Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny escreveu:As rádios não pagam para os músicos MAS tocam suas músicas e assim as pessoas conhecem as músicas. O mesmo acaba indiretamente acontecendo até com os discos piratas.
As rádios e TVs pagam aos músicos. Restaurantes, boates e afins que tocam música pagam aos músicos. Tocou, tem que pagar. O que está errado é que o dinheiro vai, na verdade, para as gravadoras e nem sempre chega aos músicos (ou chega muito pouco).
Bom Fernando, não sei se acontece com todos os músicos isso (lembro que o Lobão e o Agnaldo Timóteo sempre reclamavam disso, até mesmo grevam e vendem seus próprios discos). Mas também há de convir que existe também toda uma estrutura por trás disso que é a arte dos albuns, a propaganda, contato com as rádios e muito mais. Eu sei por exemplo que em meados de 89 Xitãozinho e Xororó ganharam (isso mesmo, ganharam) uma mercedez cada um pela vendagem histórica. Ruim com as gravadoras, pior sem elas pois ,goste ou não, são elas quem fazem o cantor aparecer (ou desaparecer). Quantos cantores de meia tigela a Som Livre lançou por exemplo? E quantos ela consagrou ainda mais, usando a TV?
Duvido muito que Agnaldo Timóteo, Lulu Santos, Lobão, etc... fossem alguma coisa hoje se não fossem as gravadoras, afinal, festival de MPB não existe mais...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Johnny escreveu:Ruim com as gravadoras, pior sem elas pois ,goste ou não, são elas quem fazem o cantor aparecer (ou desaparecer). Quantos cantores de meia tigela a Som Livre lançou por exemplo? E quantos ela consagrou ainda mais, usando a TV? Duvido muito que Agnaldo Timóteo, Lulu Santos, Lobão, etc... fossem alguma coisa hoje se não fossem as gravadoras, afinal, festival de MPB não existe mais...
Concordo. Só quis dizer que nem sempre o artista recebe o que é dele. A coisa não é tão automática (ou tão honesta) quanto deveria.
Como já disse alguém, se o dinheiro pago por um CD fosse todo para o artista (num mundo ideal, não no mundo real), as pessoas talvez baixassem menos MP3 ou comprassem menos CDs piratas, já que elas teriam a consciência de que estariam roubando o artista de quem gostam em vez de uma vaga entidade chamada gravadora.
Tudo bem Fernando, não estava sendo ríspido com você (se é que isso cabe aqui...). Esse negócio de pirataria existe desde antes de existir MP3 (lembra das fitas cassete?). Contravenção no Brasil já virou lei (contrabando de coisas do paraguai por exemplo). Se o CD fosse de graça, eu não queria pois a maioria das musicas que eu baixo não tem nem em catálogo (antigamente eu tinha de comprar em sebos e pagava mais por um LP usado do que num novo). Assim como o CD é caro, baixar MP3 paga é mais caro ainda. O que eu acho que poderia ser feito é o compositor/cantor gravar sua música e vender direto num site para isso, mas também com preço justo pois, não adianta querer vender pelo preço que a gravadora vende, isso não resolve o problema de pirataria e sim o dele apenas (bolso). Mas acredito que um CD vendido por 5 reais (que é o que os piratas de qualidade vendem) seria um bom começo.
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Johnny escreveu:E copiar livros continua sendo crime contra a propriedade intelectual.
Não interessa. Além de ser um crime moralmente legítimo, você não tem MORAL pra apontar o defeito de violar direitos autorais dos outros em ninguém. Ninguém que baixa mp3 tem.
Johnny escreveu:E copiar livros continua sendo crime contra a propriedade intelectual.
Não interessa. Além de ser um crime moralmente legítimo, você não tem MORAL pra apontar o defeito de violar direitos autorais dos outros em ninguém. Ninguém que baixa mp3 tem.
Bjs.
CRIME MORALMENTE LEGITIMO???
Tchau beto...