FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Mensagem por Aurelio Moraes »

Alguns minutos atrás , minha mãe chegou em casa com este pequeno cartaz:
Imagem

Imagem

segue o diálogo:
-Por que você pegou isso?

-Peguei na casa da minha amiga da igreja, vou colocar na mercearia...

-Festa de santo Antônio em prol das vocações?

-É ,todo o dinheiro vai pro seminário, para a formação de novos padres..

-E não seria mais útil se fosse gasto com uma casa beneficiente?

-É...

- Eu sou contra este tipo de festa. Fomenta a ignorância das pessoas..e peraí? Missa seretaneja??Puts mãe, acho que até você não gosta disso..

-É verdade...

- Caipirice mais idiota... e ainda leva as pessoas à credulidade estúpida..pãozinho de santo antônio? Isso faz as pessoas acreditarem que com um desses em casa, terão fartura..mãe, você é mesmo a favor desse tipo de propagação da ignorância? A senhora é católica, mas incentivar essas bobagens..e olha quanto lixo, só dupla sertaneja!

- Tem razão. Pode jogar fora o cartaz.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tranca
Gênero: Masculino

Re.: FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Mensagem por Tranca »

Putz, Aurélio, como tu és chato. Que pena da tua mãe. :emoticon12:

PS - Festa de Santo Antonio é a que se faz na chácara do meu avô, que nasceu no mesmo dia. Mesmo com o frio que sempre faz, lota-se o lugar.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Cris
Contato:

Re: FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Mensagem por Cris »

Aurelio Moraes escreveu:- Caipirice mais idiota... e ainda leva as pessoas à credulidade estúpida..pãozinho de santo antônio? Isso faz as pessoas acreditarem que com um desses em casa, terão fartura..mãe, você é mesmo a favor desse tipo de propagação da ignorância? A senhora é católica, mas incentivar essas bobagens..e olha quanto lixo, só dupla sertaneja!

Bem, devo dizer para você Aurélio, que a Igreja Santo Antônio, aqui de Brasília, fica bem pertinho da casa dos meus pais. E a saber, todos os anos, meus pais vão lá na igreja, pegar o tão pãozinho de santo antônio?, e minha mãe o coloca no arroz. Ignorância ou não, é a crendice popular que funciona.
Acho graça o que fazem com o pobre coitado do santo, já que ele é o Santo Casamenteiro, o que tem de mulher de tudo quanto é idade , tirando o menino que fica no colo do santo, põe o santo de cabeça pra baixo, não está para brincadeira. Há quem acredita ainda nestas coisas. Fazer o que né?
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Aurelio Moraes
Contato:

E eu tenho mais motivos para ser contra a maldita festa.
Ela vai ser feita bem na rua aqui atrás da minha casa, ficam esses caipiras bêbados do inferno gritando até as 3 horas da manhã, com música sertaneja! Tomara que exploda uma bomba lá! :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2: :emoticon2:

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Aurélio querido, vá lá tome um quentão, coma um churrasquinho ou um salsichão, vá paquerar as minas, aí depois vc vai pra casa... mas não se esqueça de levar as bombas e planta-las nas barracas certas viu... hehe :emoticon16:
Cris*

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Cris escreveu:Bem, devo dizer para você Aurélio, que a Igreja Santo Antônio, aqui de Brasília, fica bem pertinho da casa dos meus pais. E a saber, todos os anos, meus pais vão lá na igreja, pegar o tão pãozinho de santo antônio?, e minha mãe o coloca no arroz. Ignorância ou não, é a crendice popular que funciona.

:emoticon12: Funciona nada, por acaso o dinheiro do seu pai veio sem trabalho, foi só pegando pãozinho de santo?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Aurelio Moraes
Contato:

Re: Re.: FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Cris escreveu:Aurélio querido, vá lá tome um quentão, coma um churrasquinho ou um salsichão, vá paquerar as minas, aí depois vc vai pra casa... mas não se esqueça de levar as bombas e planta-las nas barracas certas viu... hehe :emoticon16:

Ou então quando estiver indo embora, tiro a metralhadora da mochila... :emoticon12:

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:
Cris escreveu:Bem, devo dizer para você Aurélio, que a Igreja Santo Antônio, aqui de Brasília, fica bem pertinho da casa dos meus pais. E a saber, todos os anos, meus pais vão lá na igreja, pegar o tão pãozinho de santo antônio?, e minha mãe o coloca no arroz. Ignorância ou não, é a crendice popular que funciona.

:emoticon12: Funciona nada, por acaso o dinheiro do seu pai veio sem trabalho, foi só pegando pãozinho de santo?

:emoticon12: :emoticon12: Ow não estraga a "ingenuidade" da minha santa mãe Flávio! hahahahaha! Se ela gosta do pão deixa ela pegar o pão e enfia-lo no arroz! E se ela acredita, não sou eu que vou dizer que isso é pura "crendice popular" ou no no duro mesmo, uma tremenda bobagem. Ela acredita nisso, eu não né?
Cris*

Tranca

Mensagem por Tranca »

O que eu acho muito interessante nestas crenças populares; como o tal pãozinho de santo antonio, ferradura atrás da porta, "não conversar com a escuridão" e outras coisas; é que estes costumes e crenças remetem a uma memória ancestral, surgidos de idéias tidas há milhares de anos e que sempre permanecem de uma forma ou de outra, incorporando-se aos novos tempos, novas religiões, visões de mundo, etc.

Certas tradições religiosas possuem uma beleza simbólica e peculiar que deveriam ser transmitidas mesmo que a crença por trás da religião venha a fenecer.

Quanto a certas tradições populares, cada povo deveria preservá-las, com o fim de preservar sua identidade.

Ontem estava no banco e havia um homem e sua filha, índios (por aqui existem várias reservas indígenas). Grande foi a minha surpresa quando começaram a falar entre si em seu dialeto indígena. Isso mostra que mesmo ante a terraplanagem cultural que a modernidade promove no mundo, há nichos de resistência que teimam em preservar sua identidade.
Editado pela última vez por Tranca em 07 Jun 2006, 10:39, em um total de 1 vez.

Aurelio Moraes
Contato:

Nisso você não acredita, mas acredita em deus, que tá no mesmo nível de crendice... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Essa estória da ferradura atrás da porta, eu conheço.
Conta-se a lenda que o diabo veio na terra e foi até uma cidade e entrou na casa do ferreiro. O ferreiro não teve medo do coisa ruim e meteu-lhe um par de ferraduras nos seus cascos e o diabo saiu de lá todo dolorido. Desse dia em diante, fala-se que colocar uma ferradura na entrada da casa afasta o diabo porque ele se lembra da dor que foi coloca-las.
O interessante, a ferradura tem que ter sete buracos; um em cima e três em cada lado.

O inferno também é cultura. :emoticon16: :emoticon16:
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Lúcifer escreveu:Essa estória da ferradura atrás da porta, eu conheço.
Conta-se a lenda que o diabo veio na terra e foi até uma cidade e entrou na casa do ferreiro. O ferreiro não teve medo do coisa ruim e meteu-lhe um par de ferraduras nos seus cascos e o diabo saiu de lá todo dolorido. Desse dia em diante, fala-se que colocar uma ferradura na entrada da casa afasta o diabo porque ele se lembra da dor que foi coloca-las.
O interessante, a ferradura tem que ter sete buracos; um em cima e três em cada lado.

Saudações, Lúcifer!

Acho que a sua memória anda má, diabo, pois provavelmente a história foi incorporada à tradição muito tempo depois, pois o costume de colocar-se ferraduras atrás da porta é de origem celta, sendo que o material (ferro) e o formato (meia-lua) da ferradura é que inicialmente parecem ter servido de mote para se crer que colocando-as atrás das portas se espantariam maus espíritos.

Abraço

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Aurelio Moraes escreveu:Nisso você não acredita, mas acredita em deus, que tá no mesmo nível de crendice... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Bem, se isso foi para mim, quanto ao fato da notícia que eu dei algum tempo atrás, inclusive com um texto, onde eu disse claramente que eu havia me desconvertido, acho que este texto Aurélio, fofuxo, vc não leu, portanto você está desinformado. Dê uma lida em "Encontrando um novo caminho". Assim, você se situa e acaba sabendo o porque eu deixei de acreditar em Deus. :emoticon1:
Cris*

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Tranca-Ruas escreveu:

Saudações, Lúcifer!

Acho que a sua memória anda má, diabo, pois provavelmente a história foi incorporada à tradição muito tempo depois, pois o costume de colocar-se ferraduras atrás da porta é de origem celta, sendo que o material (ferro) e o formato (meia-lua) da ferradura é que inicialmente parecem ter servido de mote para se crer que colocando-as atrás das portas se espantariam maus espíritos.

Abraço

Não nego a falta de informação. Contudo era essa uma das estórias que meu tio me contava quando eu era criança em Piracicaba. Por isso eu a conheço dessa maneira.
Abraços infernais.
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Lúcifer escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:

Saudações, Lúcifer!

Abraço

Não nego a falta de informação. Contudo era essa uma das estórias que meu tio me contava quando eu era criança em Piracicaba. Por isso eu a conheço dessa maneira.
Abraços infernais.

Estas lendas que vão surgindo em torno de um assunto ao longo do tempo são bem interessantes.

No Dicionário do Folclore Brasileiro de Luís da Câmara Cascudo encontra-se muita explicações para muitos mitos, lendas, costumes, crenças, etc e que são deeras interessantes.

Abraço

Aurelio Moraes
Contato:

Cris escreveu:
Aurelio Moraes escreveu:Nisso você não acredita, mas acredita em deus, que tá no mesmo nível de crendice... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Bem, se isso foi para mim, quanto ao fato da notícia que eu dei algum tempo atrás, inclusive com um texto, onde eu disse claramente que eu havia me desconvertido, acho que este texto Aurélio, fofuxo, vc não leu, portanto você está desinformado. Dê uma lida em "Encontrando um novo caminho". Assim, você se situa e acaba sabendo o porque eu deixei de acreditar em Deus. :emoticon1:

:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:

Foi mal..é que têm tópicos que eu não leio.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Bem, por aqui (no interior do estado) tem uma festa tradicional nesta época do ano, cujo destaque principal é o pau de Santo Antônio!

Calma eu explico!

Multidões de homens andam quilômetros atrá de uma árvore grande e robusta, e depois de cortarem-na, pegam o seu caule - tarefa que exije dezenas de pessoas, trazem até a cidade e suspendem como um mastro!

Pronto é o início da festa de Santo Antônio, que segundo a tradição, a mulher que pegar no "pau do santo" arranja um marido! :emoticon12: :emoticon12:
Vale até tirar uma casquinha pra guardar como lembrança!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Carlos Castelo escreveu:Bem, por aqui (no interior do estado) tem uma festa tradicional nesta época do ano, cujo destaque principal é o pau de Santo Antônio!

Calma eu explico!

Multidões de homens andam quilômetros atrá de uma árvore grande e robusta, e depois de cortarem-na, pegam o seu caule - tarefa que exije dezenas de pessoas, trazem até a cidade e suspendem como um mastro!

Pronto é o início da festa de Santo Antônio, que segundo a tradição, a mulher que pegar no "pau do santo" arranja um marido! :emoticon12: :emoticon12:
Vale até tirar uma casquinha pra guardar como lembrança!

Levantar o mastro do santo enfeitado com fitas e a imagem dos três principais santos do mês é um costume antigo e que nos foi passado pelos portugueses.

Toda esta festividade parece descender de antigos rituais da fertilidade de povos europeus (celtas), os quais foram incorporados pela Igreja Católica ao longo dos séculos.

Trancado