Argumento genético contra o espiritismo kardecista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: Re.: Argumento genético contra o espiritismo kardecista

Mensagem por salgueiro »

blink escreveu:Entender o quê?

Imagino, que o que ele está tentando demonstrar, é que somos fruto do ambiente

Bjs

blink

Re.: Argumento genético contra o espiritismo kardecista

Mensagem por blink »

Eu vi... mas depois ele concorda comigo... que somos fruto de uma interação complexa entre genes e ambiente... e eu fico confuso com o que ele provou. Depois ele ainda não percebeu que a diferença entre o uivar do lobo e o uivar da criança lobo, é a diferença entre ser lobo e ser humano...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

blink escreveu:Eu vi... mas depois ele concorda comigo... que somos fruto de uma interação complexa entre genes e ambiente... e eu fico confuso com o que ele provou. Depois ele ainda não percebeu que a diferença entre o uivar do lobo e o uivar da criança lobo, é a diferença entre ser lobo e ser humano...

Confuso ele

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Acho que existe uma idéia errada sobre a interação corpo/espírito

O espírito para se manifestar necessita da saúde biológica e dos meios físicos

Exemplo simples, se Mozart tivesse sido abandonado no meio do mato e não tivesse acesso aos instrumentos musicais , jamais teria sido MOZART, apesar de possuidor do dom em alto nível

Ia esquecendo. Prá ficar mais claro, uma pessoa que tenha aprendido a ler em encarnação anterior, não vai reinventar o alfabeto no meio do mato prá se expressar com os lobos. O que existe é conhecimento pré-existente que vai aparecer dentro das condições adequadas

Bjs

blink

Mensagem por blink »

salgueiro escreveu:
Acho que existe uma idéia errada sobre a interação corpo/espírito

O espírito para se manifestar necessita da saúde biológica e dos meios físicos

Exemplo simples, se Mozart tivesse sido abandonado no meio do mato e não tivesse acesso aos instrumentos musicais , jamais teria sido MOZART, apesar de possuidor do dom em alto nível

Ia esquecendo. Prá ficar mais claro, uma pessoa que tenha aprendido a ler em encarnação anterior, não vai reinventar o alfabeto no meio do mato prá se expressar com os lobos. O que existe é conhecimento pré-existente que vai aparecer dentro das condições adequadas

Bjs

Ainda bem que não existe reencarnação, porque assim Mozart é único de uma forma única. É absurdo para mim achar que Mozart possa ter a sua música dentro de si, em potencial... e que esta reencarnação apenas possibilitou a expressão desse potencial. O que eu acho é que esse potencial nasceu das suas capacidades aliadas ás circunstâncias da sua vida. Sem isso a sua música nunca existiria.
Mas claro, Sal, tu podes acreditar no que quiseres. No teu caso, tu acreditas que o cérebro das pessoas é um orgão para detetar ideias que já existem. Eu acho que todos somos únicos de uma forma única... :emoticon1:

videomaker

Mensagem por videomaker »

Ainda bem que não existe reencarnação, porque assim Mozart é único de uma forma única. É absurdo para mim achar que Mozart possa ter a sua música dentro de si, em potencial... e que esta reencarnação apenas possibilitou a expressão desse potencial. O que eu acho é que esse potencial nasceu das suas capacidades aliadas ás circunstâncias da sua vida. Sem isso a sua música nunca existiria.
Mas claro, Sal, tu podes acreditar no que quiseres. No teu caso, tu acreditas que o cérebro das pessoas é um orgão para detetar ideias que já existem. Eu acho que todos somos únicos de uma forma única... :emoticon1:[/quote]

E onde se esconde esse talento . inter.
De onde emerge , porque não tenho . inter.
Celulas e estruturas iguais , mais talentos diferentes !
Intrigante ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

A maior parte das diferenças entre os gênios e as pessoas comuns são quantitativas e não qualitativas
Imagem

videomaker

Azathoth escreveu:A maior parte das diferenças entre os gênios e as pessoas comuns são quantitativas e não qualitativas

Porem são diferentes ! e isso é suficiente .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

blink

Mensagem por blink »

videomaker escreveu:
Intrigante ...

nao sei. talvez Combinaçoes de sons exteriores. O cérebro humano procura ordem e harmonia. A musica também é ordem e harmonia, mas do som. Entao o cérebro depende do que apanha lá fora para criar. Nao acho que precise de recordaçoes de vidas passadas. Para mim isso é uma hipotese desnecessária. Pra que complicar. Mas podes acreditar no que quiseres. Nao me incomoda...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Suficiente para o quê? A hipótese espírito é completamente desnecessária. As diferenças qualitativas podem ser expressas por meio da variação genética e de peculiaridades do desenvolvimento da pessoa e as quantitativas à fatores socio-culturais. Onde está a lei que as pessoas deveriam ser todas idênticas?
Imagem

blink

Mensagem por blink »

Tá visto que nao sou espirita... :emoticon13:

videomaker

blink escreveu:
videomaker escreveu:
Intrigante ...

nao sei. talvez Combinaçoes de sons exteriores. O cérebro humano procura ordem e harmonia. A musica também é ordem e harmonia, mas do som. Entao o cérebro depende do que apanha lá fora para criar. Nao acho que precise de recordaçoes de vidas passadas. Para mim isso é uma hipotese desnecessária. Pra que complicar. Mas podes acreditar no que quiseres. Nao me incomoda...

É verdade , tambem não me incomoda , vc acreditar que tudo esta no AR , bem ali para qualquer um ir buscar , mais só alguns por sorte SINTONIZA esse eterio e maguenifico mundo ...
Não me incomoda mesmo .
:emoticon4:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Não se trata unicamente de sorte, às vezes são necessários muitos dolorosos esforços pessoais. Você acha que pessoas como Newton, Mozart, Einstein, Kekulé e Darwin eram sortudas e as grandes idéias e obras aconteciam espontaneamente com elas? Se sim, engano seu.
Editado pela última vez por Azathoth em 10 Mar 2006, 22:09, em um total de 1 vez.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

EDIT: duplicado
Editado pela última vez por Azathoth em 10 Mar 2006, 22:09, em um total de 1 vez.

videomaker

Azathoth escreveu:Suficiente para o quê? A hipótese espírito é completamente desnecessária. As diferenças qualitativas podem ser expressas por meio da variação genética e de peculiaridades do desenvolvimento da pessoa e as quantitativas à fatores socio-culturais. Onde está a lei que as pessoas deveriam ser todas idênticas?

Como se um analfabeto e sem cultura não podesse ser um genio !
Como se filhos criados em iguldade não podesse ser COMPLETAMENTE diferentes !
Como se crianças muito pequenas muitas vezes não expressasem genealidades não explicadas por nada que vc citou !
Isso acho que já basta !

videomaker

Azathoth escreveu:Não se trata unicamente de sorte, às vezes são necessários muitos dolorosos esforços pessoais. Você acha que pessoas como Newton, Mozart, Einstein, Kekulé e Darwin eram sortudas e as grandes idéias e obras aconteciam espontaneamente com elas? Se sim, engano seu.

E nos as vezes não , como ficamos . inter .

blink

Mensagem por blink »

videomaker escreveu:
blink escreveu:
videomaker escreveu:
Intrigante ...

É verdade , tambem não me incomoda , vc acreditar que tudo esta no AR , bem ali para qualquer um ir buscar , mais só alguns por sorte SINTONIZA esse eterio e maguenifico mundo ...
Não me incomoda mesmo .
:emoticon4:

Nao acreditas que o ser humano pode criar? Acho deprimente tudo ser memória. Tem que esquecer pra viver...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:Como se um analfabeto e sem cultura não podesse ser um genio !

Isso é muito raro; gênios precisam de estímulo intelectual que muitas vezes só é concedido dado o dispêndio de bastante dinheiro.

videomaker escreveu:Como se filhos criados em iguldade não podesse ser COMPLETAMENTE diferentes !

Não ignore as variáveis pessoais, as escolhas que cada um faz também são fatores importantes.

videomaker escreveu:Como se crianças muito pequenas muitas vezes não expressasem genealidades não explicadas por nada que vc citou !

Diferenças qualitativas no desenvolvimento neurológico, isso também é estutado.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu: E nos as vezes não , como ficamos . inter .

No período mais prolífico da vida de Newton, quando Londres estava assolada pela peste, ele se encontrava em um ambiente rural bucólico estudando durante meses.

As sinfonias da infância de Mozart são bem mais ingênuas que seus trabalhos como adulto. Mozart estudava música horas a fio sobre orientação do pai desde pequeno; e o mesmo revisou muitas vezes suas próprias peças antes do resultado final.

O insight de Kekulé durante um sonho pode até não ser anedótico, só que não pode ignorar o engajamento que o mesmo tinha com a Química da época.

Einstein se baseou em trabalhos já existentes de físicos contemporâneos como Henry Poincaré e estudos de eletrodinâmica de Lorentz publicados em 1895 para desenvolver a Relatividade Restrita em 1905. E custaram mais 10 anos de muito estudo para formulação da Relatividade Geral.

Não precisamos da hipótese do espírito para justificar a existência de pessoas formidáveis ao sabermos o quanto eram esforçadas.

o anátema

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu:Ah, sim, então todos aqueles casos mostrados no site, com fontes confiáveis inclusive dadas por organizações estatais dos países onde ocorreram os fatos, só porque você não quer que seja verdade, Vídeo?

Ah , então todos aqueles casos que cientistas do passado estudaram , protocolaram e discutiram , tambem não são verdadeiros só porque ceticos do RV , não querem ?

Samael , cara , crianças são depedentes pra comer , tomar banho , beber , e algumas ate para dormir !
Deixa eu exercitar meu ceticismo vai !!!!!
Um bebe dá um trabalho cara ... vc nem imagina .
[/quote]
Você está pensando então afirma-se que os animais que criam bebês os criam como se fossem humanos, trocando fralda, passando talco e tudo?

O que exatamente que é vital para a sobrevivência de uma criança que lobos não providenciem para os filhotes de lobo mesmo?

E vem querer comparar esse ceticismo com o ceticismo que se tem com fantasmas, saci-pererê e etc. De um lado, se tem um animal de uma espécie cuidando da prole de outra, em casos excepcionais. Isso é inacreditável, impossível, absurdo, ridículo, loucura.

Agora, que tudo que se sabe sobre o cérebro é só uma coincidência, que o cérebro é só uma massa de carne enorme, super dispendiosa e inútil, já que na verdade o que é cientificamente atribuido a ele na verdade não ocorre nele, mas sim em uma plataforma misteriosa, que é invisível, indetectável e não interage conosco de outra forma senão quando está "dentro" dos nossos corpos e faz aquilo que normalmente, "coincidentemente" se atribui ao cérebro, é perfeitamente aceitável....
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Ninguém refutou esse até agora.
Imagem

o pensador

Mensagem por o pensador »

Para mim este argumento do Azathot é irrefutável.

Hereditariedade e influência sócio-cultural explicam suficientemente os fênomenos humanos sem que tenhamos que apelar para a doutrina da reencarnaçâo.

É simplesmente uma tese mais parcimoniosa(nâo exige a existência de espíritos imateriais e nem a mutabilidade da identidade pessoal) e sua proposiçâo é diretamente verificável(A hereditariedade e a influência sócio-cultural sâo fatos verificáveis e empiricamente reproduzíveis,que explicam satisfatoriamente o comportamente humano;Já a existencia de espíritos imateriais e a mutabilidade da identidade nâo sâo reproduzíveis e nem podem ser falseados)

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Azathoth escreveu:
As sinfonias da infância de Mozart são bem mais ingênuas que seus trabalhos como adulto. Mozart estudava música horas a fio sobre orientação do pai desde pequeno; e o mesmo revisou muitas vezes suas próprias peças antes do resultado final.

E o mesmo acontecia com Sebastian Bach. Este era obrigado a estudar musica. Apanhava do pai, inclusive.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

o anátema

Mensagem por o anátema »

Azathoth escreveu:Ninguém refutou esse até agora.

em alguma mensagem anti-aborticionicista da Deise, falou-se algo no sentido de que o espírito dá uma ajuda na fecundação ou talvez na recombinação, ou qualquer outra forma de selecionar um genótipo adequado, já que eles teoricamente poderiam se teletransportar para qualquer lugar do mundo em qualquer velocidade (ainda que o Vitor Moura tenha dito coisas no sentido de que a reencarnação ocorre sempre dentro de uma certa distância geográfica (para o que também se poderia inventar ad hocs e encaixar uma coisa na outra)). Senão, se alguém nasce com algum tipo de defeito genético que afetasse gravemente a personalidade, seria puro AZAR.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

ímpio escreveu:em alguma mensagem anti-aborticionicista da Deise, falou-se algo no sentido de que o espírito dá uma ajuda na fecundação ou talvez na recombinação, ou qualquer outra forma de selecionar um genótipo adequado, já que eles teoricamente poderiam se teletransportar para qualquer lugar do mundo em qualquer velocidade (ainda que o Vitor Moura tenha dito coisas no sentido de que a reencarnação ocorre sempre dentro de uma certa distância geográfica (para o que também se poderia inventar ad hocs e encaixar uma coisa na outra)). Senão, se alguém nasce com algum tipo de defeito genético que afetasse gravemente a personalidade, seria puro AZAR.

Ainda sim é muito insuficiente. Eu já abordei essa questão antes no tópico, o mais lógico seria se espíritos reencarnassem na própria família porque assim se conserva a maior parte do pool genético. Só que por mais que as permutações fossem direcionadas (e estatisticamente isso não se verifica), você ainda assim teria uma discrepância significativa de genótipo entre uma geração e outra.

Trancado