era um nome comum. Dava tempo de se fazer uma pesquisa na Internet, por exemplo. Não é a mesma coisa que chegar lá, uma total desconhecida, e ver alguém adivinhar coisas do nada, diante de testemunhas.
Em resumo, suas evidências são muito nebulosas.

É mesmo? Bem, o médium precisa ter um ponto de partida (como é que vai advinhar o que você quer?), no caso aqui foi o nome do meu tio. Mas essa era a ÚNICA informação que ele tinha. Falou você em pesquisa na internet? Pois bem, já postei aqui o nome do meu pai, tio e mãe e advinha: no Google o retorno é nenhum! Não há página alguma na internet com esses nomes... mas há, pois já não é a primeira vez que falo deste caso por aqui. Já lhe falei que minha família é obscura, sem ninguém que tenha se descatado e tido o seu nome amplamente divulgado na mídia. A única excessão, talvez, seja um outro tio meu, casado com a irmã mais velha de meu pai (já falecida) e que foi prefeito de Nova Europa. Mas o sobrenome dele é Valdivesso e não Arduin.

Botanico escreveu:
Fernando Silva escreveu:E não se esqueça: se o fenômeno ocorreu, a explicação pode não ser aquela em que você acredita.

Fernando Silva escreveu: Então fique sem explicação.

Por que? A explicação de que o médium teria contatado o espírito do meu tio e obtido informações sobre a condição de meu pai e que, pela personalidade e comportamento de ambos na vida que tiveram, conferiram perfeitamente, é para mim uma explicação muito satisfatória.
As outras explicações estão mais para piadas do que para outra coisa. O incosciente quevediano sabe o Mundo e o Fundo, mas só funciona quando fala de coisas de defunto: não é capaz de achar as contas secretas dos nossos políticos, nem decifrar suas senhas, nem resolver problemas científicos, nem ler a mente dos bandidos quando interrogados, nada. Essa tal aí de Psi. PES e os outros partidos políticos vão na mesma balada: o paranormal teria poderes incríveis, mas que só funcionam por acaso. Quando chega na hora de testar no laboratório, os resultados são pífios. Vocês céticos dizem que o suposto médium é um espertalhão muito burro que conhece todos os truques para iludir os babacas, só que esquece de cobrar por seus ofícios... engana a si e aos outros de graça.
Por isso é que eu digo que não achei explicação melhor do que a manifestação do espírito.

Botanico escreveu:Tudo o que os céticos podem fazer (e têm feito) é encher o saco.

Fernando Silva escreveu: E estão cobertos de razão. Basta ver o caso divulgado ontem, sobre a carta psicografada aceita num julgamento no RS, e que inocentava uma suspeita de matar o marido. Isto tem que ser combatido. É um absurdo. E não é o primeiro caso.

Olha, eu concordo em gênero número e grau. Se vai se considerar tal prova, então que o documento fosse MUITO BEM PERICIADO para se ver se lá há realmente algo que vincule o texto, a letra, a forma de se expressar, etc ao falecido.
Só que aqui a incompetência foi da acusação, que não contestou o documento. Não vi o caso em profundidade, por isso não sei dizer se foi POR CAUSA DA CARTA PSICOGRAFADA ou se, de fato, não houve provas consistentes contra a acusada.
Como espírita, não acho que coisas assim devam ser usadas levianamente em tribunais. Se bem que leviandade lá não falta: O nosso ministro da justiça, salvo engano, disse que o fato dos garotos riquinhos lá terem queimado vivo o índio Galdino não foi um ato de maldade e sim apenas uma brincadeirinha inocente de adolecentes... E ao que parece a juíza aceitou esse argumento, tanto que de imediato desqualificou o caso de homicídio para lesão corporal dolosa seguida de morte.

Botanico escreveu:Esses casos só encontram resistência porque, como você disse CONTRARIAM A CIÊNCIA (A SAGRADA CIÊNCIA).

Fernando Silva escreveu: A ciência é o conjunto das coisas testadas e aceitas segundo o método científico. Todo o resto é chute e especulação. E nem mesmo a ciência se considera a verdade definitiva.

Meu caro, testa-se o que é possível se testar, mas se os fatos contrariarem os dogmas, então uma regra não escrita no método científico determina que se rejeite o fato.
Então mais de 200 cientistas testaram dezenas de médiuns, ao longo de 80 anos, em diferentes países e chegaram a resultados semelhantes, de forma independente e até empenhados em provar que tudo era fraude e safadeza. No fim, acabaram endossando os médiuns. Que ficou faltando nestes testes que a comunidade científica continua a rejeitá-los e os grandes sábios que vejo por aqui dizem que todos eram burros e panacas, ou pior, pilantras?

Botanico escreveu:Se um pilantra fizer um trabalho científico fajuto, porém plausível e dentro do que é esperado pela Ciência, então ele pode até ser publicado e ficar valendo indefinidamente até que, por acaso, alguém descubra a fraude.

Fernando Silva escreveu: Exatamente. A ciência não é perfeita e os cientistas muito menos, mas há um mecanismo de autocorreção que funciona, ainda que demore, em alguns casos.

Não há nenhum mecanismo de autocorreção nas religiões, que se baseiam na fé e em dogmas imutáveis, embora esses dogmas vivam sendo modificados à medida em que surgem novas seitas com novas interpretações (que passam a coexistir com os velhos dogmas). Ou seja, não há uma única "verdade", como na ciência, mas várias, conflitantes. Baseadas em nada.

Você pode até dizer que o espiritismo também evolui e que nada é dogmático (o que não é bem o caso...), mas o fato é que, sendo uma religião, implica em a pessoa assumir um conjunto de valores morais que norteiam sua vida. Isto é bem mais sério que simplesmente preferir esta ou aquela explicação para algum fenômeno científico ainda em discussão, sem mudar de vida.

Já disse em outra ocasião que ciência e religião são como fotografia e pintura: cada qual tem as suas peculiaridades e só quando se começa a misturar uma coisa com a outra, é que coreto começa a bagunçar.
A Ciência interpreta o mundo físico de acordo com as leis que consegue descrever do que nele experimenta. Já a religião busca uma interpretação MORAL para esse mundo. Quando vem aquele bando de criancionistas querendo validar o texto bíblico cientificamente, eu só posso rir da cara deles, pois o que querem é totalmente inválido. Não conseguem se adaptar à verdade, pois estão presos à infabilidade do dogma.
Já no caso do Espiritismo, não temos esse problema. Espíritos emitem opiniões certas ou erradas, isso para nós não nos diz nada, pois eles são apenas humanos sem corpo físico, mas com as mesmas limitações. É a mesma coisa com cientistas que emitem opinões e pareceres certos ou errados.
De científico mesmo, o que nos interessa é a realidade das manifestações espirituais. Quanto a isso, até agora não me apresentaram qualquer hipótese alternativa cientificamente mais válida e consistente. Neste particular, portanto, não saímos perdendo.
É isso.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Botanico escreveu:Essa tal aí de Psi. PES e os outros partidos políticos vão na mesma balada: o paranormal teria poderes incríveis, mas que só funcionam por acaso. Quando chega na hora de testar no laboratório, os resultados são pífios.

Perdoe a minha ignorância sobre o assunto, mas...houveram resultados melhores com pessoas que creditavam seus poderes à espíritos?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Kramer escreveu:
Botanico escreveu:Essa tal aí de Psi. PES e os outros partidos políticos vão na mesma balada: o paranormal teria poderes incríveis, mas que só funcionam por acaso. Quando chega na hora de testar no laboratório, os resultados são pífios.

Perdoe a minha ignorância sobre o assunto, mas...houveram resultados melhores com pessoas que creditavam seus poderes à espíritos?

Não é questão de se DAR CRÉDITO aos poderes, mas sim verificar os resultados e conferir sua coerência com o que se esperaria deles. Muito que bem, se um médium é capaz de contatar espíritos e estes se identificam, dão provas de identidade, revelando a seus íntimos coisas que só eles saberiam, então devo supor que se trata mesmo de um espírito que se comunica.

Vêm entretanto as hipóteses dos partidos políticos, que atribuem à mente do médium a capacidade de captar informações que nem Deus sabe onde estariam, dividir voluntariamente a sua personalidade e personificar defuntos específicos, etc e tal e assim fingir que é um espírito que se comunica... e se comunica tão bem que juram os defensores da hipótese dos partidos políticos que é impossível distinguir um caso do outro. Bem, se os ditos médiuns funcionassem dessa maneira, então funcionariam para qualquer coisa. Poderiam, sem ter estudado coisa alguma, virarem médicos, engenheiros, estrategistas, poliglotas, etc e tal só com esses poderes.

Eu tinha sugerido que eles então trabalhassem nas delegacias: chega lá um suspeito para ser interrogado e o médium captaria as informações que estão na mente do suspeito e dali descobriria o que ele realmente é, o que fez, como fez e onde conseguir as provas para condená-lo... ou se fosse inocente, daria o veredito: lugar errado, hora errada e mais nada. Só que aqui falha a hipótese dos partidos políticos: o médium não consegue ler a mente do suspeito, nem de pessoa alguma. Ela só funciona quando é para tratar de defuntos.
Caso mórbido, não?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Qualquer dia desses, vou entrar num centro espirita. É evidente que NINGUÉM me conhece por lá. Então, vou entrar, não vou falar NADA além de dizer que quero falar com um médium. Se me perguntarem oque desejo com ele, direi que NÃO INTERESSA (só para evitar fornecer qualquer informação). Vou para numa fila, vai chegar a minha vez e direi o seguinte: Fale, meu chapa.

Assim mesmo, seco.

Está nos meus planos. Mas é preciso ter muito sangue frio (coisa que não tenho). Passo na frente de um centro espirita e notei que um dos horários onde algum médium deve atender é sábado durante a tarde.

Como disse, é preciso ter sangue frio porque o ambiente está repleto de pessoas muito tristes (lotado até a porta) que, ao que tudo indica, aguardam uma espécie de atendimento. Junto a essas pessoas que vão buscar consolo evidetemente deve ter o "espiritão" que vai no centro como o católico vai na missa. Mas, nas minhas observações, só notei pessoas tristes.

O próximo convite que receber, irei.
:emoticon11:

O ENCOSTO escreveu: E deve ter sido EXATAMENTE isso que a sua cunhada fez. Você (que é kardecista e a acompanhou) também é um cara que entra no centro espirita e fica encolhido num canto, de cara fechada, sem falar com ninguém. Aposto que sim.

Não era minha cunhada: era minha prima. E eu NÃO ESTAVA JUNTO, o que estou relatando é o testemunho dela. O negócio foi como eu disse: ela deixou o nome do pai, Orlando Arduin, querendo saber se poderia ter alguma informação dele. DEPOIS, em reunião PARTICULAR com o médium, a coisa rolou como eu disse.
Bem, o ator lá NO MEIO DE UM MONTE DE GENTE, fala que sentiu a presença de uma pessoa chamada Fernando. E comovido alguém lá disse que teve um filho de nome Fernando... Só que estavam apenas minha prima e o médium cara-a-cara. Não dava para ele chutar nomes ao acaso e minha prima confirmar um acerto, no meio de tantos errados (Lembra a cena da Woopi Goldberg no filme Ghost? Onde ela vai falando uma série de nome até acertar um?). Não foi nada disso: o médium já de cara falou o nome completo do pai dela, SEM QUE ISSO TIVESSE SIDO DITO A NINGUÉM ALI NO CENTRO. Falou também o nome do meu pai e da minha mãe QUE TAMBÉM NÃO TINHAM SIDO DITOS.

Portanto NADA DISSO SE PARECE COM O SHOW BOLA DE CRISTAL. Fim de papo quanto a isso.

Assim fica MUITO complicado levar você à sério. Você entra aqui no tópico cantando de galo, falando que "no centro espirita não é assim, eu nunca vi isso, não é isso que fazem lá e blablabla", dando a entender que você mora dentro de algum desses locais.

Depois, quando alguém aperta um pouco, você vem dizer que a sogra da tia da sua cunhada disse isso e mais aquilo.... E QUE VOCÊ NÃO ESTAVA LÁ...

Assim fica complicado.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Assim mesmo, seco.

O ENCOSTO escreveu: Está nos meus planos. Mas é preciso ter muito sangue frio (coisa que não tenho). Passo na frente de um centro espirita e notei que um dos horários onde algum médium deve atender é sábado durante a tarde.

Como disse, é preciso ter sangue frio porque o ambiente está repleto de pessoas muito tristes (lotado até a porta) que, ao que tudo indica, aguardam uma espécie de atendimento. Junto a essas pessoas que vão buscar consolo evidetemente deve ter o "espiritão" que vai no centro como o católico vai na missa. Mas, nas minhas observações, só notei pessoas tristes.

O próximo convite que receber, irei.
:emoticon11:
Difícil agradar a todos, não? Os evangélicos instalam caixas de som com potência de um milhão de kilowatts dentro e fora de suas igrejas, fazem cantorias e gritarias e dizem que tem que ser assim, pois Jesus mandou que suas reuniões fossem alegres e festivas...

Quer ir a um lugar muito alegre, Encostado? Vá ao nosso Congresso Nacional; se estiver muito longe, então vá à Assembléia Legislativa ou à Câmara Municipal. Lá você vai encontrar pessoas muito alegres, pois nesses locais elas podem vadiar, roubar, desviar recursos para suas contas, gozar da cara do povão, etc e tal, sem risco nenhum de punição.

Quanto a centro espírita em questão, tá com medo do quê? Por que julga que os lá presentes são pessoas tristes? Bem, não são os doentes que buscam os médicos...

Só não entendei o convite: lá só entra quem for convidado? Não se fazem reuniões públicas? Tá me cheirando estorinha inventada e você não soube contar bem por falta de conhecimento, para variar.

Assim fica MUITO complicado levar você à sério. Você entra aqui no tópico cantando de galo, falando que "no centro espirita não é assim, eu nunca vi isso, não é isso que fazem lá e blablabla", dando a entender que você mora dentro de algum desses locais.

Depois, quando alguém aperta um pouco, você vem dizer que a sogra da tia da sua cunhada disse isso e mais aquilo.... E QUE VOCÊ NÃO ESTAVA LÁ...

Assim fica complicado.

Eu não estava NAQUELE CENTRO, nem junto com minha prima quando esse evento se deu. Este evento foi envolvendo situação com a minha família, que conheço e sei os detalhes. Coisas que o médium não tinha como saber, pois não tinha sido informado.
Mas já passei em muitos outros centros, inclusive reuniões familiares, onde NUNCA VI o médium algum perguntando sobre o Fernando, ou, quando erra, diz que a coisa não era para você, etc e tal, como o ator representou lá. Há na literatura espírita (que você nunca leu) também relatos de pessoas que obtiveram informações de familiares falecidos que sabiam que o médium não tinha como obtê-las.

Eu é que tenho motivos de sobra para não levar VOCÊ a sério, pois além de desconhecer o assunto, achar que a representação de um ator diz respeito aos espíritas; você agora está se borrando de medo de ir ver a coisa cara-a-cara.

Faz-me rir.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:Difícil agradar a todos, não? Os evangélicos instalam caixas de som com potência de um milhão de kilowatts dentro e fora de suas igrejas, fazem cantorias e gritarias e dizem que tem que ser assim, pois Jesus mandou que suas reuniões fossem alegres e festivas...

Concordo plenamente: É dificil agradar a todos e é justamente por isso que temos essas milhares de religiões: uma mais imbecil que a outra. E isso porque aquele ditado que diz "tem gosto pra tudo" realmente é uma verdade.

Quanto a centro espírita em questão, tá com medo do quê? Por que julga que os lá presentes são pessoas tristes? Bem, não são os doentes que buscam os médicos...

É o cumulo da infantilidade: Tá com medo "lero lero". Ora! Deixa de ser infantil, cara.

Só não entendei o convite: lá só entra quem for convidado? Não se fazem reuniões públicas? Tá me cheirando estorinha inventada e você não soube contar bem por falta de conhecimento, para variar.

Ir com alguém conhecido pelo rebanho de doido é bem mais fácil. Odeio ambientes como as igrejas evangélicas, onde sempre tem um bando de crentes preparados para o receber.

Por isso, até gosto da igreja católica: Você entra lá e nem é notado.

Creio que um centro espirita é bem diferente.

Em conversa com amigos espiritas, a única coisa que eles me contam que fazem é levar garrafinhas de agua para fluidificar durante a oração e mais nada. Eles nunca me relataram conversas com médiuns e se limitam a comentar as orações que fazem.

De qualquer forma, creio que precisarei ir muitas vezes antes de ter acesso livre.

Mas pretendo ir igual. É um programa de indio (no mal sentido, é claro) mas pretendo ir.

Eu não estava NAQUELE CENTRO, nem junto com minha prima quando esse evento se deu. Este evento foi envolvendo situação com a minha família, que conheço e sei os detalhes. Coisas que o médium não tinha como saber, pois não tinha sido informado.

Quem garante isso a você?

Mas já passei em muitos outros centros, inclusive reuniões familiares, onde NUNCA VI o médium algum perguntando sobre o Fernando, ou, quando erra, diz que a coisa não era para você, etc e tal, como o ator representou lá. Há na literatura espírita (que você nunca leu) também relatos de pessoas que obtiveram informações de familiares falecidos que sabiam que o médium não tinha como obtê-las.

E a literatura maometana, evangelica e grega também é muito vasta. Acredite na existencia do minotauro, dos milagres católicos e nos testemunhos de crentes que viraram empresários pela graça de deus.

E dai? Nunca se consultou com um medium?

Como relatei acima, as pessoas que conheço vão apenas para fluidificar agua e participar das orações.

Tem um colega meu que disse que entrou numa sala cheia de gente, com uma mesa grande, onde todos receberam lapis e folhas de papel. A luz é apagada e todo mundo começou a chorar e a desenhar.
Depois ele ficou sabendo que os desenhos (o dele era um monte de riscos abstratos) foram elaborados por espiritos.

SÓ que ele teve acesso a isso porque a MULHER DELE é espirita de berço.

Eu é que tenho motivos de sobra para não levar VOCÊ a sério, pois além de desconhecer o assunto, achar que a representação de um ator diz respeito aos espíritas; você agora está se borrando de medo de ir ver a coisa cara-a-cara.

Faz-me rir.

E bota infantilidade nisso: "Ele tá com medo lero lero".

Se um cara que deve ter 50 anos nas costas só de espiritismo JAMAIS teve a oportunidade de ver algo interessante e se contenta apenas com testemunhos da filha da nora da cunhada da sua avó, oque me resta é me preparar para frequentar no mínimo uns 10 anos um centro espirita, ganhar a confiança das pessoas e ter acesso às "reuniões cientificas".

Ou ter a sorte de encontrar alguém conhecido da casa e que me convide. Na verdade, irei me convidar.
Editado pela última vez por O ENCOSTO em 01 Jun 2006, 07:31, em um total de 1 vez.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Vocês céticos dizem que o suposto médium é um espertalhão muito burro que conhece todos os truques para iludir os babacas, só que esquece de cobrar por seus ofícios... engana a si e aos outros de graça.

As ruas do Rio estão cheias de anúncios de videntes que dizem "trago a pessoa amada de volta em 3 dias" e "não cobro a consulta". De alguma forma elas ganham.

E há também os que se satisfazem com a fama e a atenção que recebem.

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:Difícil agradar a todos, não? Os evangélicos instalam caixas de som com potência de um milhão de kilowatts dentro e fora de suas igrejas, fazem cantorias e gritarias e dizem que tem que ser assim, pois Jesus mandou que suas reuniões fossem alegres e festivas...

O ENCOSTO escreveu: Concordo plenamente: É dificil agradar a todos e é justamente por isso que temos essas milhares de religiões: uma mais imbecil que a outra. E isso porque aquele ditado que diz "tem gosto pra tudo" realmente é uma verdade.

Não se esqueça de incluir o ateísmo e as sociedades céticas entre elas: são religiões imbecis igualzinho às outras. A única diferença é que são só mais petulantes.

O ENCOSTO escreveu: É o cumulo da infantilidade: Tá com medo "lero lero". Ora! Deixa de ser infantil, cara.

Foi mal cara! É que você escreveu: "Está nos meus planos. Mas é preciso ter muito sangue frio (coisa que não tenho). Acho que foi erro de interpretação. Eu achava que sangue-frio fosse sinônimo de coragem ou determinação, mas o sentido deve ser outro então. Não sei qual o sentido exato do que se quer dizer com sangue-frio, talvez fosse astúcia, perspicácia, "cabeça-fria", sagacidade. Tudo bem, se esses são os possíveis significados, então concordo plenamente: você não tem mesmo NADA DISSO.

O ENCOSTO escreveu: Ir com alguém conhecido pelo rebanho de doido é bem mais fácil. Odeio ambientes como as igrejas evangélicas, onde sempre tem um bando de crentes preparados para o receber.

Por isso, até gosto da igreja católica: Você entra lá e nem é notado.

Creio que um centro espirita é bem diferente.

Você CRÊ? Bem, continue me fazendo rir: falando daquilo que não sabe.

O ENCOSTO escreveu: Em conversa com amigos espiritas, a única coisa que eles me contam que fazem é levar garrafinhas de agua para fluidificar durante a oração e mais nada. Eles nunca me relataram conversas com médiuns e se limitam a comentar as orações que fazem.

De qualquer forma, creio que precisarei ir muitas vezes antes de ter acesso livre.

Mas pretendo ir igual. É um programa de indio (no mal sentido, é claro) mas pretendo ir.

É, meu caro, as reuniões públicas em geral são só para divulgação doutrinária e passes. Mas os centros têm dias e horários reservados para trabalhos internos, não abertos ao público. Certamente desses trabalhos só participam os que conhecem bem o Espiritismo e têm atuação precisa como médiuns ou doutrinadores. Você que já acha que tudo é besteira, certamente não vai estudar a besteira; e dá pra se ver que o que você deseja exatamente é que tudo fique na mesma. Portanto, ponho em dúvida até mesmo a sua pretensão em ir.

O ENCOSTO escreveu: Quem garante isso a você?

A minha prima, que só deu o nome incompleto do pai dela como informação. Não daria para o médium descobrir mais nada em cima disso por meios normais, pois ele não conhecia a minha prima, nem a minha família, nada. E como já disse, ele não foi vago, nem impreciso, nem ficou chutando, nem tentando pescar no ar. Não deu uma de Bola de Cristal, portanto. Agora vamos ver o inverso: VOCÊ ME GARANTE QUE, SÓ COM O NOME DO MEU TIO, ELE CONSEGUIRIA LEVANTAR TODAS AS INFORMAÇÕES QUE DEU?
Então vejamos se você, tão sabidão que é, descobre essas coisas:
O nome de meu pai era Luiz Elso Arduin. Pois bem, só com esse nome então descubra:
1) Data e hora da morte.
2) Quem estava presente na ocasião.
3) Onde foi o velório.
4) Em que cemitério foi feito o enterro.
5) Qual a causa da morte.
6) Em que lugar ele morreu.

O ENCOSTO escreveu: E a literatura maometana, evangelica e grega também é muito vasta. Acredite na existencia do minotauro, dos milagres católicos e nos testemunhos de crentes que viraram empresários pela graça de deus.

Daria para parar de fazer associações cretinas quando lhe faltam argumentos? Se não tem nada de útil para dizer, então não diga nada.

O ENCOSTO escreveu: E dai? Nunca se consultou com um medium?

Não.

O ENCOSTO escreveu: Como relatei acima, as pessoas que conheço vão apenas para fluidificar agua e participar das orações.

Tem um colega meu que disse que entrou numa sala cheia de gente, com uma mesa grande, onde todos receberam lapis e folhas de papel. A luz é apagada e todo mundo começou a chorar e a desenhar.
Depois ele ficou sabendo que os desenhos (o dele era um monte de riscos abstratos) foram elaborados por espiritos.

SÓ que ele teve acesso a isso porque a MULHER DELE é espirita de berço.

Problema seu, meu caro. Já que não sabe nada do assunto, então resolva isso como achar melhor.

Faz-me rir.

O ENCOSTO escreveu: E bota infantilidade nisso: "Ele tá com medo lero lero".

Se um cara que deve ter 50 anos nas costas só de espiritismo JAMAIS teve a oportunidade de ver algo interessante e se contenta apenas com testemunhos da filha da nora da cunhada da sua avó, oque me resta é me preparar para frequentar no mínimo uns 10 anos um centro espirita, ganhar a confiança das pessoas e ter acesso às "reuniões cientificas".

Ou ter a sorte de encontrar alguém conhecido da casa e que me convide. Na verdade, irei me convidar.

Meu caro, eu me contentei com estudos que fiz, e não senti necessidade alguma de querer saber sobre os meus parentes falecidos e, pelo menos até agora, não me interessei por "reuniões científicas". De ciência, eu prefiro cuidar é da Botânica. Sinto-me bem com o que tenho em termos filosóficos e religiosos e não preciso de "provas concretas", que sei que só podem ser obtidas de passagem e não dá para se garantir que "hoje é o dia em que a coisa vai acontecer." A incapacidade da comunidade cética de apresentar qualquer refutação consistente do passado científico do Espiritismo já me basta, por enquanto. Sou como o Carlos Imbassahy, que também ficou anos frequentando e atuando na FEB, vendo provas sendo dadas para os outros e nunca aparecia nenhuma que o tocasse de perto. Até que um dia pintou a sua falecida avó no pedaço e ele, ao interrogá-la, ficou sabendo de coisas que só depois pôde verificar que eram verdadeiras (quer dizer, não tinha nem como a médium obter informações por expressões faciais ou perguntas frias ou quentes, uma vez que nem ele sabia do caso). Eu sou assim. Se um dia acontecer de meu pai ou outro parente meu se comunicar, farei a mesma coisa.

Mas como bom cético, acho que você não entendeu nada do que eu disse.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:Vocês céticos dizem que o suposto médium é um espertalhão muito burro que conhece todos os truques para iludir os babacas, só que esquece de cobrar por seus ofícios... engana a si e aos outros de graça.

Fernando Silva escreveu: As ruas do Rio estão cheias de anúncios de videntes que dizem "trago a pessoa amada de volta em 3 dias" e "não cobro a consulta". De alguma forma elas ganham.

A "consulta" é de graça, mas o "serviço" para trazer a amada de volta em 3 dias não... E me faça o favor de não dar uma de Encostado, que associa com o Espiritismo coisas que não tem nada a ver. Os tais videntes, quando MUITO, são médiuns, mas ser médium não é sinônimo de ser espírita.

Fernando Silva escreveu: E há também os que se satisfazem com a fama e a atenção que recebem.

Sim, meu, caro. Ser médium não implica em ser santo. Isso vai de cada pessoa. Por outro lado, quanto mais alto, pior o tombo...

Trancado