Para Videomaker e RCA

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Tranca
Gênero: Masculino

Re.: Para Videomaker e RCA

Mensagem por Tranca »

Eu até agora não sei porquê diabos estes dois ainda estão gastando os dedos para defender o Kardec, se por dogmatismo ingênuo (ou não) que nubla suas percepções ou por alguma imeeeeensa dificuldade de interpretar textos.

Kardec foi claro quando escreveu sobre a suposta inferioridade dos outros povos de etnias fora do padrão europeu ocidental, em especial os negros.

Ele não disse que os negros sofriam porquê haviam nascido em uma sociedade atrasada e conseqüentemente, os espíritos que habitavam neles conseqüentemente sofriam pelo atraso e pela opressão dos outros povos mais adiantados tecnologicamente, que os matavam e escravizavam.

Ele criou um sistema ABSURDO no qual afirmou que os espíritos em um degrau inferior na evolução espiritual habitam primeiro corpos de povos estruturalmente mais atrasados e sem a capacidade de evoluir espiritual/intelectual/social/moralmente além de certo limite, sendo que com o passar das encarnações, poderia atingir um degrau superior, podendo passar pelos mestiços, até chegar o patamar estabelecido dos espíritoos mais adiantados, que não por acaso, era o da etnia padrão do próprio Kardec, o europeu ocidental branco.

Os excertos são claros:

"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso. Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados" (Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187).

"6 - Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126).

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127)."

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187).

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859).

Reduzindo o que Kardec disse, é que os negros, assim como outros povos não caucasóides, eram inferiores tanto culturalmente quanto espiritualmente aos povos de sua "raça" e por isso eram incapazes de evoluir além de certo ponto e estavam fadados a ignorância, ao sofrimento e à submissão aos mais fortes e adiantados moralmente, tecnologicamente e espiritualmente.

Isto é racismo.

Não há nada de contexto, circunstâncias, contingências ou visão de época a ser considerado, até porquê em relação à tudo o que afirmou, Kardec disse estar auxiliado por espíritos de luz.

Tem que ser muito obtuso para tergiversar o que está escrito nos textos apresentados para tirar da reta o rabo do Sr. Hippolyte Léon Denisard Rivail.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Aranha
Contato:

Re: Re.: Para Videomaker e RCA

Mensagem por Aranha »

videomaker escreveu:
Abmael escreveu:
Poindexter escreveu:Culturas não são incomparáveis p*rra nenhuma!

Existem culturas superiores à outras, sim!

- Esta Superioridade se mede como? - Desenvolvimento militar, tecnológico, econômico?

- Os bárbaros derrubaram os romanos pq eles eram superiores militarmente, mas culturalmente e tecnologicamente eles eram atrasadíssimos em relação aos romanos.

- Como julgar nossa cultura em relação à japonesa por exemlo?

Abraços,

A forma em que ele trata seu proximo , serve ?
[/collor]

- E eu disse q são comparáveis? - quem afirma isso é o póin-póin....

videomaker escreveu:[color=#ffff00]
A tecnologica e secundaria !

- Acho q vc está comparando alhos com bugalhos....

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

aknatom

Mensagem por aknatom »

videomaker escreveu:
aknatom escreveu:1 - "Povos com comportamento atrasado e primitivo, sem tecnologia e com baixos níveis de moralidade, possuem diferenças orgânicas que os predispõe a este comportamento?"

No seculo passado talvez se pensase isso , foi um equivoco !
Erro de avaliacao , a estrura fisica nao e empecilio , ja a mental
talvez seja !

A estrutura mental seria a cultura onde ela nasceu ou vc está colocando aí que algumas raças tem uma estrutura mental predisposta a atraso e barbárie?

videomaker escreveu:
aknatom escreveu:2 - "Um mebro deste mesmo povo, se criado numa cultura diferente, por um povo com poucas diferenças físicas aparentes e se sentindo em casa (tipo as crianças polonesas sequestradas antes da 2º guerra e criadas como alemães legítimos ), seria capaz de ter o comportamento moral, ético e inteligência compatível com o povo adotivo?"

Acho que se desde pequeno o sujeito fosse adotado , nao vejo problema nenhum !

Certo.

videomaker escreveu:
aknatom escreveu:OBS: Os povos de baixa cultura das questões acima são canibais primitivos e os de alta cultura são povos europeus de alto desenvolvimento moral e ético, como os suiços por exemplo.
OBS2: Sem fugas, respostas curtas e diretas, ok?

Agora uma pergunta minha :
Existem diferencas fisicas indiscutiveis entre esses dois povos ?

Nenhuma que torne um deles melhor ou pior que o outro, mais ou menos capacitado, mais ou menos feio. Apesar de eu preferir as japonesas nessa época do ano. Explico: minhas preferências são cíclicas.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Tranca-Ruas escreveu:Eu até agora não sei porquê diabos estes dois ainda estão gastando os dedos para defender o Kardec, se por dogmatismo ingênuo (ou não) que nubla suas percepções ou por alguma imeeeeensa dificuldade de interpretar textos.

Kardec foi claro quando escreveu sobre a suposta inferioridade dos outros povos de etnias fora do padrão europeu ocidental, em especial os negros.

Ele não disse que os negros sofriam porquê haviam nascido em uma sociedade atrasada e conseqüentemente, os espíritos que habitavam neles conseqüentemente sofriam pelo atraso e pela opressão dos outros povos mais adiantados tecnologicamente, que os matavam e escravizavam.

Ele criou um sistema ABSURDO no qual afirmou que os espíritos em um degrau inferior na evolução espiritual habitam primeiro corpos de povos estruturalmente mais atrasados e sem a capacidade de evoluir espiritual/intelectual/social/moralmente além de certo limite, sendo que com o passar das encarnações, poderia atingir um degrau superior, podendo passar pelos mestiços, até chegar o patamar estabelecido dos espíritoos mais adiantados, que não por acaso, era o da etnia padrão do próprio Kardec, o europeu ocidental branco.

Os excertos são claros:

"O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso. Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses, e ainda menos aos europeus civilizados" (Allan Kardec, A Gênese, ed. cit. p. 187).

"6 - Por que há selvagens e homens civilizados? Se tomarmos uma criança hotentote recém nascida e a educarmos nas melhores escolas, fareis dela, um dia, um Laplace ou um Newton?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 126).

"Em relação à sexta questão, dir-se-á, sem dúvida, que o Hotentote é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?" (Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Instituto de Difusão Espírita, Araras, São Paulo, sem data, capítulo V, p. 127)."

"Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187).

"Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado" (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Edição da Federação Espírita Brasileira, Brasília, 32a edição, sem data, pp. 206-207. A edição original de Qu'est ce que le Spiritisme é de 1859).

Reduzindo o que Kardec disse, é que os negros, assim como outros povos não caucasóides, eram inferiores tanto culturalmente quanto espiritualmente aos povos de sua "raça" e por isso eram incapazes de evoluir além de certo ponto e estavam fadados a ignorância, ao sofrimento e à submissão aos mais fortes e adiantados moralmente, tecnologicamente e espiritualmente.

Isto é racismo.

Não há nada de contexto, circunstâncias, contingências ou visão de época a ser considerado, até porquê em relação à tudo o que afirmou, Kardec disse estar auxiliado por espíritos de luz.

Tem que ser muito obtuso para tergiversar o que está escrito nos textos apresentados para tirar da reta o rabo do Sr. Hippolyte Léon Denisard Rivail.

Voce é um cara inteligente e ponderado, portanto, acho que esta opinião sua é uma simples pré-disposiçao em não contrariar seus colegas do clubinho. Tenho certeza disso. O texto deixa bem claro que Kardec fala em raças PRIMITIVAS, que infelizmente eram negras. Porem nunca comparando-as com os negros de hoje.
PS: Indo a roça na semana passada para pescar, ouvi um "causo" de um capial que disse ver constantemente o tranca-ruas. Se voce quizer posso contar o "causo".
Um abraço.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

RCAdeBH escreveu:O texto deixa bem claro que Kardec fala em raças PRIMITIVAS, que infelizmente eram negras. Porem nunca comparando-as com os negros de hoje.

- Os Brancos de hoje são idênticos aos do século passado.

- Os Asiáticos de hoje são idênticos aos do século passado.

- Os Negros de hoje são idênticos aos do século passado.
Ben Parker

Tranca

Mensagem por Tranca »

Saudações, RCA!

Voce é um cara inteligente e ponderado, portanto, acho que esta opinião sua é uma simples pré-disposiçao em não contrariar seus colegas do clubinho. Tenho certeza disso.

Bem, cada um tem o direito de pensar o que quiser.

Eu não tenho porquê tentar agradar alguém aqui, ou querer fazer parte de uma suposta maioria de opinião predominante. Nem saberia dizer quem lê com atenção o que escrevo se pretendesse agradar quem quer que fosse. Ademais, isso não faz parte da minha natureza.

Se prestar atenção, verá que o RV é um fórum tão heterogêneo que não dá para ninguém querer ser unanimidade.

O texto deixa bem claro que Kardec fala em raças PRIMITIVAS, que infelizmente eram negras. Porem nunca comparando-as com os negros de hoje.

Acho que não é bem assim e Kardec não fala somente dos negros. Ademais, não se pode mudar o que está escrito:

Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187).

São claras as assertivas.

A interpretação da qual vocês têm se valido foge ao que está escrito.

Por isso, minhas observações e as dos outros foristas, que têm feito quase as mesmas críticas.

PS: Indo a roça na semana passada para pescar, ouvi um "causo" de um capial que disse ver constantemente o tranca-ruas. Se voce quizer posso contar o "causo".

Opa, fique à vontade, pois gosto muito de causos e lendas!

Abraço

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Tranca-Ruas escreveu:Opa, fique à vontade, pois gosto muito de causos e lendas!

Abraço

Isso vale um novo tópico! "A verdadeira história do Tranca-ruas"

Tranca

Mensagem por Tranca »

Pô, não venha queimar meu filme cara! Isso mais parece nome de uma biografia não autorizada! :emoticon16:

Roberto Campos

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Tranca-Ruas escreveu:Pô, não venha queimar meu filme cara! Isso mais parece nome de uma biografia não autorizada! :emoticon16:

Fica frio!

videomaker

Mensagem por videomaker »

Nenhuma que torne um deles melhor ou pior que o outro, mais ou menos capacitado, mais ou menos feio. Apesar de eu preferir as japonesas nessa época do ano. Explico: minhas preferências são cíclicas.[/quote]

Atletas negros não tem vantagens sobre brancos em alguns esportes ?
O boxe por exemplo ! , a cor da pele não é menos sensivel ao sol , por isso mais resistente , negros envelhecem menos e mais
lentamente por essas caracteristicas.
Parece que somos assim diferentes , vc não acha ?
E a voz maravilhosa para o jazz ... imbativel!
Não diga que o FEIO não existe ! , diga apenas que seu feio é diferente do meu
. :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Mensagem por videomaker »

Abmael escreveu:
RCAdeBH escreveu:O texto deixa bem claro que Kardec fala em raças PRIMITIVAS, que infelizmente eram negras. Porem nunca comparando-as com os negros de hoje.

- Os Brancos de hoje são idênticos aos do século passado.

- Os Asiáticos de hoje são idênticos aos do século passado.

- Os Negros de hoje são idênticos aos do século passado.

É verdade os brancos continuam brancos , os asiaticos ainda tem os mesmos olhos puxados , e os negros a mesma força fisica !
Só o que mudou foi o como viviam , nasciam e morriam !
Pequeno detalhe ...
:emoticon17:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

videomaker escreveu:
Não diga que o FEIO não existe ! , diga apenas que seu feio é diferente do meu
. :emoticon1:

- Finalmente você entendeu!!!!!!!!!!!!!!

[center]Imagem[/center]

- Só falta admitir que Kardec escreveu um montão de merda!!!!
Ben Parker

Hugo

Mensagem por Hugo »

Flavio Costa escreveu:
RCAdeBH escreveu:Sinceramente, acho que se voces soubessem como funcionam os mecanismos da reencarnaçao, não se falaria aqui em raças...

Aparentemente, Kardec sabia como esses mecanismos funcionam e mesmo assim falava em raças.

Mas estamos aguardando as referências elogiosas aos egípcios.

:emoticon123:

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

As referências não serão fornecidas simplesmente porque quem as mencionou faz uma defesa passional, não racional, de sua fé. Se houvesse o devido embasamento, ele já teria aparecido.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Trancado