Indiferença

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Bem, você pode considerar uma ideologia, é em geral o que o Samael faz.

Já a fundação Heritage considera uma constatação empírica.

Inúmeras ideologias possuem fundamentação empírica. E todo processo cognitivo é ideológico, visto que todos estamos embutidos em maneiras de verificar o mundo comuns em nossa época. Mesmo os processos de ruptura são processos ideológicos, apresentando uma nova mentalidade a romper a antiga.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Samael escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:Bem, você pode considerar uma ideologia, é em geral o que o Samael faz.

Inúmeras ideologias possuem fundamentação empírica. E todo processo cognitivo é ideológico, visto que todos estamos embutidos em maneiras de verificar o mundo comuns em nossa época. Mesmo os processos de ruptura são processos ideológicos, apresentando uma nova mentalidade a romper a antiga.

Ok , digamos que você esteja certo, e que tudo que se pensa não passa de ideologia.

Então, qual é o ponto em responder ao seu interlocutor afirmando que o que ele diz se trata de uma ideologia, se isso é óbvio, afinal tudo que se pensa, e conseqüentemente, tudo que se diz é ideologia?
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Samael escreveu:

Ok , digamos que você esteja certo, e que tudo que se pensa não passa de ideologia.

Então, qual é o ponto em responder ao seu interlocutor afirmando que o que ele diz se trata de uma ideologia, se isso é óbvio, afinal tudo que se pensa, e conseqüentemente, tudo que se diz é ideologia?

Errado. Eu não disse que "tudo que se pensa não passa de ideologia", essa é justo a visão pós-moderna, da qual discordo. Eu afirmei que todas as visões estão embutidas em processos ideológicos, e que são justo esses processos ideológicos que fomentam nossa cognição, visto que são raízes conceituais imprescindíveis ao pensar.

Agora, se tais processos condizem de alguma forma com a realidade, aí já e outro ponto. A questão é que, certas ou não, todas as posições possuem viés ideológico.

Quanto à sua pergunta, a resposta é bem simples: existe uma péssima tendência no estruturalismo que mais faz encaixar a realidade na ideologia do que o contrário, e aí reside o problema. Quando eu digo algo desse tipo ao meu interlocutor, significa que eu penso que o discurso dele partiu para a ideologia pura e simples, sem embasamento prático e nem lógico.

Vitor Moura

Re: Re.: Indiferença

Mensagem por Vitor Moura »

Fernando Silva escreveu:
Vitor Moura escreveu:Gastar faz bem , Fernando! Lógico que o correto seria PRIMEIRO pagar as dívidas, nisso eles estão errados! Mas, já que pelo visto vc era dono de uma empresa, poderia usar de esquemas de premiação, bônus pro melhor funcionário, o que mais produzisse...assim ele teria o dinheiro que precisaria, e vc teria o retorno pelo trabalho dele!

Não sou e nunca fui dono de empresa. E não pretendo ser.
Quanto a escolher o "funcionário do mês", minha firma desistiu depois de algum tempo porque percebeu que quem era escolhido já sabia que não seria escolhido de novo e daí parava de se esforçar. Alguns foram até demitidos.

Não sei bem quial era a empresa que vc trabalhava, mas há outros esquemas possíveis, dividir em times a empresa, estabelecer metas para todos os funcionários, etc...

Fernando Silva escreveu:
Quanto às famílias nas ruas, doe suas roupas velhas, por exemplo!

Faço isto através de instituições de caridade, não diretamente.

Parabéns, "fora da caridade não há salvação"! Vc está salvo! :emoticon16:

Fernando Silva escreveu:Outro exemplo: eu estava no boteco infecto onde almoço (comida a quilo) e apareceu um casal de crianças pedindo dinheiro para comer. Eu dei um vale refeição para a menina e lhe disse para repartir com o irmão, mas ele ficou me enchendo o saco e querendo um também.

Mas é lógico, são crianças! E irmãos! Tenha um pouco de psicologia infantil, Fernando!

Fernando Silva escreveu:A menina fez um prato enorme, ficou chamando o irmão para comer com ela e ele não quis. Ficou emburrado na porta da rua.

Isso é coisa de criança mesmo!

Fernando Silva escreveu:Ela comeu menos da metade e foi embora.

è, o prato devia ser muito grande para ela.

Fernando Silva escreveu:Detesto pobre.

O que importa são as ações :emoticon16: "A fé sem obras é morta!"

um abraço,
Vitor

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

A maioria dessas pessoas não “escolhe” ter filhos, assim como não escolhem contrair uma doença sexualmente transmissível.

Escolhem se arriscar, e riscos possuem conseqüências.

Elas são humanas e estão sujeitas a cometer erros, como todos nós.

Exatamente por isso que a EC seria no segundo filho, e não no primeiro.

Tivemos a oportunidade de estudar, adquirir conhecimentos e contamos com a boa educação que nossos pais nos deram.

Para nós, pode ser "tivemos". Para nossos pais, isso não foi NADA aleatório. Eles planejaram essa nossa vantagem.

Essa não é a realidade de todos. Apontar o dedo para eles talvez seja a saída mais fácil e menos incômoda, mas nem de longe é a mais justa.

Exato. A EC é mais justa que isso aí.

A mãe solteira quis brincar um pouco? Sentiu vontade de transar? Esse foi o grande erro dela?

Sim.

Alguém aqui é renunciado? O sexo é uma necessidade básica do ser humano

MENTIRA. É possível se viver décadas sem se fazer sexo.

... mas é uma brincadeira perigosa e muitas pessoas com pouca instrução e educação não vislumbram esse perigo.

Vislumbram, sim. A informação sobre este tipo de coisa é muito democrática.

A possibilidade de gravidez é a mesma de uma AIDS. E garanto que ninguém quer isso.

Muitos querem, sim, para alugar para mendigas ou para ajudar na mendigagem, para entrar naqueles Bolsas-Tudo...

Não estou dizendo que todo mundo tem ou deixa de ter obrigações com os mais necessitados. Mas a postura do “bem feito! Quem mandou ter filhos?” me parece cruel e injusta.

Leva prá casa! :emoticon12:

Todos nós cometemos diversos erros ao longo da vida e a única diferença entre eles são as conseqüências advindas.

Só porque todos cometemos erros não devemos pagar por eles? Se eu for multado, posso deixar de pagar porque "todos cometemos erros"?

Às vezes ela é bem visível, como um filho ou uma doença, outra vez não, o que não significa que nosso erro que ninguém viu é moralmente “melhor” que os dos outros.

Se for para se pensar assim, não mais pode haver Código Penal.

Quem desconhece o bálsamo da auto-crítica, que atire quantas pedras quiser...

Quem adora gastar com caridade, desde que seja com o dinheiro dos outros, que continue na linha do Avatar.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

clara campos escreveu: Mas o ensino é muito conservador, e fica muito difícil aplicar novas técnicas, a resistência é enorme.

Ainda bem! Provavelmente, é o que salva o Ensino do caos de se ficar aplicando toda hora as novas técnicas bizarras que vão sendo inventadas na área.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Poindexter

Flavio Costa escreveu:Na minha universidade, a linha pedagógica foi muito atualizada, com bastante foco na linha de construção conjunta do conhecimento ao invés do tradicional professor que transmite o que sabe para o aluno.

O que eu senti é justamente o contrário, que é difícil na prática aplcar aquilo que aprendemos e sair do esquema caderno/quadro-negro.

Simplesmente porque este é O método, apesar de todo tipo de ataque que ele sofre de correntes exóticas.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

juliana paula bueno costa escreveu:Prabéns pela animação! :emoticon19:
Vamos torcer pelo Brasil, mas que pena que precise de uma copa para que pessoas que sempre se vêem só unem-se nesta ocasião. Digo isso porque tenho visinhos que todos os dias passam por mim e nunca falavam comigo, porém algumas semanas atrás vem e falam como se fossémos amississémos só para pedir R$10,00 reais para enfeitar a rua. :emoticon9:

Estás irritadas com isso?

Eu tenho a solução para você, aqui neste tópico mesmo, e é o símbolo abaixo:

Imagem

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Fernando Silva escreveu:
Avatar escreveu:A mãe solteira quis brincar um pouco? Sentiu vontade de transar? Esse foi o grande erro dela? [...]
A possibilidade de gravidez é a mesma de uma AIDS. E garanto que ninguém quer isso.

No meio do mato, pode ser. Meninas que vivem na cidade grande não têm a desculpa de não saber que poderia acontecer. Elas mesmo dizem "Eu esqueci de tomar a pílula" ou "Não tinha camisinha na hora e foi sem ela mesmo".
Sabe o que é transar "bare back"? É gíria de gays para transar sem camisinha. Eles sabem o risco que correm, mas fazem assim mesmo.
É o mesmo que dirigir a 150km/h e achar que "comigo não acontece".
Não é falta de instrução, é irresponsabilidade.
Assumam as consequências. E não digam que "a culpa é da sociedade".

Perfeito, Fernando Silva!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Fernando Silva escreveu:
clara campos escreveu:Mais aberrante ainda parece-me essa ideia que se vem vindo falando de "esterlização obrigatória", terei percebido bem? Acaso são as pessoas pragas??? teríeis coragem de decretar que uma mulher, contra a sua vontande, jamais poderia ter mais filhos? poderá alguém defender uma coisa destas??

Eu não sei como vivem os pobres em Portugal, mas aqui no Rio, pelo menos, as meninas das favelas começam a fazer filhos por volta dos 12 anos. E têm um atrás do outro, com homens diferentes. Muitas têm família estável e conseguem, mal e porcamente, criá-los, embora arruinem o próprio futuro.

Outras, como eu já conheci pessoalmente, vão largando os filhos pelo mundo. Uma mulher que trabalhou comigo tinha uns cinco, cada um de um homem diferente. O mais velho está preso e a menina mais velha está grávida. Emprestei dinheiro a ela várias vezes. Sei que não vou receber de volta.

Se algum dia você vier ao Brasil, visite uma favela. Vai se espantar com a quantidade de crianças, que aliás é característica de comunidades pobres. Talvez você diga, como João Paulo II, em visita ao Brasil: "Mas é muita criança!".

No passado, elas morriam aos milhares antes de atingir 1 ano de idade. Hoje, com melhores condições de saneamento e assistência, sobrevivem mas correm o risco de acabar morrendo em confronto com a polícia ou gerar mais miseráveis como eles.

E as favelas vão inchando, mais áreas sendo invadidas e mais florestas sendo destruídas para a construção de barracos.
E toda notícia de crime termina em " ... e os bandidos fugiram para a favela XYZ" (no Rio, há sempre uma favela próxima).

É aí que você começa a pensar em soluções radicais.

Clara, de acordo com o que o Fernando Silva acabou de citar acima, eu sou uma destas pessoas que sou a favor da EC no caso de situações como esta que ele acaba de descrever para você.
O Avatar citou que acaso a pessoa por ser humana, não está passível de errar? Sim, eu concordo com isso, mas justamente, por saber que está errado, que deveria sim haver uma lei, para aquelas mulheres com renda familiar inferior ou até R$350,00 reais, fossem sim estelerizadas. Ontem, eu tive oportunidade de conversar com uma enfermeira que trabalha no programa saúde em casa, de comunidades carentes, e ela estava contando que no posto onde ela trabalha, o grupo de mulheres que ela atende, tem de 17 a 21 anos de idade, e com mais de dois filhos. E no posto, tem tudo para obter controle de natalidade: injeção de anticoncepcional, pílula, camisinha. E aí quando estas mães são questionadas sobre o controle de natalidade, muitas não aceitam, dão um nome de qualquer pílula. E ela contou também, que muitas mulheres têm a utopia que "filho prende homem".
Se um filho não prende um homem, nem os de classes sociais mais elevadas, nas pobres é que isso não acontecerá mesmo.
Então, sinto muito pelos que lutam pelos direitos humanos, mas Direitos Humanos uma ova, na hora que você é assaltado ou usar a irresponsabilidade dos atos, para justificar crianças passando fome, virando marginais e lançadas a própria sorte. E sendo mais radical ainda, melhor que não os tenham em mais de um por membro familiar que não tem condições de sustentar estas crianças e nem de dar a elas uma vida mais digna. É melhor você colocar freio, do que ter o coração duro na hora que você passa pelo semáforo, e ver aqueles crianças , muitas vezes descalças, maltrapilhas, morrendo de fome e frio. Isso sim é que é desumano. Se houver um político descente, que tenha "luz" de criar uma lei como esta, não tenha dúvida que eu serei a primeira a ir até este político e recolher assinaturas para tal projeto de lei. Se uma mulher não tem condições de criar uma criança e dar a ela ao menos todas as coisas que pela nossa Constituição Federal ela tem direito, então que se limite a ter um único filho e que ela ou tome remédio ou faça laqueadura.
Que tenha um único filho que seja, mas que este tenha dignidade e um futuro mais decente, do que 10 passando fome e tendo que roubar para sobreviver.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Poindexter escreveu:
Flavio Costa escreveu:Na minha universidade, a linha pedagógica foi muito atualizada, com bastante foco na linha de construção conjunta do conhecimento ao invés do tradicional professor que transmite o que sabe para o aluno.

O que eu senti é justamente o contrário, que é difícil na prática aplcar aquilo que aprendemos e sair do esquema caderno/quadro-negro.

Simplesmente porque este é O método, apesar de todo tipo de ataque que ele sofre de correntes exóticas.

Discordo respeitosamente, Guilherme. Talvez seja o método mais consolidado e com o qual há mais condição verdadeira de lidar na nossa realidade educacional, mas ao mesmo tempo impõe limitações sérias que podem ser contornadas com outros métodos.

É uma pena que haja tanta tendência a fazer as coisas no oba-oba sem criar as estruturas necessárias. Nem por isso convém simplesmente decretar que papel e quadro negro são o melhor método de ensino possível.

Ainda mais quando se está usando um fórum PHP... :emoticon16:
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Avatar escreveu:A mãe solteira quis brincar um pouco? Sentiu vontade de transar? Esse foi o grande erro dela? [...]

No meio do mato, pode ser. Meninas que vivem na cidade grande não têm a desculpa de não saber que poderia acontecer. Elas mesmo dizem "Eu esqueci de tomar a pílula" ou "Não tinha camisinha na hora e foi sem ela mesmo".
Sabe o que é transar "bare back"? É gíria de gays para transar sem camisinha. Eles sabem o risco que correm, mas fazem assim mesmo.

O que não explica ainda, entretanto, o porquê da taxa de natalidade ser tão mais elevada em tal nível social. Será que pessoas pobres são naturalmente mais estúpidas?

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Samael escreveu:O que não explica ainda, entretanto, o porquê da taxa de natalidade ser tão mais elevada em tal nível social. Será que pessoas pobres são naturalmente mais estúpidas?

Estúpidas, eu não diria. Possivelmente tem um repertório de lazer mais limitado, talvez até sejam mais instintivas.

Para mim são a frustração e o tédio que levam pessoas que não tem condição de sustentar filhos a tê-los mesmo assim. Uma variação daquela clássica atitude de "jogar para o alto", ou mesmo de "entregar para Deus".

Pode haver também uma vontade de ter "em quem mandar", de usar as crianças para causar comoção (não é raro ver crianças pedindo esmolas ou pior para os pais), e até mesmo de não estar sozinho.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Luis Dantas escreveu:
Samael escreveu:O que não explica ainda, entretanto, o porquê da taxa de natalidade ser tão mais elevada em tal nível social. Será que pessoas pobres são naturalmente mais estúpidas?

Estúpidas, eu não diria. Possivelmente tem um repertório de lazer mais limitado, talvez até sejam mais instintivas.

Para mim são a frustração e o tédio que levam pessoas que não tem condição de sustentar filhos a tê-los mesmo assim. Uma variação daquela clássica atitude de "jogar para o alto", ou mesmo de "entregar para Deus".

Pode haver também uma vontade de ter "em quem mandar", de usar as crianças para causar comoção (não é raro ver crianças pedindo esmolas ou pior para os pais), e até mesmo de não estar sozinho.

Sim, Luís. Eu simplesmente fui irônico para chamar atenção ao fato.

Eu não sei se seja apenas limitação no lazer e falta de preocupação com o futuro, talvez parco acesso à contraceptivos e pouco estímulo a tal também influam.

De toda forma, a EC é uma medida classista. :emoticon1:

...

Re.: Indiferença

Mensagem por ... »

Pode ser que a fertilidade seja um mecanismo de defesa. Na África, por exemplo, quanto maior a pobreza... maior a natalidade. E isto porque a taxa de mortalidade infantil é elevada... e os pais precisam de filhos para o futuro sustento da família. Talvez seja natural agir assim. Quando estamos no fundo do poço, a sobrevivencia é a maior preocupaçao. Nao se pode pedir que eles sejam filósóficos, científicos ou previdentes.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Eu acho que é falta de visão. Eles simplesmente não pensam no futuro. As mesmas pessoas passam a ter menos filhos depois que recebem instrução.
Instrução é um ótimo contraceptivo.

Você provavelmente pensa no seu futuro daqui a 10 anos. Está estudando, está se preparando para ele, pretende arranjar um emprego, conseguir algo na vida.

Quem tem visão limitada, vive cada dia como se fosse o único. Se tiver um emprego com carteira assinada, talvez seu horizonte seja maior: o fim do mês, quando recebe o salário.

A pessoa tem sonhos, sim, mas não tem planos. E não enxerga as consequências do que faz. As consequências acontecem num futuro que a pessoa não consegue visualizar.

Ela deixa para se preocupar com as consequências quando elas chegam. E se esquece da lição logo depois.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Poindexter escreveu:
clara campos escreveu: Mas o ensino é muito conservador, e fica muito difícil aplicar novas técnicas, a resistência é enorme.

Ainda bem! Provavelmente, é o que salva o Ensino do caos de se ficar aplicando toda hora as novas técnicas bizarras que vão sendo inventadas na área.

precisamente a que técnicas bizarras te referes?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Poindexter escreveu:

Exactamente a que método te referes poind?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

heilel ben-shachar

Mensagem por heilel ben-shachar »

É verdade o que o Fernando Silva está dizendo. Tenho um primo de 18 anos que mora na Baixada Fluminense, e ele diz estar satisfeito no emprego dele, onde ganha mais ou menos R$ 800,00. Ele fala até em comprar um carro. Talvez isso seja porque o custo de vida dele é ser bem menor, pois não tem perspectiva pagar um curso profissionalizante, ou até mesmo uma faculdade. Acho que as condições em que ele vive limitam o horizonte de possibilidades.

clara campos
Moderadora
Contato:

Cris e Fernando: percebo a vossa revolta e a dura realidade a que se referem, mas os fins não justificam os meios, jamais se pode passar por cima dos direitos humanos e legislar no sentido de mutilar as pessoas, isso simplesmente não é aceitável.
E se é para ser radical Fernando, se alguém alguma vez me mutilasse dessa forma, nunca mais dormiria uma noite descansado.

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

Samael escreveu:
Poindexter escreveu:
Fernando Silva escreveu:

O que não explica ainda, entretanto, o porquê da taxa de natalidade ser tão mais elevada em tal nível social. Será que pessoas pobres são naturalmente mais estúpidas?

Um dos fatores que os levam a serem pobres é exatamente o fato de terem muitos filhos. Já pensou nisso?
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Samael escreveu:
Poindexter escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Não digo que sejam estúpidas, mas tem problemas com planejamentos, e em geral não tem ambições, ou vêem suas ambições como sonhos (ganhar na loteria, ou casar com alguém muito rico).

Essas dificuldades em planejar o futuro não necessariamente estão vinculadas com a escolaridade ou nivel de renda ou mesmo inteligência em si, é muito mais uma questão de ordem cultural. É claro que entre ricos, uma cultura de planejamento é bem mais comum do que entre pobres, até porque os pobres que planejam suas vidas eventualmente deixam de ser pobres, enquanto os ricos precavidos dificilmente empobrecem.

Porque um moleque pobre, que trabalhe, sei lá, como office boy, ganhando 700 reais por mês, se não arrumar nenhum filho pelo caminho e trabalhar honestamente, pode vir a ser promovido, ou juntar dinheiro para pagar uma faculdade ou comprar um taxi. Optando por um caminho ou por outro, e organizando-se, pode passar a comprar mais taxis e empregar outros taxistas, ou trabalhar numa firma de direito, ou como contabilista, depois de ter terminado sua faculdade. Pode também juntar tentar um concurso público, para um nível mais baixo, e depois ir subindo. Pode fazer contatos, trabalhar como cabo eleitoral de alguém e entrar na vida política. Pode fazer prova para policial ou bombeiro, ou se tornar um sargento do Exército. Não adianta falar que o nível da educação é baixo para tentar esses testes, pois quem tenta para soldado da polícia militar em geral está num nível tão baixo quanto qualquer um.

Isso mesmo num país impeditivo como o nosso. É claro que existe muita gente mesmo no páreo. Mas a massa é de gente pouco precavida, que tem de sustentar já uns dois filhos na idade de vinte anos, e uma esposa que não trabalha. O dinheiro para essas pessoas não sobra, e o tempo passa a ser todo consumido pelo trabalho, um trabalho em geral com poucas possibilidades de ascenção.

Essas pessoas estão lá para perder, e para o pobre que tem alguma noção de planejamento, passar por cima delas como um trator não é uma tarefa tão complicada assim. E pensando dessa maneira ele escapa da miséria.

É claro que na minha concepção, a tarefa do governo é facilitar as coisas para quem quer subir e para quem for dar esse tipo de oportunidade. Ou seja, flexibilizar o mercado de trabalho, diminuir a burocracia, diminuir impostos e gerar outros incentivos fiscais, por exemplo. Desaparelhar o Estado e parar de fornecer ajuda apenas para aqueles que querem permanecer na mesma. Não é o garoto pai de família que deve ser ajuda, mas o jovem pobre e empreendedor.

Não se devem consertar o erro dos outros, e sim premiar os que acertam, para que aqueles que erram passem a tentar acertar também, e para que os que já acertaram possam oferecer novas oportunidades de acertos para quem ainda não acertou.

O mecanismo deve ser sempre esse.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Capitão América escreveu:
Samael escreveu:
Poindexter escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Um dos fatores que os levam a serem pobres é exatamente o fato de terem muitos filhos. Já pensou nisso?

Não, nem cogitei. Me parece, e parece natural, que aqueles que tem tantos filhos serem pobres bem antes disso...

Mas o seu toque é interessante, vale a pena buscar um estudo estatístico sobre isso...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Exato, Vitor. Fora a divergência ideológica natural nossa, eu concordo com a sua postagem. Que tal então um incentivo nessa "ordem cultural" ao invés de qualquer mecanismo esterilizador? :emoticon1:

Aliás, uma coisa que eu não sei: você concorda com a EC?

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Ontem conheci uma mulher que é enfermeira e trabalha em programas com a população carente. Ela disse algumas coisas pertinentes a esse tópico:

Eles são bombardeados com informações e com o acesso aos métodos anticoncepcionais, eles não querem (1) ou não se importam (2) com os anticoncepcionais.

(1) Ainda existe a cultura de que ter muitos filhos é bom, seja para ajudar no trabalho, na velhice, ou para cumprir o papel de macho.

(2) Mesmo os que não querem deliberadamente ter muitos filhos, têm um problema muito sério de auto-estima, de desvalorização da própria vida. Quando você não tem um sentido, não se importa com seu futuro, simplesmente sobrevive.

É óbvio que eles passam por isso pois cresceram num meio que promove esses problemas. Não dá para culpá-los como indivíduos, os que conseguem sair dessa situação são verdadeiros heróis, muito mais do que vários dos considerados "cidadãos de bem" da classe média.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Trancado