Michael Moore é processado por veterano de guerra do Iraque
Michael Moore é processado por veterano de guerra do Iraque
BOSTON (Reuters) - Um veterano de guerra americano que perdeu os dois braços no Iraque abriu uma ação contra o cineasta premiado com o Oscar Michael Moore, pedindo 85 milhões de dólares e dizendo que clipes de televisão foram usados sem sua autorização no documentário antiguerra "Fahrenheit 11 de Setembro" e deram a impressão falsa de que ele se opunha à guerra.
O sargento Peter Damon, 33 anos, partidário do presidente George W. Bush e da guerra no Iraque, afirma que Moore fez uso impróprio das imagens para retratá-lo "sob ótica falsa", dando a impressão de que ele "discorda do presidente sobre a guerra e discorda do próprio esforço de guerra".
"Foi quase como se o inimigo me tivesse utilizado em propaganda política. Que soldado quer ser envolvido nisso?", disse Damon a uma emissora de TV local afiliada à rede CBS. "Não perdi meus braços lá para voltar para casa e ser utilizado como munição contra meu comandante-em-chefe.
Numa ação que também é dirigida contra a Miramax Films e várias outras empresas cinematográficas, Damon diz que Moore não pediu sua autorização para utilizar trechos de uma entrevista feita com Damon pela NBC Nightly News quando ele, Damon, estava no hospital.
De acordo com a queixa registrada na Corte Superior Suffolk, em Boston, e vista pela Reuters na quinta-feira, Damon pede indenização por "perda de reputação, sofrimento emocional, constrangimento e humilhação pessoal".
Damon disse que se sentiu traído pelo diretor, cujo "Fahrenheit 11 de Setembro" ganhou o prêmio máximo no Festival de Cinema de Cannes em 2004 e foi o documentário de maior bilheteria da história, tendo arrecadado quase 120 milhões de dólares.
Damon perdeu o braço direito do ombro para baixo e o braço esquerdo acima do pulso quando um pneu de um helicóptero militar Black Hawk explodiu no momento em que ele e dois outros soldados faziam a manutenção do aparelho em solo, no Iraque. Mais tarde, seu braço esquerdo precisou ser amputado na altura do cotovelo. Um dos colegas de Damon morreu.
A produtora de Michael Moore não pôde ser contatada de imediato para obter seus comentários.
MULHER TAMBÉM PEDE INDENIZAÇÃO
"Fahrenheit 11 de Setembro" mostra Damon deitado numa maca no Centro Médico Militar Walter Reed, em Maryland, dizendo que ele sente como se suas mãos estivessem sendo esmagadas. Ele acrescenta: "Mas os analgésicos ajudam muito.
A NBC usou o clipe originalmente numa matéria sobre tratamento médico recebido por veteranos de guerra.
No documentário de Moore, as imagens de Damon vêm depois de uma declaração do deputado republicano Jim McDermott, de Washington, que diz, falando da administração Bush: "Você sabe que ela diz que não está abandonando nenhum veterano, mas está abandonando todo tipo de veterano.
De acordo com a ação movida pelo soldado, "a obra cria a impressão falsa e em grande medida fictícia de que se trata de um militar ferido que foi abandonado".
O texto da ação acrescenta que Damon foi "apoiado, financeira e emocionalmente, pela assistência ativa do presidente, dos Estados Unidos e de sua família, seus amigos, conhecidos e a comunidade".
Damon aprendeu a usar seus braços artificiais com a ajuda de funcionários militares. Grupos de veteranos ajudaram a construir uma casa para sua família em Middleboro, Massachusetts.
Entrevistado diante de sua casa, Damon disse à emissora CBS local: "A idéia original era mostrar algo positivo sobre o tratamento que estávamos recebendo... e não algo para ser usado numa história sobre veteranos que foram deixados para trás, porque, como você pode ver aqui atrás de mim" (apontando para sua casa), "sou a última pessoa que pode dizer que foi abandonada".
Damon está pedindo indenização por danos no valor de 75 milhões de dólares, e sua esposa pede outros 10 milhões de dólares pelo "sofrimento mental e angústia" sofridos por seu marido em função do filme. Damon disse que vai doar o dinheiro a grupos de veteranos da guerra.
O sargento Peter Damon, 33 anos, partidário do presidente George W. Bush e da guerra no Iraque, afirma que Moore fez uso impróprio das imagens para retratá-lo "sob ótica falsa", dando a impressão de que ele "discorda do presidente sobre a guerra e discorda do próprio esforço de guerra".
"Foi quase como se o inimigo me tivesse utilizado em propaganda política. Que soldado quer ser envolvido nisso?", disse Damon a uma emissora de TV local afiliada à rede CBS. "Não perdi meus braços lá para voltar para casa e ser utilizado como munição contra meu comandante-em-chefe.
Numa ação que também é dirigida contra a Miramax Films e várias outras empresas cinematográficas, Damon diz que Moore não pediu sua autorização para utilizar trechos de uma entrevista feita com Damon pela NBC Nightly News quando ele, Damon, estava no hospital.
De acordo com a queixa registrada na Corte Superior Suffolk, em Boston, e vista pela Reuters na quinta-feira, Damon pede indenização por "perda de reputação, sofrimento emocional, constrangimento e humilhação pessoal".
Damon disse que se sentiu traído pelo diretor, cujo "Fahrenheit 11 de Setembro" ganhou o prêmio máximo no Festival de Cinema de Cannes em 2004 e foi o documentário de maior bilheteria da história, tendo arrecadado quase 120 milhões de dólares.
Damon perdeu o braço direito do ombro para baixo e o braço esquerdo acima do pulso quando um pneu de um helicóptero militar Black Hawk explodiu no momento em que ele e dois outros soldados faziam a manutenção do aparelho em solo, no Iraque. Mais tarde, seu braço esquerdo precisou ser amputado na altura do cotovelo. Um dos colegas de Damon morreu.
A produtora de Michael Moore não pôde ser contatada de imediato para obter seus comentários.
MULHER TAMBÉM PEDE INDENIZAÇÃO
"Fahrenheit 11 de Setembro" mostra Damon deitado numa maca no Centro Médico Militar Walter Reed, em Maryland, dizendo que ele sente como se suas mãos estivessem sendo esmagadas. Ele acrescenta: "Mas os analgésicos ajudam muito.
A NBC usou o clipe originalmente numa matéria sobre tratamento médico recebido por veteranos de guerra.
No documentário de Moore, as imagens de Damon vêm depois de uma declaração do deputado republicano Jim McDermott, de Washington, que diz, falando da administração Bush: "Você sabe que ela diz que não está abandonando nenhum veterano, mas está abandonando todo tipo de veterano.
De acordo com a ação movida pelo soldado, "a obra cria a impressão falsa e em grande medida fictícia de que se trata de um militar ferido que foi abandonado".
O texto da ação acrescenta que Damon foi "apoiado, financeira e emocionalmente, pela assistência ativa do presidente, dos Estados Unidos e de sua família, seus amigos, conhecidos e a comunidade".
Damon aprendeu a usar seus braços artificiais com a ajuda de funcionários militares. Grupos de veteranos ajudaram a construir uma casa para sua família em Middleboro, Massachusetts.
Entrevistado diante de sua casa, Damon disse à emissora CBS local: "A idéia original era mostrar algo positivo sobre o tratamento que estávamos recebendo... e não algo para ser usado numa história sobre veteranos que foram deixados para trás, porque, como você pode ver aqui atrás de mim" (apontando para sua casa), "sou a última pessoa que pode dizer que foi abandonada".
Damon está pedindo indenização por danos no valor de 75 milhões de dólares, e sua esposa pede outros 10 milhões de dólares pelo "sofrimento mental e angústia" sofridos por seu marido em função do filme. Damon disse que vai doar o dinheiro a grupos de veteranos da guerra.
- Aurelio Moraes
- Contato:
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Michael Moore é desprezível. Ainda que nos Estados Unidos somente as pessoas com nível subnormal de inteligência o levem a sério, ele é citado com bastante entusiasmo pela intelligentzia mundo afora.
Ganhou um Oscar por Blowing for Columbine, numa clara demonstração de como esse prêmio está mais do que nunca atrelado com a campanha de desinformação desempenhada por democratas figurões de Hollywood.
Moore Watch
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Re.: Michael Moore é processado por veterano de guerra do Ir
Por que só agora, anos após o lançamento do filme, ele resolveu processar?
- Poindexter
Esse cara ganhou Oscar???????????
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
- Poindexter
Re: Re.: Michael Moore é processado por veterano de guerra d
rapha... escreveu:Por que só agora, anos após o lançamento do filme, ele resolveu processar?
Talvez porque só tenha se decidido a fazer isso agora.
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
Poindexter escreveu:rapha... escreveu:Por que só agora, anos após o lançamento do filme, ele resolveu processar?
Não me parece ser a atitude de alguém que foi injuriado, agir anos após o incidente.
rapha... escreveu:Poindexter escreveu:rapha... escreveu:Por que só agora, anos após o lançamento do filme, ele resolveu processar?
Não me parece ser a atitude de alguém que foi injuriado, agir anos após o incidente.
Vai ver só viu o filme agora.
- Poindexter
rapha... escreveu:Não me parece ser a atitude de alguém que foi injuriado, agir anos após o incidente.
Que o Michael Moore processe-o então, oras!

¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
Não estou defendendo o Moore.
Só acho curioso, isso.
Só acho curioso, isso.
Ah, os EUA!
La se processa ate lanchonete de fast-food porque uma motorista derramou café quente sobre as pernas.
Paraíso dos advogados.
La se processa ate lanchonete de fast-food porque uma motorista derramou café quente sobre as pernas.
Paraíso dos advogados.

- Poindexter
Spitfire escreveu:Ah, os EUA!
Paraíso dos advogados.
Se ninguém ressarcir "na boa", tem mais é que processar, mesmo! Quem é que vai pagar o tratamento para as queimaduras? Os remédios? Os eventuais dias sem trabalhar?
É isso aí! There's no free lunch! Os E.U.A. entendem o espírito capitalista, por isso têm o maior PIB do mundo!
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
¿Dónde está el Hexa?
A child, not a choice.
Lamentável...
Quer dizer... a mocoronga enfia um copo de café entre as pernas, dirigindo, vai fazer uma manobra, fecha as pernas, o café salta nas pernas e é a lanchonete que tem que indenizar a idiota?
UAHuahuahuhauhauhauhauaHuhauaHuaHuahuaHuhauaHuaHuahUhauhauaH

UAHuahuahuhauhauhauhauaHuhauaHuaHuahuaHuhauaHuaHuahUhauhauaH

Ë lógico que sim spitfire! Afinal ninguém mandou a lanchonete servir café fresco e quente! Isso é um absurdo!
"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Spitfire escreveu:Ah, os EUA!
Paraíso dos advogados.
Ter sua imagem associada sem permissão com um discurso traidor e mentiroso de um obeso mau caráter e anti-americano não é motivo suficiente para se abrir um processo? Ser visto como um veterano maricas anti-guerra sem nenhum tipo de honra, quando o homem deu tudo o que tinha em nome de algo em que acreditava na época e acredita agora?
E as razões pelas quais o homem só está abrindo processo agora não vem ao caso, desde que fique provado que não houve consentimento dele na veiculação da imagem e fique provado que houve edição torpe (o que todos nós sabemos que sim) e que ele não tencionava afirmar o que ficou sugerido. O homem pode estar processando agora pois deve ter tomado conhecimento do conteúdo desse filme-panfleto tardiamente, já que qualquer um com um mínimo de dignidade e senso patriótico jamais daria um dólar que fosse a Michael Moore assistindo a esse lixo. Ele também poderia estar sendo orientado durante esse período por seus advogados, ou ter demorado a acionar um em virtude de ter sido aleijado e ter de fazer todo tipo de tratamento e fisioterapia oferecido pelo Exército para ele.
De qualquer forma, questionar a idoneidade ou os interesses de quem acusa é quase que uma confissão de culpa velada, e uma tentativa de minimizar sua própria imoralidade tentando chamar a atenção para os outros, ou de justificar-se valendo-se de um "tu quoque a posteriori".
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
Tipico processo americano
$$$$$$$$
$$$$$$$$
- clara campos
- Moderadora
- Contato:

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Pelo menos ele é engraçado em alguns filmes, como Roger & Eu.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.
Todas as sociedades deveriam ter o seu Moore. Era Bom sinal.
Conan escreveu:Todas as sociedades deveriam ter o seu Moore. Era Bom sinal.
Acho que todas têm alguém parecido, exceto aquelas em que o Estado é Deus.
E o idiota perdeu os braços? Bem feito. Pena não ter sido o Bush a perdê-los...
Mais estupidez do que dar audiência ao Moore é se estatelar por uma guerra que não tem outro intuito senão resolver meia dúzia de problemas econômicos da nação.
Mais estupidez do que dar audiência ao Moore é se estatelar por uma guerra que não tem outro intuito senão resolver meia dúzia de problemas econômicos da nação.
Conan escreveu:Todas as sociedades deveriam ter o seu Moore. Era Bom sinal.
Cada um tem a oposição que bem merece. Não gosto do Moore, mas gosto ainda menos da vertente "liberal" de Ann Coulter e compania...
user f.k.a. Cabeção escreveu:Spitfire escreveu:Ah, os EUA!
Paraíso dos advogados.
Ter sua imagem associada sem permissão com um discurso traidor e mentiroso de um obeso mau caráter e anti-americano não é motivo suficiente para se abrir um processo? Ser visto como um veterano maricas anti-guerra sem nenhum tipo de honra, quando o homem deu tudo o que tinha em nome de algo em que acreditava na época e acredita agora?
E as razões pelas quais o homem só está abrindo processo agora não vem ao caso, desde que fique provado que não houve consentimento dele na veiculação da imagem e fique provado que houve edição torpe (o que todos nós sabemos que sim) e que ele não tencionava afirmar o que ficou sugerido. O homem pode estar processando agora pois deve ter tomado conhecimento do conteúdo desse filme-panfleto tardiamente, já que qualquer um com um mínimo de dignidade e senso patriótico jamais daria um dólar que fosse a Michael Moore assistindo a esse lixo. Ele também poderia estar sendo orientado durante esse período por seus advogados, ou ter demorado a acionar um em virtude de ter sido aleijado e ter de fazer todo tipo de tratamento e fisioterapia oferecido pelo Exército para ele.
De qualquer forma, questionar a idoneidade ou os interesses de quem acusa é quase que uma confissão de culpa velada, e uma tentativa de minimizar sua própria imoralidade tentando chamar a atenção para os outros, ou de justificar-se valendo-se de um "tu quoque a posteriori".
A quem pertence a imagem de um soldado?
( ) Ao político, causualmente presidente, a quem o soldado simpatiza?
( ) Ao exército?
( ) Exclusivamente a ele próprio?
( ) A uma nação inteira, prós e contras?
A imagem de um soldado, vitíma de guerra, enviada para lutar em nome de uma NAÇÃO, deveria ser de domínio público da NAÇÃO que o enviou e que vai pagar pela indenização e arcar com todos os custos desta vítima enquanto ela estiver viva.

Não sou anti-americano, muito antes pelo contrário, existem coisas de sua história e cultura que eu invejo... mas não sou baba-ovo de um lunático que foi demitido da direção do FBI (cargo arranjado pelo papai) por incompetência.
user f.k.a. Cabeção escreveu:
(...) fique provado que houve edição torpe (o que todos nós sabemos que sim) e que ele não tencionava afirmar o que ficou sugerido. (...)
Havendo ou não a tal da "edição torpe", o que é um bocado difícil de se provar, e, tirando o fato das imagens terem sido publicadas sem autorização prévia, o que também, acho eu, é direito da imprensa, uma vez que Moore tem a imagem (como já disse antes, sem se deter no fato de elas serem permitidas) ele tem o direito de usá-las como quiser, ao menos que não faça alterações, e parece que realmente não fez, simplesmente cortou um pouquinho aqui e um pouquinho lá, adaptando aos seus propósitos (agora acho que estou defendendo o gordinho, a despeito do conteúdo ideológico dos filmes dele).