Sexo compra dinheiro...
Bem. Esta semana estava conversando com um amigo e, incidentalmente, recordei-me de certo trecho da música La maison dieu da Legião Urbana, em que Renato canta "...sexo compra dinheiro e companhia, mas nunca amor e amizade". Nunca havia reparado muito neste trecho, mas neste momento disse a meu amigo que talvez existisse aí uma incorreção literária, e que, provavelmente, o correto seria dizer que "dinheiro compra sexo e companhia, mas nunca amor e amizade".
Mas meu amigo falou-me que isso dependeria do paradigma sobre o qual eu lancasse o olhar. Vejamos:
1. Se pensarmos segundo a lógica de Marx, provavelmente ficaremos com a assertiva do "dinheiro compra...", ao pensarmos no animal econômico ou animal que trabalha.
2. No entanto, se pensarmos dentro da lógica freudiana e na teia de idéias do evolucionismo, se torna absolutamente possível pensar que "sexo compra...", como diz a música. Afinal, estaríamos pensando o humano como o seu sexo, e nas relações em que a abordagem sexual (não necessariamente o ato sexual), nos "ganham" um papel no pacto social.
Queria que outros falassem se concordam com o pensamento proposto e com qual idéia ficam: sexo ou dinheiro?
Sexo ou dinheiro
Sexo ou dinheiro
"Noite escura agora é manhã..."
-
Re: Sexo ou dinheiro
Alter-ego escreveu:Sexo compra dinheiro...
Bem. Esta semana estava conversando com um amigo e, incidentalmente, recordei-me de certo trecho da música La maison dieu da Legião Urbana, em que Renato canta "...sexo compra dinheiro e companhia, mas nunca amor e amizade". Nunca havia reparado muito neste trecho, mas neste momento disse a meu amigo que talvez existisse aí uma incorreção literária, e que, provavelmente, o correto seria dizer que "dinheiro compra sexo e companhia, mas nunca amor e amizade".
Mas meu amigo falou-me que isso dependeria do paradigma sobre o qual eu lancasse o olhar. Vejamos:
1. Se pensarmos segundo a lógica de Marx, provavelmente ficaremos com a assertiva do "dinheiro compra...", ao pensarmos no animal econômico ou animal que trabalha.
2. No entanto, se pensarmos dentro da lógica freudiana e na teia de idéias do evolucionismo, se torna absolutamente possível pensar que "sexo compra...", como diz a música. Afinal, estaríamos pensando o humano como o seu sexo, e nas relações em que a abordagem sexual (não necessariamente o ato sexual), nos "ganham" um papel no pacto social.
Queria que outros falassem se concordam com o pensamento proposto e com qual idéia ficam: sexo ou dinheiro?
A lógica freudiana e a acepçâo darwinista tornam o ser humano muito mecanicista diluindo sua personalidade e racionalidade num universo constituído meramente de impulsos irracionais.
Nâo concordo,em absoluto,com esta concepçâo pois para mim a personalidade humana transcende em o puro determinismo biológico.
A proposiçâo de Marx é também reducionista pois nâo leva em conta a interaçâo destes dois mecanismos tâo influentes no ser humano:os instinstos físicos e a estrutura moral/social.Em minha opiniâo tais mecanismos operam de forma indissolúvel embora distintamente.Neste aspecto a proposiçâo freudiana é mais correta e eficaz.
- Claudio Loredo
- Contato:
Hoje o que rege o mundo é o dinheiro. Precisamos dele para viver e devido a crise econômica em que vivemos, as pessoas precisam primeiro pensar em ter dinheiro para depois fazer sexo. A propósito, as pessoas tem feito pouco sexo para ter mais tempo para ganhar dinheiro. Vivemos também num apelo consumista muito grande. Mesmo que você tenha um padrão de vida bom, você sempre irá querer ter mais e o mercado te incentiva a isso. Daí, minha opinião é que hoje o dinheiro é mais importante que o sexo.