Ilovefoxes escreveu:Um dia alguém vai te entender NadaSei.
Eu acho engraçado essa sua balança com o ceticismo. Vem com "estudo de historinhas" afirmando que provam algo. Mas quando a gente alega que pessoas com lençóis são fraude, vem dizer que não se pode afirmar nada.
Ainda por cima, quando a Apo fala em Papai Noel, aí você alega falsa analogia. Isso que é engraçado, Papai Noel a gente pode afirmar que não existe, fantasmas não. Ê "ceticismo" coerente o seu. Talvez você não saiba o que signifique "falsa analogia" e só está repetindo depois de ler em algum lugar.
É claro que é possível que por coinscidência fantasmas sejam iguais a fantasias mal-feitas com papelão. Mas acho bem improvável e acima de tudo suspeito.
Eu acho justo que quem determina qualquer coisa como fraudulenta sejam a esta pessoa solicitada instrumentos, para mostrar como aconteceu a fraude. Seja com a repetição da "experiência" ou apontar como ela foi feita.
Parece-me por outro lado não ser justo colocar tudo no mesmo bojo, comparar a existência de espíritos, pois estes se baseiam em fatos que tem certa relevância para a vida do ser humano, com mitos que apenas fazem parte do imaginário infantil ou coisa que se valha.
E digo com tranqüilidade, pois ainda não vi nada de sobrenatural e não estou convencido que espíritos existem.