Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Luis Dantas escreveu:E o RCA tem razão em que é muito querer ver como altruísmo português o tamanho atual do Brasil. Os portugueses queriam terra por motivos econômicos, não humanitários. E ainda desrespeitaram o Tratado de Tordesilhas no processo...
Os brasileiros avançaram para oeste sem encontrar resistência dos espanhóis entre outras coisas porque:
-a terra estava desocupada
-enquanto eles avançavam, o império espanhol se desfazia.
Ou seja, o Brasil ocupou uma terra que não era de ninguém. Nem era mais dos espanhóis nem ainda tinham se formado os novos países.
Claro que isto é uma simplificação, mas foi a base do processo.
Fernando Silva escreveu:Outro exemplo: a Itália. Norte: frio, rico e industrializado. Sul: quente, pobre e violento, controlado pelas máfias.
Sim! Sim!
Foi de lá que meus genes paternos vieram!
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Fernando Silva escreveu:Pergunta: onde está riqueza no Brasil? No sul. Onde está a miséria? No norte/nordeste.
No que se refere a região sul, cabe lembrar que era uma economia pastoril, sem necessidade de massiva mão de obra escrava.
Sim. Isto foi possível no sul. No norte, levou mais tempo até se desenvolverem raças resistentes, misturando-se as raças européias às raças indianas por exemplo.
Não Pug, não é. Infelizmente seus antepassados era assim mesmo. Gostaira de saber o que voces, gringos Portugueses aprendem sobre a colonizaçao Brasileira. Deve ser um conto de fadas!
Pug escreveu: Não acredito que alguém possa ser desse jeito...ou pode
Pode!!!! Sou curto e grosso. Mais grosso do que curto.
E vc continua.
O tema já ultrapassou a história...deixa para lá...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido
RCAdeBH escreveu: Gostaira de saber o que voces, gringos Portugueses aprendem sobre a colonizaçao Brasileira. Deve ser um conto de fadas!
Nós aprendemos que os nossos antepassados eram maravilhosos. Eles levaram muitos presentes para o novo mundo, como o pau em riste (que permitiu a invençao das mulatas) e a gripe de estilo Europeu. Também levamos muitas Biblias que o Indios agradeceram, pois assim podiam usar papel em vez de folhas depois de obrar. Outro aspecto importante da visita de cortesia dos Portugueses ao Brasil, foi a oportunidade que os Portugueses deram a muitos Africanos de fazerem uma grande Viagem a outro mundo. Poderam assim Alargar os seus horizontes e como bónus ainda aprenderam muitos ofícios.
Foi maravilhoso. Uma grande Epopeia...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido
RCAdeBH escreveu: Gostaira de saber o que voces, gringos Portugueses aprendem sobre a colonizaçao Brasileira. Deve ser um conto de fadas!
Nós aprendemos que os nossos antepassados eram maravilhosos. Eles levaram muitos presentes para o novo mundo, como o pau em riste (que permitiu a invençao das mulatas) e a gripe de estilo Europeu. Também levamos muitas Biblias que o Indios agradeceram, pois assim podiam usar papel em vez de folhas depois de obrar. Outro aspecto importante da visita de cortesia dos Portugueses ao Brasil, foi a oportunidade que os Portugueses deram a muitos Africanos de fazerem uma grande Viagem a outro mundo. Poderam assim Alargar os seus horizontes e como bónus ainda aprenderam muitos ofícios.
Culpar os portugueses por terem trazido um tanto de civilização para cá faz pensar se estaríamos melhores hoje, vivendo nus no meio do mato?
Para começar, nem seríamos nós, e sim, as etnias que aqui viviam às quais, a maioria de nós (exceto o Acauan) deve uma minúscula parcela de sua ascedência. Nós somos resultado direto da colonização portuguesa. E esta não teria sido "melhor" se feita por Holandeses, Franceses, Ingleses ou Espanhóis. Basta tomar os vários exemplos de países latinos que foram colonizados por esses povos, e que não são nem um pouco melhores do que nós.
O nosso atraso se deve principalmente a várias decisões estratégicas erradas tomadas ao longo, principalmente, do último século, quando já éramos plenamente independentes dos lusos. Fomos nós, e apenas nós, que elegemos os populistas e nacionalistas. Fomos nós, e apenas nós, que escolhemos o modelo estatizante, e depois colocamos comunistas no poder. Fomos nós, e apenas nós, que escolhemos substituir importações. Fomos nós, e apenas nós, que demos o calote.
Tudo isso fomos nós que fizemos, e não os portugueses.
Aproveitar o momento histórico em que genericamente concordo
...
RCA por favor, não adianta discutir o que já passou. Lembre-se que na época do descobrimento, o que os países europeus estavam querendo era justamente explorar outras terras para enriquecerem. Ou você acha que somente os portugueses exploraram o Brasil? Também fomos explorados pelos espanhóis e franceses mas os portugueses foram mais espertos e tomaram para si o domínio do lugar.
Que eles cometeram atrocidades, cometeram mas me diga: qual povo daquela época não cometeu também atrocidades ou roubaram outros povos? Lembra-se do espanhol Cortez? Ele e seus conterrâneos não exterminaram os astecas? (Hã, foram os astecas, não foram?)
Então, pare com essa besteira, esqueça o passado e aproveite as pentelhudas de hoje que você tanto gosta. Ou vai falar que elas tem culpa no cartório também.
Aliás, a minha torcida é para minha querida Esquadra Azzurra que detonou os meus queridos "primos" ontem a tarde.
RCA por favor, não adianta discutir o que já passou. Lembre-se que na época do descobrimento, o que os países europeus estavam querendo era justamente explorar outras terras para enriquecerem. Ou você acha que somente os portugueses exploraram o Brasil? Também fomos explorados pelos espanhóis e franceses mas os portugueses foram mais espertos e tomaram para si o domínio do lugar.
Que eles cometeram atrocidades, cometeram mas me diga: qual povo daquela época não cometeu também atrocidades ou roubaram outros povos? Lembra-se do espanhol Cortez? Ele e seus conterrâneos não exterminaram os astecas? (Hã, foram os astecas, não foram?)
Então, pare com essa besteira, esqueça o passado e aproveite as pentelhudas de hoje que você tanto gosta. Ou vai falar que elas tem culpa no cartório também.
Aliás, a minha torcida é para minha querida Esquadra Azzurra que detonou os meus queridos "primos" ontem a tarde.
Luis Dantas escreveu:E o RCA tem razão em que é muito querer ver como altruísmo português o tamanho atual do Brasil. Os portugueses queriam terra por motivos econômicos, não humanitários. E ainda desrespeitaram o Tratado de Tordesilhas no processo...
Os brasileiros avançaram para oeste sem encontrar resistência dos espanhóis entre outras coisas porque: -a terra estava desocupada -enquanto eles avançavam, o império espanhol se desfazia.
Ou seja, o Brasil ocupou uma terra que não era de ninguém. Nem era mais dos espanhóis nem ainda tinham se formado os novos países.
Claro que isto é uma simplificação, mas foi a base do processo.
Isso não corresponde à realidade. A maior parte do avanço para oeste se deu no período de união das coroas ibéricas, entre 1580 e 1640, época em que o Tratado de tordesilhas não fazia sentido já que Portugal era governado pelo Rei da Espanha. Além disso, não se pode dizer, nesse período, que ""o Brasil" ocupou isso ou aquilo. "O Brasil" sequer existia naquela época. Quem marchou para oeste coma as bandeiras foram portugueses da colônia ou do reino, que nada indica que não se considerassem como tais e seus "agregados" índios e mestiços, que ansiavam ser aceitos como portugueses. O Brasil não existia nem mesmo como projeto ou simples idéia. E os portugueses dos dois lados do atlântico souberam aproveitar o momento político e ocupar as terras que puderam. Assim como, após a separação das coroas ibéricas, os políticos diplomatas e soldados potugueses souberam garantir o que haviam conquistado.
Luis Dantas escreveu: O que significa mesmo restelo? Quem são esses velhos do restelo? Salazaristas, talvez?
Restelo é uma Zona de Lisboa. A expressao "velhos do restelo" vem dos Lusiadas de Camoes. Quando os Navegadores Partiram, da Zona de Restelo, os velhos agoirentos,... diziam que aquilo nao ia dar em nada. Velho do Restelo é sinónimo de agoirento.
E sobre os exterminios e a escravatura... eu fiz um comentário ironico sobre isso ao RCA.
Os velhos do restelo.
São os desejosos em ver falhar aqueles que ousam.
Preferem o pouso seguro.
Fernando Silva escreveu:Outro exemplo: a Itália. Norte: frio, rico e industrializado. Sul: quente, pobre e violento, controlado pelas máfias.
Sim! Sim!
Foi de lá que meus genes paternos vieram!
Os meus vieram de Gênova (paternos) e Veneza (maternos).
Vale lembrar (no meu caso), que eu não estaria aqui se não fosse a miséria vivida pelos meus antepassados; guerras, crises agrícolas, etc...
Muitos descendentes acabam "esquecendo-se" dessa parte.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Miguel escreveu:Eu sou um Terrível Colonizador e garimpeiro RCA ... compreendo a tua posiçao.
Ah... na Boa. No jogo França-Brasil eu torci pelo Zidane. E olha que se calhar ainda vou ficar contente pelo Zidane outra vez...
Miguel,
Aposto que os seus ancestrais, em Moçambique, pagavam tributo em tecido ao Monomotapa (acho que é assim que se escreve)...
Esses estão longe. Grande parte dos portugueses têm genes Africanos. E que é esse ...Tapa?
Era um reizinho tribal de uma parte de Moçambique, a quem os "terríveis colonizadores" preferiam pagar tributo em tecidos (além de umas cachaças do Brasil) a ter que guerrear.
RCAdeBH escreveu:Desculpe-me os Portugueses do fórum, se falar algo que lhes ofenda, não levem para o lado pessoal, estou generalizando muitíssimo. Não tercerei para Portugal porque ainda tenho mágoas a respeito do tratamento dado durante os 300 anos que duraram a devastadora colonizaçao do nosso país. Quizera eu que fossemos colonizados por paises concientes de que uma colônia não é somente uma mina de ouro ou madeira. Os Portugueses tiraram o que era humanamente possivel para eles de nosso país sem pensar nas consequencias que teríamos se depois tivessemos que caminhar sozinhos. Tiraram a possibilidade de sermos um país economicamente viável e assim sendo, nossas crianças ainda morrem de fome por culpa tambem de um passado de abusos extrativistas por parte de nossos patronos. A algum tempo, perguntado sobre alguma sucessão presidencial que ocorreria no Brasil, um nobre politico Portugues disse que aquilo não era da conta de Portugal a 200 anos... Aliás, nunca foi. Para o Rei , o Brasil era o país das suas orgias, lindo, com um povo submisso (somos até hoje, não para Portugal, mas para nossos politicos) e com um grande tesouro prestes a ser encontrado. Encontraram, saquearam, vilipendiaram nosso solo e quando nossa naçao começou a pensar na coletividade, botamos eles para fora. Miseráveis, porem LIVRES. Da-lhe Zizou.
Pessoal não é querendo me intrometer no assunto não, mas o que tem haver assuntos futebolísticos aqui, em um site ateu? E que consideração pela história né...
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”