Papa confirma existencia do Inferno

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

Benetton escreveu:Ok. Deixemos as outras considerações de lado. Se há um consenso de que João Paulo II não era um grande teólogo ( sinceramente, nunca tinha ouvido uma afirmação dessa antes ), então ele poderia errar em suas teses. O que acho estranho, é que não precisa ser um papa para saber que não se pode contrariar um dogma, sob o risco da pena herética. Qualquer católico sabe disso. E com certeza o papa JP II também sabia. No entanto, ele enfrentou toda a Cúria, contrariou interesses milenares da sua igreja e, independente de seus pares tradicionalistas, pronunciou-se acerca desse controvertido tema e surpreendeu todos os fiéis. E dentro em breve será canonizado ...

Sua canonização baterá rercordes, pois nenhum outro, foi agraciado em tão pouco tempo. São João P II ...

Sim. João Paulo não era um grande teólogo. E no Concílio vaticano II sempre esteve ao lado dos derrotados. Ao contrário de Ratzinger. O que o fez ascender foi o seu carisma pessoal.
Quanto a ser canonizado, quando a Igreja eleva alguém aos altares não significa, absolutamente, que tenha sido um exemplo de perfeição teológica, antes, um exemplo de vida cristã. Há até santos que tiveram obras pessoais com leitura rejeitada pela Igreja, mas se destacaram pelas suas virudes e/ou morreram martirizados. Ou seja, canonizar JPII não significa elevar ao estado de verdade suas idéias.
E contrariar um dogma nem sempre é considerado herege.

Bom, quanto a Pedro ter sido papa, acho isso bem interessante. Acho que nem ele sabia disso.

A palavra papa teve origem do latim "papas", variante de pappos: o avô, o antepassado. Porém somente a partir do século VI é que adquiriu a conotação atual, ou seja, o Sumo Pontífice. Alguns estudiosos vêem no termo papa uma referência direta ao deus frígio Átis. Então como Pedro, no século I, já poderia ser considerado um papa de uma igreja que nem existia como organização formal ?

Mesmo que Santo Inácio de Antioquia, no século I, tenha utilizado pela primeira vez o termo "católica", a igreja não existia como entidade constituída.

Há que se ressaltar que, igreja naquela época não era a igreja que entendemos hoje, pois se lermos os Evangelhos duma ponta à outra veremos que a palavra «Igreja», no sentido que hoje lhe damos, nem sequer neles é mencionada exceto por aproximação e apenas três vezes em dois versículos no Evangelho de Mateus (Mt 16, 18 e Mt 18, 17), pois a palavra grega original, usada por Mateus, ekklêsia, significa simplesmente «assembleia de convocados», neste caso a comunidade dos seguidores da doutrina de Jesus, ou a sua reunião num local, geralmente em casas particulares onde se liam as cartas e as mensagens dos apóstolos. Sabemos pelo testemunho de outros textos do Novo Testamento, já que os Evangelhos a esse respeito são omissos. Veja por exemplo, a epístola aos Romanos (16, 5) onde Paulo cita o agrupamento (ekklêsia) que se reunia na residência dum casal de tecelões, Aquila e Priscila, ou a epístola a Filémon (1, 2) onde o mesmo Paulo saúda a ekklêsia que se reunia em casa do dito Filémon; num dos casos, como lemos na epístola de Tiago (2, 2), essa congregação cristã é designada por «sinagoga». Nada disto tem a ver, portanto, com a imponente Igreja católica enquanto instituição formal estruturada e oficializada, sobretudo a partir do Concílio de Nícéia, presidido pelo Imperador Constantino, mais de 300 anos após a morte de Cristo.

Quanto à passagem exaustivamente usada na Bíblia para justificar Pedro como fundador da Igreja, temos incontáveis interpretações : "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18). Existe inúmeras controvérsias sobre o real significado dessa passagem. Possuo interpretações de várias correntes e muitas apontam a Cristo como a verdadeira pedra de fundação. Resumindo :

Quando Cristo falou “...esta pedra...” não estava se referindo a Pedro, mas sim à anterior declaração de Pedro a respeito de Jesus – “Tu és o Cristo, O Filho do Deus vivo”. Cristo é a pedra fundamental da igreja. Paulo afirmou: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já esta posto, o qual é Jesus Cristo.” (I Co 3.11). No grego, a palavra Pedro é petros, do gênero masculino, enquanto pedra ou rocha é petra, do gênero feminino. O que Cristo disse: “Tu és Petros (masculino), e sobre esta petra (feminino) eu edificarei a minha igreja.”

“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posto como cabeça de esquina” (At 4.11).

O fato de não se usar antes o titulo de papa ou de católica, em principio, não significa absolutamente nada.
A liderança de Pedro sobre os 12 é clara. Observe que quando chegou com João na túmulo de Jesus, João o aguradou para que então pudessem entrar. Ou quando Pedro tomou para si o dever de defender Jesus.
Mais claro ainda é pelo fato de que é o único que tem o nome trocado por Jesus: de Simão para Pedro. Qualquer bibliófilo sabe que coisa semelhante se dera com Jacó (Israel) e com Abrão (Abraão). E sabem o que essa mudança significa. Qualquer bibliofilo sabe, ainda, que a casa de Pedro é a única onde Jesus se hospedou dentre os 12, bem como que Jesus preferiu subir à barca de Pedro. Sabe, ainda, que quando foi cobrado por não pagar impostos, Jesus operou um milagre e pagou por si e por Pedro, apenas por Pedro.
E muito me admira que tenhas recorrido a um texto protestante para defender sua tese. :emoticon16:
Esse texto é um dos meus "favoritos", já que, para que fosse verdadeiro, Jesus teria que ser esquizofrênico. Veja a contradição:
Pedro tu és pedra. Mas não há absolutamente qualquer motivo para eu ter dito que você é pedra, porque é sobre mim, e não sobre você, que edificarei, eu mesmo, a minha igreja... :emoticon10:
Há alguma coerência? :emoticon4:
"Noite escura agora é manhã..."

Apocaliptica

Re.: Papa confirma existencia do Inferno

Mensagem por Apocaliptica »

Sempre ouvi nas aulas de religião da escola, e mesmo dentro da minha família (Católica praticante, pelo menos os avós e alguns tios ), que a frase teria sido: " Pedro és pedra e sobre ti erguerei a minha Igreja".

Ou seja, imagina quantas vezes ao redor do mundo e ao passar do tempo, com tantas traduções esta frase teria sido mudada...

NadaSei

Re: Re.: Papa confirma existencia do Inferno

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Como vai sustentar que a religião não passa de fantasias escritas por nômades, sem conhecer o assunto?
Não tem como mesmo.

Se você tem alguma evidência de que não seja, favor apresentar.
Dispensam-se experiências pessoais ou recomendações de nos dedicarmos à meditação.

Inversão do ônus da prova.
Desculpe meu amigo, mas você pegou o bonde andando e está querendo sentar na janelinha?
Nosso amigo AFIRMOU que o budismo não passa de fantasia criada por nômades e demonstrou que não conhece do assunto.
Ou seja, falou sobre algo que não conhece.
Cabe a quem AFIRMA provar isso.

Afirmar sem conhecer é fácil...
A psicanálise freudiana não passa de fantasia, criada por um homem que queria transar com a própria mãe e que dizia que existe um outro ser dentro de nós (chamado inconsciente) que controla nossa consciência e nos faz de marionetes.
Prove que eu estou errado...

Sou eu que estou afirmando essa bobagem... sou eu que tenho que provar.
Assim como é o nosso colega que tem que provar a besteira que ele falou.
Eu já mostrei que ele estava errado sobre o Budismo ensinar reencarnação... o resto das besteiras, ele que prove se puder, afinal quem afirma isso é ele.

Quanto a provar Deus... ninguém está discutindo isso aqui...
Esse tipo de "fixação", turva o julgamento, cuidado.
Fernando Silva escreveu:E não vejo em que estudar a fundo as religiões vai nos fazer mudar de idéia.

Não?
Um crente diz que o BIG-BAG é o resultado da colisão frontal de dois asteróides que se auto criaram.
Só o estudo da teoria já baste para que ele mude de idéia.

O mesmo vale pra quem acha que o Budismo prega a reencarnação como no espiritismo.
O estudo do Budismo resolve o problema.

Falar de um assunto que não conhece, leva a "pérolas" como essa do BIG-BANG.
Ninguém é obrigado a estudar um assunto que não tem interesse, mas que tenha humildade em reconhecer isso, e não faça afirmações absurdas sobre o que não conhece.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Como vai sustentar que a religião não passa de fantasias escritas por nômades, sem conhecer o assunto?
Não tem como mesmo.

E não vejo em que estudar a fundo as religiões vai nos fazer mudar de idéia.

Não?
Um crente diz que o BIG-BAG é o resultado da colisão frontal de dois asteróides que se auto criaram.
Só o estudo da teoria já baste para que ele mude de idéia.

O mesmo vale pra quem acha que o Budismo prega a reencarnação como no espiritismo.
O estudo do Budismo resolve o problema.

Falar de um assunto que não conhece, leva a "pérolas" como essa do BIG-BANG.
Ninguém é obrigado a estudar um assunto que não tem interesse, mas que tenha humildade em reconhecer isso, e não faça afirmações absurdas sobre o que não conhece.

Estudar as religiões a fundo evitará que falemos besteira sobre o que pregam essas religiões. Com isto concordo.

Mudando de assunto: o budismo não é monolítico; está dividido em "tradições", sendo que algumas divergem bastante da tradição theravada, supostamente fiel a Buda.

O que eu quis dizer é que estudar as religiões não vai me fazer encontrar evidências da existência de algum deus.

Estudar a Bíblia a fundo não vai me convencer de que suas afirmações sobre Javé eram mais que fantasias mitológicas (e foi isto que eu contestei. Posso decorar a Bíblia e não mudarei de idéia).

Estudar sobre o Big Bang também não vai servir como prova de que ele ocorreu, mas, pelo menos, eu vou entender o que a ciência já descobriu a respeito. E, como já disse, respeito mais a ciência que a religião, já que os resultados da ciência são visíveis.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Alter-ego escreveu:
E contrariar um dogma nem sempre é considerado herege.

Pode até ser. Mas duvido muito se um fiel comum negasse publicamente a existência do inferno, se ele não fosse considerado um herege. Mas como é um Papa, aí dá-se um desconto ...

Alter-ego escreveu:
O fato de não se usar antes o titulo de papa ou de católica, em principio, não significa absolutamente nada.
A liderança de Pedro sobre os 12 é clara. Observe que quando chegou com João na túmulo de Jesus, João o aguradou para que então pudessem entrar. Ou quando Pedro tomou para si o dever de defender Jesus.
Mais claro ainda é pelo fato de que é o único que tem o nome trocado por Jesus: de Simão para Pedro. Qualquer bibliófilo sabe que coisa semelhante se dera com Jacó (Israel) e com Abrão (Abraão). E sabem o que essa mudança significa. Qualquer bibliofilo sabe, ainda, que a casa de Pedro é a única onde Jesus se hospedou dentre os 12, bem como que Jesus preferiu subir à barca de Pedro. Sabe, ainda, que quando foi cobrado por não pagar impostos, Jesus operou um milagre e pagou por si e por Pedro, apenas por Pedro.
E muito me admira que tenhas recorrido a um texto protestante para defender sua tese. :emoticon16:
Esse texto é um dos meus "favoritos", já que, para que fosse verdadeiro, Jesus teria que ser esquizofrênico. Veja a contradição:
Pedro tu és pedra. Mas não há absolutamente qualquer motivo para eu ter dito que você é pedra, porque é sobre mim, e não sobre você, que edificarei, eu mesmo, a minha igreja... :emoticon10:
Há alguma coerência? :emoticon4:

O fato de Pedro ter alguma ascendência sobre os demais apóstolos também não significa nada. Além disso, se Pedro deveria ser o primeiro a defender Cristo, não deveria ser o primeiro a negá-lo por três vezes, após sua prisão.

Como Eu bem disse antes, tenho interpretações de várias correntes e muitas apontam a Cristo como a verdadeira pedra de fundação. Se uma delas é de protestantes ou espíritas, em nada interfere no fato de Pedro não ser a pedra de fundação da Assembléia dos Convocados, e não da igreja como se conhece hoje. Além disso, obter conhecimento de outras correntes é até um preceito Bíblico : “Examinai tudo, conservai o que é bom” (1 Tes. 5, 21). :emoticon16:

Não, não penso que Jesus tivesse que ser Esquizofrênico para dizer que Ele é a própria Pedra de fundação. Pedro é petros, ou seja, um fragmento de pedra, uma pequena pedra que pode ser transportada. Ora, SE Cristo, logo após comparar Pedro a uma pedrinha, afirmou que edificaria a Sua Igreja sobre a rocha, salta aos olhos que Ele não pretendia construir a Igreja sobre Pedro. Logo não há contradição nenhuma. É como se Ele dissesse : "Pedro, tu é apenas um fragmento de pedra, não terás como sustentar minha assembléia, logo só poderei construir minha Igreja sobre esta grande rocha diante de Ti". :emoticon10:

A Igreja, da qual Pedro era parte integrante, seria construída sobre a Rocha. “E quem é rochedo senão o nosso Deus?” (Sl 18,31 b). “... não há outra Rocha que eu conheça” (Is 44,8b). Está, pois, claro que “...a rocha era Cristo” (1 Co 10,4). Viu a coerência ? :emoticon4:

Além disso, é bom lembrarmos que Pedro, SE realmente fosse um papa, ele foi um “papa” bem diferente : Era casado (Mc 1,30), e pobre (At 3,6). Quão diferentes são os papas de hoje : São solteiros (obrigatoriamente) e ricos, vestem-se luxuosamente e moram em palácios, servidos por enorme criadagem. :emoticon1:

Editado pela última vez por Benetton em 15 Mai 2007, 12:50, em um total de 10 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Por aqui só chamam de espada de S. Jorge quando se tem pudores.
O nome popular é espada de Ogum, mesmo. :emoticon16:

Se a turma da Universal sair procurando espada de Ogum para tomar banho do descarrêgo vai ser mais divertido ainda.

:emoticon16:

Nome de plantas brasileiras são curiosos.

Quando era criança, minha mãe cultivava ervas no jardim de casa (coisa de Índio).
Um dia bateu uma mulher na porta e perguntou se eu podia dar-lhe quebra-pedras.

Eu levei um martelo para ela...

Quaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquá!
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Mudando de assunto: o budismo não é monolítico; está dividido em "tradições", sendo que algumas divergem bastante da tradição theravada, supostamente fiel a Buda.

Disse bem, supostamente fiel... nenhuma seita especifica consegue se manter completamente fiel.
As diferentes seitas budistas, são semelhantes a diferentes seitas cristãs.
A maior diferença no Budismo é o aparecimento de outros Budas.
Seria como se os evangélicos pregassem não apenas o Cristo católico, mas além dele, um segundo e terceiro filho de Deus, outros Cristos.
Fernando Silva escreveu:O que eu quis dizer é que estudar as religiões não vai me fazer encontrar evidências da existência de algum deus.

Estudar a Bíblia a fundo não vai me convencer de que suas afirmações sobre Javé eram mais que fantasias mitológicas (e foi isto que eu contestei. Posso decorar a Bíblia e não mudarei de idéia).

Sim, mas eu não cheguei a discutir isso... essa já é outra estória.
Posso até discuti-la já.
Apenas estudar um religião como o cristianismo, dificilmente te faria mudar de idéia.
Já estudar e PRATICAR a risca, pode faze-lo.
Estudar e praticar mais de uma religião, melhor ainda.
Com tanto que você estude e siga a pratica como é ensinada, vai encontrar as evidências da existência do Deus sobre o qual falam.

A pratica leva ao conhecimento de nossa própria mente, leva ao autoconhecimento. Como Deus está dentro de nós, o conhecimento sobre nós mesmo, nos leva a ver as evidências de que ele está em nós, bem como por toda parte.
A pratica permite a verificação do que está sendo dito.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Mig...

Mensagem por Mig... »

NadaSei escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Quando um idiota sabe que é idiota ele pode se controlar. Quando não sabe... Bem, ele continua a ser um idiota, mesmo querendo transmitir "ensinamentos".
O sujeito é uma falácia arrogante até no nick e nem percebe. Como alguém já disse em outras discussões, não vale a pena bater em quem não é capaz de perceber que está apanhando...
:emoticon131:

Sim, claro...
Sou eu que admito que não estudo religião porque não passa de fantasia escrita por nômade e que mesmo sem conhecer o assunto, afirmo sem sombra de duvidas que é isso mesmo... Contradição pura.
Crença é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem...
E depois sou eu que estou apanhando...

Sabe o porque você não consegue argumentar para defender sua crença? Porque não tem base onde sustenta-la.
Como vai sustentar que a religião não passa de fantasias escritas por nômades, sem conhecer o assunto?
Não tem como mesmo.

O seu interesse é em "ganhar" a discussão... faz assim, conta pros seus amiguinhos que você ganhou, diga que me deu uma "surra"... vou ser bonzinho com você e não vou desmentir. :emoticon4:

O Nada sei é uma wikipédia cazaque ambulante...

Mig...

Mensagem por Mig... »

Ateu Tímido escreveu:
NadaSei escreveu:
Tiger escreveu:O que é religiao????

Fonte de conhecimento.
Um conjunto de textos, questões filosóficas, mitologias e praticas, com o objetivos de "despertar" o homem e livra-lo do sofrimento, da morte e da ignorância.

Entre muitas outras coisas, nos ensinam que o inferno está dentro de nós, bem como espalhado por toda parte, aqui mesmo na terra. Paraíso idem.

Religião é crença em "amigos imaginários", como se fossem seres reais. O resto é conversa. "Elaboração intelectual" de quem não quer abrir mão do conforto da crença, mas sente vergonha do seu primitivismo.

"I'll tell you i believe in God's Kingdon and i'll see you and your mother again, but not in this lifetime" The 25th hour de spike lee

Esta frase resume para mim esse primitivismo... que para mim é apenas a única coisa que a religiao tem de verdadeiramente sincero. Este sentimento numa boa pessoa passa. Nunca passaria pela cabeça dessa boa pessoa de impor essa crença a outros. O "conhecimento religioso" é que estraga tudo...

zencem

Mensagem por zencem »

.
Bem que o Papa poderia colocar uma prova do inferno numa redoma, e deixa-la numa esposição junto com as provas do milagre de Lanciano, cientificamente comprovado por dois especialistas católicos, ...de confiança. :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:A maior diferença no Budismo é o aparecimento de outros Budas.
Seria como se os evangélicos pregassem não apenas o Cristo católico, mas além dele, um segundo e terceiro filho de Deus, outros Cristos.

Só que os budistas não vêem o Buda original como um deus, mas como um modelo a se atingir. Qualquer um pode se tornar um buda, o que não é o caso de Jesus, que continua sendo Deus e inatingível.
NadaSei escreveu:Com tanto que você estude e siga a pratica como é ensinada, vai encontrar as evidências da existência do Deus sobre o qual falam.

Se ele existir.

E, se eu não encontrar (como de fato não encontrei depois de 42 anos indo à igreja, rezando o terço e outras babaquices), é claro que alguém vai me dizer que eu não fiz direito, que não me esforcei, que não tive fé, que não me entreguei de coração.

Os crentes sempre "terão razão" e nós sempre seremos os que "não se esforçaram o suficiente".

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:A maior diferença no Budismo é o aparecimento de outros Budas.

Só que os budistas não vêem o Buda original como um deus, mas como um modelo a se atingir. Qualquer um pode se tornar um buda, o que não é o caso de Jesus, que continua sendo Deus e inatingível.
NadaSei escreveu:Com tanto que você estude e siga a pratica como é ensinada, vai encontrar as evidências da existência do Deus sobre o qual falam.

Se ele existir.

E, se eu não encontrar (como de fato não encontrei depois de 42 anos indo à igreja, rezando o terço e outras babaquices), é claro que alguém vai me dizer que eu não fiz direito, que não me esforcei, que não tive fé, que não me entreguei de coração.

Os crentes sempre "terão razão" e nós sempre seremos os que "não se esforçaram o suficiente".

Impressionante esta comparação bisonha do TudoSei entre Deus/Cristo e os Budas. Não precisa entender muito de budismo para saber que budas existem vários, e nada tem a ver com deuses ou cristos.

Quando à segunda parte do post, concordo plenamente. Depois de tanto tempo, muitas vezes nos entregando mesmo, até por inocência, ou que seja, por alguma esperança num momento de desespero, é impossível que só a alguns seja dado direito de conhecer Jesus ou Deus.
E realmente, a insolência crente sempre vai desfazer de quem não teve a " competência " ou a superioridade de encontrar " caminho ". Ainda ouvi dizer uma vez de um espírita, que isto aconteceia porque estava pagando por algo muito errado que fiz "antes".

Pug

Re.: Papa confirma existencia do Inferno

Mensagem por Pug »

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Trancado