A maioria dessas pessoas não “escolhe” ter filhos, assim como não escolhem contrair uma doença sexualmente transmissível.
Escolhem se arriscar, e riscos possuem conseqüências.
Elas são humanas e estão sujeitas a cometer erros, como todos nós.
Exatamente por isso que a EC seria no segundo filho, e não no primeiro.
Tivemos a oportunidade de estudar, adquirir conhecimentos e contamos com a boa educação que nossos pais nos deram.
Para nós, pode ser "tivemos". Para nossos pais, isso não foi NADA aleatório. Eles planejaram essa nossa vantagem.
Essa não é a realidade de todos. Apontar o dedo para eles talvez seja a saída mais fácil e menos incômoda, mas nem de longe é a mais justa.
Exato. A EC é mais justa que isso aí.
A mãe solteira quis brincar um pouco? Sentiu vontade de transar? Esse foi o grande erro dela?
Sim.
Alguém aqui é renunciado? O sexo é uma necessidade básica do ser humano
MENTIRA. É possível se viver décadas sem se fazer sexo.
... mas é uma brincadeira perigosa e muitas pessoas com pouca instrução e educação não vislumbram esse perigo.
Vislumbram, sim. A informação sobre este tipo de coisa é muito democrática.
A possibilidade de gravidez é a mesma de uma AIDS. E garanto que ninguém quer isso.
Muitos querem, sim, para alugar para mendigas ou para ajudar na mendigagem, para entrar naqueles Bolsas-Tudo...
Não estou dizendo que todo mundo tem ou deixa de ter obrigações com os mais necessitados. Mas a postura do “bem feito! Quem mandou ter filhos?” me parece cruel e injusta.
Leva prá casa!
Todos nós cometemos diversos erros ao longo da vida e a única diferença entre eles são as conseqüências advindas.
Só porque todos cometemos erros não devemos pagar por eles? Se eu for multado, posso deixar de pagar porque "todos cometemos erros"?
Às vezes ela é bem visível, como um filho ou uma doença, outra vez não, o que não significa que nosso erro que ninguém viu é moralmente “melhor” que os dos outros.
Se for para se pensar assim, não mais pode haver Código Penal.
Quem desconhece o bálsamo da auto-crítica, que atire quantas pedras quiser...
Quem adora gastar com caridade, desde que seja com o dinheiro dos outros, que continue na linha do Avatar.