Dia da besta preocupa religiosos
Luciana Ackermann
Diário de S.Paulo
SÃO PAULO - Brigas, maldades, acidentes e até mesmo o fim do mundo são alguns dos temores daqueles que acreditam na influência negativa do dia 6/6/06, próxima terça-feira. Isso por causa do número que ele sugere, o 666, considerado o número da besta. No marco zero de São Paulo, a Praça Sé, alguns dizem crer que o dia é amaldiçoado.
Umas dessas pessoas é a estudante Cristina Serrano, de 19 anos. Sem saber descrever as possíveis desgraças, Cristina diz que tem medo de que o mundo acabe na próxima terça.
- Acho que podem acontecer coisas muito ruins. Há dias venho pensando nisso. Mas não sei explicar o que pode acontecer. Já estou rezando para que nada de mal aconteça - afirma.
A garçonete Cláudia Sabará, de 20 anos, também está preocupada com o dia da besta.
- No mundo em que a gente vive, acredito em tudo. Mas acho difícil que o mundo acabe em uma terça. Acho que deve acontecer em uma sexta. Mas vou a uma igreja perto de casa pedir proteção - disse.
Para a diarista Aparecida Trindade Vieira, de 58 anos, o dia da besta não passa de uma crença popular. Ela gostaria, porém, de assistir ao filme de terror "A Profecia", que entra em cartaz à 0h06 do dia 6/6/06 e cuja trama destaca o número da besta.
Segundo Juarez Pedro de Castro, secretário-geral do Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, a preocupação em relação à data não tem fundamento. Ele explica que o Apocalipse foi escrito de forma cifrada para driblar a perseguição ao cristianismo no período do Império Romano e destaca que o livro trata de ensinamentos cristãos, dando ânimo aos perseguidos. O número 666 é resultado da soma de cada letra do nome César Nero em latim.
O teólogo Afonso Maria Ligorio Soares, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), também cita a menção disfarçada no livro de Apocalipse do nome do imperador César Nero, um dos maiores perseguidores do cristianismo. Segundo ele, o 666 refere-se ao anticristo.
Outra possível interpretação do livro, segundo Soares, é a dízima periódica 666, que se repete indefinidamente e não chega ao 7, número tido como perfeito.
- Em nenhum momento há informação de que o 666 seja uma figura como o Diabo, com chifres e rabo. Também não tem nada a ver a simbologia do 666 com o fim do mundo - diz.
Ele explica que de tempos em tempos há interpretações diferentes do Apocalipse. Segundo o pastor Carlos Alberto de Barros Antunes, do Conselho de Pastores do Estado, não haverá cultos especiais relacionados à data porque ela não significa nada aos evangélicos.
- O número envolve certo mistério, mas não tem representação específica para nós. Estamos orando e pedindo a Deus que livre as crianças de perturbados que possam participar de reuniões e rituais satânicos - disse.
Mavesper Cy Ceridwen, presidente da Associação Brasileira de Arte e Filosofia da Religião Wicca (antiga religião pagã), também diz que não haverá ritual especial porque os bruxos não crêem em demônios ou outros símbolos cristãos.
Fonte: http://oglobo.globo.com/online/sp/plant ... 103121.asp