Religião ditará folgas e datas de provas para alunos
-
Religião ditará folgas e datas de provas para alunos
http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 2300.shtml
01/06/2006 - 21h00
Religião ditará folgas e datas de provas para alunos de Porto Alegre
LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre
Os 52 mil alunos das 92 escolas municipais de Porto Alegre (RS) terão a possibilidade de gozar folgas ou transferir avaliações (provas e exames) de acordo com suas religiões, independentemente de serem elas católicas ou até mesmo cristãs. Projeto nesse sentido foi aprovado quarta-feira (31).
De autoria da líder do governo na Câmara Municipal, Clênia Maranhão (PPS), a proposta foi aprovada por unanimidade e será sancionada pelo prefeito José Fogaça (PPS).
Teoricamente, ela entra em vigor assim que a lei for publicada. Na prática, porém, há uma previsão de que os alunos declarem suas religiões no momento da matrícula, o que deverá levar a medida a vigorar efetivamente a partir do ano que vem.
O ensino municipal de Porto Alegre conta com escolas de ensino fundamental, médio, infantil e especial. Todas serão incluídas na medida, que tem o objetivo de favorecer a liberdade religiosa. Clênia Maranhão é católica, mas tem trabalho voltado à área dos direitos humanos.
Quando houver algum tipo de avaliação que coincida com data de guarda religiosa, a escola definirá data alternativa para o aluno que faltar.
A secretária municipal da Educação, Marilú Fontoura de Medeiros, diz que as escolas e professores e alunos podem facilmente organizar cronogramas a partir das religiões professadas para não atrapalhar o ano letivo.
Líderes religiosos elogiaram a medida. Guershon Kwasniewski, da Sibra (Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência), uma das entidades judaicas mais progressistas de Porto Alegre, a define como um manifesto do respeito no Brasil a religiões minoritárias.
O Rosh Hashaná, Ano Novo judaico, por exemplo, ocorre entre setembro e outubro; o Yom Kipur, Dia do Perdão, próximo ao Ano Novo.
01/06/2006 - 21h00
Religião ditará folgas e datas de provas para alunos de Porto Alegre
LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre
Os 52 mil alunos das 92 escolas municipais de Porto Alegre (RS) terão a possibilidade de gozar folgas ou transferir avaliações (provas e exames) de acordo com suas religiões, independentemente de serem elas católicas ou até mesmo cristãs. Projeto nesse sentido foi aprovado quarta-feira (31).
De autoria da líder do governo na Câmara Municipal, Clênia Maranhão (PPS), a proposta foi aprovada por unanimidade e será sancionada pelo prefeito José Fogaça (PPS).
Teoricamente, ela entra em vigor assim que a lei for publicada. Na prática, porém, há uma previsão de que os alunos declarem suas religiões no momento da matrícula, o que deverá levar a medida a vigorar efetivamente a partir do ano que vem.
O ensino municipal de Porto Alegre conta com escolas de ensino fundamental, médio, infantil e especial. Todas serão incluídas na medida, que tem o objetivo de favorecer a liberdade religiosa. Clênia Maranhão é católica, mas tem trabalho voltado à área dos direitos humanos.
Quando houver algum tipo de avaliação que coincida com data de guarda religiosa, a escola definirá data alternativa para o aluno que faltar.
A secretária municipal da Educação, Marilú Fontoura de Medeiros, diz que as escolas e professores e alunos podem facilmente organizar cronogramas a partir das religiões professadas para não atrapalhar o ano letivo.
Líderes religiosos elogiaram a medida. Guershon Kwasniewski, da Sibra (Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência), uma das entidades judaicas mais progressistas de Porto Alegre, a define como um manifesto do respeito no Brasil a religiões minoritárias.
O Rosh Hashaná, Ano Novo judaico, por exemplo, ocorre entre setembro e outubro; o Yom Kipur, Dia do Perdão, próximo ao Ano Novo.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
Re.: Religião ditará folgas e datas de provas para alunos
Esta Clênia Maranhão é uma bossal...
Não entendo como existe gente que vota nela aqui em POA.

- Vitor Moura
Re: Re.: Religião ditará folgas e datas de provas para aluno
Spitfire escreveu:Esta Clênia Maranhão é uma bossal...
Gostei da atitude do cara...isso é ótimo pro aluno, tem mais tempo pra estudar!Ou não!
Mais tempo para estudar?
99,9% dos alunos de Porto Alegre só estudam, não trabalham... Que saiam da frente da TV e tratem de estudar... alegação de falta de tempo não é desculpa.

99,9% dos alunos de Porto Alegre só estudam, não trabalham... Que saiam da frente da TV e tratem de estudar... alegação de falta de tempo não é desculpa.

- Vitor Moura
Spitfire escreveu:Mais tempo para estudar?![]()
Então mais tempo pra se divertir, caramba! E daonde diabos vc tirou essa estatística fajuta?
Moro aqui... minha mãe é assistente social do estado.
Agora... Religião virou sinônimo de vagabundagem de aluno.
Apropriado.

Agora... Religião virou sinônimo de vagabundagem de aluno.

Apropriado.

- Vitor Moura
Spitfire escreveu:Moro aqui... minha mãe é assistente social do estado.
Agora... Religião virou sinônimo de vagabundagem de aluno.![]()
Apropriado.
Pra alguma coisa tinha que servir, não?

É por isto que este país vai pra frente... o sistema escolar é uma beleza, coisa digna de primeiro mundo.
Bem se vê que se leva educação a sério neste país.. aliás, como todo o resto é levado igualmente a sério.

Bem se vê que se leva educação a sério neste país.. aliás, como todo o resto é levado igualmente a sério.

- Vitor Moura
Spitfire escreveu:É por isto que este país vai pra frente... o sistema escolar é uma beleza, coisa digna de primeiro mundo.
A vida não é só estudar não, tem que ter tempo pra zoar também!!!
Concordo... mas prioriedades são prioriedades. Estude primeiro, depois vá brincar. 

- Flavio Costa
- Contato:
Acharia a lei adequada desde que o aluno que se declare de outra religião não ficasse de folga também nos feriados católicos.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- Poindexter
Que diferença faz para os alunos? Eles não podem ser reprovados, mesmo...
Será que o aluno pode chegar na matrícula e dizer: sou Maradoniano
... 22 de junho é a minha Páscoa e 30 de outubro é meu Natal/Ano Novo e eu não venho à aula nem a pau. 
Será que o aluno pode chegar na matrícula e dizer: sou Maradoniano

Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage