Outras perguntas aos espíritas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Suyndara
Gênero: Feminino

Re: Outras perguntas aos espíritas

Mensagem por Suyndara »

Benetton,

Jogue as pedras no chão :emoticon22: Isso, bom menino :emoticon12:

Não disse que superação de sofrimento está ligado à religiosidade e nem que vc sugeriu isso (não ousaria dar essa "glória" aos espíritas :emoticon32: brincadeirinha!). Apenas comentei o fato de que algumas pessoas tem uma capacidade diferenciada de lidar com a dor :emoticon45:

E vá me dizer que vc não tem uma daquelas tias chatas, gordas e varizentas que só contam desgraças? :emoticon33: (sorte a sua, é um inferno!)

Só quero entender pq se resignar seria a melhor atitude :emoticon26: Em muitos casos é preciso se revoltar contra o mundo para poder agir e sair do fundo do poço...resignação parece fracasso, covardia :emoticon45: (minha opnião, claro).

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:Benetton,

Jogue as pedras no chão :emoticon22: Isso, bom menino :emoticon12:

Não disse que superação de sofrimento está ligado à religiosidade e nem que vc sugeriu isso (não ousaria dar essa "glória" aos espíritas :emoticon32: brincadeirinha!). Apenas comentei o fato de que algumas pessoas tem uma capacidade diferenciada de lidar com a dor :emoticon45:

E vá me dizer que vc não tem uma daquelas tias chatas, gordas e varizentas que só contam desgraças? :emoticon33: (sorte a sua, é um inferno!)

Só quero entender pq se resignar seria a melhor atitude :emoticon26: Em muitos casos é preciso se revoltar contra o mundo para poder agir e sair do fundo do poço...resignação parece fracasso, covardia :emoticon45: (minha opnião, claro).

[]s

E quem está com pedras aqui? Eu não! Pedras eu tinha quando era criança, e jogava pra todo lado.

Tias chatas e gordas que contavam desgraça Eu tinha quando morava com os pais. Depois que me mudei, essas coisas não aconteceram mais.

E quem disse que eu ajo com resignação EM TODOS OS CASOS???????????

Acho que você não entendeu o que Eu quis dizer.

Somente naqueles casos em que não se pode fazer nada, a resignação é útil, como, perda de um ente querido, um acidente com consequências, uma grana perdida na rua, uma doença degenerativa, incurável e que exige tratamentos sofridos e intermináveis, e por aí vai. Fazer o quê? Dar murros na parede feito um doido? Eu não!

Agora, quando algo acontece e você tem a oportunidade de lutar para mudar a situação, como um desemprego, um amor não correspondido, uma agressão sofrida injustamente, AÍ A COISA PEGA, pois vou atrás do prejuízo e faço de tudo ao meu alcance para mudar a situação. Covardia é coisa de covarde ( novidade ... ) e essa palavra não consta do meu dicionário. Entendeu? :emoticon4:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

APODman

Mensagem por APODman »

No LE e em outras obras da codificação encontramos que a resignação perante o sofrimento não é uma opção para minimiza-lo mas uma imposição como parte das provas aceitas pelo individuo para expiar seus erros do passado.

Por isto o louvor de Chico Xavier ao sofrimento.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

APODman escreveu:No LE e em outras obras da codificação encontramos que a resignação perante o sofrimento não é uma opção para minimiza-lo mas uma imposição como parte das provas aceitas pelo individuo para expiar seus erros do passado.

[ ]´s

Psicologicamente falando pode até estar certo. Uma pessoa que permanece na revolta, fica desequilibrado, o mundo a sua volta lhe parece um suplicio e ele não enxerga oportunidades mesmo que lhe esfreguem na cara. Eu por exemplo, passei maus bocados e, mesmo com amigos insistindo para eu prestar um concurso, pois achavam que eu tinha capacidade para isso, eu estava com minha auto-estima tão baixa que não tinha vontade de nada. Caminhava de 4 a 8 km por dia distribuindo currículos, indo em agências, etc e chegava em casa arrasado e, para repor as energias, a refeição diária era arroz com feijão temperado com sal e óleo. E a cada dia isso piorava pois as contas iam acumulando, os familiares já começavam a "reclamar" que eu não me esforçava o suficiente (até pensei em assaltar a casa da moeda pois me pareceu um "esforço" digno de exaltação, mas depois desisti...). Prestei concurso por insistência de minha mãe, de dois amigos mas principalmente de uma amiga em seus 68 anos de experiência. Passei em 11º no Brasil. Antes de ser chamado porém, ainda pelegei um pouquinho em micro empresas, sendo que meu último emprego em empresa privada, como a maioria sabe, foi no SBT. Bem, carga emocional à parte, não escrevi tudo isso por frescura, mas para mostrar que a revolta pode cegar sim e a resignação pode fazer com que outras pessoas enxerguem em você um ser que antes não viam. Como o Benetton disse, independe de ser religioso ou não. questão de equilibio emocional e racional.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Sei não...

Benetton, vc frequenta mesmo um centro espírita? :emoticon13: (as vezes vc parece um pouco "atípico" em relação aos outros adeptos)

Resignação e oblação ao sofrimento é uma das bases da DE, não é como se houvesse escolhas :emoticon45: (mais ou menos como a questão da caridade, vc tem que fazer e pronto)

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

APODman escreveu:No LE e em outras obras da codificação encontramos que a resignação perante o sofrimento não é uma opção para minimiza-lo mas uma imposição como parte das provas aceitas pelo individuo para expiar seus erros do passado.

[ ]´s

Imposição não porque nada é imposto de cima para baixo na D.E. Segue quem quer.

O que o L.E adverte é que sem um mínimo de resignação, o indivíduo poderá, ele mesmo, sofrer maiores consequências em função do desequilíbrio causado pelo descontrole de suas atitudes :

Intrudução - XV

"Entre as causas mais comuns de sobreexcitação cerebral, devem contar-se as decepções, os infortúnios, as afeições contrariadas, que, ao mesmo tempo, são as causas mais freqüentes de suicídio."

(...)

"Ora, o verdadeiro espírita vê as coisas deste mundo de um ponto de vista tão elevado; elas lhe parecem tão pequenas, tão mesquinhas, a par do futuro que o aguarda; a vida se lhe mostra tão curta, tão fugaz, que, aos seus olhos, as tribulações não passam de incidentes desagradáveis, no curso de uma viagem. O que, em outro, produziria violenta emoção, mediocremente o afeta."

(...)

"Suas convicções lhe dão, assim, uma resignação que o preserva do desespero e, por conseguinte, de uma causa permanente de loucura e suicídio."

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Mero jogo de palavras, religião nenhuma obriga ninguém a nada, sempre segue quem quer :emoticon45:

Mas se há uma admoestação em um sentido, feita por um dos líderes, pode ter certeza que a grande maioria obedecerá!

[]s

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:Sei não...

Benetton, vc frequenta mesmo um centro espírita? :emoticon13: (as vezes vc parece um pouco "atípico" em relação aos outros adeptos)

Resignação e oblação ao sofrimento é uma das bases da DE, não é como se houvesse escolhas :emoticon45: (mais ou menos como a questão da caridade, vc tem que fazer e pronto)

[]s

Claro que Frequento. Não sou Espírita de gabinete.

Resignação é sim recomendada pela D.E, mas oblação ao sofrimento nunca foi base da D.E.

Há sim inúmeras escolhas. Já disse e reitero : Ninguém é obrigado a nada, porém o indivíduo deverá arcar com as consequências do que fizer. Isso é natural em qualquer situação.

Foi como disse ao APODman : "O que o L.E adverte é que sem um mínimo de resignação, o indivíduo poderá, ele mesmo, sofrer maiores consequências em função do desequilíbrio causado pelo descontrole de suas atitudes".

Com um pouco de resignação e paciência nas vissicitudes da vida, a pessoa poderá se reerguer muito mais fácil e rapidamente diante dos sofrimentos que se lhe deparam rotineiramente.

E volto a dizer : Ninguém aqui está recomendando o marasmo, esmorecimento e a inércia. Devemos sim lutar sempre objetivando a evolução social, material e moral. Resignação tem a sua função diante do inevitável, como já expliquei antes em outro frame de mensagem.

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:Mero jogo de palavras, religião nenhuma obriga ninguém a nada, sempre segue quem quer :emoticon45:

Mas se há uma admoestação em um sentido, feita por um dos líderes, pode ter certeza que a grande maioria obedecerá!

[]s

Se um jogo de palavras foi usado na resposta isso se deve ao "jogo de palavras" usado na pergunta. :emoticon45:

Se a admoestação tem seu valor educativo e corrobora na evolução moral, qual o problema em segui-la?

Na D.E existe outra premissa que é não aceitar nada que não tenha passado pelo crivo da razão ( relativo ao comportamento de cada um e não à fenomenologia ). Muito diferente de certas imposições dogmáticas que cerceam uma das mais importantes prerrogativas do Homem : O Raciocínio e o Livre arbítrio.

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Toda doutrina fica bonita no discurso, especialmente quando se fala em moral, bondade e felicidade espiritual. (quem dera ficassem nisso)

Os católicos também afirmam que tem seus doutores e estudiosos e que a fé deles é racionalizada :emoticon26: (e convenhamos, em termos de "estudos" eles realmente se superam!)

O fato é que a DE tem suas regras e os adeptos obedecem. Ponto. Ninguém é obrigado, mas ninguém quer ir parar no umbral não é? :emoticon1:

Como eu lhe disse, é um ponto de vista meu. Eu considero essa resignação diante da dor um ato de fraqueza e me irrita bastante aquela máxima "espera as demoras do senhor" ou qq admoestação à paciência (inercial)...

Vai ver é por isso que acho o Chico Xavier um chato com aquelas conversinhas moles de "sou verme... sou um coitado" :emoticon17:

[]s

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Suyndara escreveu:O fato é que a DE tem suas regras e os adeptos obedecem. Ponto. Ninguém é obrigado, mas ninguém quer ir parar no umbral não é? :emoticon1:

Não encaro como "regras" ou "imposições". Se fossem assim, seriam dogmas religiosos , ou seja, automatismos sem fundamentos. Na DE "pura" não existem dogmas desta natureza.
O que a DE ensina e cobra de seus adeptos e simpatizantes é a superação de suas tendências a prática do mal e o aprimoramento moral e espiritual baseados principalmente no cultivo do amor ao próximo. O que vai acontecer do lado de lá vai ser apenas a consequência do que fizermos do lado de cá.

Suyndara escreveu:Como eu lhe disse, é um ponto de vista meu. Eu considero essa resignação diante da dor um ato de fraqueza e me irrita bastante aquela máxima "espera as demoras do senhor" ou qq admoestação à paciência (inercial)...

Isso não é resignação. É uma fuga.

Suyndara escreveu:Vai ver é por isso que acho o Chico Xavier um chato com aquelas conversinhas moles de "sou verme... sou um coitado" :emoticon17: []s

Olha... falando por mim, diante de alguns atos e sentimentos que ainda tenho em meu coração que não consegui extirpar, as vezes me considero um "coitado" diante de algumas pessoas que aprenderam a cultivar o amor. E geralmente, as pessoas que já tem um crescimento moral expressivo, aprende tambem a cultivar a humildade que acredito ser o que o Chico exercia quando falava coisas da maneira que voce escreveu.
Quanto mais vejo o quanto estou longe da pessoa que devo ser, ou quanato mais me vejo separado das virtudes morais e espirituais de pessoas como o Chico ou até mesmo o falecido Betinho (ateu, heim...) penso que realemnte sou ainda um coitado.
" ...I'm running to stand still... "

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:Toda doutrina fica bonita no discurso, especialmente quando se fala em moral, bondade e felicidade espiritual. (quem dera ficassem nisso)

Os católicos também afirmam que tem seus doutores e estudiosos e que a fé deles é racionalizada :emoticon26: (e convenhamos, em termos de "estudos" eles realmente se superam!)

O fato é que a DE tem suas regras e os adeptos obedecem. Ponto. Ninguém é obrigado, mas ninguém quer ir parar no umbral não é? :emoticon1:

Como eu lhe disse, é um ponto de vista meu. Eu considero essa resignação diante da dor um ato de fraqueza e me irrita bastante aquela máxima "espera as demoras do senhor" ou qq admoestação à paciência (inercial)...

Vai ver é por isso que acho o Chico Xavier um chato com aquelas conversinhas moles de "sou verme... sou um coitado" :emoticon17:

[]s

Cada Religião prega o que bem entender. De um modo geral, as teorias são boas. O problema é a prática. O que dificulta tudo é uma autoridade religiosa recomendar uma coisa e fazer outra. Infelizmente isso é muito comum.

Em termos de estudos, os católicos com mais de 1600 anos de existência, tem mesmo que apresentar mais, comparada com a Doutrina Espírita, com pouco mais de 150 anos. Isso é bem óbvio, não?

A D.E tem suas premissas como qualquer outra religião. Quem se dispuser a debatê-las, como eu faço na Sociedade Espírita que frequento, poderá segui-las sabendo o porquê de estar agindo assim ou assado, muito diferente de dogmas QUE SÃO IMPOSTOS goela abaixo, e aí daquele que discordar uma vírgula do que foi dito. É no mínimo excomungado.

Já expliquei mil vezes que a resignação só é aceita DIANTE DO INEVITÁVEL. Mas o que se deve fazer nesses casos? Diante da perda de um ente querido, por exemplo ? Ficar esbravejando e se lamentando por meses ? Vai adiantar alguma coisa?

Não existe nenhum sentido de fraqueza nesse caso, mas você não entende. Volto a repetir pela milésima vez que fora o inevitável, DEVEMOS LUTAR, E LUTAR MUITO para resolvermos os problemas que se deparam, transpor barreiras que nos são apresentadas, enfim não ficar na inércia diante do sofrimento que pode ser revertido. Entendeu agora, ou vou ter que repetir?

O que Chico Xavier diz é em função de sua personalidade e respeito diante daquilo que ele sempre lutou para divulgar. E teve bons frutos, pois os mais de 80 milhões de dólares adquiridos pela venda de seus livros FORAM TOTALMENTE DOADOS à Instituições beneficientes. Como pessoa física, poucos no Brasil fizeram isso ( na verdade não sei de nenhum outro ). Talvez sua condição humilde e resignada mesmo tenha contribuído para que ele se desprendesse dos bens materiais e assim agisse. Deve ser isso. Muito diferente de outros líderes religiosos que vivem pedindo "ofertas" aos seus fiéis para cada vez mais se enriquecerem através da "teologia da prosperidade", "tudo avalizado por Deus...."

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Não consigo exengar a diferença que vc insiste existir entre a DE e as demais religiões :emoticon26:

Pra mim as admoestações de Kardec são tão dogmática quanto as de Paulo :emoticon45:

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Suyndara escreveu:Não consigo exengar a diferença que vc insiste existir entre a DE e as demais religiões :emoticon26:

Pra mim as admoestações de Kardec são tão dogmática quanto as de Paulo :emoticon45:

Voce está enganada, querida!
Paulo, o pai da igreja católica sempre orientou a crer pela fé e professar a doutrina por dogmas e atos exteriores como o batismo.
Na DE não temos fé como a dos católicos, que creem sem raciocinar, tampouco demonstrações de atos exteriores como batismo, ceia, crisma, procissões adoração a imagens e etc, etc...
Os ensimanentos são tão contraditórios que Kardec foi escomungado dezenas de vezes pelos "Paulos" ou "papas" de sua época.
" ...I'm running to stand still... "

Apo

Mensagem por Apo »

Há sim inúmeras escolhas. Já disse e reitero : Ninguém é obrigado a nada, porém o indivíduo deverá arcar com as consequências do que fizer. Isso é natural em qualquer situação.

HAHAHAHA

Como pode uma ameaça tão prepotentemente autoritária querer se revestir de "aviso" amistoso e protetor?

Ora, se é natural em qualquer situação - e o ser humano minimamente lúcido sabe disto desde a mais tenra idade, que novidade reside nesta condição? Nenhuma a não ser amendrontar de forma patológica. A maioria dos psicopatas e torturadores usa este discurso, o pai autoritário ( que quer se fazer de bondoso e zeloso) diz isto, todo aquele que quer chantagear emocionalmente ( inserindo a agulha do medo e da subjugação) faz uso desta condição. É patético.

- Se quiser fazer, faça...mas depois não diga que não avisei... :emoticon3:
- Você é livre para escolher, mas entre as escolhas...escolha aquela com a qual eu concorde... :emoticon3:

Putz...que nojo.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:...Acho que cansei delas, porque por mais que a gente as discuta com os crentes, eles sempre saem pela tangente. Então, passo.

Aí é que está. Não saem pela tangente. Eles explicam conforme entendem e deixam bem claro isto. "A BIBLIA NÃO É PARA SER LIDA COM O CORPO E SIM COM A ALMA" ou de outra forma, depende da interpretação. Como cada um pode interpretar como quiser, então cada um dá a resposta que quer. Terá mais adeptos quanto mais próximo da interpretação comum chegarem. Se a biblia fosse um livro coerente, não teríamos zilhões de religiões, cada qual tendo sua interpretação. Mas TODAS são unânimes em dizer que a biblia condena a consulta aos mortos e ponto final. Não sei se o Islão prega isso, já que está fora da minha jurisdição e acho pouco provável que O Encosto queira intervir aqui nesta minha singela indagação...

...nossos santos não se bicam... :emoticon12:

Ora, para mim, no frigir de los uevos é tudo tangenciamento. Para eles é que é lógica explicita. De uma forma ou outra, por convenção, doutrina é doutrina e não outra coisa.

PS: tu e o Encosto são duas gracinhas. Aposto que numa mesa de bar, renderia bons papos.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Benetton escreveu:Há sim inúmeras escolhas. Já disse e reitero : Ninguém é obrigado a nada, porém o indivíduo deverá arcar com as consequências do que fizer. Isso é natural em qualquer situação.

Natural dentro de nossa realidade social e material, que só podemos mudar de uma forma muito limitada, mas uma aberração quando imposta por Deus.

Nós temos escolhas, claro, e devemos pensar nas consequências, mas esse Deus equivale ao assaltante que diz "me passa tudo ou morre" ou ao homem que diz à namorada "ou me ama ou te mato", com um agravante: Deus é supostamente infinitamente poderoso e bom.

Sim, realmente nós não somos obrigados a entregar o dinheiro ao bandido. Podemos escolher a morte.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:PS: tu e o Encosto são duas gracinhas. Aposto que numa mesa de bar, renderia bons papos.

Até hoje nunca consegui ficar mau humorado depois da 3ª dose...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:Há sim inúmeras escolhas. Já disse e reitero : Ninguém é obrigado a nada, porém o indivíduo deverá arcar com as consequências do que fizer. Isso é natural em qualquer situação.

Natural dentro de nossa realidade social e material, que só podemos mudar de uma forma muito limitada, mas uma aberração quando imposta por Deus.

Imposta por Deus, ou IMPOSTA PELOS HOMENS???????

Mas será que é tão difícil entender que, TUDO o que sabemos das Escrituras foi devidamente manipulado PELO HOMEM para adaptá-la aos seus interesses de dominação?

Fernando Silva escreveu:Nós temos escolhas, claro, e devemos pensar nas consequências, mas esse Deus equivale ao assaltante que diz "me passa tudo ou morre" ou ao homem que diz à namorada "ou me ama ou te mato", com um agravante: Deus é supostamente infinitamente poderoso e bom.
Sim, realmente nós não somos obrigados a entregar o dinheiro ao bandido. Podemos escolher a morte.

Já disse, isso tudo cai por terra quando se tem em mente que não foi Deus que obrigou niguém a adorá-lo e a reverenciá-lo em altares, com a punição do inferno para quem não fizesse isso. Pensei que tal fato estava claro quando provei que a Bíblia foi FLAGRANTEMENTE ADULTERADA em algumas partes. E se ela foi adulterada em algumas partes, quem garante que não foi na sua maioria?

O que creio que Deus espera de cada um, é mais ou menos o que já fazemos ( pelo menos as pessoas de bem fazem ) perante à Lei dos homens, ou seja, respeito, honestidade, integridade, civilidade, etc, etc. Em alguns casos espera-se mais um pouco, como a ajuda aos mais necessitados, e não vejo nada demais nisso, mas vai da consciência de cada um.

Se somente isso for feito, ninguém precisa se preocupar com nenhum Deus carrasco que vai matá-lo porque você não o adorou em altares. Ninguém vai ser torturado se não se importar com o tal do Espírito-Santo, outra invenção de Cristãos no início dessa era, TUDO PARA DOMINAR OS INGÊNUOS E SUBMISSOS FIÉIS.

E até hoje tem gente que acredita nisso, ou se vale disso, para tentar manter e criticar a idéia de um Deus irascível, torturador e vingador.

Editado pela última vez por Benetton em 02 Mai 2008, 09:15, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Apo escreveu:

HAHAHAHA

HAHAHAHA???? Talvez você tenha dado essa risada olhando-se no espelho.

Apo escreveu:Como pode uma ameaça tão prepotentemente autoritária querer se revestir de "aviso" amistoso e protetor?

Procure saber melhor o que pensa cada religião para depois então emitir o que você acha que é a realidade. Ameaça você pode ter ouvido e visto em muitos casos, como a ameaça do inferno, do castigo implacável, do Deus irascível do V.T, etc, etc.

Ah, existe um tal de umbral e carma? É mesmo? Já leu com profundidade sobre o mesmo em livros específicos ou você se baseou MAIS UMA VEZ no que disseram suas tias e avós quando você era criança ?

"Muitos" ( ou seria "muitas" ? ) preferem se basear nas visitas esporádicas que fizeram a Sociedades Espíritas, nas historinhas que ouviram quando criança ou naquilo que a titia disse ou que a vovó fez. Acham que isso já é o bastante para conhecer e criticar TODA uma Doutrina, em quaisquer de suas premissas. Quanta pobreza e pretensão ...

Ou quem sabe, esses mesmos "muitos(as)" prefiram enrolar os outros de forma desonesta e usar nomes alheios para fazer parecer que os Espíritas disseram isso, disseram aquilo, etc, etc, não é mesmo sra. apo?

Ou ainda, "muitos(as)" gostam de criticar aquilo que acreditam conhecer, pois como disse anteriormente, já foram a Centros Espíritas, ouviram falar isso ou aquilo e pronto! Já se acham aptos a criticar tudo ( de forma bisonha, é claro ). Mas ler Obras específicas, doutrinárias, experimentais, Trabalhos feitos no exterior por Médicos Europeus ... Ahhh...isso nem pensar! Dá trabalho, né? É mais fácil criticar num fórum virtual, sem um mínimo de conhecimento passível de análise, e bem confortável atrás de um teclado. Claro. O comodismo nesses casos impera na mente daquele que só gosta de apontar o dedo, ordinariamente situado no pedestal de seu orgulho.

Mas, voltando ao assunto : Se você foi acostumada a ameaças prepotentemente autoritárias, guarde-as para você e não as tome como base para julgar quem ou o que seja.

O engraçado é que você me chamou de prepotente em outro tópico, mas, ao mesmo tempo, você não consegue ver a sua própria arrogância e prepotência, que sempre caracterizaram suas intervenções e críticas àquilo que você supõe conhecer.

E o fato de haver consequências em cada ato de nossas vidas face àquilo que cometemos, por acaso é algum absurdo para você? Já esqueceu a velha lei da física de ação e reação? Experimente dar um murro na parede e veja o que acontece com o seu punho.

Apo escreveu:Ora, se é natural em qualquer situação - e o ser humano minimamente lúcido sabe disto desde a mais tenra idade, que novidade reside nesta condição? Nenhuma a não ser amendrontar de forma patológica.

Se você entende que as leis, sejam elas de cunho material ou espiritual, amedrontam-te de forma patológica, talvez lhe falte um mínimo de senso crítico acerca do que seja a retificação equilibrada da conduta humana perante os desafios e conquistas. Só possuímos uma sociedade minimamente civilizada com base em leis, e leis duras contra quem acredita ser maior e melhor do que os outros, inatingível e soberano, como acontecia na idade média. É verdade que ainda temos muito a progredir nesse sentido, mas foi com a imposição de leis sábias e equitativas que a sociedade desvinculou-se aos poucos da barbárie institucionalizada.

E essa mudança no comportamento social deveu-se, por acaso, a alguma maneira de amedrontar de forma patológica? Putz!

Ora, leia o que escrevi para o Fernando Silva a respeito disso.

Apo escreveu:A maioria dos psicopatas e torturadores usa este discurso, o pai autoritário ( que quer se fazer de bondoso e zeloso) diz isto, todo aquele que quer chantagear emocionalmente ( inserindo a agulha do medo e da subjugação) faz uso desta condição.

Errado. Não é a maioria dos psicopatas e torturadores que usa desse discurso. Uma vez que são desequilibrados mentais, TODOS eles usam desse tipo de comportamento.

Quem já teve experiências com pais autoritários que se fazem de bondosos e zelosos, deveria guardar tal lição para si e não generalizá-la para os outros, muito embora tal situação possa acontecer com relativa frequência em casos diversos, mas não em todas as situações.

O mesmo ocorre com aqueles que já passaram por chantageadores emocionais que inserem a agulha do medo e subjugação, como você mesma diz. Tentar jogar uma experiência infeliz dessas para tudo aquilo que lhe incomoda, é no mínimo uma clara falta de bom senso. Que há autoridades religiosas que fazem isso, não duvido, pois o que não falta nesse país são aproveitadores da boa-fé alheia. Porém, reitero, generalizar tudo ao seu bel-prazer, revela uma incoerência cognitiva impressionante, arraigada no prejulgamento daquilo que mal conhece.

Apo escreveu:É patético.

Concordo. É mais do que patético ler uma mensagem contaminada de preconceito e formação de juízo sem exame prévio, arrogando para si o âmago da verdade, como se situações específicas e claramente circunscritas a determinados meios pudessem servir de exemplos generalizados.

Apo escreveu:- Se quiser fazer, faça...mas depois não diga que não avisei... :emoticon3:
- Você é livre para escolher, mas entre as escolhas...escolha aquela com a qual eu concorde... :emoticon3:

Experimente fazer algo contrário às leis aí do sul e depois veja o que lhe acontece. Experimente entrar numa delegacia e procure ver os motivos que levaram tanta gente a ter sua liberdade cerceada. O indivíduo pode fazer tudo, DESDE QUE a Lei e os Legisladores concordem. Aí você não vê nada demais. Agora se a mesma idéia for aplicada às doutrinas religiosas, o mesmíssimo raciocínio não tem valor. Realmente é muito patético.

De novo : Leia o que escrevi para o Fernando Silva e tente entender, se for possível.

Apo escreveu:Putz...que nojo.

Claro. O nojo provocado por alguém que quer porque quer ser a bandeira incontestável da mais absoluta verdade, é simplesmente nojento. Asqueroso mesmo.

Tem uma ditado popular que diz : "É melhor ouvir isso do que ser surdo."

Pois nesse caso Eu digo : "É melhor ler isso do que ser cego".

Obs.: Da próxima vez, faça quotes nominais, quando quiser criticar quem quer que seja, para facilitar a réplica devida, pois só vi isso hoje, em virtude de que não costumo ler tudo o que escrevem por aí. Tenho mais o que fazer. Se tivesse nominado o quote da minha mensagem, teria visto com mais facilidade e teria te respondido há muito mais tempo.

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Benetton,

Ainda não consegui entender esse "livre-arbítrio" que vc diz existir na DE :emoticon26:

Se eu tenho escolha, mas pago fatalmente pela escolha errada (errada no caso, na visão de deus), então a espiritualidade decide minha vida sim :emoticon45:

Acho que vc se preocupa demais em reclamar das pretensas generalizações que supõe que outros foristas fazem e não percebe que não há de fato nada que diferencie os ensinamentos da DE de outros dogmas cristãos :emoticon4:

E uma das coisas que eu realmente acho chata nos kardecistas é essa manina de dizerem que não tem fé cega, que racionalizam tudo e que a "doutrina" deles é a grande revelação...isso é de um prepotência tão grande que não combina com os ideais de humildade e caridade pregados :emoticon45:

[]s

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:Benetton,

Ainda não consegui entender esse "livre-arbítrio" que vc diz existir na DE :emoticon26:

Se eu tenho escolha, mas pago fatalmente pela escolha errada (errada no caso, na visão de deus), então a espiritualidade decide minha vida sim :emoticon45:

E o que você gostaria que acontecesse com alguém que matou, estuprou, e foi um marginal a vida inteira? Que recebesse uma medalha de honra o mérito?

Se o elemento fez tudo o que não prestava, por que não receber um corretivo? Não é assim que se faz na vida material? Então por que não fazer algo semelhante na vida espiritual?

Suyndara escreveu:Acho que vc se preocupa demais em reclamar das pretensas generalizações que supõe que outros foristas fazem e não percebe que não há de fato nada que diferencie os ensinamentos da DE de outros dogmas cristãos :emoticon4:

Há diferenças abismais entre os dogmas herméticos e as premissa de D.E. É só observar as consequências que cada religião preconiza. Uma diz que o sujeito vai para o fogo eterno e nunca mais sai de lá. Outra diz que ele terá recuperação, embora com sofrimento, dependendo de cada caso.

Suyndara escreveu:E uma das coisas que eu realmente acho chata nos kardecistas é essa manina de dizerem que não tem fé cega, que racionalizam tudo e que a "doutrina" deles é a grande revelação...isso é de um prepotência tão grande que não combina com os ideais de humildade e caridade pregados :emoticon45:

Fé cega é engolir calado tudo que uma suposta autoridade religiosa lhe passa, e sem poder dizer um "Ah".

Já na D.E, Você debate, discute e tem todo o direito de não entender e aceitar. E ninguém vai excomungá-lo e nem dizer que você irá queimar no inferno. Existe a compreensão de que as pessoas só entenderão com o passar do tempo e com muito estudo. Foi e ainda é o meu caso.

Prepotência existe naqueles que julgam a D.E do lado de fora, apontando o dedo para tudo aquilo que "acham" errado sem ao menos estudar os mais elementares princípios da mesma. :emoticon45:

Editado pela última vez por Benetton em 06 Mai 2008, 14:38, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

chagas

Mensagem por chagas »

Benetton escreveu:Fé cega é engolir calado tudo que uma suposta autoridade religiosa lhe passa, e sem poder dizer um "Ah".

Já na D.E, Você debate, discute e tem todo o direito de não entender e aceitar. E ninguém vai excomungá-lo e nem dizer que você irá queimar no inferno. Existe a compreensão de que as pessoas só entederão com o passar do tempo e com muito estudo. Foi e ainda é o meu caso.

Prepotência existe naqueles que julgam a D.E do lado de fora, apontando o dedo para tudo aquilo que "acham" errado sem ao menos estudar os mais elementares princípios da mesma. :emoticon45:

Tenho que concordar que isto parece bastante convincente em se tratando de comparações entre religiões.
Este deveria ser um argumento a ser considerado.

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:PS: tu e o Encosto são duas gracinhas. Aposto que numa mesa de bar, renderia bons papos.

Até hoje nunca consegui ficar mau humorado depois da 3ª dose...

Eu não sei o que sou depois da 1ª dose...
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

E o que você gostaria que acontecesse com alguém que matou, estuprou, e foi um marginal a vida inteira? Que recebesse uma medalha de honra o mérito?

Se o elemento fez tudo o que não prestava, por que não receber um corretivo? Não é assim que se faz na vida material? Então por que não fazer algo semelhante na vida espiritual?

Lei de taleão é justiça para você?

Você acha mesmo que pagar na mesma moeda redime malfeitores? :emoticon5:

E que tipo de "punição" é essa que vc nem sabe a causa? É uma estratégia da espiritualidade?

Muito fdp isso, sabia? Se vc sofre ou se estrepa na vida tem que ficar calado pq você nem sabe se vc mereceu isso ou não :emoticon45: ´

Os espíritos são covardes então, pq isso não é forma de aplicar corretivo em ninguém. Qualquer pessoa que eduque um filho sabe disso...

Por outro lado um deus que se auto-intitula misericordioso e bom, mas age como um vingativo mesquinho não é pode ser considerada uma deidade de fato :emoticon45:

É preferível pagar com dor e sofrimento no purgatório, onde há misericórdia divina e sabe-se exatamente as faltas a serem redimida do que viver e reencarnar ad-infinitum para pagar por um erro do qual não tem conhecimento...é uma lógica muito burra essa, não faz o menor sentido!

Há diferenças abismais entre os dogmas herméticos e as premissa de D.E. É só observar as consequências que cada religião preconiza. Uma diz que o sujeito vai para o fogo eterno e nunca mais sai de lá. Outra diz que ele terá recuperação, embora com sofrimento, dependendo de cada caso.

Não acho. Ambas iludem da mesma forma e ameaçam da mesma forma. Não menospreze Kardec, o umbral é 5 vezes mais tenebroso do que o inferno já descrito por qualquer teólogo :emoticon32:

Fé cega é engolir calado tudo que uma suposta autoridade religiosa lhe passa, e sem poder dizer um "Ah".

Fé cega é acreditar sem provas, partindo apenas de possíveis experiências pessoais, vc sabe muito bem disso :emoticon45:

Já na D.E, Você debate, discute e tem todo o direito de não entender e aceitar. E ninguém vai excomungá-lo e nem dizer que você irá queimar no inferno. Existe a compreensão de que as pessoas só entederão com o passar do tempo e com muito estudo. Foi e ainda é o meu caso.

Nas outras religiões também há debates e estudos :emoticon45:

Discordar e duvidar vc sempre pode, mas enquanto continuar participando é pq ainda é conivente com a "verdade" pregada nas sessões :emoticon4:

E quem critica demais sempre leva "bronca" dos colegas de fé, isso também vc já deve saber
:emoticon26:

Prepotência existe naqueles que julgam a D.E do lado de fora, apontando o dedo para tudo aquilo que "acham" errado sem ao menos estudar os mais elementares princípios da mesma.

Sou metida mesmo, prepotente é coisa pra gente chata :emoticon12:

Se a indireta foi para mim foi muito infeliz, eu conheço a DE sim, convivi com a doutrina durante uns 20 anos e estudei muita coisa nesse período :emoticon45:

Até sei fazer as conexões com certos temas entre a DE e a ICAR :emoticon13:

[]s

Trancado