Poindexter escreveu:Eu nem fui assistir Brokeback Mountain.
Medo da cobra, santa?

clara campos escreveu:Acauan escreveu:Por outro lado, não consigo imaginar coisa mais estúpida do que proclamar a "homofobia" – neologismo que em si já traduz um partidarismo ideológico - como contravenção de algum tipo ou doença que requer ajuda médica ou psicológica, uma vez que tal discurso não passa de uma grotesca tentativa dos pró-homossexuais de inverter a antiga idéia do homossexualismo como transgressão ou doença, transferindo tal pecha para seus adversários.
Discordo das ideias chave. Principalmente de inserção do conceito de "homofobia" numa corrente ideológica, aliás, essa ideia parece-me perigosa.
clara campos escreveu:Como o Tranca explicou muito bem, homofobia não é simplesmente não gostar de homossexuais, mas negar-lhes determinados direitos básicos devido à sua homossexualidade.
clara campos escreveu:Associar os princípios não-homofóbicos a uma ideologia é assumir que a homofobia, em determinado contexto teórico, é aceitável, o que me parece inaceitável.
clara campos escreveu:Não sei se é curável, mas a homofobia, como qualquer forma de preconceito, é insana e patológica.
clara campos escreveu:Repara que o Poind e Aurélio (apenas para citar ex.) demonstraram a sua repugnância por homossexualidade, mas jamais consideraram que ele deveriam ser discriminados pela sua natureza. A meu ver, esta não é uma postura homofóbica. É como dizer "eu não gosto de pessoas que falam muito alto na rua". Enfim, são disposições temperamentais.
clara campos escreveu:Já a homofobia é uma postura intolerante e indigna dum ser humano, tal como a xenofobia e outros distúrbios sociais ou culturais, que culminam frequentemente em actos de violência, humilhação e perseguição.
Acauan escreveu:clara campos escreveu:Repara que o Poind e Aurélio (apenas para citar ex.) demonstraram a sua repugnância por homossexualidade, mas jamais consideraram que ele deveriam ser discriminados pela sua natureza. A meu ver, esta não é uma postura homofóbica. É como dizer "eu não gosto de pessoas que falam muito alto na rua". Enfim, são disposições temperamentais.
Mas nenhum dos dois abre tópicos ou enquetes sobre as "pessoas que falam muito alto na rua".
Acauan escreveu:Homofobia pode ter muitos significados que não o do dicionário, utilizado pelo Tranca.
Utilizado por grupos de interesse homossexuais, homofobia pode ser qualquer coisa que eles resolvam tachar como tal.
Poindexter escreveu:Não se iniciam frases com "mas".
Flavio Costa escreveu:Poindexter escreveu:Não se iniciam frases com "mas".
Há algumas semanas, perguntei aqui se era legítimo utilizar «mas» no início das frases. Citei passagens de textos de Vergílio Ferreira e de José Saramago para justificar que era legítimo, gramatical e estilisticamente. A vossa colaboradora Teresa Álvares respondeu-me também afirmativamente, dizendo inclusivamente que "O uso estilístico da conjunção mas no princípio das frases é legítimo, gramaticalmente e estilisticamente correcto".
Vejo agora que o outro vosso colaborador Amílcar Caffé não é da mesma opinião...
http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=573
Tranca-Ruas escreveu:Mas que coisa, hein, campeão?
Flavio Costa escreveu:Tranca-Ruas escreveu:Mas que coisa, hein, campeão?
Tranca-Ruas escreveu:Espero que tenha notado o "mas".
Acauan escreveu:
Oi Clara,
O próprio estabelecimento da palavra homofobia indica uma conotação ideológica com relação aos significados que representa.
Note que a expressão "aversão a homossexuais" poderia ser usada como substituto de homofobia em praticamente todos os casos, sem necessidade de um neologismo.
O simples fato deste ter sido criado indica a intenção de utilizá-lo para outras finalidades que não apenas a linguística.
Quanto ao perigo, fique tranquila.
Ninguém ficará mais ou menos homófobo, seja lá o que signifique isto, porque fiz esta observação.
(...)
Por sua exemplificação, apenas grupos radicais como skin heads, neo-nazistas ou (no Brasil) Carecas do ABC poderiam ser chamados de homofóbicos, pois só estes e poucos maníacos isolados promovem a violência, humilhação e perseguição contra homossexuais.
Só que interesses de grupos vulgarizam o termo e qualquer um pode recebê-lo como acusação se desagradar a aqueles.
expressão "aversão a homossexuais" poderia ser usada como substituto de homofobia em praticamente todos os casos
Acauan escreveu:clara campos escreveu:Não sei se é curável, mas a homofobia, como qualquer forma de preconceito, é insana e patológica.
Os preconceitos refletem em grande parte nossos medos tribais, que nos incitam a temer e hostilizar o que é diferente ou desconhecido.
O primeiro e mais importante passo para vencê-los é o exercício da tolerância, um processo cultural e não clínico.
clara campos escreveu:Em Portugal se dois homens passam na rua de mãos dadas, não há quem não olhe, muitos rirão, comentarão, gozarão e serão até mal-educados.
Claudio Loredo escreveu:Capitão América escreveu:De fato, o termo "bichinha" é depreciativo, mas por que não se censurou somente aquele trecho? Por que se tolera o uso dos também depreciativos termos "crente", "carola", "beato", "papa-hóstia", "espiritóides", "maometanos" e outros, quando usuários se referem a religiosos? Por que quando é com os gays, é diferente o tratamento?
Está bem claro que o moderador em questão agiu por motivos exclusivamente ideológicos.
O tratamento com os gays é diferente porque ser gay não é questão de escolha. A pessoa, na maioria das vezes, já nasce homossexual.
Claudio Loredo escreveu:Dai, desreipeitar alguém por ser homossexual é como desrespeitar alguém devido a cor da sua pele ou ao seu local de nascimento. São caracteristicas do ser que a pessoa não escolhe.
Claudio Loredo escreveu:Já a religião é diferente. Ela é uma escolha, você escolhe qual religião quer seguir,
Claudio Loredo escreveu:Aqui no RV malhamos mesmo as ideologias, principalmente as religiosas. Como religião. É tamb´me uma idéia, ou seja só existe na mente, não vemos mal nenhum nas palavras maometano, crente, beato etc.
Claudio Loredo escreveu:Termos depreciativos não devem ser dirigidos a ninguém. Principalmente quando trata-se de algo que a pessoa não teve escolha.
Capitão América escreveu:CHUTE seu. Afirmação completamente infundada, desprovida de qualquer base científica. Mostre artigos de meios científicos confiáveis (esqueça Wikipedia, CMI, Geocities ou Tripod) que comprovem essa sua afirmação insana.
Capitão América escreveu:Novamente, COMPLETAMENTE equivocado. Falemos de ciência, não de achismos e chutes. Procure por:
The God Gene: How Faith is Hardwired Into Our Genes - Nature Genetics[/i]
Azathoth escreveu:Capitão América escreveu:CHUTE seu. Afirmação completamente infundada, desprovida de qualquer base científica. Mostre artigos de meios científicos confiáveis (esqueça Wikipedia, CMI, Geocities ou Tripod) que comprovem essa sua afirmação insana.
Falso. Inúmeras pesquisas de genética do comportamento mostram que a heritabilidade da orientação sexual é bem alta ( resultados vão de 30 a 70% ). Algumas fontes:
Azathoth escreveu:Kendler, K. S., L. M. Thornton, S. E. Gilman and R. C. Kessler, 2000. Sexual orientation in a U.S. national sample of twin and nontwin sibling pairs. American Journal of Psychiatry 157(11): 1843-1846.
Azathoth escreveu:Para começar, a tese de Dean Hamer é muito controversa e não representa nenhum consenso científico atual.
Azathoth escreveu:E o que ela fala é que espiritualidade e sentimentos religiosos (como sentimento de transcendência) são inerentes ao ser humano, não necessariamente o teísmo ou alguma interpretação religiosa tradicional.
clara campos escreveu:Acauan escreveu:
O próprio estabelecimento da palavra homofobia indica uma conotação ideológica com relação aos significados que representa.
Note que a expressão "aversão a homossexuais" poderia ser usada como substituto de homofobia em praticamente todos os casos, sem necessidade de um neologismo.
O simples fato deste ter sido criado indica a intenção de utilizá-lo para outras finalidades que não apenas a linguística.
Quanto ao perigo, fique tranquila.
Ninguém ficará mais ou menos homófobo, seja lá o que signifique isto, porque fiz esta observação.
(...)
Por sua exemplificação, apenas grupos radicais como skin heads, neo-nazistas ou (no Brasil) Carecas do ABC poderiam ser chamados de homofóbicos, pois só estes e poucos maníacos isolados promovem a violência, humilhação e perseguição contra homossexuais.
Só que interesses de grupos vulgarizam o termo e qualquer um pode recebê-lo como acusação se desagradar a aqueles.
Desculpa a batota mas parece-me pertinente comentar estes dois parágrafos juntos, precisamente o primeiro e o último.
A palavra homofobia, eu não sei quando nem onde ou em que situação foi inventada, mas ela não confere propriamente um "estatuto de vítima exclusiva ou mais coitadinho que os outros". Pode ser obviamente usada em proveito próprio, tal como "racismo", "sexismo", etc. Um discurso ardiloso pode esconder bem uma verdade sem mentir, como todos sabemos.
Juntei estes doi parágrafos por que no primeiro afirmas queAcauan escreveu:expressão "aversão a homossexuais" poderia ser usada como substituto de homofobia em praticamente todos os casos
clara campos escreveu: e no último tipificas os homofóbicos, em perfeita coerência.
O problema é todos os casos que, não sendo extremos, são bastante graves, e justificam a criação de uma palavra que descreva esse tipo de comportamentos de que a sociedade se tem vindo a aperceber. Em Portugal se dois homens passam na rua de mãos dadas, não há quem não olhe, muitos rirão, comentarão, gozarão e serão até mal-educados.
Existem diversas palavras para denominar os vários tipos de discriminação social, tendo em conta o alvo de discriminação, e a dimensão da discrimninação que existe em relação aos homossexuais, em várias partes do mundo, justifica que haja uma palavra para isso. Um neologismo pode surgir simplesmente por uma necessidade prática, e não necessariamente por intenções distorcidas de um grupo.
Quanto ao perigo de acoplar esse neologismo a uma ideologia, discordo, mas não é importante discutir isso agora, e teria que organizar bem as ideias, coisa que não estou a conseguir fazer neste momento. Talvez num dia menos cansativo.
Capitão América escreveu:Mostre! Onde estão as fontes? "Inúmeras pesquisas" não diz NADA, completamente vazia a sua afirmação.
Capitão América escreveu:RESULTS: All analyses demonstrated familial resemblance for sexual orientation. Resemblance was greater in the monozygotic twins than in the dizygotic twins or in the dizygotic twins plus nontwin siblings. Biometrical twin modeling suggested that sexual orientation was substantially influenced by genetic factors, but family environment may also play a role. No evidence was found for a violation of the equal-environment assumption regarding monozygotic and dizygotic twin pairs. CONCLUSIONS: Familial factors, which are at least partly genetic, influence sexual orientation. The results of these analyses should be interpreted in the context of low statistical power and the use of a single item to assess the complex phenotype of sexual orientation.
http://ajp.psychiatryonline.org/cgi/con ... 57/11/1843
Kirk, K. M., J. M. Bailey, M. P. Dunne and N. G. Martin, 2000. Measurement models for sexual orientation in a community twin sample. Behavior Genetics 30(4): 345-356.
Estimates of the heritability of homosexuality in this sample ranged between 50 and 60% in females but were significantly lower (heritability of approximately 30%) in males.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/quer ... s=11206089
Capitão América escreveu:Deixe de atacar o autor, explique-se. Por que é controversa? E quem disse que há algum consenso científico?
Capitão América escreveu:Falsa bifurcação. Por que você impõe uma divisão entre o teísmo e o sentimento religioso?
Capitão América escreveu:CHUTE seu. Afirmação completamente infundada, desprovida de qualquer base científica. Mostre artigos de meios científicos confiáveis (esqueça Wikipedia, CMI, Geocities ou Tripod) que comprovem essa sua afirmação insana.
Capitão América escreveu:Pois é, porque se dirige a religiosos usando de termos depreciativos?
Claudio Loredo escreveu:
Eu nunca me dirigi a religiosos usando termos depreciativos.