Rapidinho antes de sair pra night...
Márcio escreveu:Eu tenho acompanhado o esforço paciente do Vitor Moura para tentar provar que existem espíritos, citando centenas de casos supostamente acontecidos há anos atrás, com relatos tirados de livros, revistas, postando fotos antigas de visualização imprecisa devido a limitação tecnológica da época em que foram feitas, que tanto podem ser fraudes como genuínos.
Só serão fraudes se vc alegar fraude do pesquisador! Que, no caso, são dezenas! Vc tem alguma prova disso?
Márcio escreveu:Enfim, casos passados, coisas que ficam pairando entre a dúvida e a crença
Apenas para quem não estudou o caso...
Márcio escreveu:, justamente por ser impossível de se verificar todas as questões referentes às pessoas envolvidas, à veracidade e idoneidade dos relatos escritos,
Apelando para a gigantesca teoria da conspiração...
Márcio escreveu: restando apenas como prova objetiva algumas fotos dúbias e, como eu disse, imprecisas demais para serem levadas à sério.
Dúbias seria se não tivesse ninguém controlando! As fotos não tem nada de dúbias ou imprecisas! Foram obtidas em situações controladas!
Márcio escreveu:Pois bem, uma sugestão minha: Devido à tantas dificuldades envolvidas com casos passados, que tal descartá-los, considera-los como inadequados para se realizar uma investigação correta por quem quer que seja?
Que tal descartar a existência do cometa Halley? Que tal descartar os testemunhos dos cientistas que o viram? Que tal descartar as fotos do Halley que foram tiradas? Vamos descartar, afinal, já se passaram 20 anos desde a última vez que supostamente ele passou, pode ser alucinação coletiva ou outra coisa...vamos esperar mais 56 anos para saber se o Halley existe mesmo, e se ele explodir no meio do caminho, vamos declarar que nunca existiu! Que acha? Aliás, que acha jogar todos os seus livros de História fora?
Márcio escreveu:E, apenas considerar casos presentes com pessoas e fenômenos atuais, usando de recursos técnicos modernos para se produzir provas muito bem detalhadas e objetivas.
Quie daqui a 100 anos serão consideradas tão ultrapassadas quanto as fotos que vc agora critica! E aí entramos num círculo vicioso...
Márcio escreveu:Creio que assim talvez se pudesse realmente provar a existência dos fenômenos quer sejam produzidos por espíritos ou por outro sistema desconhecido de nós. OU não.
Creio que assim qualquer prova é impossível! A tecnologia sempre avança...
Márcio escreveu:Seria muito mais sensato, creio eu, do que se ficar nesse círculo infinito àcerca de coisas que só existem como registros antigos e duvidosos, exigindo que se creia na honestidade total das pessoas que fizeram os relatos.
Abraços.
Círculo infinito foi o que vc criou agora, afinal, em 100 anos (ou menos) a tecnologia de hoje estará tão desatualizada quanto as das fotos, e provavelmente o "Márcio do futuro" estará criticando os experimentos do início deste século...