Perguntando ao ATEU ...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Spitfire

Re.: Perguntando ao ATEU ...

Mensagem por Spitfire »

Deus então deve existir mesmo... não existe explicação lógica para existirem tantos seres desprovidos de capacidade mental, apenas cascas ocas... animadas pela vontade divina. :emoticon12:

Azathoth

Re: Re.: Perguntando ao ATEU ...

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:pô Vitor,é bem mais parcimonioso crer num Organizador inteligente do que crer que o acaso por si só formou todas as condiçôes necessárias à formaçâo da vida na precisâo requerida para tal :emoticon16: .

Que condições tão necessárias? A teoria da complexidade prevê que a auto-organização é inevitável dadas condições iniciais triviais de serem atendidas na Terra antiga.

Hugo

Mensagem por Hugo »

juliana paula bueno costa escreveu::emoticon11: AIAIAIAIAIAIIA

Não fique triste, não! Eu aceito sua desistência, tá?

o pensador

Mensagem por o pensador »

Azathoth escreveu:
o pensador escreveu:pô Vitor,é bem mais parcimonioso crer num Organizador inteligente do que crer que o acaso por si só formou todas as condiçôes necessárias à formaçâo da vida na precisâo requerida para tal :emoticon16: .

Que condições tão necessárias? A teoria da complexidade prevê que a auto-organização é inevitável dadas condições iniciais triviais de serem atendidas na Terra antiga.

A hipótese de cumulaçâo de eventos só decresce a probabilidade.Quanto maior for a quantidade de vetores intermediários e menos for a escala da configuraçâo dos vetores menor será a probabilidade.

E por que?Porque para um mesmo número total de possibilidades uma combinaçâo menor e mais restrita é exigida,tornando a interaçâo aleatória menos eficaz na resoluçâo do trabalho proposto.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Quanto maior for a quantidade de vetores intermediários e menos for a escala da configuraçâo dos vetores menor será a probabilidade

uh..? :emoticon15:
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador

Perseus escreveu:
Quanto maior for a quantidade de vetores intermediários e menos for a escala da configuraçâo dos vetores menor será a probabilidade

uh..? :emoticon15:

Quer que eu traduza para o idioma convencional :emoticon16: ?

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:A hipótese de cumulaçâo de eventos só decresce a probabilidade.Quanto maior for a quantidade de vetores intermediários e menos for a escala da configuraçâo dos vetores menor será a probabilidade.

E por que?Porque para um mesmo número total de possibilidades uma combinaçâo menor e mais restrita é exigida,tornando a interaçâo aleatória menos eficaz na resoluçâo do trabalho proposto.

Pensador, isso que você escreveu não possui significado nenhum. Leia sobre teoria dos grafos e propriedades emergentes.

Hugo

Mensagem por Hugo »

o pensador escreveu:A hipótese de cumulaçâo de eventos só decresce a probabilidade.Quanto maior for a quantidade de vetores intermediários e menos for a escala da configuraçâo dos vetores menor será a probabilidade.

Legal, então o mais provável é que o universo simplemsente tenha aparecido do jeito que é agora, sem deus ou qualquer coisa que o valha. Afinal, trata-se de uma combinaçâo menor e mais restrita de eventos.
Editado pela última vez por Hugo em 08 Jun 2006, 18:16, em um total de 1 vez.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Pensador, isso que você escreveu não possui significado nenhum. Leia sobre teoria dos grafos e propriedades emergentes.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Pensador, traduza para nós.

Porém, voce vai começar exemplificpelo seguinte ponto:

- O que são vetores intermediários? Como é medida a sua "quantidade"? Quem mede?
O que significa "menos a escala do vetor"?
Que escala? definida por quem?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

juliana paula bueno costa escreveu:SOU EVANGÉLICA, MAS NÃO NOS PREDEMOS A DENOMINAÇÕES.

Pior é que é verdade. Crente é igual politico: Não fica na mesma igreja por mais de 1 ano.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

o pensador

Kramer escreveu:

Legal, então o mais provável é que o universo simplemsente tenha aparecido do jeito que é agora, sem deus ou qualquer coisa que o valha. Afinal, trata-se de uma combinaçâo menor e mais restrita de eventos.

Nâo é uma criaçâo instantânea que tornará o processo de moldar nosso universo menos complexo do que o ato de configurar um vetor.

o pensador

Perseus escreveu:Pensador, traduza para nós.

Porém, voce vai começar exemplificpelo seguinte ponto:

- O que são vetores intermediários? Como é medida a sua "quantidade"? Quem mede?
O que significa "menos a escala do vetor"?
Que escala? definida por quem?

Qualé Prometeu?Quer aula gratuita agora :emoticon13: ?

A)Vetor é um mecanismo.B)A complexidade de um vetor é estipulada ou diretamente examinada.C)Os cientistas.D)escala é um sistema de grandeza matemática.A escala dos algarismos decimais é m,enor que a escala dos algarismos duodecimais,etc.

E)pelos cientistas.

o pensador

Azathoth escreveu:

Azathot,no momento nâo posso contestar e nem concordar pois nâo tenho conhecimento de causa.Muito obrigado pela recomendaçâo de leitura,lerei algo a respeito e depois falo o que achei.

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Carlos Castelo escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Carlos Castelo escreveu:
carlos escreveu:Na minha modesta opinião, acreditar em qualquer coisa sobrenatural foge ao ateísmo.
Eu, por exemplo, não acredito em NADA. :emoticon16:

Também vejo dessa forma!

É uma visão errada da definição. Só se fosse cético ateu materialista se poderia falar em algo assim. Pegue o Houaiss, o Aurélio e o problema se resolve.

Um abraço,
Vitor

Eu sei muito bem da definição, meu caro, o que você não entendeu é que por trás da minha afirmação em não acreditar em outras entidades sobrenaturais está o seguinte:

Se eu não acredito um ser dotado de poderes que supostamente está acima de tudo, por que acreditar em mais uma superstição ou em agentes sobrenaturais como espíritos?! :emoticon4:

Porque espíritos TEM evidências, diferentemente de DEUS. Acesse as seções "Reencarnação" e "Mediunidade" no meu site!

Um abraço,
Vitor

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Flavio Costa escreveu:
juliana paula bueno costa escreveu:SOU EVANGÉLICA, MAS NÃO NOS PREDEMOS A DENOMINAÇÕES.

Como assim, "não nos prendemos"? Você é mais de uma pessoa?

We are the borgs. You'll be assimilated.
Imagem
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Vitor Moura escreveu:
Carlos Castelo escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Carlos Castelo escreveu:
carlos escreveu:Na minha modesta opinião, acreditar em qualquer coisa sobrenatural foge ao ateísmo.
Eu, por exemplo, não acredito em NADA. :emoticon16:

Também vejo dessa forma!

É uma visão errada da definição. Só se fosse cético ateu materialista se poderia falar em algo assim. Pegue o Houaiss, o Aurélio e o problema se resolve.

Um abraço,
Vitor

Eu sei muito bem da definição, meu caro, o que você não entendeu é que por trás da minha afirmação em não acreditar em outras entidades sobrenaturais está o seguinte:

Se eu não acredito um ser dotado de poderes que supostamente está acima de tudo, por que acreditar em mais uma superstição ou em agentes sobrenaturais como espíritos?! :emoticon4:

Porque espíritos TEM evidências, diferentemente de DEUS. Acesse as seções "Reencarnação" e "Mediunidade" no meu site!

Um abraço,
Vitor

Tem a mesma evidência do éter luminífero! :emoticon12:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Spitfire escreveu:Eu penso que seja estórinha a questão dos crentes lerem a bíblia, acredito que eles só olham as figurinhas. É impossível que alguem que afirme que leia tanto a bíblia possa escrever tão errado.

Psiu, conte aqui para nós... é a bíblia versão ilustrada que você vai "ler", né? :emoticon12:

Agora eu me lembrei dos católicos que têm a bíblia numa estante da sala, e todos os dias abrem numa página direferente, sem nem olhar o que está escrito!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Diz-se que quanto mais a pessoa ler, melhor ela escreve e melhor as idéias são formuladas e formatadas.
A maioria dos crentes então deve apenas olhar as gravuras... só pode. :emoticon12:

Fui batizado católico mas em casa não tinhamos este hábito de colocar a bíblia aberta em algum aposento... até ja vi isto em outras casas de católicos, mas creio que somente nos mais carolas. :emoticon4:

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

Tranca-Ruas escreveu:
Muitos nem entendem direito aquilo que estão lendo.

Capacidade de compreensão de textos e ordenamento de idéias é algo raro entre os neopentecostais.

Bem, Tranca, eu me atrevo a dizer que NENHUM crente entende o que está escrito na bíblia. Se entendessem, não diriam que um livro que manda matar crianças e estuprar mulheres, entre outras barbaridades, representa a palavra de Deus.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Avatar escreveu:Bem, Tranca, eu me atrevo a dizer que NENHUM crente entende o que está escrito na bíblia. Se entendessem, não diriam que um livro que manda matar crianças e estuprar mulheres, entre outras barbaridades, representa a palavra de Deus.

A maioria (digamos, 99,9999%) nem sabe que essas partes existem, e ficam repetindo aos mil ventos que a Bíblia é perfeita. Ou seja, são papagaios que nem sabe o que estão falando.

Uns poucos chegam a ler tudo. Desses, acho que alguns acabam abandonando a fé, outros buscam saidas diversas, mais ou menos convincentes. Daí a essas saidas serem verdadeiras e eles realmente entenderem o que estão falando, a distância é grande.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tranca

Mensagem por Tranca »

Tranca-Ruas escreveu:
Muitos nem entendem direito aquilo que estão lendo.

Capacidade de compreensão de textos e ordenamento de idéias é algo raro entre os neopentecostais.

Bem, Tranca, eu me atrevo a dizer que NENHUM crente entende o que está escrito na bíblia. Se entendessem, não diriam que um livro que manda matar crianças e estuprar mulheres, entre outras barbaridades, representa a palavra de Deus.

Saudações, Avatar!

Eu tenho comigo que muito mais do que a análise e entendimento consciente do que está escrito na bíblia, a programação mental à que são submetidos nas igrejas é que faz com que os crentes cristãos creiam que tal livro contém a receita da salvação e deixem de lado considerações profundas acerca das barbaridades e mentiras escritas e moldadas ao longo dos séculos.

Os católicos possuem uma frase muito clara que exemplifica tudo isso: "Não olhei os vossos pecados, mas a fé que anima a vossa igreja".

Os demais cristãos fazem coisa semelhante quando voltam-se para a "palavra de deus" e a prática da mesma e dos evangelhos, ignorando tudo o mais que incrimina este mesmo deus ou denota incoerências entre as práticas e atos narrados com a bondade e misericórdia atribuídas como qualidades intrínsecas da divindade cristã.

Certos crentes crêem profundamente que as histórias de massacres cometidos em nome de deus na bíblia possuem um valor didático muito forte e que tais atos servem como moldes exemplares da obediência que se deve ter a deus, que pode ignorar todos os limites, como se vê nas passagens em que mulheres, crianças de peito e rebanhos foram exterminados até a última cabeça, sendo que nestas situações consideram que os ímpios, seus filhos e reses que foram massacrados mereceram tal destino, pois não agradavam a deus.

Outros preferem o subterfúgio de considerar certas passagens como parábolas (vide o que o pensador disse certa vez neste sentido), dentro daquele velho esquema do "interpretamos aquilo que não nos serve e consideramos ao pé da letra aquilo que nos serve".

Mas tudo isso só é possível após a programação mental que falei de início. O crente tem que ter sido elevado a um estado mental de não questionamento da figura divina, de seus "atos" e "palavras", pronto para os justificar de qualquer forma para o fim de permanecer com a convicção íntima de que está do "lado certo" e que "o destino prometido se cumprirá".

E note que boa parte dos crentes mais empolgados são os "crentes zero quilômetro", recém convertidos, que pouco conhecem da palavra, mas possuem grande vontade de "mostrar serviço" a deus, tanto que é inútil argumentar com eles, mesmo que reconhecidamente superiores os argumentos de seus interlocutores.

Isto porquê os escritos cristãos possuem certas "chaves" dialéticas que servem para contornar vários problemas que se analisados seriamente levariam os crentes a conflitos internos e crises de fé, continuam os mesmos na mesma "senda da salvação", atendendo à programação mental feita quando da conversão ou implantada desde a infância.

Dos demais crentes, ainda comentando, há aqueles fanáticos que são de todo intransigentes no que toca à "palavra" e aqueles que preferem optar por um discurso mais light, "de que todos são irmãos", ocultando dentro de si as certezas acima.

Já quanto aos líderes religiosos, estes possuem profundo interesse em justificar as barbaridades cometidas em nome de deus, tergiversando em seu discurso as passagens bíblicas de acordo com seus interesses imediatos (nota.: nestes 2000 anos de cristianismo, a bíblia sofreu várias alterações, sendo suprimidas ou modificadas passagens que incomodavam, de modo que a cada tradução e a cada cisma - principalmente depois da Reforma - cada ramo cristão passou a dar a sua interpretação das narrativas presentes nos livros que compõem a bíblia, dando interpretações históricas muitas vezes absurdas para justificar passagens que colocariam a fé cristà em cheque).

Por tudo isso e muito mais, não interessa aos crentes entender e analisar profundamente os escritos bíblicos.

Basta primeiro a fé, que é a convicção íntima que pertencerem a um clubinho privado escolhido a dedo por deus que vencerá a morte e repovoará a terra ou habitará etrnamente um paraíso celeste após o juízo final (tudo conforme a interpretação da corrente à qual o crente pertença), enquanto os demais... bem... nós os demais... você sabe muito bem qual é o destino que nos aguarda segundo dizem eles...

Abraço

Mussolim Bucetê

Mensagem por Mussolim Bucetê »

CADÊ A JULIANA...?
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Tranca-Ruas escreveu:crentes cristãos creiam

:emoticon16:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tranca

Mensagem por Tranca »

Flavio Costa escreveu:
Avatar escreveu:Bem, Tranca, eu me atrevo a dizer que NENHUM crente entende o que está escrito na bíblia. Se entendessem, não diriam que um livro que manda matar crianças e estuprar mulheres, entre outras barbaridades, representa a palavra de Deus.

A maioria (digamos, 99,9999%) nem sabe que essas partes existem, e ficam repetindo aos mil ventos que a Bíblia é perfeita. Ou seja, são papagaios que nem sabe o que estão falando.

Uns poucos chegam a ler tudo. Desses, acho que alguns acabam abandonando a fé, outros buscam saidas diversas, mais ou menos convincentes. Daí a essas saidas serem verdadeiras e eles realmente entenderem o que estão falando, a distância é grande.

Saudações, Flavio!

Concordo em partes. Como se pode ver no meu post acima, creio que muitos crentes lêem mas não captam ou racionalizam o conteúdo dos escritos bíblicos devido a prévia programação mental que os condiciona a não questionar deus.

Há os papagaios que você disse, mas há aqueles que procuram por todos os meios justificar o injustificável em nome da fé no deus judaico-cristão.

Já ví muitos crentes querendo justificar barbaridades e tivemos o Porissocri por aqui para afirmar que passagens como a do massacre dos amalequitas foram justas porquê eram ímpios que mereciam o castigo de deus e deviam servir de exemplo, inferindo ao final que como no passado, a todos os demais que não se converterem a Jesus merecem destino semelhante e a eternidade no lago de fogo...

A título de exemplo, a passagem dos amalequitas: Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque pelo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, quando este subia do Egito. Vai agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver. NADA LHE POUPEIS; MATARÁS A HOMENS E MULHERES, MENINOS E CRIANÇAS DE PEITO, BOIS E OVELHAS, CAMELOS E JUMENTOS."1 Samuel 15:2-3.

Abraço

Trancado