Porque Comunismo é Utopia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Porque Comunismo é Utopia

Mensagem por Samael »

Led Zeppelin escreveu:
Samael escreveu:
Led Zeppelin escreveu:
Samael escreveu:O fato de você ter dito que os esquimós vivem numa sociedade atrasada?! :emoticon5:

Nos contextos que eu citei são sim.

Economicamente: nem moeda eles têm.
Tecnologicamente: não usam aparelhos eletrônicos, não têm métodos de tecnologia nem na pescaria que é atividade comum, aposto que nem molinetes eles têm.
Militarmente: aposto que com uma espingarda de chumbinhos eu ganho uma guerra deles.

Agora se está falando de atraso social é outra história... esse eu não citei.

Não tem moedas mas sofrem, no máximo, de pequenas crises pré-capitalistas, sendo que o índice de vida que eu citei denota melhor distribuição de benesses. Daí, qual o sentido da sua valoração?

Certamente não possuem determinado nível de automação tecnológica que a sociedade ocidental tem, mas isso coaduna com as necessidades e aspirações dos mesmos. Além disso, pode-se alegar "tecnicamente inferior" uma sociedade que gera aparelhagem inútil da mesma forma que pode-se considerar inferior uma sociedade artesanal e comunal como esta. Daí, novamente caímos numa valoração vazia e sem sentido.

Militarmente a coisa faz sentido, pois o termo é estritamente quantitativista: geração de equipamentos mais efetivos em matar um grande contingente de pessoas.

E defina "atraso social".

Então, os esquimós são alheios ao conhecimento científico. Não se desenvolvem não melhoram suas vidas em nada. Não têm conforto, e não digam que isso é bom pra eles, pois aposto que não é nada bom morar num bloco de gelo.

Uma sociedade socialmente atrasada seria aquela onde não existe educação, só há miséria e desigualdade social. Ou seja, o Brasil é uma sociedade extremamente atrasada socialmente, a Noruega não.

Os esquimós não são alheios ao conhecimento científico, só não possuem o mesmo trato para o tal que nós possuimos. E é mais do que suficiente para o tipo de sociedade que eles mantém.

Bom, então você só encontrará sociedades REALMENTE atrasadas na África. Vale lembrar que o Brasil possui educação e tem um PIB relativamente alto.

Led Zeppelin
Contato:

Re.: Porque Comunismo é Utopia

Mensagem por Led Zeppelin »

Não é a toa que os grandes foristas do ReV, em grande parte, sumiram.

Mas eu voltei. :emoticon12:
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Led Zeppelin
Contato:

Re.: Porque Comunismo é Utopia

Os esquimós não são alheios ao conhecimento científico, só não possuem o mesmo trato para o tal que nós possuimos. E é mais do que suficiente para o tipo de sociedade que eles mantém.

Claro, pra manter uma sociedade atrasada não precisa-se mais do que casas de gelo ou bambu.

Bom, então você só encontrará sociedades REALMENTE atrasadas na África. Vale lembrar que o Brasil possui educação e tem um PIB relativamente alto.

As da África realmente são atrasadas. Mas o Brasil socialmente também é, pois o Brasil se encontra numa situação onde a quantidade de mazelados deve ser quase a mesma de pessoas com condições de viver dignamente. Se você acha que a educação do Brasil é exemplar é melhor rever seus conceitos de educação. E o P.I.B. é um fator muito mais ligado ao desenvolvimento econômico que social.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Led Zeppelin
Contato:

Usuário deletado escreveu:
Led Zeppelin escreveu:

Mas eu voltei. :emoticon12:

:emoticon12:

Não há como sair desse fórum! Os que são banidos sempre criam contas para continuarem postando, os que dizem que sairão sempre voltam.

O RV deveria ter um aviso antes do registro.

"Cuidado, o RV causa dependência".

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Samael escreveu:
Apocaliptica escreveu:Viremos todos esquimós. Pronto. Acabou a brincadeira. :emoticon266:

Espantalho...

E? Não se pode brincar mais aqui?

Sempre, mas isso não muda o fato da discussão ter se tornado uma piadinha patética de meia dúzia como "vamos virar todos esquimós!", idem ao que ocorreu com o debate das cotas.

E? Continuo sem saber qual o problema de uma piada no meio de uma discussão de um forum de Internet, onde até vídeo de sexo explícito já se postou ( e quem postou, assim como quem ficou assistindo eram justamente alguns destes foristas que ainda continuam aqui). Por favor, Sama, sem hipocrisias. O dia que eu levar forum de Internet a sério, eu saio daqui.

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

Samael escreveu:
Led Zeppelin escreveu:
Dimítri escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Dimítri,

Os esquimós foram perfeitos pra demonstrar que o comunismo não daria certo hoje, e muito menos no futuro. Mas se regredirmos uns 3000 anos quem sabe...

Os esquimós foram prova de que o fator cultural é o obstáculo ao comunismo.
Atrás não. Pro futuro :emoticon4: .

Repito (pela enésima vez): não daria certo hoje, na cultura atual.

Os esquimós vivem numa sociedade extremamente atrasada economicamente, militarmente e tecnologicamente. Ser comunista numa sociedade assim é muito fácil, não há escassez de recursos.

Essa noção de "atraso" é bastante particular. A Europa medieval tinha uma taxa de mortalidade infantil extremamente mais alta e uma expectativa de vida extremamente mais baixa que as tribos Tupis na mesma época, por exemplo.

E os modelos de produção destas tribos era totalmente comunal.

Eu não estou querendo bancar o antropólogo bobão aqui não, só estou dizendo que há um viés etnocêntrico bastante pejorativo em boa parte das nossas sentenças.

Bem colocado.

Trancado