Pergunta!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Mensagem por o pensador »

Najma:
Mas o movimento interno não cessa após a morte. Os tecidos continuam exudando, há ainda fluxo de líquidos na forma de linfa, depósito de hemácias nas partes em contato com o solo, isso além das bactérias se refastelando com os resíduos e a massa inerte. Depende do que você queira definir como "movimento interno" nessa questão, moço.

O movimento interno nâo causa a morte,é decorrência natural da morte.E,novamente,o processo nâo é instâneo e nâo explica o desaparecimento súbito de enrgia mecânica.

E daí que não seja? A "vida" continua de qualquer forma. As bactérias que o digam... :emoticon16:

Isso já é outro assunto.

Mais uma vez: e quem disse que é súbito? Já ouviu falar em perda de consciência? Na maioria dos casos em que o bandido ou o mocinho caem baleados nos filmes, eles podem demorar dias antes de morrer efetivamente, mesmo que já tenha caído desmaiado. Só não mostram isso porque a ação do cinema impede que se fique filmando o lento processo da agonia... :emoticon16:

Nâo estamos falando de processos pré morte e sim de processos pós morte :emoticon8:

Lógico, se for um fogo fraco. Numa explosão de bomba atômica, como as que caíram em Hiroshima e Nagasaki, qualquer um que fique próximo do ponto zero é simplesmente sublimado, ou seja: passa do estado sólido para o gasoso instantaneamente.

Ali a fusâo atômica gera a transformaçâo de massa em energia,
mas esta transformaçâo decorre de processos desintegradores incomuns e raríssimos,sem repercussâo natural na natureza.

Em circunstâncias normais,a massa de um corpo humano só pode ser convertida em energia quando ultrapassa a velocidade da luz(ou seja,nunca).

A "alma" é o agregado de pensamentos, sonhos, desejos, fobias de cada um. O que faz o organismo funcionar são os sistemas circulatório, nervoso, digestivo, controlados pelo cérebro e pelo bombeamento constante do coração. A suposta "energia" a que você se refere é resultante da queima de alimento pelas mitocôndrias, que é o que gera calor para o nosso organismo e consegue manter as reações de síntese de elementos tranformados em substâncias que ajudam na manutenção de funções celulares como a mitose celular - responsável pela manutenção do organismo pela troca de células velhas por novas em períodos que variam de 28 dias a anos... e em casos de reprodução a meiose para a formação de espermatozóides, óvulos... mais nada...

O que anima as mitocôndrias?Elas nâo possuem energia potencial inerente senâo nâo precissariam ser formadas durante o processo de gestaçâo.A energia à que estou me referindo é a mesma responsável pelo surgimento das mitocôndrias durante o processo de gestaçâo.

Depende da extenção dos danos no tecido cerebral, moço... Se houver perda de sangue considerável, o coração para de bombear o sangue instantaneamente e todos os órgãos perdem suas funções... Como no caso de rutura da aorta, por exemplo.

Sim.Mais um exemplo de morte súbita com o desaparecimento abrupto de funçôes cinéticas em plena atividade.

Você acredita mesmo que existem "homúnculos" controlando as funções vitais? Ou que é a "alma" que faz isso? Está muito enganado. O que existe é apenas um sistema composto por vários sistemas de suporte à vida. Quando há falhas em algum desses sistemas que impeçam o funcionamento dos demais sistemas, a morte vem como consequência. Apenas isso. A morte não ocorre porque a "alma" deixou o corpo mas porque o corpo deixou de funcionar a contento. Só...

Nâo acredito que existem homiúnculos(seja lá o que isso for)controlem as funçôes vitais,mas sim que a alma(o tal homiúnculo talvez) seja as próprias fnçôes vitais.

o pensador

ato falho :emoticon8:
Editado pela última vez por o pensador em 11 Jan 2006, 19:14, em um total de 2 vezes.

o pensador

Najma:
Taí uma coisa que eu não entendo... que história é essa de conversão de energia? Você tem uma máquina funcionando a todo vapor. Você corta o que a movimenta, ela para. Veja: se for uma caldeira que mantém o funcionamento da máquina e você deixar de alimentar o fogo que a mantém gerando vapor, o vapor cessa de ser produzido, o que movimenta a máquina cessa, logo, a máquina para.

Exato.Concordo.Quando a energia que vivifica o organismo é interrompida ou obstruída,o funcionamento vital cessa.

O corpo humano é uma máquina que funciona a partir de combustão nas caldeirinhas mitocondriais. Impeça as mitocôndrias de queimar e o corpo morre. Só tome o cuidado de não comparar a alma com o vapor dizendo que são equivalentes. O vapor é composto por elementos químicos na forma gasosa e de pequenas gotículas de algum líquido em suspensão. A sua alma quintessenciada não. Ela, como eu já disse, é apenas o agregado de pensamentos, sonhos, idéias, fobias, etc... resultante do funcionamento cerebral, das trocas de pulsos elétricos entre neurônios, da química cerebral que intensifica ou amortiza esse processo... mais nada.

As mitocôndrias tiveram um gênese de existência devido à própria força mecânica do organismo,durante o processo de gestaçâo.Logo elas sâo instrumentos mediadores do processo vital e nâo causas últimas.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

o pensador escreveu:O movimento interno nâo causa a morte,é decorrência natural da morte.E,novamente,o processo nâo é instâneo e nâo explica o desaparecimento súbito de enrgia mecânica.

"Desaparecimento súbito da energia mecânica"... isso realmente tem alguma importância, pensador? Quando você desliga o seu carro, algo sobrenatural acontece? Não... e ele tem "energia mecânica". Se parar o suprimento de combustível, as velas de ignição pararem de funcionar, ele "morre" ou é simplesmente desligado. Compare o funcionamento do corpo a isso e você terá uma idéia do que se passa com a sua "dissipação de energia mecânica"... :emoticon1:

o pensador escreveu:Nâo estamos falando de processos pré morte e sim de processos pós morte :emoticon8:

Ok...

o pensador escreveu:Ali a fusâo atômica gera a transformaçâo de massa em energia,
mas esta transformaçâo decorre de processos desintegradores incomuns e raríssimos,sem repercussâo natural na natureza.

Em circunstâncias normais,a massa de um corpo humano só pode ser convertida em energia quando ultrapassa a velocidade da luz(ou seja,nunca).

Ai, meus sais... :emoticon19: Fusão atômica? É o calor da bomba de fissão nuclear - caso da bomba de Hiroshima - que volatiza os corpos... :emoticon5:

Najma escreveu:A "alma" é o agregado de pensamentos, sonhos, desejos, fobias de cada um. O que faz o organismo funcionar são os sistemas circulatório, nervoso, digestivo, controlados pelo cérebro e pelo bombeamento constante do coração. A suposta "energia" a que você se refere é resultante da queima de alimento pelas mitocôndrias, que é o que gera calor para o nosso organismo e consegue manter as reações de síntese de elementos tranformados em substâncias que ajudam na manutenção de funções celulares como a mitose celular - responsável pela manutenção do organismo pela troca de células velhas por novas em períodos que variam de 28 dias a anos... e em casos de reprodução a meiose para a formação de espermatozóides, óvulos... mais nada...

o pensador escreveu:O que anima as mitocôndrias?Elas nâo possuem energia potencial inerente senâo nâo precissariam ser formadas durante o processo de gestaçâo.A energia à que estou me referindo é a mesma responsável pelo surgimento das mitocôndrias durante o processo de gestaçâo.

Mitocôndrias possuem DNA próprio... vivem em "simbiose" em nossas células. São seres vivos. Deu "start" começa a funcionar. Morre o "hospedeiro", morrem as mitocôndrias...

Elas não "surgem"... elas estão no "pacote" do óvulo fecundado... abriu o pacote, começaram as divisões celulares e lá estão elas... :emoticon4: Leia os dois artigos que eu "linkei".

Najma escreveu:Depende da extenção dos danos no tecido cerebral, moço... Se houver perda de sangue considerável, o coração para de bombear o sangue instantaneamente e todos os órgãos perdem suas funções... Como no caso de rutura da aorta, por exemplo.

o pensador escreveu:Sim.Mais um exemplo de morte súbita com o desaparecimento abrupto de funçôes cinéticas em plena atividade.

:emoticon28: ... :emoticon64: ... :emoticon93: ... A máquina desligou, só... :emoticon15: Por que você se preocupa com a "conservação de energia" em um corpo que morreu? Tirou o fio da tomada, o rádio para de tocar. Parou o bombeamento de sangue, o corpo humano falece... capice? Você se preocupa com "onde foi parar a eletricidade que estava fazendo meu radinho funcionar"?

o pensador escreveu:Nâo acredito que existem homiúnculos(seja lá o que isso for)controlem as funçôes vitais,mas sim que a alma(o tal homiúnculo talvez) seja as próprias fnçôes vitais.

A "alma' é o resultado do que alguém vem a ser... vamos dizer assim: conjunto de caráter + mentalidade + pensamentos + sonhos + fobias. Isso "surge" quando a mente começa a dar sinais de que consegue pensar o mundo por si mesma, ponto. Quando desliga o cérebro que gera a mente que gera a "alma", caput alma... Por que isso é tão difícil de ser entendido por você, hum? :emoticon5:

Bisous...
Imagem

o pensador

Najma:
"Desaparecimento súbito da energia mecânica"... isso realmente tem alguma importância, pensador? Quando você desliga o seu carro, algo sobrenatural acontece? Não... e ele tem "energia mecânica". Se parar o suprimento de combustível, as velas de ignição pararem de funcionar, ele "morre" ou é simplesmente desligado. Compare o funcionamento do corpo a isso e você terá uma idéia do que se passa com a sua "dissipação de energia mecânica"... :emoticon1:

Tem importância sim Najma,porque violam o princípio de conservaçâo de energia.E as analogias que vc usou sâo definitivamente inadequadas porque quando um veículo é desligado o fornecimento de energia é interrompido,mas a energia potencial necessária para colocar o carro,ou qualquer aparelho mecânico ou elétrico,em movimento e funcionamento existem intrinsecamente no sistema;diferentemente do que ocorre com o organismo biológico após o falecimento.

Ai, meus sais... :emoticon19: Fusão atômica? É o calor da bomba de fissão nuclear - caso da bomba de Hiroshima - que volatiza os corpos... :emoticon5:

Ops :emoticon16: .

Mas a masssa de um corpo humano,em circunstâncias normais,
permanece tendo que necessariamente que ultrapassar a velocidade da luz para se transmutar em energia,o que é virtualmente impossível.Portanto nâo é necessário um corpo humano em situaçôes normais gere uma quantidade imensurável de energia,como presumiu o Fernando.

Mitocôndrias possuem DNA próprio... vivem em "simbiose" em nossas células. São seres vivos. Deu "start" começa a funcionar. Morre o "hospedeiro", morrem as mitocôndrias...

Elas não "surgem"... elas estão no "pacote" do óvulo fecundado... abriu o pacote, começaram as divisões celulares e lá estão elas... :emoticon4: Leia os dois artigos que eu "linkei".

Ok,entâo vamos retroceder mais um pouco.No exato momento no qual o óvulo é fecundado,a energia cinética inerente ao espermatozóide é absolutamente necessária para que as mitocondrias saiam de seu "casulo" e entrem em plena atividade de reproduçâo celular.É sempre necessário recorrer à algum tecido biológico que detenha intrinsecamente energia potencial e cinética para explicar o desenvolvimento do organismo.Sem um mecanismo originalmente imbuído de energia(alma) nenhum processo biológico seria viável.

:emoticon28: ... :emoticon64: ... :emoticon93: ... A máquina desligou, só... :emoticon15: Por que você se preocupa com a "conservação de energia" em um corpo que morreu? Tirou o fio da tomada, o rádio para de tocar. Parou o bombeamento de sangue, o corpo humano falece... capice? Você se preocupa com "onde foi parar a eletricidade que estava fazendo meu radinho funcionar"?

Najma,leia primeira resposta,esta indagaçâo é exatamente a mesma que vc fez no princípio do post.

A "alma' é o resultado do que alguém vem a ser... vamos dizer assim: conjunto de caráter + mentalidade + pensamentos + sonhos + fobias. Isso "surge" quando a mente começa a dar sinais de que consegue pensar o mundo por si mesma, ponto. Quando desliga o cérebro que gera a mente que gera a "alma", caput alma... Por que isso é tão difícil de ser entendido por você, hum? :emoticon5:

Sim.E continua sendo indispensável um dispositivo biológico dotado de energia intrinseca para mover a máquina orgânica.

Bisous...

Beijos :emoticon4:

Najma

Mensagem por Najma »

Desenterrando... só pra você não vir dizendo que eu fugi do debate...
:emoticon5:
o pensador escreveu:Tem importância sim Najma,porque violam o princípio de conservaçâo de energia.E as analogias que vc usou sâo definitivamente inadequadas porque quando um veículo é desligado o fornecimento de energia é interrompido,mas a energia potencial necessária para colocar o carro,ou qualquer aparelho mecânico ou elétrico,em movimento e funcionamento existem intrinsecamente no sistema;diferentemente do que ocorre com o organismo biológico após o falecimento.

É que a máquina biológica depende "intrinsecamente" do funcionamento de TODOS os sistemas de suporte à vida, ponto. Se alguns deles falham, ela "morre" sim.

Olha!! Conservação de energia... Um resumão de física procê, antes de mais nada... :emoticon16:

Agora é o seguinte: a "conservação da energia" de um organismo biológico "morto" dá-se pela aplicação direta do princípio de Lavoisier: "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"... A energia contida nas células que morrem retorna à natureza servindo de alimento (transformando-se em alimento) a seres que se alimentam de seus restos com o único fito de obtenção de energia. :emoticon13: A conservação de energia no caso de organismos biológicos mortos acontece assim e NÃO PELA APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA... Se você insiste em conservação de energia mecânica, eu vou sempre usar o exemplo do carro. Desligou, parou e a energia que não foi transformada em trabalho (movimento) torna-se calor a ser dissipado quando há atrito e/ou combustão (queima) com geração de calor... :emoticon19:

pensador escreveu:
najma escreveu:]Ai, meus sais... :emoticon19: Fusão atômica? É o calor da bomba de fissão nuclear - caso da bomba de Hiroshima - que volatiza os corpos... :emoticon5:

Ops :emoticon16: .

Mas a masssa de um corpo humano,em circunstâncias normais,
permanece tendo que necessariamente que ultrapassar a velocidade da luz para se transmutar em energia,o que é virtualmente impossível.Portanto nâo é necessário um corpo humano em situaçôes normais gere uma quantidade imensurável de energia,como presumiu o Fernando.

Querido... :emoticon16: Você nem sabe como aplicar a equacioneta de Einstein... então eu vou ensinar procê... PRESTA ATENÇÃO: A energia contida em um corpo de massa "m" é igual à sua massa "m" multiplicada pelo valor da velocidade da luz ao quadrado, ou seja 300.000 Km/s elevado ao quadrado. Isso em hipótese alguma quer dizer que esse corpo de massa "m", ao ser transformado em fonte de energia, irá transpôr a velocidade da luz ao quadrado!!! :emoticon2:

pensador escreveu:Ok,entâo vamos retroceder mais um pouco.No exato momento no qual o óvulo é fecundado,a energia cinética inerente ao espermatozóide é absolutamente necessária para que as mitocondrias saiam de seu "casulo" e entrem em plena atividade de reproduçâo celular.É sempre necessário recorrer à algum tecido biológico que detenha intrinsecamente energia potencial e cinética para explicar o desenvolvimento do organismo.Sem um mecanismo originalmente imbuído de energia(alma) nenhum processo biológico seria viável.

Você leu os artigos dos links? As mitocôndrias estão inseridas no pacote "óvulo-fecundado-protótipo-de-ser-vivente"... E que droga é essa de "energia cinética dos espermatozóides", criatura? Eles só se locomovem para alcançar o óvulo que está bem "entranhado" na boca de uma das trompas de Falópio da mulher... Caso eles não agissem como seres flagelados para se locomoverem (que em HIPÓTESE ALGUMA SÃO SERES QUE SOFREM A TORTURA DO FLAGELO), eles não chegariam à consumação de sua única função...

pensador escreveu:
Najma escreveu:A "alma' é o resultado do que alguém vem a ser... vamos dizer assim: conjunto de caráter + mentalidade + pensamentos + sonhos + fobias. Isso "surge" quando a mente começa a dar sinais de que consegue pensar o mundo por si mesma, ponto. Quando desliga o cérebro que gera a mente que gera a "alma", caput alma... Por que isso é tão difícil de ser entendido por você, hum? :emoticon5:

Sim.E continua sendo indispensável um dispositivo biológico dotado de energia intrinseca para mover a máquina orgânica.

Non... :emoticon2: A sua alma é o "movimento mecânico" de um organismo composto por tecidos e sustentado pela http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisiologia (fisiologia)??

Agora leia, por favor todos os links que eu disponibilizei e só assim conversaremos, sim?

Comigo não vai colar o seu método de "vencer". Ou você fala a mesma língua que eu ou nada feito e eu venço... :emoticon4:
Imagem

o pensador

Najma:
Desenterrando... só pra você não vir dizendo que eu fugi do debate...

pou Najma :emoticon8: ...logo agora que já tava cantando vitória :emoticon11: ...vc me feriu,machucou meu coraçâo :emoticon11: .

:emoticon12:

É que a máquina biológica depende "intrinsecamente" do funcionamento de TODOS os sistemas de suporte à vida, ponto. Se alguns deles falham, ela "morre" sim.

Ok.

Olha!! Conservação de energia... Um resumão de física procê, antes de mais nada... :emoticon16:

Agora é o seguinte: a "conservação da energia" de um organismo biológico "morto" dá-se pela aplicação direta do princípio de Lavoisier: "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"... A energia contida nas células que morrem retorna à natureza servindo de alimento (transformando-se em alimento) a seres que se alimentam de seus restos com o único fito de obtenção de energia. :emoticon13: A conservação de energia no caso de organismos biológicos mortos acontece assim e NÃO PELA APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA MECÂNICA... Se você insiste em conservação de energia mecânica, eu vou sempre usar o exemplo do carro. Desligou, parou e a energia que não foi transformada em trabalho (movimento) torna-se calor a ser dissipado quando há atrito e/ou combustão (queima) com geração de calor... :emoticon19:

Bem,aqui há uma vinculaçâo causal necessária entre o funcionamento mecânico do organismo e a necessidade instrumental dos sistemas orgânicos/biológicos para incorporar e exercer a energia mecânica.Concordamos até aqui.

O grande porém é que a energia cinética é uma manifestaçâo causal de energia potencial prévia.O pré requisito fundamental para a manifestaçâo de trabalho é energia potencial intrínseca.

No caso específico do organismo,é a bioeletricidade.No caso mencionado por vc acerca de um automóvel,é a energia elétrica que se constitui no pilar substancial para o exercimento de suas funçôes mecânicas.Corta-se a transmissâo de eletricidade e da energia eletromagnética inerente à bateria corta-se a base da realizaçâo de trabalho mecânico..

Querido... :emoticon16: Você nem sabe como aplicar a equacioneta de Einstein... então eu vou ensinar procê... PRESTA ATENÇÃO: A energia contida em um corpo de massa "m" é igual à sua massa "m" multiplicada pelo valor da velocidade da luz ao quadrado, ou seja 300.000 Km/s elevado ao quadrado. Isso em hipótese alguma quer dizer que esse corpo de massa "m", ao ser transformado em fonte de energia, irá transpôr a velocidade da luz ao quadrado!!! :emoticon2:

Eu quiz dizer é que nem todos os humanos e animais do mundo morrem devido à ocorrência de bombas atômicas :emoticon15: .

Você leu os artigos dos links? As mitocôndrias estão inseridas no pacote "óvulo-fecundado-protótipo-de-ser-vivente"... E que droga é essa de "energia cinética dos espermatozóides", criatura? Eles só se locomovem para alcançar o óvulo que está bem "entranhado" na boca de uma das trompas de Falópio da mulher... Caso eles não agissem como seres flagelados para se locomoverem (que em HIPÓTESE ALGUMA SÃO SERES QUE SOFREM A TORTURA DO FLAGELO), eles não chegariam à consumação de sua única função...

Retornamos à questâo da necessidade da energia potencial bioelétrica para viabilizar a operaçâo cinética do organismo.É precisamente em virtude desta necessidade que nâo podemos estabelecer uma origem para a movimentaçâo e funcionamento dos espermatozóides e nem mesmo para a carga genética de 23 cromossomos que ele carrega.

Em resumo,O espermatozóide tem energia genética e biológica potencial intrinseca,pois é sua funçâo tornar o óvulo fecundo e produtivo,e tem energia mecânica intrinseca pois é capturado pelas trompas de falópio quando estâo em movimento.

Non... :emoticon2: A sua alma é o "movimento mecânico" de um organismo composto por tecidos e sustentado pela http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisiologia (fisiologia)??

Agora leia, por favor todos os links que eu disponibilizei e só assim conversaremos, sim?

Comigo não vai colar o seu método de "vencer". Ou você fala a mesma língua que eu ou nada feito e eu venço... :emoticon4

Najma eu li os links que vc me passou,e,como pode ver,EU VENCI :emoticon16: .

Najma

Mensagem por Najma »

Depois de uma longuíssima noite de sono de beleza, eis-me de volta... :emoticon16: Pensêitor, você non venceu... :emoticon5:

o pensador escreveu:Bem,aqui há uma vinculaçâo causal necessária entre o funcionamento mecânico do organismo e a necessidade instrumental dos sistemas orgânicos/biológicos para incorporar e exercer a energia mecânica.Concordamos até aqui.

O grande porém é que a energia cinética é uma manifestaçâo causal de energia potencial prévia.O pré requisito fundamental para a manifestaçâo de trabalho é energia potencial intrínseca.

No caso específico do organismo,é a bioeletricidade.No caso mencionado por vc acerca de um automóvel,é a energia elétrica que se constitui no pilar substancial para o exercimento de suas funçôes mecânicas.Corta-se a transmissâo de eletricidade e da energia eletromagnética inerente à bateria corta-se a base da realizaçâo de trabalho mecânico..

U-hum... corta-se a base da realização do trabalho mecânico et voilá: o carro para. :emoticon10: Qual o problema? E outra: pra que tanta embromação pra falar algo tão simples? :emoticon5:

Agora vamos conversar sobre bioeletricidade... ela non ecziste per se, muito menos a priori... Ela é resultante do funcionamento da máquina biológica, ponto.

Pra entender como a eletricidade foi parar dentro de organismos vivos é bom retornar no tempo... num tempo em que havia apenas moléculas dispersas em um vasto oceano sujeito à ação de descargas elétricas da atmosfera. De alguma forma, os organismos celulares resolveram trazer para dentro de si as condições elementares a que as primeiras moléculas auto-replicantes estavam sujeitas na aurora dos tempos. É assim que mais de 70% de um corpo humano é água salinizada e todo movimento neuro-muscular nasce da transmissão de informação do cérebro neurônio a neurônio, depois neurônios a nervos e estes aos músculos através de pulsos elétricos... há sais e substâncias metálicas em pequena quantidade (ouro, ferro, zinco, magnésio entre outros) em nosso organismo e estes são os responsáveis pela condutividade elétrica. Assim, ANTES QUE VOCÊ CONTINUE INSISTINDO... bioeletricidade não se trata de um "sopro divino", trata-se apenas do resultado de interação química entre substâncias que liberam elétrons e criam correntes elétricas diminutas mas passíveis de serem medidas. E elas apenas acontecem enquanto a máquina estiver funcionando. Parou a máquina, param os pulsos... :emoticon1:

Você já leu A Descoberta da Bioeletricidade? Leia... vai ajudá-lo a entender melhor antes de continuar conjecturando na direção errada... :emoticon4:

Bisous...
Imagem

o pensador

Najma:
Depois de uma longuíssima noite de sono de beleza, eis-me de volta... :emoticon16: Pensêitor, você non venceu... :emoticon5:

Isso é o que veremos.. :emoticon3: :emoticon16:

U-hum... corta-se a base da realização do trabalho mecânico et voilá: o carro para. :emoticon10: Qual o problema? E outra: pra que tanta embromação pra falar algo tão simples? :emoticon5:

A analogia acima mencionada nâo retrata fielmente a situaçâo de um espermatozóide e sua carga intrinseca de informaçôes genéticas além de nâo retratar sua mobilidade cinética em direçâo às trompas de falópio.

Agora vamos conversar sobre bioeletricidade... ela non ecziste per se, muito menos a priori... Ela é resultante do funcionamento da máquina biológica, ponto.

Entâo que mecanismo orgânico é responsável por gerar o espermatozóide?Todos sabemos é claro...mas aí entraremos num círculo vicioso infindável.Pois o organismo nâo é nada mais do que um óvulo fecundado por um espermatóide.

O dado mais significativo e fundamental na identificaçâo da verdadeira causa inicial(organismo ou espermatozóide) é a atestaçâo de que o organismo depende da açâo conjunta e interativa do espermatozóide e do óvulo para ser originado enquanto que o espermatozóide tem origem nos processos metabólicos de um único organismo.

Ora,mas no que isto implica?Implica na conclusâo de que o organismo humano nâo é meramente o resultado de operaçôes biológicas de um organismo,mas sim da interaçâo entre um espécime macho produtor de espermatozóides e um espécime fêmea produtora de óvulos.Um organismo (a maioria deles) por si só nâo pode gerar vida;é necessária a participaçâo de uma contraparte sexual.

Sendo assim,os espermatozóides e os óvulos nâo sâo efeitos prévios de uma atividade orgânica,o organismo sim é que é efeito da interaçâo entre espermatozóides e óvulos.Um sexo por si só é insuficiente para gerar vida e portanto nenhum processo orgânico em seres sexuados pode ser atribuído ao próprio funcionamento biológico de um indivíduo específico,e sim à interaçâo e cruzamento entre um espermatozóide e um óvulo durante o coito sexual entre dois indivíduos de sexos opostos.

Pra entender como a eletricidade foi parar dentro de organismos vivos é bom retornar no tempo... num tempo em que havia apenas moléculas dispersas em um vasto oceano sujeito à ação de descargas elétricas da atmosfera. De alguma forma, os organismos celulares resolveram trazer para dentro de si as condições elementares a que as primeiras moléculas auto-replicantes estavam sujeitas na aurora dos tempos. É assim que mais de 70% de um corpo humano é água salinizada e todo movimento neuro-muscular nasce da transmissão de informação do cérebro neurônio a neurônio, depois neurônios a nervos e estes aos músculos através de pulsos elétricos... há sais e substâncias metálicas em pequena quantidade (ouro, ferro, zinco, magnésio entre outros) em nosso organismo e estes são os responsáveis pela condutividade elétrica. Assim, ANTES QUE VOCÊ CONTINUE INSISTINDO... bioeletricidade não se trata de um "sopro divino", trata-se apenas do resultado de interação química entre substâncias que liberam elétrons e criam correntes elétricas diminutas mas passíveis de serem medidas. E elas apenas acontecem enquanto a máquina estiver funcionando. Parou a máquina, param os pulsos... :emoticon1:

Aqui vc apela para a teoria da evoluçâo..

Mesmo assim,este argumento é ineficaz contra a defesa científica da existência de um princípo anímico para seres sexuados,conforme expliquei acima.

A origem da vida em seres auto replicantes pode no máximo comprovar que seres assexuados e auto replicantes nâo tem alma,mas este argumento em nada fere a inevitável conclusâo científica de que seres sexuados certamente tem alma.

Mesmo para seres assexuados,há um erro fatal nesta teoria.A teoria abiogênica é falha já em sua raíz.No entanto o problema fatal para esta assertiva é que sem as reaçôes químicas e elétricas a vida nunca teira surgido.Ou seja,sem a ativaçâo funcional do organismo biológico por forças eletromagnéticas nenhuma molécula biologicamente ativa viria à existência.

É claro que seres unicelulares tem alma menos complexa e especializada que seres humanos,mas necessitam de energia potencial e mecânica prévia para os animar e vivificar.

Você já leu A Descoberta da Bioeletricidade? Leia... vai ajudá-lo a entender melhor antes de continuar conjecturando na direção errada... :emoticon4:

Obrigado pela referência Najma :emoticon4: !!

Bisous...

Bisous :emoticon1:

Trancado