60 perguntas que farão de você um ateu

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
pessoa de fé
Gênero: Feminino

Re: 60 perguntas que farão de você um ateu

Mensagem por pessoa de fé »

Olá, a 1ª pergunta é completamente ilógica e vejo que as restantes seguem o mesmo caminho.
Porque pensas que Deus pos nossas almas em risco? O que indica isso que eu não vejo?
Deus deixou a cargo do ser humano o seu próprio destino para que aprenda a amar pois só assim se volta a Deus.
Estamos entregues a nós e ás leis do Universo. Deus já fez o que tinha a fazer e agora cabe a nós, aos alunos como chamas, aprender a lição e não tomar o lugar do professor como sugeres. Entendo que vejas assim mas é uma visão e compreensão muito limitadora de Deus.
Não vejo maior forma máxima de Amor do que entregar o destino da humanidade a si própria. Com certeza gostamos todos de ter livre arbítrio e com esse todos podemos escolher ser bons ou maus.
Se Deus quisesse criar bons apenas, não teriamos livre arbítrio nem seríamos humanos.
E porque Deus tem de desfazer a porcaria que causámos? Não temos de ser nós a amar uns aos outros?
A Palavra de Deus é tão fácil de ser reconhecida mesmo com intrujões a manipulá-la. Por ser muito simples é fácil de reconhecer assim como o intrujão.
Difícil é reconhecer que ainda precisamos de intrujões.

pessoa de fé

Mensagem por pessoa de fé »

Na verdade é muito incrível e mesmo raro encontrar alguém sem crenças e muitas vezes aqueles que se dizem ateus são os que mais crenças têm pois ~também não conseguem provar suas justificativas e apenas acusam os outros de não poderem provar as suas.
Ateus são crentes como qualquer outro e ateísmo é uma religião como qualquer outra pois apenas mudam as crenças.
O ateísta até julga que é muito racional porque não vê a si próprio e não vê que está baseado em crenças. Rebate o criacionismo com darwinismo, crença contra crença e ignora a ciência que prova muito do antigo misticismo, ou seja, é um ateu radical como um cristão radical sem diferenças.
Mostra-me alguém sem crenças porque tu não és essa pessoa e basta ler teus posts para verificar isso imediatamente. Apenas fizeste o que todos fazem, adaptam Deus á sua imagem e perspectiva. Por vezes negam uma das facetas de Deus para ir abraçar outra faceta de Deus com outro nome e andamos a discutir crenças e religiões.

rapina
Gênero: Masculino

Mensagem por rapina »

pessoa de fé escreveu:Na verdade é muito incrível e mesmo raro encontrar alguém sem crenças e muitas vezes aqueles que se dizem ateus são os que mais crenças têm pois ~também não conseguem provar suas justificativas e apenas acusam os outros de não poderem provar as suas.
Ateus são crentes como qualquer outro e ateísmo é uma religião como qualquer outra pois apenas mudam as crenças.

Em relação a Deus, o ateu não tem de provar nada. Quem afirma que Deus existe é que tem de provar. É uma simples questão de lógica de que Bertrand Russell (esse magnifico herege) já falava no seu tempo. Mas será de esperar boa lógica numa pessoa guiada pela fé, quando é a sua fé que está em causa?

Quanto ás crenças dos ateus, ela existem mas são razoáveis (e não são fé). Um exemplo: é tipico da pessoa de fé acreditar em milagres (o ateu acredita que normalmente o que se passou não é milagre algum). E segue este raciocinio: Presenciei algo extraordinário que não consigo explicar (uma visão que viola todas as leis da fisica). O que é mais provável: uma suspensão temporária do curso normal das coisas em meu beneficio ou então uma alucinação minha. Sabendo como se sabe que o cerebro é um simulador prodigioso e que pode ser facilmente enganado, a maior probabilidade é que seja uma alucinação minha. Quando acredito em algo em 2ª ou 3ª mão (algo testemunhado por outro), então o peso das chances têm de apontar para o lado da alucinação do outro (e temos de acrescentar um peso para a probabilidade de a testemunha ser um charlatão). Não há neste raciocinio nada como um salto de fé. Apenas bom senso (do tipo usado num tribunal, por exemplo). O Ateísmo não é uma fé.

Quanto ao evolucionismo Vs criacionismo é uma falsa dicotomia, já que o criacionismo não tem evidencias a seu favor, não tem um prograna de pesquisa e não faz previsões. O que faz é dizer: Arrá, aqui está uma estrutura que não pode ter evoluido por passos graduais e seleção natural. Logo, por defeito, há um criador inteligente. Mas quando aparece um evolucionista que mostra como esses passos podem ocorrer e até mostra exemplos de coisas menos perfeitas na natureza (por exemplo, tipos diferentes de olhos desde apenas células fotossensiveis, passando por olhos compostos até ao olho da águia) o criacionista encolhe os ombro e parte para outra (ou o que é mais comum ignora a explicação)... QUANDO O HONESTO SERIA ADMITIR QUE A SUA "TEORIA" ACABA DE SER DERROTADA"
Ou seja, quando o darwinismo falha temporariamente é a derrota total. O criacionismo sofre derrota atrás de derrota e nunca tem a honestidade de dizer que falhou...

Consegues ver a diferença?

Darkside

Mensagem por Darkside »

Pessoa de fé escreveu:Olá, a 1ª pergunta é completamente ilógica e vejo que as restantes seguem o mesmo caminho.
Porque pensas que Deus pos nossas almas em risco? O que indica isso que eu não vejo?
Deus deixou a cargo do ser humano o seu próprio destino para que aprenda a amar pois só assim se volta a Deus.
Estamos entregues a nós e ás leis do Universo. Deus já fez o que tinha a fazer e agora cabe a nós, aos alunos como chamas, aprender a lição e não tomar o lugar do professor como sugeres. Entendo que vejas assim mas é uma visão e compreensão muito limitadora de Deus.
Não vejo maior forma máxima de Amor do que entregar o destino da humanidade a si própria. Com certeza gostamos todos de ter livre arbítrio e com esse todos podemos escolher ser bons ou maus.
Se Deus quisesse criar bons apenas, não teriamos livre arbítrio nem seríamos humanos.
E porque Deus tem de desfazer a porcaria que causámos? Não temos de ser nós a amar uns aos outros?
A Palavra de Deus é tão fácil de ser reconhecida mesmo com intrujões a manipulá-la. Por ser muito simples é fácil de reconhecer assim como o intrujão.
Difícil é reconhecer que ainda precisamos de intrujões.

Olá irmã.

Na verdade, o autor deste tópico já teve sua iniqüidade julgada pelo Senhor por postar este tópico e não se encontra mais entre os vivos, não podendo responder a seus questionamentos.

Graça e paz.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Pessoa de fé escreveu:Porque pensas que Deus pos nossas almas em risco? O que indica isso que eu não vejo?

Então não corremos o risco de irmos para o inferno e queimarmos eternamente?
Que pai faria isto com seus filhos? Um verdadeiro pai os protegeria, em vez de deixar que eles se arrebentassem para aprender.
E de que adianta aprender se a pessoa já está no inferno e não tem mais como sair?
Pessoa de fé escreveu:Mostra-me alguém sem crenças porque tu não és essa pessoa e basta ler teus posts para verificar isso imediatamente. Apenas fizeste o que todos fazem, adaptam Deus á sua imagem e perspectiva. Por vezes negam uma das facetas de Deus para ir abraçar outra faceta de Deus com outro nome e andamos a discutir crenças e religiões.

E você não está fazendo a mesma coisa? Criando um deus que lhe convenha? E que talvez não seja o verdadeiro deus?
Pessoa de fé escreveu:Se Deus quisesse criar bons apenas, não teriamos livre arbítrio nem seríamos humanos.

Não há livre arbítrio se as 2 únicas opções são fazer o que Deus exige ou ser punido.
Talvez houvesse se pudéssemos dizer "não" para as duas e escolher uma terceira sem sermos punidos.
Uma opção em que Deus não tivesse pensado.

Apo

Mensagem por Apo »

Temos uma beata entre nós.

Amém.

Sabem....estou a enjoar-me de ler sempre as mesmas coisas e nós, ateus burros temos que ficar respondendo de forma criativa a autômatos a quem inteligência e raciocínio não fazem o menor sentido.

Nem respondo mais. Cansei mesmo.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:Temos uma beata entre nós.

Algo me diz que ela é da Terrinha. Ou de alguma ex-colônia.
Apo escreveu:Sabem....estou a enjoar-me de ler sempre as mesmas coisas e nós, ateus burros temos que ficar respondendo de forma criativa a autômatos a quem inteligência e raciocínio não fazem o menor sentido.

Por isto mesmo criei esta lista de argumentos crentes e respostas adequadas:

http://ateusdobrasil.com.br/artigos/per ... respostas/

Quando não tenho tempo ou saco, apenas digo: "Ver item 14", "ver item 27" etc.

E há links para outras listas semelhantes logo no início, já que eu não fui o único a perceber que crentes se repetem como as ondas do mar.

Aliás, já encontrei um que apelou duas vezes para a Aposta de Pascal. Ou ele não entendeu meus argumentos ou sua mente era fechada demais.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:

Algo me diz que ela é da Terrinha. Ou de alguma ex-colônia.

Certamente. Aliás, eles deram para aportar por aqui ultimamente.
Mas beatos tendem a falar desta forma também.

Apo escreveu:Sabem....estou a enjoar-me de ler sempre as mesmas coisas e nós, ateus burros temos que ficar respondendo de forma criativa a autômatos a quem inteligência e raciocínio não fazem o menor sentido.

Por isto mesmo criei esta lista de argumentos crentes e respostas:

http://ateusdobrasil.com.br/artigos/per ... respostas/

Quando não tenho tempo ou saco, apenas digo: "Ver item 14", "ver item 27" etc.

HAHAHAHAHAHA! Boa!! Versículo tal X ítem tal :emoticon12:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Amém.

Sabem....estou a enjoar-me de ler sempre as mesmas coisas e nós, ateus burros temos que ficar respondendo de forma criativa a autômatos a quem inteligência e raciocínio não fazem o menor sentido.

Por isso mandei aquela menssagem de agradeçimento naquele dia lembra?! :emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:

Amém.

Por isso mandei aquela menssagem de agradeçimento naquele dia lembra?! :emoticon12:

YEP!

Mas se tu escrever mais uma vez "mensagem" com ss e "agradecimento" com cedilha, vou te internar na IURD, filho de um Cristo!!!!

Vocês não podem nos desmoralizar, falou???

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Apo escreveu:
Judas escreveu:

Amém.

YEP!

Mas se tu escrever mais uma vez "mensagem" com ss e "agradecimento" com cedilha, vou te internar na IURD, filho de um Cristo!!!!

Pô, Judas. Tá pegando a doença de escrever errado com o Fasuto du kraius??
:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Lúcifer escreveu:
Apo escreveu:
Judas escreveu:

Amém.

YEP!

Pô, Judas. Tá pegando a doença de escrever errado com o Fasuto du kraius??
:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

huahuahuahua! "convivência"
Vou passar a usar o Word pra postar, assim evito atrocidades. :emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

clelso

Mensagem por clelso »

Se no caso da torre de Babel Deus confundiu os homens e espalhou-os pela terra para se desfazerem do tento, porque que ele não faz algo parecido hoje, pois o homem está recriando a vida por meios artificiais, como é a inseminação artificial, a clonagem, células tronco, além do que existem as explorações do universo atrás de outros seres, inclusive postulando que o mundo teve início de outra forma e poderá também ter fim de outra forma que não a que a bíblia prega. Por outro lado, tem gente que, em nome dele, está cobrando/pagando para conseguir espaço no céu. Para mim estas coisas são muito mais grave do que simplesmente querer chegar ao céu diretamemnte, bastava deixá-los construir que eles próprios íam perceber sua ignorância. Numa visão histórica da coisa, já que a bíblia geralmente não trabalha com dois fatores principais que são o tem po e o espaço: Este mito é, provavelmente, inspirado na torre do templo de Marduk, nome cuja forma em hebraico é Babel ou Bavel e significa "porta de Deus". Hoje, entende-se esta história como uma tentativa dos povos antigos de explicarem a diversidade de idiomas.

clelso

Mensagem por clelso »

ADÃO E EVA: Se somos descendentes de Adão e Eva, criados por Deus, e Caim, Abel e Set foram seus filhos, quer dizer que Caim transou com Set para dar origem a outros filhos? Quer dizer que depois o filho de Set e Caim também que tiveram que transar com seus irmão ou pais para poder aumentar a família?

A seguir outros questionamentos que queria fazer sobre (o mito) Adão e Eva, mas que utilizarei o texto abaixo de um outro autor que vai na mesma linha de meu pensamento:
"Na primeira versão do surgimento do mundo, Adão e Eva aparecem juntos no sexto dia. Na segunda versão, o homem aparece antes que sua parceira, plasmado da terra, isto é, feito do barro. Quando Eva ganha vida a partir de uma costela de Adão, e ambos comem do fruto proibido, são expulsos do paraíso, pois quiseram ser iguais ao próprio Criador. Mas é a mulher que levará a culpa do pecado, pois foi ela quem seduziu o homem, diz a segunda versão. Como castigo, Deus fala à mulher que tornará sua gravidez difícil, e seu parto será dolorido. E que será dominada pelo marido. Quanto ao homem, terá que ganhar o pão com o suor de seu rosto.
Talvez a raiva que Paulo, o apóstolo, sentia das mulheres, fosse por causa de sua crença no Gênese. Disse ele: “Não permito que a mulher ensine ou mande no homem.”
Também falou a sua platéia que o homem não foi criado para a mulher, mas ela para o homem. Culpa a mulher pelo pecado e as desgraças do mundo, por que Adão foi criado antes, e Eva, que veio depois, o seduziu. Santo Agostinho, tomando como certo a inspiração divina de Paulo, montou frases célebres contra a mulher. Uma das pérolas: “Eu não consigo ver qual o uso que uma mulher pode ter para um homem, exceto a função de dar à luz crianças”. Também culpava as mulheres pelas ereções involuntárias causadas nos santos homens.
No sexto capítulo de Gênese, conta-se que Deus ficou zangado com a depravação humana e arrependido por ter criado o homem decide eliminá-lo da face da Terra. O Todo Poderoso escolhe uma inundação que acabará com todas as formas de vida. Mas poupa Noé, sua família e um casal de cada animal. O Senhor promete nunca mais castigar os homens, pois são maus desde a juventude. No entanto, irá descumprir a promessa, ao enviar as dez pragas sobre o Egito, ou quando destrói Sodoma e Gomorra por causa da devassidão de seus habitantes. E recentemente, segundo alguns religiosos, ceifou a vida de milhares de pessoas com o Tsunami na Indonésia.
Para estudiosos de Mitologia, arqueólogos e cientistas não comprometidos com doutrinas religiosas, a Cosmogonia presente nas diversas religiões, não corresponde com uma verdade científica. O desejo de ter uma explicação para a origem e o fim das coisas, levou o ser humano a criar o mito, único meio de desvendar os primeiros acontecimentos, já que não havia testemunhas e o fim dos tempos – que ainda não se conhece.
Em todas as culturas, a Cosmogonia esteve sempre em primeiro lugar nos “textos sagrados”. E certamente foi na antiga Mesopotâmia, que apareceram os primeiros relatos da criação. Segundo pesquisadores, sumérios e babilônicos são os principais fornecedores para a narrativa da criação que lemos na Bíblia (veja meu artigo “AS VÁRIAS FACES DE DEUS”).
Embora a Igreja em geral trate da criação literalmente, há uma série de contradições e incongruências nos textos sagrados. Por que Javé Deus, dono de um pomar exuberante, proibiu que o primeiro casal comesse o fruto de uma certa árvore? Tudo bem, Ele não queria concorrência; dizem que o conhecimento chegaria até os humanos, e não seria mais exclusividade do Altíssimo. Entretanto, sendo conhecedor do futuro, Ele sabia que os dois seres que havia criado, não resistiriam ao convite cheio de veneno do “coisa ruim” fantasiado de cobra.
A armadilha, na verdade, foi perpetrada pelo próprio Criador, e não pelo peçonhento. Explico: Se o Todo Magnânimo tinha ciúmes de sua fruteira, que a escondesse em outro lugar. Por que diabos colocou logo ali, na cara daqueles dois irresponsáveis? Como todos sabem, a desobediência forçou a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden. E a partir daí, a raça humana se viu numa tremenda enrascada. Agora, cá entre nós...que grande sacanagem castigar a humanidade inteira, por causa de uma simples maçã...ou seria uma pêra?
Interessante que nas fábulas que descrevem a entrada do mal no mundo, a culpa é sempre da mulher. Será por que eram homens os autores destas historinhas? A Bíblia condena Eva: Ao saber que sua ordem foi desrespeitada, Deus fala à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.” Ora, não são palavras de um deus amoroso, ou são? Por causa destas linhas, ao longo da história a mulher foi vista como mera parideira, e muitos teólogos antigos nem sequer achavam que ela tinha alma. Hoje os teólogos já permitem uma alma para as mulheres. Mas ela ainda é colocada num degrau abaixo do homem na maioria das religiões. As mulheres nem suspeitam, mas quando acreditam que ao se vestirem de acordo com a tradição, seguem ordens divinas, na verdade, seguem padrões machistas de tempos marcados fortemente pelo domínio masculino. Era uma exigência daqueles povos tribais, que a mulher fosse coberta com o maior número de tecido. Embora seja difícil para elas aceitarem, Deus não está nem um pouco preocupado com a exposição de canelas. Dignidade está no coração.
No mito grego, Pandora, desobedecendo a Zeus, abre a caixa e faz sair todas as maldades do mundo. Talvez o maior dos absurdos bíblicos seja a narrativa do dilúvio, que aparece nos primeiros capítulos de Gênese. Javé arrepende-se de ter criado o homem – Deus se arrepende? - pois era imensa a maldade sobre a Terra. Decide então afogar todas as suas criaturas em uma grande enchente, mas salva Noé, o único justo que havia restado. Até crianças inocentes, que não tinham nada a ver com a culpa dos pais, não escapam da fúria da divindade. Ora, um Deus onisciente deveria prever que seus filhos acabariam se corrompendo. O arrependimento por tê-los colocado no mundo não bate com uma entidade perfeita e sábia. Por culpa do fabricante, milhões de vidas jogadas fora. Você já imaginou o terror das mães vendo seus filhos morrendo lentamente sob as águas? E de que adiantou Javé afogar todos seus filhos, se os que vieram depois, continuaram a praticar injustiças e maldades?
Ao longo do livro, são centenas de amostras em que o Todo Poderoso Javé faz ameaças, manda castigar ou decepa cabeças, mata a fio de espada, extermina através de pestes e pragas e impõe o terror a todos aqueles que não o seguem. Mas, Ele o ama. Fernando Bastos – http://pensarporsi.zip.net/"

rapina

Mensagem por rapina »

Mas Deus ama-te :emoticon22:

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Nao preciso de pergunta nenhuma.

Sou Ateu, porque aquele playboy fdp que fica la em cima é dono do universo (dizem) mas não me deu os milhões de mesada que preciso para financiar minha aposentadoria precoce e viver no ócio chateando voces com mais besteiras.
Imagine o que são 100 milhões de euros para quem é o dono desde planetinha barango, a galaxia de Andrômeda e mais todo o resto. Uma merreca, titica de mosquito!
E o fdp continua amarrando.

(mas mesmo que me desse a grana, continuaria ateu, huhuhuhuhu, hohohohoho).
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Trancado