Igreja católica recomenda às mulheres: não ajam como homens

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: Igreja católica recomenda às mulheres: não ajam com

Mensagem por clara campos »

Samael escreveu:Nunca deixem um idiota ler um filósofo maluco.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

v3n0w escreveu:Sinceramente nao vi nada de errado na declaraçao da Igreja. Pareceu-me sensata. As mulheres nao tem de imitar os homens para serem empresárias e chefes. E quem aqui quer mulher macho?

Elas existem e tem salsicha

o texto não era tão dificil de interpretar assim.
A icar acha, não que as mulheres não têm de imitar os homens para terem sucesso profissional, mas que não devem procurar sucesso profissinal.

Entendeste??

v3n0w escreveu:

Com um cérebro menor eu acho difícil que ajam iguais aos homens.

Portanto concordo com a igreja, mas por motivos científicos.

sei... o que vale é que já todos reparámos que a interpretação não é bem o teu forte..
Vamos fazer o seguinte, volta à página 1, lê novamente o texto e exercita o teu grande cérebro.

v3n0w escreveu:
Você tem toda razão, normalmente a evolução ocupa espaço atoa.

Vou-te demonstrar que sim, repara, oh espécime masculino de grande volume cerebral, e atenta nas tuas maravilhosas pérolas:

Alias, alguem aqui tem a honestidade intelectual de me falar porque existe macho e fêmea sem consultar o google?

???
perguntas porque...? tendo em conta o contexto... hum... não estávamos a falar de diferenças de género??

A comparação não faz sentido já que o tipo é diferente. Ou seja o cérebro não serve só para inteligencia.

certo...ainda bem que finalmente concordas connosco! Então tamanho de cérrebro não é igual a intelligência. UAU!!

v3n0w escreveu:
O que eu queria era isso, colocar as diferenças na mesa e discutir sobre isso, mais "cientificamente" e não ficar jogando essas diferenças para debaixo do tapete como vocês costumam fazer.

Õk, parece-me justo.
Vamos então todos fazer como tu e discutir de forma científica, sem jogar nada para baixo do tapete.
Alías, tu és perito nesta brincadeira como se verá:

v3n0w escreveu: Bom sobre o altruismo humano, dawkins da no seu documentario da umas palavrinhas sobre... Mas isso é complicado.

:emoticon5:

v3n0w escreveu:
Sobre o uso da força, isso é um problema social.

:emoticon18:

v3n0w escreveu: Claro que não sei. Mas você entendeu oque eu quis dizer né?

oi?

v3n0w escreveu:Depende doque você considera inteligência. Mas usando o bom senso, a diferença existe e é documentada.

bom senso? qual o teu? e a ci~encia ficou onde?? debaixo do tapete :emoticon5:

os documentos onde estão? as fontes? os estudos? os autores? as correlações? as críticas?
puxa... a tua argumentação científica é realmente boa, não tenho alternativas senão render-me à tua superioridade lógica!

v3n0w escreveu: Capacidade de abstração = QI.

É especificamente isso que o teste de QI mede.

Matematica e questões de lógica são puramente capacidade de abstração.

Esse tipo de questão deixa isso bem evidente: "Se alguns Amerdis são Mailotes e alguns Mailotes são Perdalocos, então, alguns Amerdis são definitivamente Perdalocos."

:emoticon12:

v3n0w escreveu:
Sobre o egocentrismo eu descordo completamente. Basta ver a quantidade de comunidades nascisistas que qualquer mulher tem no orkut.

muuuito científico

v3n0w escreveu:Mas não acho que isso venha ao caso.

opa!! concordo!!

v3n0w escreveu:
Sobre a sobrevivencia não tem nada a haver. Já que estamos falando de inteligencia. Não disse que a inteligencia favorece a sobrevivencia.

Ah bom! Se tu dizes...

v3n0w escreveu: Basta nascer 6 bilhões de dinossauros para provar o contrario.

é... acho que já ganhaste a aposta.

v3n0w escreveu: Mas lógico que isso é muitooo relativo.

:emoticon12:
lógico...

v3n0w escreveu: Esqueci de dizer que estava me referindo ao teste de QI clássico.

Ah, pronto, nesse caso... tudo esclarecido!!
Também te esqueceste de dizer de qual é que estavas a falar... mas tudo bem, ainda há espaço no tapete!:emoticon4:

v3n0w escreveu: Bom, eu sei de tudo isso. Mas até então todos considerados gênios até hoje tem QI alto e não QE. Alias, normalmente eles tem QE baixo né.

Não que eu concorde com isso. Mas é oque acontece.

Não concordas com o quê exactamente?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Igreja católica recomenda às mulheres: não ajam como ho

Mensagem por francioalmeida »

v3n0w, Tu tá f*dld*! As mulheres do Rev não são como religiosas que engolem qualquer asneira professada por um cara de batina! :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Eu queria saber como é que estes padres do Vaticano possuem tanta autoridade para falar de mulher se não possuem uma.

Se eles soubessem como é conviver com uma diariamente, possivelmente suas posições seriam um pouco mais rígidas. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Tranca escreveu:Eu queria saber como é que estes padres do Vaticano possuem tanta autoridade para falar de mulher se não possuem uma.

Se eles soubessem como é conviver com uma diariamente, possivelmente suas posições seriam um pouco mais rígidas. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Fernando Silva escreveu:
Apocaliptica escreveu:Essas afirmações de relação entre tamanho e capacidade funcional são absurdas. Nem todo neurônio tem a mesma capacidade de sinapse, portanto há milhões de coisas envolvidas no funcionamento do cérebro e do que pode-se considerar como inteligência ( que são várias e ão uma apenas).

Além disto, dá para comparar as inteligências de um compositor famoso, um arquiteto famoso, um cientista famoso, um jogador de futebol famoso?

Mesmo sendo todos homens, são completamente diferentes em suas capacidades.

Mas evidente. Parece até que um homem ou mulher inteligente prefere falar com alguém do mesmo sexo,só para poder ficar no mesmo nível de papo-furado ( raso entre as mulheres e alto entre os homens...tsc), do que sentar-se a debater com pessoas de ambos os sexos do seu nível de intelectualidade e emoções.

Absurdo mesmo. Visão tosquíssima.

Apocaliptica

Tranca escreveu:Eu queria saber como é que estes padres do Vaticano possuem tanta autoridade para falar de mulher se não possuem uma.

Explique-se melhor,exemplifique e apresente evidências... :emoticon16:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Apocaliptica

v3n0w,

Desculpe...nossos Universos são diferentes. Eu falo em outra língua.

Abraços.

Tranca

Mensagem por Tranca »

Apocaliptica escreveu:

Eu convivo com uma "evidência" há quatro anos e tive várias outras "evidências" anteriores. :emoticon16:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Tranca escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Eu convivo com uma "evidência" há quatro anos e tive várias outras "evidências" anteriores. :emoticon16:

"Evidência anedota" não vale... :emoticon13: :emoticon131:

Tranca

Mensagem por Tranca »

Ateu Tímido escreveu:
Tranca escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Ma non é. Embora às vezes, eu a ache uma comédia, de tanto que faz drama.

Roberto Campos

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

clara campos escreveu:perguntas porque...? tendo em conta o contexto... hum... não estávamos a falar de diferenças de género??

A origem do sexo, pode ajudar a entender certas diferenças... Ou não?

clara campos escreveu:bom senso? qual o teu? e a ci~encia ficou onde?? debaixo do tapete :emoticon5:

os documentos onde estão? as fontes? os estudos? os autores? as correlações? as críticas?
puxa... a tua argumentação científica é realmente boa, não tenho alternativas senão render-me à tua superioridade lógica!

Se você achar na ciência onde fica a definição de inteligencia eu apreciaria.

A minha argumentação científica é tão boa quanto a sua capacidade de introduzir o ridículo em uma.

Se você tiver alguma duvida em relação ao tamanho do cérebro ou à média maior dos homens no teste de QI, é só medir e aplicar o teste.

Mas se você quiser estudos científicos sobre o assunto eu teria prazer em lotar com tópico com isso.

Só acho que seja desnecessário.

clara campos escreveu:Não concordas com o quê exactamente?

Com o fato de que as pessoas que tem alto QE não são consideradas gênios.
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)

Homenagem aos moralistas do fórum.

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

Apocaliptica escreveu:v3n0w,

Desculpe...nossos Universos são diferentes. Eu falo em outra língua.

Abraços.

Com certeza.
“...consideremos quão ingênuo é dizer: ‘o homem deveria ser de tal ou de tal modo!’ A realidade nos mostra uma encantadora riqueza de tipos, uma abundante profusão de jogos e mudanças de forma – e um miserável serviçal de um moralista comenta: ‘Não! O homem deveria ser diferente.’ Esse beato pedante até sabe como o homem deveria ser: ele pinta seu retrato na parede e diz: ‘ecce homo!’ [eis o homem]".
(Nietzsche)

Apocaliptica

Tranca escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Ah sim...desta Ciência eu também entendo... :emoticon12:

Apocaliptica

Tranca escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Tranca escreveu:
Apocaliptica escreveu:

Ma non é. Embora às vezes, eu a ache uma comédia, de tanto que faz drama.

clara campos
Moderadora
Contato:

v3n0w escreveu:A origem do sexo, pode ajudar a entender certas diferenças... Ou não?

CERTAS diferenças sim, continuo sem perceber a relevância disto no contexto deste... "debate"

v3n0w escreveu:Se você achar na ciência onde fica a definição de inteligencia eu apreciaria.

Não fui que fiz afirmações sobre o tema.
O onibus da prova pertence-te.

v3n0w escreveu:A minha argumentação científica é tão boa quanto a sua capacidade de introduzir o ridículo em uma.

Meu caro, terei todo gosto em ridicularizar um argumento teu (se for caso para isso) quando te resolveres a apresentar um.
Até esta parte, apenas tenho tido o "prazer" de ridicularizar afirmações não fundamentadas.

Venham então os argumentos!

v3n0w escreveu:Mas se você quiser estudos científicos sobre o assunto eu teria prazer em lotar com tópico com isso.

Só acho que seja desnecessário.

Pois então... abre um tópico novo! ou está quentinho debaixo do tapete?

o anátema

Mensagem por o anátema »

Parem de perder tempo.

O w3N0w já postou até a citação do Dawkins sobre como as argumentações de uns antropólogos sobre tamanho do cérebro não influenciar a inteligência estão erradas, então está tudo resolvido, não é mesmo? :emoticon19:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

clara campos
Moderadora
Contato:

:emoticon12: :emoticon12:

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

clara campos escreveu:Não fui que fiz afirmações sobre o tema.
O onibus da prova pertence-te.

E o ônus da refutação à você :emoticon4:

clara campos escreveu:Pois então... abre um tópico novo! ou está quentinho debaixo do tapete?

Pois então vou postar o que todo mundo já sabe, mas finge que não sabe.
(Nietzsche)

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

Relação de QI 1

Imagem

"The SAT is a voluntary, standardised test taken by many American college applicants. It is administered by the Educational Testing Service, which keeps track of the gender of test-takers and releases SAT scores by gender. In 2001, men scored 509 out of 800 on the verbal portion while women scored 502 out of 800.

The difference, however, is more pronounced and consistent on the math segment of the SAT. In 2001, men scored 533 while women scored 498. This difference tends to appear year after year.

Jackson and Rushton extracted a g factor from 145 items on the 1991 SAT, using responses from 46,509 males and 56,007 females. They write that their study found that 17 to 18-year old males averaged the equivalent of 3.63 IQ points higher than their female counterparts. They also write that male-female differences in g are found throughout the score distribution, at every socioeconomic level, and across several ethnic groups."

FONTE: Douglas N. Jackson and J. Philippe Rushton, Males have greater g: Sex differences in general mental ability from 100,000 17- to 18-year-olds on the Scholastic Assessment Test, Intelligence, Volume 34, Issue 5, September-October 2006, Pages 479-486.

Relação de QI 2

"Evidence against differences in overall average IQ scores between men and women comes from several very large and representative studies"

FONTE: Larry V. Hedges; Amy Nowell (1995). "Sex Differences in Mental Test Scores, Variability, and Numbers of High-Scoring Individuals". Science 269: 41-45.

Relação de QI 3

"Pesquisadores britânicos anunciaram ter concluído um estudo que promete causar polêmica, ao sugerir que os homens são mais inteligentes que as mulheres.

A pesquisa, que deverá ser publicada ainda neste ano no "British Journal of Psychology", afirma que os homens ficam, em média, cinco pontos à frente das mulheres em testes de QI.

Os autores do estudo, os professores de psicologia Paul Irwing e Richard Lynn, dizem que essa diferença de pontuação seria ainda maior quando se avaliam pessoas com os QIs mais altos.

O estudo tem como base testes de QI realizados com 80 mil pessoas, além de outros estudos envolvendo 20 mil estudantes.

Irwing, que leciona psicologia organizacional na Universidade de Manchester, disse ao programa "Today", da Rádio 4 da BBC, que o estudo mostrou que, até os 14 anos, não se nota diferença de QI entre meninos e meninas.

"Mas depois dessa idade, e quando ficam adultos, há uma diferença de cinco pontos, que é pequena mas que pode ter implicações importantes", observou.

"Isso, num momento em que as mulheres estão ultrapassando os homens em nível educacional e fazendo rápidos avanços em termos de conquistas de cargos de trabalho."

Habilidade cognitiva

O teste usado pelos acadêmicos teria a capacidade de medir a "habilidade cognitiva geral" --a habilidade verbal e espacial.

Nos níveis de QIs mais altos, a vantagem masculina se provou bem maior, dizem os pesquisadores.

Entre os avaliados, o número de homens que atingiu QI de 125 foi o dobro daquele de mulheres.

Entre os que obtiveram uma pontuação de 155, nível alcançado apenas por superdotados, havia 5,5 homens para cada mulher.

Em entrevista ao diário britânico "The Times", Irwing disse que essas diferenças poderiam "explicar o maior número de homens que obtêm distinções de diversos tipos, como os grandes mestres do xadrez, medalhistas em competições de matemática e ganhadores do Prêmio Nobel".

O documento, que deve provocar polêmica e revolta de feministas, deve argumentar, por outro lado, que as mulheres são capazes de realizações superiores que os homens quando estão no mesmo nível de QI.

Isso porque, "possivelmente elas são mais conscienciosas e se adaptam melhor a longos períodos de trabalho duro".

Outro autor do estudo, Richard Lynn, professor emérito de psicologia da Universidade do Ulster, já está acostumado a pesquisas de conteúdo bombástico como esta.

De acordo com o "Times", ele já escreveu vários artigos sustentando que há diferença de inteligência entre os diversos grupos raciais.

Numa carta à publicação "The Psychologist" neste mês, Lynn defendeu a tese de que a diferença de inteligência entre homens e mulheres é conseqüência do tamanho de seus cérebros.

"Os homens têm cérebros cerca de 10% maiores que os das mulheres, e cérebros maiores conferem maior poder cerebral, então os homens devem necessariamente ser em média mais inteligentes que as mulheres", escreveu ele."

FONTE: BBC

Tamanho do cérebro 1 e 2

"In 1861, Paul Broca examined 432 human brains and found that the brains of males had an average weight of 1325 grams, while the brains of females had an average weight of 1144 grams. A 1992 study of 6325 Army personnel found that men's brains had an average volume of 1442 cm³, while the women averaged 1332 cm³. (Ankney 1992). The differences are smaller but persist when adjusted for body size (Ankey, 1992).

In 2005, Haier et al. reported that compared with men, women show more white matter and fewer gray matter areas related to intelligence. They also report that the brain areas correlated with IQ differ between the sexes. They conclude that men and women apparently achieve similar IQ results with different brain regions.

Although women may have smaller brains than men, they appear to have greater neuron density in their prefrontal lobe , which is involved in higher functions such as planning, judgement, and language, although men still have higher absolute grey matter volume than women in their prefrontal lobe ."

FONTES: http://dx.doi.org/10.1016/0160-2896(92)90013-H
http://today.uci.edu/news/release_detail.asp?key=1261
http://www.jneurosci.org/cgi/content/full/19/10/4065

Relação entre os 2

Modern studies using MRI have shown that brain size correlates with IQ (r ≈ 0.4) among adults of the same sex (McDaniel, 2005).

Entre outros.

Você também nega cegamente a diferença racial?
(Nietzsche)

Alexandre

Mensagem por Alexandre »

O cérebro é uma máquina complexa demais para permitir algum tipo de análise reducionista e singular quando o objetivo é detectar algo intangível como o quociente inteligente de um indivíduo, e principalmente, tentar enquadrá-lo em algum tipo de classificação matemática. O intelecto não é linear ou invariável. Por princípio, já foram descobertas pelo menos 9 categorias de inteligências independentes entre si. Querer que o raciocínio matemático ou lógico, apenas uma das 9 qualidades intelectuais detectáveis, seja considerado o mais importante de todos, é uma decisão arbitrária, não uma constatação imperativa.

O que muitas pesquisas científicas demonstram, é que os homens têm mais facilidade em áreas de exatas do que as mulheres. O que não quer dizer que sejam mais inteligentes em todos os outros aspectos; quer dizer apenas que os homens têm mais facilidade em áreas de exatas do que as mulheres.
De outro modo, pensadores como Voltaire ou Sócrates não poderiam ser considerados inteligentes, já que não eram matemáticos ou físicos, e sim filósofos.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

Apocaliptica

Que que eu faço com os homens burros (desculpem ..os homens nada inteligentes ) que encontro pelo caminho ein??? EIN?

:emoticon16:

v3n0w

Mensagem por v3n0w »

Alexandre escreveu:O cérebro é uma máquina complexa demais para permitir algum tipo de análise reducionista e singular quando o objetivo é detectar algo intangível como o quociente inteligente de um indivíduo, e principalmente, tentar enquadrá-lo em algum tipo de classificação matemática. O intelecto não é linear ou invariável. Por princípio, já foram descobertas pelo menos 9 categorias de inteligências independentes entre si. Querer que o raciocínio matemático ou lógico, apenas uma das 9 qualidades intelectuais detectáveis, seja considerado o mais importante de todos, é uma decisão arbitrária, não uma constatação imperativa.

O que muitas pesquisas científicas demonstram, é que os homens têm mais facilidade em áreas de exatas do que as mulheres. O que não quer dizer que sejam mais inteligentes em todos os outros aspectos; quer dizer apenas que os homens têm mais facilidade em áreas de exatas do que as mulheres.
De outro modo, pensadores como Voltaire ou Sócrates não poderiam ser considerados inteligentes, já que não eram matemáticos ou físicos, e sim filósofos.

Porque intangível?

Bom, o QI tem uma relação com faculdades críticas, portanto seria normal se tivesse uma relação com filosofia.
(Nietzsche)

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Alexandre escreveu:O cérebro é uma máquina complexa demais para permitir algum tipo de análise reducionista e singular quando o objetivo é detectar algo intangível como o quociente inteligente de um indivíduo, e principalmente, tentar enquadrá-lo em algum tipo de classificação matemática.

Por quê intangível? Se inteligência possui efeitos podemos verificá-los. Não julgo que exista uma barreira nesse sentido, a barreira está em definir com maior rigor comportamentos inteligentes.

Alexandre escreveu:Por princípio, já foram descobertas pelo menos 9 categorias de inteligências independentes entre si.

O paradigma das "múltiplas inteligências" está longe de ser um consenso, ao contrário do que é julgado popularmente, e seus críticos apontam que existe correlação alta entre o fator g e as múltiplas inteligências propostas. Estão longe de ser independentes, algumas são altamente interdependentes como inteligência musical e lógico-matemática.

Alexandre escreveu:O que muitas pesquisas científicas demonstram, é que os homens têm mais facilidade em áreas de exatas do que as mulheres. O que não quer dizer que sejam mais inteligentes em todos os outros aspectos

Mesmo os pesquisadores mais controversos como Richard Lynn e Phillip Rushton não discordam disso. A controvérsia está em dados do rendimento escolar médio de homens ser superior ao de mulheres; caso a explicação socio-cultural foi insatisfatória isso significa que as outras competências intelectuais que são mais aprimoradas em média em mulheres não as ajudam a se exceder tanto quanto homens no sistema educacional do mundo ocidental.

--------

Só mais um adendo: sempre precisamos tomar cuidado com falácias estatísticas, o comportamento humano distribui-se em uma enorme curva de sino. O fato de mulheres em média por razão de seu desenvolvimento neurológico serem um pouco menos competentes que homens em raciocínio lógico-matemático não impede por exemplo minha irmã de estar fazendo doutorado no exterior em ciências exatas e ser muito mais competente que a maior parte dos homens de sua área.

Apocaliptica

Que rendimento superior médio dos homens superior ao das mulheres? Nunca vi disso. Vi as meninas com melhor rendimento, não só nas notas como em outros ítens de avaliação. Ou então heterogeneidade, horas pendendo para um lado e horas para outro, depende do grupo, da turma, do tipo de atividade e disciplina. Aliás, na minha família os homens foram losers sempre.....

Trancado