O universo é caótico ou ordenado?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: Re.: O universo é caótico ou ordenado?

Mensagem por videomaker »

Sim, na minha opinião sim.

Logo, existir ou não , não faz diferenca alguma!

ponto pra mim . :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

videomaker escreveu: Pronto é o que eu queria ler !!!!!
Agora quem meu levou ate esse racicinio foi vc !!!! :emoticon4:

Você citou a sua existência como exemplo de organização e perfeição do universo... eu citei a morte como exemplo de caos. De resto você é responsável pelos seus raciocinios e eu dos meus. Não tenho este poder de te levar a raciocinio nenhum, esta tudo na sua própria cabeça... são as suas idéias e é sua a forma que tu organiza isto. :emoticon4:

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

videomaker escreveu:Sim, na minha opinião sim.

Logo, existir ou não , não faz diferenca alguma!

ponto pra mim . :emoticon16:

Sim... ponto para você... você é fortão, valente e brigão. :emoticon12:

Mente binária, conclusões binárias. :emoticon12:

o anátema

Mensagem por o anátema »

Samael escreveu:
Acho que a ciência se baseia na empiria. As "leis" físicas funcionam hoje e, teoricamente, funcionaram ontem. Mas o que garante que funcionarão amanhã?

De certa forma, parecido com o conceito de espécies; inicialmente vistas como fixas, ideais, mas mais tarde se aceitou e entendeu como mudam...

Essa analogia ao mesmo tempo mostra como as pessoas podem se enganar (como se enganaram ao defender o fixismo de espécies e outros), e que apesar de não existir esse fixismo, não é como se "espécies" não significassem nada, não existem apenas porque mudam...

Então eu acho que esse é o ponto válido deste tipo de pensamento. Ele consegue abrir nossos olhos a qualquer dogmatismo conceitual. Obviamente, se levado a extremos, ele chega a esse ponto que você colocou no segundo quote. E o pior: existe quem defenda essa doutrina atualmente. É o chamado "conhecimento por aglutinação" ou "conhecimento sem conceitos".

eu hein...nunca ouvi falar..
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o anátema

Re: O universo é caótico ou ordenado?

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu: Se vou acabar morrendo mesmo , que diferenca faz uma vida de zelo ou uma vida inconsequente ?

a segunda trará mais problemas pra si e pros outros durante a vida... seguindo aquele mesmo raciocínio de que os fins nem sempre justificam os meios... um mesmo fim não justifica qualquer meio.

Agora uma pergunta minha : Aquele que morre não esta no mesmo nivel de consciencia daquele que nunca existiu ?

sim

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

videomaker escreveu: A inteligencia nas respostas de vcs é fascinante !
Falar o obvio , e ficar como resposta dita é BINGO sempre .
Então vamos em frente , e se toda a humanidade SUMIR em uma catastrofe ?
Não ficariamos então no mesmo nivel de cosciencia de quem nunca existiu ? :emoticon5:

Videomaker, você nunca aprende, né? Continua insistindo nesta argumentação: "Óh! Como vocês ateus podem acreditar em algo com implicações tão cavernosas?". Você não entende que esta argumentação só reforça nossa convicção de que sua crença é uma muleta?
De qualquer forma, o que o Spitfire falou está certo. Todos nós deixamos nossa marca no mundo. Então por que não deixar uma boa marca? Deixar de lutar por um mundo melhor e menos miserável só porque não estaremos aqui para vê-lo é egoísmo. Eu quero o bem para meus futuros descendentes mesmo que eu não esteja aqui ao lado deles.
E ainda, já parou para pensar que o tempo é só uma dimensão? Mesmo que minha existência esteja restrita a uma mísera extensão do tempo, nada muda o fato de que eu existi, eu amei, eu fui feliz, eu fiz o bem.
Deste ponto de vista, minha existência, meu amor, minha felicidade e meus feitos são eternos.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

o anátema

Re.: O universo é caótico ou ordenado?

Mensagem por o anátema »

uma pergunta videomakerística para o próprio videomaker:

se reencarnamos, e temos infinitas chances para evoluir, para que eu vou me preocupar em fazer algo decente nessa vida? Sempre tenho a próxima para me corrigir...

(claro, que mesmo que a reencarnação fosse ruim porque teoricamente tornasse as pessoas mais acomodadas para aproveitarem bem a vida, isso não significa que não existisse, mas aí estou falando não-videomakericamente)

www.talkorigins.org

videomaker

Re: O universo é caótico ou ordenado?

a segunda trará mais problemas pra si e pros outros durante a vida... seguindo aquele mesmo raciocínio de que os fins nem sempre justificam os meios... um mesmo fim não justifica qualquer meio.

E se isso tudo me dá prazer ?
E se é o que eu desejo pra minha vida ?
Como vou deixar de ser assim , tendo como garantia o nada como recompensa ?
E se o risco VALE A PENA ?

Agora uma pergunta minha : Aquele que morre não esta no mesmo nivel de consciencia daquele que nunca existiu ?

sim[/quote]

Pronto !!!!!!!!!!!! NEM DOEU ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

[quote="ímpio"]uma pergunta videomakerística para o próprio videomaker: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

se reencarnamos, e temos infinitas chances para evoluir, para que eu vou me preocupar em fazer algo decente nessa vida? Sempre tenho a próxima para me corrigir...

Quem gostaria de ficar pra traz ?
Ficar pra traz causa dor ! , vc ficaria ?
O que é melhor , a ignoracia ou o saber ?

obs : DE volta ao mundo espiritual , o espirito ve as coisas com mais clareza , e entender que o tempo perdido não vale a pena .

videomaker

E ainda, já parou para pensar que o tempo é só uma dimensão? Mesmo que minha existência esteja restrita a uma mísera extensão do tempo, nada muda o fato de que eu existi, eu amei, eu fui feliz, eu fiz o bem.
Deste ponto de vista, minha existência, meu amor, minha felicidade e meus feitos são eternos.[/quote]

Perfeito , porem OBVIO !
E quando não houver mais ninguem nesse mundo que possa usufruir do que vc deixou , tera tanta valida teus atos , quanto aquele que nada fez , pois nunca existiu ...
:emoticon4:

...

Mensagem por ... »

Flavio Costa escreveu:A linguagem é uma merda, cheia de feitiços.

Mas a matemática nao tem feitiço e mostra que existem certos números na natureza que se fossem um pouquinho diferentes fariam um Universo sem estrutura...

Imagem

...

Mensagem por ... »

O Samael questiona que as Leis podem nao funcionar amanha. Nao será esta opiniao baseada no feitiço da Palavra tempo? E entao, as leis nao funcionam da mesma maneira por todo o universo observado? As leis nao sao locais, sao Universais. Nao se pode ver as coisas só em termos de ontem, hoje ou amanha para fazer conclusoes razoáveis.

Dante, the Wicked

videomaker escreveu:

Perfeito , porem OBVIO !
E quando não houver mais ninguem nesse mundo que possa usufruir do que vc deixou , tera tanta valida teus atos , quanto aquele que nada fez , pois nunca existiu ...
:emoticon4:

Porra! Mas você é retardado mesmo! Não entendeu o que eu escrevi. Meu atos serão eternamente válidos mesmo quando todas estrelas se apagarem.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

videomaker

Porra! Mas você é retardado mesmo! Não entendeu o que eu escrevi. Meu atos serão eternamente válidos mesmo quando todas estrelas se apagarem.[/quote]

NEGATIVO , se não houver ninguem existindo para se beneficiar dos teus atos , ficam eles no mesmo estado daqueles que nunca foram tomados !

Quem é retardado mesmo ....

Dante, the Wicked

Você que não entendeu o que eu falei sobre o tempo ser só uma dimensão. Você é burro demais!

o pensador

Mensagem por o pensador »

O universo é ordenado.dentre infinitos cenários onde a emergência de seres vivos seria inviável precisamente o cenário onde a existência de vida é possível existe.

A teoria da probabilidade nos informa que é mais sensato crer num direcionamento inteligente para a origem da vida que num acidente.

Hugo

Mensagem por Hugo »

o pensador escreveu:O universo é ordenado.dentre infinitos cenários onde a emergência de seres vivos seria inviável precisamente o cenário onde a existência de vida é possível existe.

A teoria da probabilidade nos informa que é mais sensato crer num direcionamento inteligente para a origem da vida que num acidente.

Leia minhas respostas nesse tópico: http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=4690

o pensador

Kramer escreveu:
o pensador escreveu:O universo é ordenado.dentre infinitos cenários onde a emergência de seres vivos seria inviável precisamente o cenário onde a existência de vida é possível existe.

Leia minhas respostas nesse tópico: http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=4690

Tua abordagem é a posteriori,como se o surgimento da vida fosse um evento reproduzível e verificável.Para o surgimento da vida,evento que nâo pode ser replicado,temos que utilizar uma abordagem combinatória apriori,com o intuito de cobrir todas as possibilidades combinatórias e destacar qual hipótese biogênica é empiricamente mais viável.

...

Mensagem por ... »

Toma Kramer. Aposteriori... e depois Apriori...
:emoticon12:

Hugo

Mensagem por Hugo »

o pensador escreveu:
Kramer escreveu:

Tua abordagem é a posteriori,como se o surgimento da vida fosse um evento reproduzível e verificável.Para o surgimento da vida,evento que nâo pode ser replicado,temos que utilizar uma abordagem combinatória apriori,com o intuito de cobrir todas as possibilidades combinatórias e destacar qual hipótese biogênica é empiricamente mais viável.

Não entendi sua crítica.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

ímpio escreveu:De certa forma, parecido com o conceito de espécies; inicialmente vistas como fixas, ideais, mas mais tarde se aceitou e entendeu como mudam...

Essa analogia ao mesmo tempo mostra como as pessoas podem se enganar (como se enganaram ao defender o fixismo de espécies e outros), e que apesar de não existir esse fixismo, não é como se "espécies" não significassem nada, não existem apenas porque mudam...

Funciona desta forma, mas, sendo passíveis de mudanças, serem tratadas como "leis" chega a ser complicado.

Mas nada garante que os fenômenos sejam completamente repetitíveis ou representáveis, dado que só a empiria nos serve como dimensão de qualquer fenômeno.

eu hein...nunca ouvi falar..

Nada demais. É apenas o extremamento do positivismo científico. É pensar que se pode descrever fatos sem usar conceitos ou abstrações.

o anátema

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu:
Porra! Mas você é retardado mesmo! Não entendeu o que eu escrevi. Meu atos serão eternamente válidos mesmo quando todas estrelas se apagarem.

NEGATIVO , se não houver ninguem existindo para se beneficiar dos teus atos , ficam eles no mesmo estado daqueles que nunca foram tomados !

Quem é retardado mesmo ....

tantando explicar o ponto do Dante...

o passado, ao passar, não deixa de existir, e dessa forma, é diferente de algo que nunca ocorreu; mais ou menos como uma objeto que existe, mas para a qual você não está olhando no presente existe, embora você esteja olhando para outro objeto nesse instante.

Ou, o universo todo é um objeto, e o passado é só um lado dele para o qual não podemos olhar diretamente; podíamos olhar apenas quando estávamos lá, no "ângulo" correto. Se você passa de carro por uma curva numa estrada, e não pode ver o que ficou para trás da curva, ela não deixou de existir.

www.talkorigins.org

o anátema

Mensagem por o anátema »

[center]
Eis a razão da ordem do universo:

Imagem[/center]

De todos os universos possíveis de existirem, apenas um dos poucos com vida que existem; e de todas as possibilidades de cursos que a modificação nas linhagens de seres vivos poderiam tomar, apenas umas poucas resultariam na Hallucigenia, que tem um bauplan muito estranho e improvável.

Logo o mundo foi feito para que existisse a Hallucigenia. Se extinguiram, agora perdeu a função de ser.

www.talkorigins.org

...

Mensagem por ... »

Pelo menos tem simetria bilateral...

o pensador

Kramer escreveu:
o pensador escreveu:
Kramer escreveu:

Não entendi sua crítica.

A crítica de Hume,mencionada por vc no tópico referido,nâo se aplica à circunstância especial e singular da origem da vida.

Trancado